Redação Publicado em 13/01/2020, às 12h04 - Atualizado em 23/02/2021, às 13h26
O concurso Creci RN (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio Grande do Norte) preencherá dez vagas para contratação imediata, além de formar cadastro reserva.
O cargo de assistente administrativo (6 oportunidades e remuneração de R$ 1.547,81) é opção para candidatos com ensino médio.
A carreira de agente fiscal (4 postos e salário de R$ 2.177,92) cobra curso superior em qualquer área e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria "B".
Como benefícios, o órgão oferece auxílio alimentação, auxílio transporte e plano de saúde/odontológico com mensalidade parcialmente custeada.
Ambas as funções têm jornada semanal de 40 horas. De acordo com o edital, o contrato seguirá as normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Atribuições dos cargos
Assistente administrativo - 1.Atender, com eficiência e urbanidade, ao público em geral, no balcão de atendimento/recepção ou por telefone; 2.Organizar a agenda com os telefones de fornecedores, prestadores de serviços, e daqueles ligados ao Conselho; 3.Atender telefone encaminhando as ligações para os respectivos destinatários, anotando recados quando necessário; 4.Realizar o controle de entrada e saída de pessoas na recepção, fazendo a triagem e encaminhamento do público aos locais solicitados; 5.Promover o cadastramento, lacre, postagem e encaminhamento das correspondências expedidas pelo Conselho; 6.Receber, conferir, protocolar e distribuir correspondências e documentos, colhendo assinaturas em protocolos para comprovar a entrega dos mesmos; 7.Receber e transmitir recados, registrando as informações recebidas para possibilitar comunicações posteriores aos interessados; 8.Realizar contato, orientação e prestação de informações para regionais, colaboradores e o público em geral; 9.Realizar as atividades de apoio administrativo, tais como: efetuar ligações telefônicas, enviar e receber fax, anotar recados, fazer cópias ou encadernações de documentos em geral; 10.Cuidar e preparar a tramitação dos processos administrativos junto a Comissão de Apreciação de Processos de Inscrição (COAPIN) e a Comissão de Análise Situacional (CAS). 11.Montar e organizar processos para a devida análise, bem como realizar os encaminhamentos necessários; 12.Separar, ordenar e arquivar os documentos, por tipo e origem, utilizando-se de pastas ou caixas apropriadas, observando as regras e procedimentos estabelecidos; 13.Digitar as correspondências e documentos que lhe forem passados pelo superior imediato; 14.Controlar e distribuir documentos e correspondências, assim como arquivar e manter em ordem de registros; 15.Operar computador e equipamentos de fax para transmissão de mensagens; 16.Realizar o controle de estoque de material, anotando os dados em formulário apropriado, bem como preparar as requisições para solicitar novas remessas; 17.Pesquisar informações que possibilitem a localização de determinado assunto, com o objetivo de fornecer referências que abordem a matéria procurada; 18.Manter-se informado sobre as normas gerais do Conselho e as específicas de sua área de atuação; 19.Executar tarefas de pagamentos, recebimentos e cobranças, cálculos de multas e juros, impostos, variação cambial e outros, controle de suprimento de fundos, talões de cheques e outros valores, controle de disponibilidade financeira, contas bancárias, cronogramas de despesas e demais atividades afetas a área de atuação; 20.Executar serviços relacionados à autorização e/ou à solicitação de pagamentos e de recebimentos de materiais/prestação de serviços, de acordo com a documentação apresentada; 21.Preparar e relacionar o movimento diário do caixa, organizando lista de pagamentos e recebimentos efetuados com os respectivos valores em espécie ou cheques, para comprovar a situação de caixa existente; 22.Efetuar e/ou controlar a cobrança de anuidades, verificando pagamentos efetuados, anuidades em atraso, emitindo informes de cobrança, a fim de enviá-los aos órgãos competentes, visando o seu registro e controle; 23.Analisar correspondências e/ou documentos recebidos, examinando o seu conteúdo, efetuando a triagem de acordo com as prioridades e registrando em livro ou outro local designado, os dados necessários ao seu controle, para esclarecimento e despacho com o superior imediato ou pessoa responsável; 24.Redigir e/ou digitar relatórios, atas, cartas, ofícios, memorandos, contratos dentre outros, seguindo padrões definidos, efetuando a conferência e a transcrição; 25.Assistir o Presidente e a Diretoria, anotando e transmitindo recados, recepcionando visitantes, controlando horários de reuniões, entrevistas e demais compromissos, auxiliando-os em assuntos diversos; 26.Preparar materiais necessários às reuniões, exposições