Orgão: | Cremero - Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia |
Nº vagas: | 50 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 70,00
Até R$ 80,00 |
Cargos: | Assistente,
Controlador Interno |
Áreas de Atuação: | Administrativa |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 2669,02 Até R$ 5424,09 |
Organizadora: | Quadrix |
Estados com Vagas: | RO |
Cidades: | Porto Velho - RO |
Abertura das inscrições | 20/04/2022 |
Encerramento das inscrições | 06/06/2022 |
Prova | 10/07/2022 |
Divulgação do Gabarito | 11/07/2022 |
Redação
Publicado em 28/02/2022, às 08h50 - Atualizado em 12/07/2022, às 18h00
O mais recente concurso do Cremero (Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia) conta com oferta de 50 vagas, das quais 2 imediatas e 48 para cadastro reserva (CR).
A carreira de assistente administrativo (1 posto + 24 CR) pode ser disputado por profissionais que possuem ensino médio. A remuneração é de R$ 2.669,02.
Já o cargo de controlador interno (1 + 24 CR), que paga R$ 5.424,09, cobra curso superior em administração, ciências contábeis, direito, economia ou gestão pública.
Os valores informados já consideram o vale-alimentação de R$ 800. Os contratados ainda terão direito a outros benefícios, entre eles:
LEIA TAMBÉM
Os empregos têm lotação na cidade de Porto Velho, com jornada de 40 horas semanais. O contrato seguirá as normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Assistente administrativo - Atender solicitações da chefia imediata em procurar e separar documentos arquivados; Atender, com eficiência e urbanidade, ao público em geral, no balcão de atendimento/recepção ou por telefone; Controlar e distribuir material usado no escritório; Cuidar e preparar a tramitação dos processos administrativos; Digitar as correspondências e documentos que lhe forem passados pela chefia imediata; Efetuar serviços externos em bancos, cartórios e outras instituições, quando solicitado; Fazer anotações das penalidades impostas aos médicos (PJ/PF) em seus prontuários administrativos; Fazer cópias ou encadernações de documentos, conforme solicitado; Fazer ligações telefônicas; Levantar situações (profissionais) processuais, quando (de qualquer natureza) estiverem em trâmite no Conselho; Manter o local de arquivo em ordem, de forma a facilitar as consultas; Operar equipamentos de fax ou similar para transmissão de mensagens; Prestar informações sobre assuntos de serviços administrativos de natureza simples; Receber a expedir malotes, mantendo controle dos documentos recebidos e enviados; Separar e distribuir jornais e correspondências; Separar, ordenar e arquivar os documentos, por tipo e origem, utilizando-se de pastas ou caixas apropriadas, observando as regras e procedimentos estabelecidos; Solicitar e manter controle do consumo de material de escritório; Arquivar documentos relativos aos funcionários; Baixar boletos automática e manualmente; Consultar e emitir relatórios no Sistema de Contabilidade (SISCONT); Fazer cotações solicitadas pela Diretoria; Elaborar e atualizar listagem de médicos impossibilitados de efetuar registro; Emitir saldos e extratos bancários; Levar equipamentos danificados para assistência técnica; Emitir recibos para pagamentos dos médicos em dívida ativa; Operar máquina para preenchimento de cheques; Operar o Programa VTC para liberação de vale-transporte dos funcionários; Organizar, entregar e resgatar malotes de banco; Protocolar e enviar cópia de notas fiscais para formulação de DARFs pela empresa de contabilidade; Receber e elaborar pagamento das notas fiscais; Regularizar IPVA dos veículos do CREMERO; Dar suporte ao setor de registro (PF/PJ); Catalogar e organizar livros, revistas e jornais na biblioteca; Assistir e assessorar a diretoria quando necessário; Entregar documentos em outras entidades; Protocolar documento; Dar suporte a assessoria a assessoria jurídica na organização e compilação dos processos em geral (execuções fiscais, licitações); digitando pareceres, acórdãos, advertências entre outros; Dar suporte ao setor de registro no recolhimento da documentação dos médicos; na confecção e organização das pastas dos médicos; no controle e registro dos livros de pessoa física na solicitação de transferência, inscrição secundaria e cancelamento; na operação do sistema de registro de médicos e empresas; no registro de médicos e especialidades médicas; no acompanhamento do processo de inscrição e solicitações recebendo e controlando as documentações; no arquivamento das documentações médicos; no zelo da organização do arquivo; Atualizar endereços e telefones de médicos; Receber documentos dos médicos para efetuar registros; Conduzir médicos ou pessoas em geral ao local desejado; Dar suporte às sessões plenárias ordinárias, extraordinárias e julgamentos, auxiliando os conselheiros nas entregas de pauta, pasta, água e outras que vierem a solicitar no momento; Entregar correspondências referentes a denúncia/parecer/sindicância e processo; Executar baixa automática, no sistema e manual de boletos, relativo ao pagamento de anuidade; Carimbar notas fiscais (visitar) para confirmar entrega de materiais