| Orgão: | Cremese SE - Conselho Regional de Medicina de Sergipe |
| Nº vagas: | 110 |
| Taxa de inscrição: |
De R$ 65,00
Até R$ 90,00 |
| Cargos: | Analista,
Contador,
Auxiliar |
| Áreas de Atuação: | Administrativa |
| Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
| Faixa de salário: | De R$ 2887,58 Até R$ 6275,81 |
| Organizadora: | Instituto Quadrix |
| Estados com Vagas: | SE |
| Cidades: | Aracaju - SE |
| Abertura das inscrições | 29/04/2025 |
| Encerramento das inscrições | 20/06/2025 |
| Prova | 13/07/2025 |
Redação
Publicado em 03/02/2025, às 09h01 - Atualizado em 14/07/2025, às 18h00
O concurso do Cremese (Conselho Regional de Medicina de Sergipe) oferece 110 vagas, das quais 1 imediata e 109 para cadastro reserva. Estão em disputa cargos de níveis médio e superior, com salários entre R$ 2.887,58 e R$ 6.275,81, além de vale-alimentação de R$ 1.200, plano de saúde e vale-transporte.
Nível médio:
Nível superior:
Médico fiscal — Realizar fiscalizações junto aos serviços e estabelecimentos onde houver exercício da medicina, deslocando-se até suas instalações, verificando a adequação das mesmas aos fins aos quais se propõem de modo a assegurar a prestação de serviços dentro dos padrões mínimos estabelecidos em lei; Realizar diligências para comprovar denúncias ou averiguar indícios de irregularidades, orientar profissionais e dirigentes de instituições; Lavrar notificações, elaborar e digitar os relatórios de visita, relatórios mensais e anuais referentes às fiscalizações realizadas; Cumprir as normas de medicina, higiene e segurança do trabalho; Fiscalizar a publicidade e os anúncios de médicos e de serviços de assistência médica, quaisquer que sejam os meios de divulgação, conforme normativas do Conselho Federal de Medicina; Notificar o exercício ilegal da medicina ao presidente do Conselho Regional de Medicina; Quando necessário dirigir e manobrar o veículo do Cremese conduzindo-o até o local de destino nos limites do Estado de Sergipe, preencher planilha de controle de veículo, zelar pelos equipamentos e materiais sob sua guarda, recolher o veículo após a jornada de trabalho, conduzindo-o à garagem do Cremese respeitando as regras de trânsito, bem como adotando medidas cabíveis na solução prevenção de qualquer incidente; Assessorar os conselheiros em questões técnicas; Realizar outras atribuições compatíveis comas acima descritas, conforme orientação do superior imediato.
Contador — Realizar estudos, análises, registro e lançamentos contábeis, em cumprimento à legislação vigente, observando as normas e procedimentos internos pré-definidos; Preparar toda a documentação contábil dentro dos princípios da contabilidade pública, obedecendo rigorosamente às normas e prazos estabelecidos, constantes das normas e procedimentos administrativos, financeiros e contábeis, em vigor; Realizar o registro contábil, bem como as depreciações dos bens patrimoniais de titularidade do Cremese; Elaborar a proposta de orçamento anual e as reformulações orçamentárias que eventualmente se fizerem necessárias; Elaborar a programação orçamentária e financeira em conformidade com as propostas aprovadas e acompanhar a sua execução; Elaborar a programação do fluxo de caixa de curto prazo; Orientar os serviços de apropriação, apuração e rateio de custos; Elaborar sistematicamente demonstrativos da execução orçamentária e de acompanhamento financeiro; Elaborar mensalmente balancetes, balanços e outras demonstrações contábeis; Identificar dotações orçamentárias e efetuar o processo de empenho relacionados à aquisição de bens e serviços pelo CREMESE; Realizar o processamento de contas a pagar e a receber; Efetuar o cálculo, a retenção e o recolhimento dos tributos e contribuições federais incidentes sobre pagamentos; Elaborar e acompanhar a folha de pagamento e dos seus encargos; Acompanhar o processo de elaboração e transmissão de obrigações acessórias, de qualquer natureza, observando as normas legais vigentes; Controlar a movimentação bancária do Cremese, acompanhando a emissão de cheques, ordens de pagamentos, débitos, créditos e saldos; Realizar a conciliação bancária, relacionada às receitas e despesas do Cremese; Realizar atividades de cobrança e inscrição de débitos em dívida ativa; Contribuir na elaboração anual do Relatório de Gestão encaminhado ao Conselho Federal de Medicina e ao Tribunal de Contas da União; Auxiliar no fornecimento de informações contábeis e fiscais aos usuários internos; Inserir informações relacionadas à área de atuação no Portal da Transparência; Elaborar relatórios e planilhas gerenciais, fornecendo subsídios para tomada de decisões; Elaborar os processos de prestações de contas, observando as normas internas e procedimentos legais pré-definidos; Acompanhar os trabalhos de auditoria externa (Conselho Federal de Medicina e Tribunal de Contas da União), prestando todos os esclarecimentos eventualmente necessários; Analisar balanços, quando necessário; Realizar auditoria interna e operacional, quando necessário; Realizar perícias contábeis, quando necessário; Realizar tarefas correlatas e compatíveis com a natureza das atividades desempenhadas.