e seminários, providenciando transporte e acomodações quando necessário, a fim de fornecer o devido apoio às referidas atividades; 27.Organizar, participar e/ou acompanhar a execução de eventos promovidos pelo Conselho escolhendo e sugerindo local de realização, hotéis para hospedagem, transporte dos envolvidos, alimentação, infraestrutura necessárias, providenciando o apoio administrativo e os recursos humanos necessários; 28.Providenciar a emissão de bilhetes de passagens e outros afins, preparando adiantamentos de diárias e outros, visando o atendimento de solicitações fornecendo subsídios necessários à viagem; 29.Organizar as plenárias do CRECI-RN, providenciando a convocação dos membros participantes, transporte, material de apoio entre outros; 30.Preparar relatórios diversos dos serviços realizados, coletando informações em arquivos de diversas fontes e traçando tabelas e gráficos ilustrativos, para fins de controle das atividades do Regional e subsídios às decisões superiores; 31.Proceder a inventários de materiais e de bens móveis permanentes, bem como controlar estoque de material, anotando os dados em formulário apropriado; 32.Conferir e responder pelos conteúdos dos documentos emitidos pelos serviços sob sua responsabilidade; 33.Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.
Agente fiscal - 1.Realizar atividades de fiscalização, na capital e interior do Estado, sempre que se fizer necessário, a fim de dar cumprimento ao plano de ação fiscal aprovado pela Diretoria/Plenário do CRECI-RN; 2.Atender as pessoas que procurarem o CRECI-RN para formalização de denúncias, ficando sob sua responsabilidade o bom desempenho da fiscalização; 3.Constatar o ilícito disciplinar, ainda que fora da sede do estabelecimento do infrator e lavrar auto de infração; 4.Fiscalizar anúncios em jornais, painéis, cartazes ou stand de vendas ou construtoras, incorporadoras ou loteamentos constatando todas as formalidades próprias inerentes ao exercício da profissão de corretores de imóveis; 5.Propor e aplicar medidas que visem ao aprimoramento das estratégias nas diligências fiscais, principalmente no que tange ao combate sistemático aos exercentes ilegais da profissão de Corretor de Imóveis; 6.Identificar e qualificar os infratores através de instrumentos públicos e não por simples placas, cartões de visitas ou escritos particulares; 7.Participar de audiência na justiça e delegacia de polícia, quando solicitado; 8.Preparar relatório anual das atividades relativas ao exercício de fiscalização do CRECI-RN; 9.Supervisionar e orientar a execução das atividades do corretor de imóveis, inspecionando periodicamente a qualidade dos serviços prestados, visando detectar e corrigir anormalidades ou solucionar problemas; 10.Manter atualizado banco de dados dos registros realizados no CRECI-RN, visando o seu adequado controle; 11.Controlar as ocorrências relacionadas com a fiscalização, digitando dados, para elaboração de relatórios com estatísticas de produção; 12.Manter controles dos registros das fiscalizações realizadas; 13.Preparar relatórios sobre posição de usuários inadimplentes, contatando-os para solução de pendências; 14.Orientar e oferecer meios que facilitem a aplicação uniforme e eficiente das normas utilizadas na execução dos serviços relativos às atividades de fiscalização; 15.Elaborar, ao final de cada mês, o relatório das atividades desenvolvidas pela fiscalização e demais serviços realizados com vista à elaboração do Relatório Mensal, para encaminhamento ao COFECI e publicidade em jornais, se for o caso; 16.Elaborar os roteiros de viagens de fiscalização ao interior do Estado, por ordem de prioridades das denúncias formalizadas, pedidos de delegados e associações de Corretores de Imóveis que derem entrada no CRECI-RN, para análise e posterior aprovação da Diretoria e Plenário; 17.Acompanhar as reuniões plenárias, sobretudo as de julgamento de processos, sempre que solicitado; 18.Dirigir veículos do CRECI-RN no uso da fiscalização, bem como, com a finalidade de transportar documentos, materiais, equipamentos e objetos leves e/ou pesados; 19.Manter ficha de controle de quilometragem e outros dados dos veículos, bem como o registro de qualquer anormalidade no funcionamento e necessidade de reparos. 20.Controlar e cuidar da guarda das chaves dos veículos de fiscalização, observando quanto ao racionamento de combustíveis e o estado de conservação dos veículos; 21.Responsabilizar-se pela conservação do veículo, mantendo-o em condições de uso, substituindo pneumáticos e peças simples em caso de emergência, controlando sua manutenção; 22.Realizar as atividades de fiscalização e de secretaria em local fora da sede do CRECI-RN, no atendimento ao público, sempre que necessário. 23.Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.