e execução de serviços; Compilar documentos e montar balancetes mensais, Processos Orçamentários e Reformulações Orçamentárias quando necessário; Fazer consulta no sistema da Caixa Econômica Federal, CobCaixa, Sinco, emissão de saldo, extratos, baixa nos arquivos retornos; Fazer consulta no sistema de contabilidade SIPRO e SISCONTW, emissão de relatórios, balanços, balancetes, conciliação bancaria empenho, pagamento; Fazer consultas no sistema do Banco do Brasil, Gerenciador Financeiro, emissão de saldo, extratos, baixa nos arquivos retornos, pagamento de boletos bancários, faturas, contas telefônicas, energia e água e outros boletos; Digitar as correspondências e documentos que lhe forem passados pela chefia imediata; Efetuar serviços externos em bancos, cartórios e outras instituições; Elaborar correspondências dos atos processuais e de sindicâncias (portaria, intimação, convocação, notificação, encerramento, até o final processual); Digitar relatórios de Sindicância e Processos; Emitir Boletos Bancários e Ficha Financeira; Emitir relatórios para inscrições em Dívida Ativa; Emitir saldos e extratos bancários; Encaminhar cópias de notas fiscais, relativo à retenção de impostos federais, conforme legislação vigente; Participar de reuniões, com Gerência da Instituição Bancária mantenedora das contas deste Conselho; Prestar informações sobre assuntos de serviços administrativos de natureza simples; Dar suporte contábil a empresa prestadora de serviços de contabilidade, repassando todos os documentos financeiros e informações a respeito do setor financeiro, para confecção mensal dos balancetes, previsão orçamentária e reformulação orçamentária quando necessária; Abrir e desativar o alarme da sede do CREMERO, no início do expediente; Acionar o alarme e fechar a sede do CREMERO ao final das Sessões Plenárias Ordinárias, Extraordinárias e Julgamentos e, Executar outras atividades correlatas. Projeção, avaliação, aprovação na aquisição; assistir à chefia imediata, em assuntos de natureza administrativas e/ou técnica, executando, controlando e acompanhando o desenvolvimento das tarefas em sua área de trabalho; verificar, montar e registrar processos e/ou documentos, observando sua numeração, protocolo e documentos em geral, visando sua organização e coerência; organizar, classificar, catalogar os documentos, conforme procedimentos estabelecidos pelo CREMERO assegurando sua rápida localização; promover as atividades necessárias à guarda e conservação de documentos, bem como a recuperação e informação dos mesmos; atender ao público interno e externo por telefone, e-mail ou pessoalmente, prestando informações, orientações e/ou localizando documentos, ajudando na solução de problemas; receber e examinar correspondências, processos e documentos em geral, encaminhando as respectivas áreas para análise e decisão; redigir e encaminhar ofícios, memorandos e demais expedientes; auxiliar no planejamento e controle das atividades da área de atuação; zelar pela guarda, conservação, manutenção e controle do patrimônio do CREMERO que está sob sua reponsabilidade, assegurando o bom funcionamento dos mesmos; cumprir as normas e exigências dos programas de saúde e segurança do trabalho; dirigir veículos oficias quando necessário, para realização de suas atividades, respeitando as leis de transito e normas de segurança, desenvolver outras atividades correlatas, de nível de complexidade semelhantes a critério do superior.
Controlador interno - Exercer a plena fiscalização contábil, financeira, orçamentaria, operacional e patrimonial, quanto a legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas; verificar a exatidão e a regularidade das contas e boa execução do orçamento, adotando medidas necessárias ao seu fiel cumprimento; realizar auditoria e exercer o controle interno e a conformidade dos atos financeiros e orçamentários; no exercício do controle interno dos atos da administração, determinar as providências exigidas para o exercício do controle externo; avaliar o cumprimento das metas previstas no planejamento plurianual, a execução dos programas da administração, acompanhando e fiscalizando a execução orçamentária; avaliar os resultados, quanto à eficácia e a eficiência, da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e fiscal, bem como da aplicação das subvenções e dos recursos públicos, expedir atos normativos concernentes à fiscalização financeira a à auditoria dos recursos; proceder ao exame prévio e posterior nos processos originários dos atos de compras, recursos humanos e gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e aplicações de recursos; promover a apuração de denúncias formais; relativas a irregularidades ou ilegalidades praticadas, em relação aos atos administrativos, financeiros e orçamentários, em qualquer órgão da administração; propor a diretoria a aplicação das sanções cabíveis, conforme a legislação vigente. Análise e parecer quanto aos processos licitatórios e contratos, conforme a legislação vigente. Dirigir veículos oficiais quando necessários para realização de suas atividades, respeitando as leis de trânsito e nomas de segurança.
Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
Informática - 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
Raciocínio lógico e matemática - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
Legislação e ética na administração pública - 1 Ética e função pública. 2 Ética no Setor Público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo). 5 Acesso à informação: Lei nº 12.527/2011; e Decreto nº 7.724/2012. 6 Decreto nº 9.830/2019.
Atualidades - 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
Conhecimentos específicos (assistente administrativo) - 1. Qualidade no atendimento ao público interno e externo; 2. Técnicas de redação; 3. Elaboração de correspondência empresarial e oficial; 4. Elaboração de relatórios; 5. Agenda; 6. Rotinas administrativas e de escritório; 7. Atualização do banco de dados; 8. Noções de administração pública; 9. Noções de administração de materiais e almoxarifado; 10. Arquivamento de registros informatizados; 11. Ética e sigilo profissional; 12. Gestão da qualidade: análise de melhoria de processos; 13. Rotinas de pessoal; 14. Protocolo: recepção, classificação, registro e distribuição de documentos; 15. Expedição de correspondência: registro e encaminhamento. Legislação aplicada ao Sistema CFM/CRMs: 1 Código de Ética Médica – aprovado pela Resolução CFM nº 2.217/2018, modificado pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019. 2 Código de Processo Ético Profissional – aprovado pela Resolução CFM nº 2.309/2022 – pareceres e consultas do CFM. 3 Lei Federal nº 3.268/1957, que dispõe sobre os Conselhos de Medicina e dá outras providências, e alterações. 4 Decreto Federal nº 44.045/1958, que aprova o Regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina. 5 Regimento Interno do CREMERO.
Conhecimentos específicos (controlador interno) - Contabilidade aplicada ao Setor Público: 1 Norma Brasileira de Contabilidade - NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de Setembro de 2016. 2 MCASP 8ª edição. Auditoria: 1 Normas brasileiras para o exercício da auditoria interna: independência, competência profissional, âmbito do trabalho, execução do trabalho e administração do órgão de auditoria interna. 2 Auditoria no setor público federal: finalidades e objetivos; abrangência de atuação; formas e tipos; normas relativas à execução dos trabalhos; normas relativas à opinião do auditor; relatórios e pareceres de auditoria; operacionalidade; objetivos, técnicas, procedimentos e planejamento dos trabalhos de auditoria; programas de auditoria; papéis de trabalho; testes de auditoria; amostragens estatísticas em auditoria; eventos ou transações subsequentes; revisão analítica; entrevista; conferência de cálculo; confirmação; interpretação das informações; observação; procedimentos de auditoria em áreas específicas das demonstrações contábeis. Administração Orçamentária e Financeira: 1 Orçamento público: conceitos e princípios. 2 Orçamento-programa. 3 Ciclo orçamentário: elaboração, aprovação, execução e avaliação. 4 O orçamento na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 5 Processo de Planejamento Orçamentário: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual. 6 Conceituação, classificação e estágios da receita e despesa públicas. 7 Dívida ativa. 8 Regime de adiantamento (suprimento de fundo). 9 Restos a pagar. 10 Despesas de exercícios anteriores. 11 Dívida pública. 2 Créditos adicionais. 13 Descentralização de créditos. 14 Lei nº 4.320/1964. 15 Decreto nº 93.872/1986. 16 Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Noções de Direito Administrativo: 1 Estado, governo e Administração Pública: conceitos; elementos; poderes; organização; natureza; fins; e princípios. 2 Organização administrativa da União: administração direta e indireta. 3 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 5 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação (concessão, permissão e autorização). 6 Controle e responsabilização da Administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Noções de Administração Pública: 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional; natureza; finalidades; e critérios de departamentalização. 2 Processo organizacional: planejamento; direção; comunicação; controle; e avaliação. 3 Gestão de processos. 4 Gestão da qualidade. 5 Gestão de projetos. Noções de Licitação: Leis nºs 8.666/1993, 10.520/2002 e 14.133/2021. Legislação aplicada ao Sistema CFM/CRMs: 1 Código de Ética Médica – aprovado pela Resolução CFM nº 2.217/2018, modificado pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019. 2 Código de Processo Ético Profissional – aprovado pela Resolução CFM nº 2.309/2022 – pareceres e consultas do CFM. 3 Lei Federal nº 3.268/1957, que dispõe sobre os Conselhos de Medicina e dá outras providências, e alterações. 4 Decreto Federal nº 44.045/1958, que aprova o Regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina. 5 Regimento Interno do CREMERO.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do Cremero nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
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Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 11/07/2022, às 02h18
Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 10/07/2022, às 04h36
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/04/2022, às 10h56 - Atualizado às 11h06
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br | Publicado em 28/02/2022, às 08h52 - Atualizado às 14h11
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Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.
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