Concurso Cremers 2020 Em andamento

Orgão: Cremers
Nº vagas: 2
Taxa de inscrição: De R$ 70,00 Até R$ 70,00
Cargos: Assistente
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário: De R$ 1917,10 Até R$ 2653,65
Organizadora: Quadrix
Estados com Vagas: RS
Cidades: Bagé - RS, Porto Alegre - RS

Publicado em 15/05/2017, às 14h05 - Atualizado em 03/07/2020, às 08h50


O concurso Cremers (Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul) preencherá duas vagas em cargos de nível médio, além de formar cadastro reserva.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

O edital tem opções para assistente básico e assistente pleno, ambas com exigência de experiência mínima de seis meses. A segunda carreira também requer formação técnica em secretariado, contabilidade ou administração.

Com lotação em Bagé, a carreira de assistente básico paga R$ 1.917,10. Já a oportunidade de assistente pleno é para trabalhar em Porto Alegre e oferece remuneração de R$ 2.653,65. 

Atribuições dos cargos

  •  Assistente básico - Executar atividades de apoio administrativo, atender ao público em geral, pessoalmente e ao telefone para prestar informações básicas sobre o funcionamento do Cremers ou delegacia regional e efetuar o encaminhamento do atendimento ao setor solicitado; receber, conferir, protocolar, arquivar e/ou encaminhar documentos e correspondências internas e externas, monitorando seu andamento; digitar correspondências, documentos e ofícios conforme modelo padrão por solicitação da supervisão e com orientação direta; anotar recados; agendar reuniões, fazer cópias em máquinas copiadoras, realizar rotinas de entrega de correspondências; realizar demais atividades correlatas.  
  • Assistente pleno - Executar e orientar a realização de processos técnico-administrativos ligados à sua área de atuação, atender ao público em geral pessoalmente ou por telefone, prestar informações e esclarecer dúvidas sobre procedimentos e rotinas específicas do Cremers; elaborar, digitar, e arquivar ofícios, pautas, atas e demais documentos; realizar atividades técnicas de secretariado, realizar rotinas administrativas relacionadas a registro profissional, processos e sindicâncias, acompanhar e providenciar logística para reuniões e Plenárias, realizar rotinas de pessoal, rotinas do setor financeiro e/ou outras, conforme sua área de atuação, realizar demais atividades correlatas.

