| Orgão: | Cremepe - Conselho Regional de Medicina de Pernambuco |
| Nº vagas: | 69 |
| Taxa de inscrição: |
De R$ 52,50
Até R$ 53,00 |
| Cargos: | Advogado,
Assistente,
Administrador |
| Áreas de Atuação: | Administrativa |
| Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
| Faixa de salário: | De R$ 3546,22 Até R$ 9585,88 |
| Organizadora: | Instituto Consulplan |
| Estados com Vagas: | PE |
| Abertura das inscrições | 01/09/2025 |
| Encerramento das inscrições | 30/09/2025 |
| Prova | 02/11/2025 |
Redação
Publicado em 17/04/2025, às 07h45 - Atualizado em 03/11/2025, às 18h00
O concurso do Cremepe (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco) oferece 69 vagas, das quais 4 imediatas e 65 para cadastro reserva. Estão em disputa cargos de níveis médio e superior de ensino, com salários entre R$ 3.546,22 e R$ 9.585,88. As contratações serão realizadas sob o regime celetista.
Nível médio:
Nível superior:
Advogado — Responder diretamente à Coordenação Jurídica pelas atribuições relacionadas à atuação no contencioso judicial e administrativo; Atuar no contencioso judicial e administrativo, defendendo os direitos e interesses da instituição, tanto judicial quanto extrajudicialmente, patrocinando defesas escritas e orais, além de acompanhar processos administrativos e judiciais perante órgãos da Administração Pública e o Poder Judiciário; Acompanhar publicações nos Diários Oficiais, identificando processos de interesse da instituição, a fim de garantir o monitoramento adequado e o cumprimento de prazos processuais; Prestar e/ou obter informações jurídicas junto a instituições públicas ou privadas, bem como a pessoas físicas, sempre que necessário para o desempenho de suas funções; Emitir pareceres jurídicos e relatórios sobre matérias relacionadas aos processos sob sua responsabilidade na Administração Pública e no Poder Judiciário, fundamentando-se em normas legais e infralegais, doutrina e jurisprudência aplicáveis, com o objetivo de resguardar, prevenir ou reivindicar direitos da instituição; Analisar consultas e expedientes jurídicos relativos aos processos sob sua responsabilidade, emitindo pareceres sobre as obrigações e interesses do Cremepe; Elaborar e redigir petições, contestações e recursos, com base em estudos normativos, doutrinários e jurisprudenciais, visando à defesa dos interesses do Cremepe em processos judiciais e administrativos; Comparecer a audiências e demais procedimentos em quaisquer juízos ou tribunais, representando e defendendo os interesses do Cremepe, bem como interpondo recursos às instâncias superiores, quando necessário; Representar o Conselho em audiências judiciais e extrajudiciais; Realizar sustentações orais em tribunais, defendendo os interesses do Cremepe; Realizar estudos e emitir pareceres sobre a aplicação de leis, regulamentos e demais atos normativos relacionados aos processos sob sua responsabilidade; Elaborar ações judiciais mediante solicitação da autoridade competente, desde que cabíveis e juridicamente viáveis; Orientar quanto à forma de cumprimento de decisões judiciais e pedidos de extensão de julgados relacionados ao Cremepe.