Auxiliar administrativo — Recepcionar pessoas, efetuar todos os procedimentos relativos aos registros ou inscrições de pessoas físicas e jurídicas, atender ao público, realizar e efetuar ligações telefônicas, protocolar documentos e encaminhá-los aos setores específicos, gerar boletos, gerar cédulas de identidade e carteira profissional dos médicos, elaborar projetos, redigir e digitar ofícios, cartas, relatórios, pareceres, atas e outros, implementar decisões adotadas pelo Plenário e Diretoria, participar das audiências dos processos éticos profissionais, digitar termos de audiências, prestar informações ao público pessoalmente ou por escrito, classificar e arquivar documentos, controlar almoxarifado e patrimônio, operar máquina copiadora, atuar como membro da Comissão de Licitação, auxiliar nas atividades internas desempenhadas nos diversos Setores do Cremese, realizar diligências a nível de agente de fiscalização, elaborar relatórios administrativos de fiscalização, realizar outras atribuições compatíveis com as acima descritas, conforme orientação do superior imediato.
Analista de sistemas — Desenvolver e implantar sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramenta de desenvolvimentos, especificando programas, codificando aplicativos. Administrar ambiente informatizado, prestar suporte técnico a clientes internos e externos, treinando-os; elaborar documentação técnica, estabelecer padrões e coordenar projetos, oferecer soluções para ambientes informatizados e pesquisar tecnologias em informática.
Confira abaixo alguns dos temas indicados no conteúdo programático:
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Língua portuguesa — 1 Compreensão e Interpretação de Textos: 1.1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 1.2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 1.3 Funções e figuras de linguagem. 1.4 Denotação e conotação.2 Análise Linguística e Semântica: 2.1 Domínio da ortografia oficial. 2.2 Significação das palavras: sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia e polissemia. 2.3 Emprego das classes de palavras. 2.4 Colocação dos pronomes átonos e tônicos.3 Estruturação Textual: 3.1 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 3.2 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 3.3 Emprego de tempos e modos verbais.4 Sintaxe: 4.1 Domínio da estrutura morfossintática do período. 4.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 4.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 4.4 Concordância verbal e nominal. 4.5 Regência verbal e nominal. 4.6 Emprego do sinal indicativo de crase.5 Pontuação: 5.1 Emprego dos sinais de pontuação.6 Reescrita e Produção Textual: 6.1 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.7 Redação Oficial: 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Características fundamentais da redação oficial. 7.3 Padrões de redação oficial. 7.4 Emprego e concordância dos pronomes de tratamento.
Raciocínio lógico e matemática — 1 Matemática Básica e Operações: 1.1 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 1.2 Razões e proporções. 1.3 Porcentagem. 1.4 Regras de três simples e compostas. 1.5 Funções e equações de 1º e 2º graus. 1.6 Progressões aritméticas e geométricas.2 Análise Combinatória e Probabilidade: 2.1 Princípios de contagem. 2.2 Arranjos e permutações. 2.3 Combinações. 2.4 Noções de probabilidade.3 Raciocínio Lógico: 3.1 Compreensão de estruturas lógicas. 3.2 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 3.3 Diagramas lógicos. 3.4 Compreensão e análise da lógica de uma situação.4 Raciocínio Analítico e Espacial: 4.1 Raciocínio verbal. 4.2 Raciocínio matemático. 4.3 Raciocínio sequencial. 4.4 Orientação espacial e temporal. 4.5 Formação de conceitos e discriminação de elementos.5 Estatística e Análise de Dados: 5.1 Estatística básica (média, moda, mediana, desvio padrão). 5.2 Análise e interpretação de gráficos e tabelas.6 Noções de Matemática Financeira: 6.1 Juros simples e compostos. 6.2 Desconto. 6.3 Taxas.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do Cremese nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital nº 1/2025, disponível abaixo.
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