Redação Publicado em 16/11/2023, às 08h40 - Atualizado em 04/03/2024, às 18h00
O concurso do CRESS MG (Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais) visa ao provimento de 240 vagas – 15 para contratação imediata e 225 para formação de cadastro reserva (CR). O contrato de trabalho será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. A banca organizadora é o Instituto Quadrix.
Do total de ofertas, 175 são destinadas ao cargo de assistente administrativo, que requer escolaridade mínima de ensino médio completo e recebe o salário inicial de R$ 2.112, para jornada de trabalho de 30 horas semanais. Confira a distribuição das vagas por locais de lotação:
Belo Horizonte (11 vagas + 89 CR);
Juiz de Fora (25 CR);
Montes Claros (25 CR); e
Uberlândia (1 + 34 CR).
As outras 55 vagas são para a carreira de assistente social (3 + 52 CR), que exige formação de nível superior em serviço social e registro no órgão de classe. A remuneração é de R$ 5.492, para carga horária semanal de 30h. Todas as chances são para atuação na sede e seccionais do estado de Minas Gerais, com lotação imediata para as seccionais de Montes Claros e Uberlândia.
Atribuições dos cargos
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO: designado conforme sua formação, habilidades, competências, experiências anteriores e necessidade do CRESS/MG para atuar nos diferentes Setores Internos: Administrativo (contratações, pessoal, informática, eventos/viagens, e documental), Anuidades, Financeiro/Patrimônio, Secretaria, Fiscalização, Registro, Jurídico/Ética, conforme resumo abaixo da Resolução CRESS/MG nº 6357 /2020: Assistir na execução das atividades administrativas referente aos processos de compras e contratos do CRESS-MG, para aquisição de produtos ou serviços, materiais, móveis, equipamentos e contratação de serviços, bem como pela gestão da execução contratual de contratos firmados, atendendo aos critérios internos, estatutários e legais, em todas as modalidades de aquisições necessárias. Assistir na execução das atividades administrativas referente à gestão de pessoas do CRESSMG em seus aspectos qualitativos, quantitativos, legais, tributários, motivacionais, treinamento e desenvolvimento, governança e de responsabilidade social, zelando pela execução de suas das atividades com qualidade, produtividade e assertividade. Assistir na execução das atividades administrativas referente a operacionalidade dos recursos de Tecnologia da Informação do CRESS-MG, sejam eles de hardware, software, sistemas, redes, telefonia ou comunicação de voz e dados, seja com pessoal do quadro próprio ou terceiros, bem como zelar pela sistematização das atividades e padronização dos processos internos do Conselho. Assistir na execução das atividades administrativas referente ao planejamento, execução, acompanhamento da realização e da prestação de contas de viagens, de todos os profissionais do CRESS-MG a serviço, ou de outros profissionais quando em atividades prestadas aos eventos e atividades do Conselho, mediante deliberação da direção do CRESS-MG. Assistir na execução das atividades administrativas referente as atividades financeiras e patrimoniais do CRESS-MG, receber anuidades, acompanhar processos e providenciar recuperação de inadimplências, coordenar e controlar almoxarifado, gerir o patrimônio do CRESS-MG. Controlar e registrar ajudas de custo, diárias, passagens e demais despesas com Conselheiros, empregados e convidados. Assistir na execução das atividades administrativas referente as atividades do contas a receber, realizar a conciliação dos pagamentos recebidos, efetuar os acertos das inconsistências, solicitar carta de anuência, suspensão e/ou extinção de processos judiciais, efetuar abertura de processos de cobrança de inadimplências, acompanhar e cuidar para extinção dos mesmos. Assistir na execução das atividades administrativas referente ao controle da movimentação bancária das contas do CRESS, movimentar valores entre elas conforme necessidade, atuar no controle e pagamento de todas as contas, confeccionar tabelas de cobrança de anuidades conforme definição em Assembleias da categoria, manter contato com o gerente responsável pelas contas bancárias do CRESS, a fim de alinhar necessidades financeiras. Assistir na execução das atividades administrativas referente as atividades de controle patrimonial e pela movimentação, guarda e gestão do almoxarifado do CRESS-MG, bem como pelo controle do uso de materiais, buscando reduzir os consumos e evitando perdas, excessos ou falta de materiais necessários à normalidade das atividades do Conselho. Assistir na execução das atividades administrativas referente as atividades de emissão e controle dos registros profissionais de Serviço Social, atuar e acompanhar os processos de registros no CRESS-MG conforme procedimento interno, desde sua entrada até a emissão e envio da identidade profissional.
ASSISTENTE SOCIAL: Executar as atividades referentes à orientação e fiscalização do exercício profissional do Assistente Social, de acordo com a Política Nacional de Fiscalização PNF em vigor, com as deliberações do conjunto CFESS/CRESS, da Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI e do Conselho Pleno do CRESS/MG.
Dica de estudo: língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.
Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.