Administrador — Executar atividades de apoio administrativo, técnico e operacional, compreendendo a execução e o controle relativo à aplicação de normas legais e regulamentos; Manter atualizados controles administrativos de sua área de atuação, desenvolvendo estudos e efetuando levantamentos, análises, programações, conferências e cálculos na realização de atividades técnico administrativas; Atualizar bases de dados com informações orçamentárias, de gestão de pessoas e gestão de contratos, gerando informações consistentes sobre sua área; Elaborar e emitir relatórios, planilhas e gráficos da área, compilando dados para acompanhamento e análise gerencial; Preencher e emitir documentos legais e solicitações internas da área, de acordo com normas e critérios definidos, encaminhando-os às áreas/pessoas envolvidas; Contribuir com a gestão dos contratos de prestadores de serviço da área, acompanhando os prazos, coletando informações sobre a qualidade dos serviços prestados e provendo informações para aprovação de pagamentos; Realizar levantamento de necessidades de contratação de pessoal junto à área em que atua; Elaborar o plano de atividades de sua área de atuação, baseando-se na disponibilidade de recursos materiais para definir prioridades e rotinas; Acompanhar as pendências das atividades do setor tomando as providências demandadas pelos Conselheiros em seus despachos; Orientar e oferecer meios que facilitem a aplicação uniforme e eficiente das normas utilizadas na execução dos serviços relativos ao setor; Elaborar relatórios, pareceres e laudos técnicos na área administrativa; Alimentar o SIEM no que tange à situação de documentos que se encontram em processo de tramitação no setor, mantendo as informações atualizadas; Apoiar a chefia ou Conselheiro responsável na digitação dos termos de ouvida e outros documentos do setor; Redigir e expedir memorando, correspondências e ofícios, anexando os AR´s quando necessário, com a finalidade de solicitar ou prestar informações e/ou formalizar contatos com médicos e unidades de saúde; Utilizar ferramentas de BI (Business Intelligence) para desenvolvimento e análise de relatórios gerenciais; Prestar informações ao Conselheiro responsável pelo setor, quanto à regularidade de médicos junto ao Conselho e informações referentes ao processo de fiscalização; Desenvolver políticas e procedimentos para a extração e análise de dados; Realizar Interface com todas as áreas visando para otimizar a coleta e análise dos dados; Revisar e validar os dados através de BI ou qualquer sistema utilizado pelo conselho; Supervisionar a implantação de dados nas ferramentas desenvolvidas para garantir a integridade da coleta e utilização de dados; Desenvolver e/ou pesquisar novos programas de aquisição e processamento de dados; Cooperar com o Setor de Tecnologia da Informação na implantação de atualizações de software e hardware; Monitorar resultados de análise e métricas; Produzir relatórios e apresentações gerenciais; Gerenciar e controlar os processos de contas a receber e contas a pagar, além das movimentações bancárias e investimentos; Coordenar as atividades das áreas sob sua responsabilidade, acompanhando resultados, estabelecendo metas e prazos; Manter controle dos compromissos financeiros da instituição; Preparar relatórios com previsão de valores a pagar, em bases semanal e mensal, para efeitos de elaboração do Fluxo de Caixa; Manter controles sobre as retenções de impostos, através de sistema, e emitir as guias para recolhimento; Transmitir arquivos e retirar extratos bancários através de sistemas eletrônicos; Efetuar as conciliações dos movimentos diários de caixa e bancos; Arquivar, anexar e despachar documentos da Tesouraria; Acompanhar a execução orçamentária; Acompanhar auditorias; Realizar tarefas correlatas e compatíveis com a natureza do cargo.
