Redação Publicado em 11/04/2023, às 08h40 - Atualizado em 03/11/2025, às 18h00
O concurso do Crefito-9 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região – estado do Mato Grosso) reúne 90 vagas para três cargos de ensinos médio e superior, sendo três vagas para contratação imediata e 87 para formação de cadastro reserva (CR). A empresa responsável pela execução do processo de seleção é o Ibest – Instituto Brasileiro de Educação, Seleção e Tecnologia.
Candidatos que concluíram o ensino médio podem concorrer a função de agente administrativo (30 CR). O salário inicial é de R$ 2.500.
Formação superior é requisito para as carreiras de agente fiscal – fisioterapia (2 + 28 CR) e agente fiscal – terapia ocupacional (1 + 29 CR). A remuneração é de R$ 6.034.
Atribuições dos cargos
AGENTE ADMINISTRATIVO: Atender os profissionais e a sociedade em geral presencialmente, por telefone, e-mail, chat e outros meios de comunicação. Atuar nas demandas operacionais das áreas de atendimento, recursos humanos, administração, finanças, contabilidade, logística, compras, patrimônio, fiscalização e outras; dar assistência, suporte e apoio às ações desenvolvidas pelo Conselho, realizando as atividades operacionais necessárias para o seu funcionamento célere e efetivo dentro do setor de lotação correspondente, primando pela satisfação do público-alvo em relação aos serviços prestados e pelo reconhecimento da importância das profissões pela sociedade e executar outras atividades compatíveis com as atribuições e competências da área de lotação, conforme normas internas e/ou determinação da gestão.
AGENTE FISCAL – FISIOTERAPIA: Atuar no exercício do controle fiscalizatório, ético, científico e social sobre a profissão de fisioterapeuta; realizar visitas técnicas e inspecionar empresas, consultórios, hospitais, instituições de ensino, residências terapêuticas, Home Care, Academias e quaisquer outros estabelecimentos públicos ou privados que prestem serviços de Fisioterapia no Estado de Mato Grosso, obedecidas as disposições legais; fiscalizar e averiguar denúncias; elaborar relatórios de fiscalização, termos de visita, notificações, autos de infração, pareceres, ofícios, memorandos e outros documentos e alimentar o sistema com os dados do processo fiscal; organizar e instruir os processos administrativos do Departamento de Fiscalização – DEFIS e outros que exijam manifestação do departamento; orientar os profissionais quanto às suas obrigações e forma de regularização e/ou adequação para o exercício da profissão; atender às normas previstas na legislação, inclusive no Regimento Interno do CREFITO 9; atender às normas do COFFITO no que concerne ao Departamento de Fiscalização; efetuar pesquisas buscando informações necessárias para o andamento processual; conduzir veículo automotor institucional no exercício da função sendo responsável pela vistoria do veículo que estiver sob sua responsabilidade e informar o setor responsável sobre a manutenção preventiva e os reparos necessários; atualizar-se com relação à legislação pertinente à área de atuação; atender ao público interno e externo; ministrar palestra ou cursos na sede ou em outras instituições sobre os temas do DEFIS; possuir disponibilidade para viagens; prestar apoio e subsidiar o setor jurídico quando solicitado; manter-se atualizado sobre as legislações vigentes pertinentes a Fisioterapia; não atuar na área assistencial e/ou administrativa da respectiva profissão enquanto estiver ocupando o cargo de Agente Fiscal; executar outras atividades compatíveis com as atribuições e competências da área de lotação, conforme normas internas e/ou determinação da gestão.
AGENTE FISCAL – TERAPIA OCUPACIONAL: Atuar no exercício do controle fiscalizatório, ético, científico e social sobre a profissão de Terapeuta Ocupacional; realizar visitas técnicas e inspecionar empresas, consultórios, hospitais, instituições de ensino, residências terapêuticas, Home Care, academias e quaisquer outros estabelecimentos públicos ou privados que prestem serviços de Terapia Ocupacional no Estado de Mato Grosso, obedecidas as disposições legais; averiguar denúncias; elaborar relatórios de fiscalização, termos de visita, notificações, autos de infração, pareceres, ofícios, memorandos e outros documentos e alimentar o sistema com os dados do processo fiscal; organizar e instruir os processos administrativos do Departamento de Fiscalização – DEFIS, e outros que exijam manifestação do departamento; orientar os profissionais quanto às suas obrigações e forma de regularização e/ou adequação para o exercício da profissão; atender às normas previstas na legislação, inclusive no Regimento Interno do CREFITO 9; atender às normas do COFFITO no que concerne ao Departamento de Fiscalização; efetuar pesquisas buscando informações necessárias para o andamento processual; conduzir veículo automotor institucional no exercício da função sendo responsável pela vistoria do veículo que estiver sob sua responsabilidade e informar o setor responsável sobre a manutenção preventiva e os reparos necessários; atualizar-se com relação à legislação pertinente à área de atuação; atender ao público interno e externo; ministrar palestra ou cursos na sede ou em outras instituições sobre os temas do DEFIS. Possuir disponibilidade para viagens. Prestar apoio e subsidiar o setor jurídico quando solicitado. Manter-se atualizado sobre as legislações vigentes pertinentes a Terapia Ocupacional. Não atuar na área assistencial e/ou administrativa da respectiva profissão enquanto estiver ocupando o cargo de Agente Fiscal. Executar outras atividades compatíveis com as atribuições e competências da área de lotação, conforme normas internas e/ou determinação da gestão.
Curso grátis de língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do Crefito-9 nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.