Conteúdo programático

  • Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
  • Informática -  1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
  • Raciocínio lógico e matemático -  1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
  • Legislação - 1 Código de Ética Médica – aprovado pela Resolução CFM n° 2.217/2018, modificado pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019. (disponível em https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2018/2217). 2 Código de Processo Ético-Profissional – aprovado pela Resolução CFM nº 2.145/2016 e alterações. (disponível em https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2016/2145). 3 Resolução CFM nº 1.980/2011, que fixa regras para cadastro, registro, responsabilidade técnica e cancelamento para as pessoas jurídicas e dá outras providências. (disponível em https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2011/1980). 4 Resolução CFM nº 2.147/2016, que estabelece normas sobre a responsabilidade, atribuições e direitos de diretores técnicos, diretores clínicos e chefias de serviço em ambientes médicos. (disponível em https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2016/2147). 5 Lei Federal nº 3.268/1957, que dispõe sobre os Conselhos de Medicina e dá outras providências, e alterações. (disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L3268.htm). 6 Lei Federal nº 6.839/1980, que dispõe sobre o Registro de Empresas nas Entidades Fiscalizadoras do Exercício Profissional. (disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6839.htm). 7 Decreto Federal nº 44.045/1958, que aprova o Regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina a que se refere a Lei nº 3.268/1957. (disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1950-1969/D44045.htm).
  • Conhecimentos específicos (assistente básico) - 1 Código de Ética Médica – aprovado pela Resolução CFM n° 2.217/2018, modificado pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019. (disponível em https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2018/2217). 2 Código de Processo Ético-Profissional – aprovado pela Resolução CFM nº 2.145/2016 e alterações. (disponível em https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2016/2145). 3 Resolução CFM nº 1.980/2011, que fixa regras para cadastro, registro, responsabilidade técnica e cancelamento para as pessoas jurídicas e dá outras providências. (disponível em https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2011/1980). 4 Resolução CFM nº 2.147/2016, que estabelece normas sobre a responsabilidade, atribuições e direitos de diretores técnicos, diretores clínicos e chefias de serviço em ambientes médicos. (disponível em https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2016/2147). 5 Lei Federal nº 3.268/1957, que dispõe sobre os Conselhos de Medicina e dá outras providências, e alterações. (disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L3268.htm). 6 Lei Federal nº 6.839/1980, que dispõe sobre o Registro de Empresas nas Entidades Fiscalizadoras do Exercício Profissional. (disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6839.htm). 7 Decreto Federal nº 44.045/1958, que aprova o Regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina a que se refere a Lei nº 3.268/1957. (disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1950-1969/D44045.htm).
  • Conhecimentos específicos (assistente pleno) - Noções de Direito Constitucional: 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos. Noções Direito Administrativo: 1 Estado, Governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Organização administrativa da União: administração direta e indireta. 3 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 5 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação (concessão, permissão, autorização). 6 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. 7 Lei nº 8666/1993. 7.1 Licitações: conceito, objeto, finalidades e princípios, obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade, vedação, modalidades, procedimentos e fases, revogação, invalidação, desistência e controle. Noções de Orçamento Público: 1 Princípios orçamentários. 2 Noções de administração financeira. Administração Pública: 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3 Gestão de processos. 4 Gestão da qualidade. 5 Gestão de projetos. 6 Planejamento estratégico. 7 Excelência nos serviços públicos. 8 Empreendedoris mo governamental e novas lideranças no setor público. 9 Gestão de resultados na produção de serviços públicos. 10 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 11 O paradigma do cliente na gestão pública. Noções de Arquivologia: 1 Conceitos fundamentais de arquivologia. 2 Gerenciamento da informação e a gestão de documentos. 2.1 Diagnósticos. 2.2 Arquivos correntes e intermediário. 2.3 Protocolos. 2.4 Avaliação de documentos. 2.5 Arquivos permanentes. 3 Tipologias documentais e suportes físicos. 3.1 Microfilmagem. 3.2 Automação. 3.3 Preservação, conservação e restauração de documentos.4 Documentos eletrônicos (digitais): conceitos e definições. Organização: 1 Conceito e tipos de estrutura organizacional. 2 Relações humanas, desempenho profissional, desenvolvimento de equipes de trabalho. 3 Noções de cidadania e relações públicas. 4 Comunicação. 5 Redação oficial de documentos oficiais. Protocolo: recepção, classificação, registro e distribuição de documentos. Expedição de correspondência: registro e encaminhamento. Noções de Gestão e Fiscalização de Contratos e Convênios: 1 Transferências legais, Decreto nº 6.170/2007, Portaria Interministerial nº 507/2011. 2 Contratos de repasse. 3 Termo de parceria. 4 Lei nº 9.790/1999. 5 Consórcio Público Lei nº 11.107/2005. 6 Lei nº 8.666/1993. 7 Instrução Normativa nº 5, de 26 de maio de 2017. Noções de Administração de Recursos Materiais: 1 Classificação de materiais. 1.1 Tipos de classificação. 2 Gestão de estoques. 3 Compras. 3.1 Modalidades de compra. 3.2 Cadastro de fornecedores. 4 Compras no setor público. 4.1 Edital de licitação. 5 Recebimento e armazenagem. 5.1 Entrada. 5.2 Conferência. 5.3 Critérios e técnicas de armazenagem. 6 Gestão patrimonial. 6.1 Controle de bens. 6.2 Inventário. 6.3 Alterações e baixa de bens. 7 Logística sustentável, Decreto nº 7.746/2012. Conhecimentos Básicos em Administração de Patrimônio, Materiais e Logística: 1 Compras e contratações públicas (legislação sobre licitações), coleta de preços, gestão e controle de estoque, distribuição de material, inventário de bens patrimoniais.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Cremers nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.


Cronograma

Abertura das inscrições24/04/2020
Encerramento das inscrições09/06/2020

Notícias do concurso Cremers 2020

Edital e Anexos

Abertura (24/04/2020) Edital de abertura de inscrições

Provas Cremers

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
Cremers Advogado
Fundatec
2014 Prova / Gabarito

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Provas Quadrix - Instituto Quadrix

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
CRESS Agente Fiscal
Quadrix
2015 Prova / Gabarito
CREFITO Agente Fiscal
Quadrix
2015 Prova / Gabarito
CRM Administrador
Quadrix
2015 Prova / Gabarito
CRM Analista Contabil
Quadrix
2015 Prova / Gabarito
COREN Advogado
Quadrix
2014 Prova / Gabarito

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Sobre Quadrix - Instituto Quadrix

Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.


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