Assistente técnico — Recepcionar o público externo encaminhado para tratar assuntos junto à Diretoria e/ou outros setores; Atualizar a agenda de telefones e endereços (mala direta), para atender a demanda de contato com médicos, instituições, unidades de saúde, etc.; Distribuir entre os setores os documentos despachados pela Diretoria, providenciando o controle através de protocolo no SIEM; Apoiar na logística de agendamento e utilização das Salas de Reuniões; Alimentar o SIEM no que tange à situação de documentos que se encontram em processo de tramitação junto à Diretoria; Apoiar o Gestor / Conselheiro / Diretor nos compromissos agendados, tomando as providências solicitadas nos seus despachos; Analisar correspondências recebidas, examinando o seu conteúdo, efetuando a triagem de acordo com as prioridades e registrando em livro apropriado os dados necessários ao seu controle, para esclarecimento e despacho junto ao responsável; Organizar, classificar e arquivar documentos, cartas, ofícios, memorandos e outros documentos sob responsabilidade do setor; Redigir e/ou digitar correspondências, memorandos, ofícios e termos de esclarecimento de oitivas, com a finalidade de registrar, obter/prestar informações ou convocar presença no Conselho; Elaborar relatórios e documentos relativos aos serviços e rotinas da área, buscando as informações necessárias para subsidiar decisões superiores; Conferir os AR’s recebidos, verificando se estão devidamente assinados e encaminhar de acordo com a rotina do setor; Atender as demandas dos setores, controlando o cumprimento de prazos dos procedimentos internos e acompanhando a tramitação dos documentos através de Sistema; Manter atualizado o livro de registro dos termos de fiscalizações realizadas; Requisitar material de expediente, preenchendo formulários específicos, encaminhando ao Setor responsável pelo fornecimento, a fim de atender às necessidades de consumo do seu setor; Controlar assuntos pendentes, solicitando aos setores envolvidos documentação pertinente, a fim de atender ao cumprimento de prazos estabelecidos para os trabalhos; Conferir documentos digitados verificando sua exatidão e apontando as correções necessárias, visando assegurar a qualidade dos trabalhos; Orientar e/ou acompanhar o protocolo e despacho de documentos, a fim de evitar o extravio e possibilitar o encaminhamento aos interessados; Providenciar relatórios a partir das vistorias realizadas, registrando em sistema específico e encaminhar cópias para os setores e Instituições pertinentes; Realizar atendimento aos Médicos nos serviços prestados pelo Conselho, de acordo com a sua demanda: inscrições, transferências, emissão de certidões, segunda via de documentos, atualização de dados cadastrais, emissão de vistos provisórios, averbação de estado civil, registro de qualificações e títulos de especialistas, etc; Executar procedimentos relativos à inscrição, reinscrição e cancelamento de Pessoa Física conforme procedimento administrativo específico e homologar junto à Diretoria; Executar procedimentos administrativos referentes aos processos de inscrição, renovação, cancelamento e outros específicos à Pessoa Jurídica, verificando situação de regularidade financeira da Instituição, dos Sócios Médicos e do Responsável Técnico da Unidade de Saúde; Efetuar anotações referentes a médicos cassados, suspensos, interditados e/ou com outras pendências, inscritos em outros CRMs; Emitir boleto bancário, à Pessoa Física e Jurídica, quando do pagamento de taxas e/ou anuidade; Organizar os processos, a fim de mantê-los atualizados quanto aos documentos necessários, efetuando seu registro e contatando órgãos externos envolvidos para a solicitação de documentos complementares; Redigir correspondências, declarações, atos administrativos, contratos, convênios e demais tipos de documentos, realizando o controle necessário; Elaborar relatórios gerenciais, demonstrando resultados e/ou dados estatísticos que dizem respeito aos processos do setor; Analisar relatórios que demonstram os dados estatísticos relativos ao movimento dos processos pertinentes ao setor; Analisar a documentação técnica, legal e administrativa para subsidiar decisões superiores; Acompanhar e controlar as datas de vencimento de contratos através de planilha eletrônica, informando à Gerência quando da necessidade de análise da continuidade e demais