Conteúdo programático
Confira abaixo as disciplinas para nível médio:
Língua portuguesa - 1.1 Organização do texto. 1.1.1 Propósito comunicativo. 1.1.2 Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo). 1.1.3 Gêneros discursivos. 1.1.4 Mecanismos coesivos. 1.1.5 Fatores de coerência textual. 1.1.6 Progressão temática. 1.1.7 Paragrafação. 1.1.8 Citação do discurso alheio. 1.1.9 Informações implícitas. 1.1.10 Linguagem denotativa e linguagem conotativa. 1.2 Conhecimento linguístico. 1.2.1 Variação linguística. 1.2.2 Classes de palavras: usos e adequações. 1.2.3 Convenções da norma padrão (no âmbito da concordância, da regência, da ortografia e da acentuação gráfica). 1.2.4 Organização do período simples e do período composto. 1.2.5 Pontuação. 1.2.6 Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia).
Matemática/raciocínio lógico (assistente) - 2.1 Conjuntos numéricos: números naturais, inteiros e racionais; 2.2 Operações e expressões com números racionais; 2.3 Produtos notáveis: quadrado da soma ou da diferença de dois termos, produto da soma pela diferença de dois termos; 2.4 Fatoração: fator comum em evidência, agrupamento, trinômio quadrado perfeito, trinômio do 2º grau, diferença de dois quadrados; 2.5 Racionalização de denominadores (apenas com raízes quadradas e somas ou diferenças com raízes quadradas); 2.6 Equações do 1º grau e sistemas de equações do 1º grau: resolução e problemas; 2.7 Regra de três simples e problemas; 2.8 Porcentagens e problemas; 2.9 Equações do 2º grau: resolução e problemas; 2.10 Sistemas de transformações de unidades de medidas: comprimento, área, volume, capacidade e medidas agrárias.
Matemática/raciocínio lógico (agente) - Números e Operações 3.1.1 Conjuntos e subconjuntos. 3.1.2 Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 3.1.3 Porcentagem. Juros simples e compostos. 3.1.4 Sequências. Progressões aritméticas e geométricas. 3.2 Espaço e Forma 3.2.1 Congruência e semelhança de figuras planas. 3.2.2 Polígonos e sólidos geométricos: conceitos, características e propriedades. 3.2.3 Cálculo de área e volumes dos sólidos geométricos. 3.3 Grandezas e Medidas 3.3.1 Sistema Métrico Decimal: medidas de comprimento, de superfície, de massa, de volume e de capacidade. Medidas de tempo. 3.3.2 Problemas envolvendo unidades monetárias. 3.3.3 Perímetro e área de figuras planas: triângulos, quadriláteros, círculos e polígonos regulares. 3.4 Estatística e Probabilidade 3.4.1 Leitura e interpretação de tabelas e gráficos. 3.4.2 Medidas de tendência central: média, moda e mediana. 3.4.3 Análise combinatória: princípio de contagem, arranjo, permutação e combinação, simples e com repetição. 3.4.4 Probabilidade de um evento num espaço equiprovável. 3.4.5 Probabilidade condicional.
Legislação (assistente) - Lei nº 6.530/1978 4.2 Decreto nº 81.871/1978; 4.3 Resoluções COFECI nº 146/1982, 326/1992 e 327/1992.
Legislação (agente fiscal) - Lei nº 6.530/1978 5.2 Lei nº 11.788/2008 5.3 Lei nº 10.406/2002 (Arts. 722 a 729) 5.4 Decreto nº 81.871/1978; 5.5 Resoluções COFECI nº 005/1978, 013/1978, 146/1982, 147/1982, 162/1983, 199/1985, 315/1991, 316/1991, 326/1992, 327/1992, 675/2000, 717/2001, 761/2002, 916/2005, 1.065/2007, 1.290/2012, 1.921/2012, 1.402/2017, 1.126/2009, 1.127/2009, 1.390/2007 e 1.404/2018.
Curso grátis de língua portuguesa para o concurso Creci RN
Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Creci RN nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Edital e Anexos
Abertura
(12/02/2020)
Edital de abertura de inscrições