providências; Conferir documentos externos recebidos que dizem respeito aos Processos, checando se correspondem aos pré-requisitos e se atendem aos prazos pré-estabelecidos; Elaborar contratos e respectivos termos aditivos junto aos fornecedores / prestadores de serviços em geral, providenciando a validação do aspecto legal junto à Assessoria Jurídica; Estimar valores para a abertura de processos licitatórios, solicitando orçamento junto aos fornecedores; Executar as atividades administrativas referentes à solicitação de reabilitação do médico, ou seja, exclusão das informações sobre penalidade sofrida, decorrente de Processo Ético Profissional, transcorridos cinco anos da mesma; Executar todos os procedimentos administrativos referentes à instauração de Sindicância; Executar todos os procedimentos administrativos referentes à instauração de Processos Éticos Profissionais (PEP) e acompanhá-los nas fases de instrução, relatoria, revisão, recurso, arquivamento ou aplicação de pena; Orientar na elaboração de documentos referentes aos processos como Atas, Acórdãos, bem como assistir/apoiar aos julgamentos; Participar de reuniões, plenárias, audiências, julgamentos e outros, relacionando e organizando os documentos que serão utilizados, bem como abrir o livro de presença, quando necessário; Providenciar a publicação dos termos de contratos e aditivos no Diário Oficial; Providenciar agendamento de reuniões, plenárias, audiências, etc., relacionando e organizando os documentos que serão utilizados, convocando participantes (internos e externos), bem como participando das mesmas, quando necessário; Publicar os resultados dos processos licitatórios através do Diário Oficial; Registrar e controlar o ativo mobiliário, sob responsabilidade dos setores, realizando inventário e verificando a conformidade com as informações contábeis, em cumprimento às exigências legais; Requisitar os serviços de manutenção de móveis, equipamentos, máquinas e/ou instalações devidamente autorizado pela Gerência, a fim de mantê-los em bom estado de conservação e utilização; Verificar junto ao Setor de Contabilidade, a disponibilidade de recurso/verba para realizar a compra e/ou serviço solicitado; Apoiar à Comissão de divulgação de assuntos médicos – CODAME, elaborando os memorandos internos e ofícios em geral, catalogando as clipagens que são despachadas pelo Conselheiro responsável, etc.; Manter atualizados os dados referentes a endereços, telefones e e-mails das Unidades de Saúde, das respectivas Comissões de Ética, dos Representantes, Delegados Regionais e outros contatos de interesse do setor; Apoiar às Comissões de Ética, monitorando o vencimento de prazos referentes aos mandatos, acompanhando e providenciando a logística dos processos de eleição e capacitação; Apoiar o processo de comunicação entre o Conselho, Representantes, Delegacias e Comissões de Ética; Dar apoio Administrativo à Escola Superior de Ética Médica-ESEM, tais como: envio de ofícios, memorandos, e-mails, Atas, relatórios, declarações, certificados, agendamento de reuniões, providenciar materiais necessários para eventos organizados pela ESEM, quando necessário dar apoio nos eventos realizados pela ESEM e demais procedimentos para o efetivo funcionamento da mesma; Dar apoio às atividades das Câmaras Técnicas enviando ofícios, e-mails para agendamento de reuniões e demais procedimentos para funcionamento das mesmas conforme despacho do Vice-Presidente; Instaurar Processo-consulta na Comissão de Pareceres com acompanhamento pelo sistema, até a decisão final enviando ofícios com a cópia do Processo-consulta à Câmara Técnica ou Conselheiro designado para emissão de Parecer, conforme despacho do Vice-Presidente; Fazer a publicação dos Pareceres, após aprovação em Plenária Geral, no site do Cremepe e CFM; Preencher formulários específicos, consultando documentos, listagens e relatórios, discriminando dados e efetuando cálculos necessários; Organizar os documentos referentes aos pagamentos, verificando a exatidão das informações contidas nos mesmos, natureza e procedência; Conferir fluxo de caixa a fim de verificar a compatibilização dos valores; Executar serviços relacionados à autorização e/ou solicitação de pagamentos de acordo com a documentação apresentada; Calcular impostos específicos relacionados à natureza dos pagamentos; Preparar os cheques com suas respectivas cópias e coletar as assinaturas dos Conselheiros Procuradores, providenciando o memorando e a folha de assinaturas dos responsáveis, com o objetivo de realizar os pagamentos em carteira ou banco; Organizar os pagamentos do dia e os cheques para depósito, encaminhando o malote ao banco; Enviar, por correio, pagamentos que não podem ser realizados através da rede bancária, bem como outros documentos pertinentes ao Setor; Fazer contato com as empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de materiais, com o objetivo de identificar a necessidade de recolhimento de impostos, solicitando a documentação pertinente, quando necessário, para fins de pagamento; Executar pagamentos, recebimentos e cobranças, cálculos de multas e juros, variação cambial e outros; Alimentar e controlar planilha eletrônica com os dados referentes aos impostos retidos (de acordo com o tipo de pagamento efetuado), para emissão e pagamento dos Documentos de Arrecadação da Receita Federal (DARF) e Arrecadação Municipal (DAM); Controlar o suprimento de Fundo Fixo, solicitando as notas das compras efetuadas, preparando memorando e folha de assinaturas dos responsáveis. Ao final de cada mês providenciar o depósito do saldo e prestar contas, através de relatório, ao setor de Contabilidade; Acompanhar e controlar os pagamentos das contas fixas (Compesa; Celpe; Companhias Telefônicas; entre outros), providenciando segunda via dos boletos e notas fiscais caso não cheguem com antecedência necessária à data do vencimento; Analisar a documentação apresentada pelos fornecedores e prestadores de serviço, para controle dos pagamentos e respectivos recolhimentos de impostos; Controlar os documentos referentes aos pagamentos, verificando a exatidão das informações contidas nos mesmos, procedência e natureza; Exercer o controle de entrada e saída de documentos de Contas a Pagar e Contas a Receber, analisando sua validade, distribuição e arquivamento; Controlar o processamento de Contas a Pagar e Contas a Receber; tendo em vista sua regularidade quanto às exigências fiscais e as normas estabelecidas pelo Conselho; Apoiar a execução de contratos, sujeitos ao controle financeiro, examinando processos de pagamento, conferindo seus valores, cronogramas de desembolso e emissão de comprovantes; Fazer o controle de entrada e saída de documentos de Contas a Pagar e a Receber, analisando sua validade, distribuição e arquivamento; Analisar os dados referentes aos recolhimentos do ISS, lançados no Programa da Declaração de Serviços (Prefeitura do Recife); Fazer o controle de Fundo Fixo, conferindo memorando e folha de assinaturas dos responsáveis, comprovante de depósito do saldo e relatório de prestação de contas; Garantir o pagamento das contas fixas até a data do seu vencimento; Analisar os serviços executados pelo setor, confrontando dados e efetuando cálculos a fim de verificar a exatidão e correção dos mesmos; Fazer o processamento de Contas a Pagar e a Receber, tendo em vista sua regularidade quanto às exigências fiscais e às normas estabelecidas pelo Conselho; Revisar lançamentos, verificando e comparando os dados com a documentação originária; Preparar os cheques com suas respectivas cópias e coletar as assinaturas dos Conselheiros Procuradores, providenciando assinaturas nas respectivas NF´s/Faturas dos responsáveis pela compra/serviço, com o objetivo de realizar os pagamentos em carteira ou banco; Separar os cheques, por data de vencimento e por tipo de pagamento, para melhor controle e organização; Enviar pagamentos referentes compras/serviços contratados pelas respectiva regionais bem como outros documentos pertinentes ao Setor; Providenciar os cheques e respectivos recibos e atos de concessão, para pagamento mensal das verbas indenizatórias aos Conselheiros, conforme planilha de valores encaminhada pela Diretoria; Fazer contato com os diversos contratantes (Pessoas físicas e/ou jurídicas), com o objetivo de prestar as informações necessárias ao processo de pagamento, como, por exemplo, retenções de impostos, documentações exigidas, etc.; Dar baixa nos pagamentos diários realizados e imprimir relatório de Caixa para ser entregue à Contabilidade, acompanhado dos respectivos documentos; Providenciar informações referentes ao movimento bancário diário para apresentar à Diretoria, fazendo a conciliação bancária, acompanhando a compensação de cheque, os lançamentos feitos pelo gerenciador financeiro e o controle de cheques pendentes de compensação; Lançar os dados referentes aos recolhimentos de ISS no Programa da Declaração de Serviços (Prefeitura do Recife); Acompanhar a situação dos Contratos de Confissão de Dívida junto ao Cremepe, contatando aos interessados, quando há irregularidade no seu cumprimento; Elaborar relatórios sobre as atividades financeiras do Conselho, para acompanhamento pela Diretoria e órgãos competentes, quando necessário; Fazer a preparação das informações referentes ao movimento bancário diário a serem encaminhadas à Diretoria; Fazer o acompanhamento dos Contratos de Confissão de Dívida junto ao Cremepe; Acompanhar e orientar o processamento de Contas a Pagar e a Receber; de acordo com as exigências fiscais e normas estabelecidas pelo Conselho; Atender às solicitações de emissão de documento de retenção de ISS na fonte; Atender às diversas solicitações feitas pelos demais setores através de protocolos, tomando as providências cabíveis e providenciando o andamento no sistema; Processar, junto à Prefeitura do Recife, a baixa das NFS-e recebidas e pagas, gerando a guia para o recolhimento do imposto; Gerar e transmitir o arquivo da Declaração de Serviços à Prefeitura do Recife, com as informações sobre as retenções e recolhimentos de ISS efetuados nas NF´s convencionais; Providenciar o processamento dos arquivos de retorno transmitidos pela Instituição Bancária, executando a baixa, no sistema de arrecadação do conselho (SIEM), de todos os boletos gerados e quitados por Pessoas Físicas e/ou Jurídicas, emitindo relatórios a serem encaminhados à contabilidade, juntamente com envio de arquivos via e-mail; Elaborar relatório para a Controladoria, contendo informações e documentos relativos à despesas com diárias, verbas indenizatórias, contas telefônicas, devoluções de anuidades/taxas, suprimento de fundo fixo e relação de cheques pendentes de recebimento; Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.
Assistente técnico (informática) — Realizar todas as atividades previstas no cargo de Profissional Assistente Técnico PAT II; Operar equipamentos de informática, carregando-os com os programas adequados e digitando os dados pertinentes, objetivando a formatação dos dados e facilitar trabalhos subsequentes; Prestar atendimento aos usuários, orientando e/ou instruindo sobre a utilização dos equipamentos de informática, softwares, entre outros; Efetuar pequenos reparos e a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos; Identificar possíveis causas de interrupção no processamento de dados, apontando as anormalidades apresentadas na rede, dados, programas, sistema operacional ou nos equipamentos de processamento, para as medidas de solução; Identificar defeitos que surgem nos equipamentos, efetuando possíveis reparos e/ou encaminhando à assistência técnica quando necessário; Efetuar a instalação e manutenção de programas para atender as solicitações dos usuários; Preparar as estações de trabalho para instalar e configurar os programas necessários para execução dos aplicativos no Cremepe; Realizar instalação e atualização de aplicativos, sistemas, servidor de banco de dados, arquivos e outros, cadastrando os usuários e considerando as permissões de acesso pertinentes; Executar levantamento de dados junto aos usuários, com a finalidade de modelar bancos de dados que irão facilitar a realização de trabalhos subsequentes; Participar na elaboração de solução lógica (fluxograma) modularizada e estruturada de banco de dados; Participar do desenvolvimento de “software” básico de modo a permitir uma melhor utilização do sistema computacional; Executar instalações de sistemas, acompanhando o desempenho e contribuindo com sugestões para solucionar possíveis distorções; Efetuar pesquisas sobre métodos e técnicas de trabalho existentes, consultando bibliografias técnicas e trocando informações, visando maior eficiência na implantação e manutenção dos programas; Ministrar programas de treinamento aos usuários do Conselho, com base em solicitações, verificando suas necessidades, seguindo metodologia pré-estabelecida; Executar manutenção de rede, providenciando as medidas de correção; Analisar as causas de interrupção no processamento de dados, solucionando deficiências apresentadas na rede, dados, programas, sistema operacional ou nos equipamentos de processamento; Acompanhar o desempenho do sistema de rede de computadores do Conselho, solucionando distorções e propondo alterações para melhorar o atendimento aos usuários; Orientar a instalação e manutenção de programas para atender as solicitações dos usuários; Desenvolver rotinas de segurança para os arquivos dos sistemas em produção; Preparar massa de dados para testes; Acompanhar a execução de testes de sistemas, bem como tomar providências para colocar em operação novos sistemas; Testar a operação de programas completos, considerando o seu encadeamento com outros programas; Revisar a codificação de programas, em função dos testes efetuados; Desenvolver sub-rotina, utilitários e outros auxílios de programação, difundindo-os entre os usuários e demais programadores; Elaborar a solução lógica (fluxograma) modularizada e estruturada de programas computacionais; Pesquisar métodos e técnicas, com a finalidade de modelar bancos de dados que irão facilitar a realização de trabalhos subsequentes; Criar novos sistemas, a partir da avaliação de procedimentos e rotinas de trabalho dos usuários; Executar instalações de sistemas, acompanhando o desempenho, solucionando possíveis distorções e executando atualizações, quando necessário; Treinar os usuários nos novos sistemas; Providenciar a correção das informações gravadas, interpretando erros e/ou tomando medidas necessárias para sua correção, a fim de possibilitar trabalhos subsequentes; Efetuar a manutenção do banco de dados do Conselho, a segurança, o controle de acesso e a integridade das informações, mantendo-o atualizado; Realizar alterações no banco de dados de acordo com a necessidade do Conselho; Implementar a estrutura definida no banco de dados e realizar a manutenção da mesma, realizando alterações, criando tabelas, atributos, índices, relacionamentos, estruturas de controle (“constraints”) da integridade e segurança, entre outros; Realizar a administração do banco de dados, definindo formas de acesso e segurança para melhorar a performance, gerenciar o crescimento das tabelas e solucionar problemas eventuais que interfiram no Banco de Dados, utilizando, quando necessário, o serviço de suporte do SGBD; Localizar consultas não padronizadas às informações no banco de dados, definindo comandos SQL's; Realizar estudos para melhoria do desempenho do sistema de rede de computadores do Conselho; Estabelecer e/ou definir os programas a serem instalados para atender as solicitações dos usuários; Orientar a aplicação de treinamento para usuários do Conselho; Avaliar as soluções lógicas (fluxograma) modularizada e estruturada de programas computacionais; Desenvolver novos sistemas, no que diz respeito às formas de manipulação dos dados (inclusão, atualização e exclusão); Avaliar os resultados de treinamento para usuários do Conselho; Realizar a monitoração dos serviços de responsabilidade do setor; Analisar as necessidades do programa em processamento, através de procedimentos pré-estabelecidos e consultando manuais apropriados para identificação e providências pertinentes, visando o processamento dos serviços; Analisar a melhor forma de armazenamento das informações no banco de dados do Conselho, sugerindo soluções; Elaborar o modelo de novos sistemas, a partir da avaliação de procedimentos e rotinas de trabalhos dos usuários; Estudar melhorias para a manutenção de banco de dados do Conselho, mantendo-o atualizado; Realizar tarefas correlatas e compatíveis com a natureza do cargo.
Confira abaixo os temas de raciocínio lógico-matemático indicados no conteúdo programático para nível médio:
LEIA TAMBÉM
Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa. Lógica matemática qualitativa. Sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. Regra de três simples e compostas. Razões especiais. Análise combinatória e probabilidade. Progressões aritmética e geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Geometria plana e espacial. Trigonometria. Conjuntos numéricos. Equações de 1º e 2º grau. Inequações de 1º e 2º grau. Funções de 1º e 2° grau. Geometria analítica. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do Cremepe nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital nº 1/2025, disponível abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
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