Orgão: | CRF BA - Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia |
Nº vagas: | 45 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 89,00 |
Cargos: | Farmacêutico |
Áreas de Atuação: | Saúde |
Escolaridade: | Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 6176,00 |
Organizadora: | Quadrix |
Estados com Vagas: | BA |
Abertura das inscrições | 09/10/2024 |
Encerramento das inscrições | 11/11/2024 |
Prova | 15/12/2024 |
Redação
Publicado em 30/09/2024, às 13h33 - Atualizado em 12/11/2024, às 18h00
O novo concurso do CRF BA (Conselho Regional de Farmácia da Bahia) reúne 45 vagas para o cargo de farmacêutico fiscal – duas para contratação imediata e 43 para formação de cadastro de reserva. A carreira exige formação de ensino superior em farmácia, registro no órgão de classe e carteira nacional de habilitação na categoria “B”. A remuneração inicial é de R$ 6.176, 37. O Instituto Quadrix é o organizador do processo de seleção.
Farmacêutico Fiscal: Fiscalizar o cumprimento da Lei do Exercício Profissional, do Código de Ética e demais dispositivos e provimentos do Conselho Federal de Farmácia-CFF, deliberações e atos normativos do CRF-BA; Realizar visitas técnicas de fiscalização na circunscrição do Conselho Regional de Farmácia da Bahia, incluindo viagens intermunicipais, devendo atingir as metas estabelecidas pelo Conselho Federal de Farmácia e no Plano Anual de Fiscalização editado pelo CRF-BA; Realizar fiscalizações noturnas, aos finais de semana e feriados (municipais, estaduais e/ou federais), conforme meta estabelecida no Plano Anual de Fiscalização; Aplicar as Fichas de Fiscalização do Exercício das Atividades Farmacêuticas (FFEAF) conforme o Plano Anual de Fiscalização; Disponibilidade para viajar, podendo ficar de 2 (duas) a 3 (três) semanas consecutivas, por mês, realizando inspeções nas cidades do estado da Bahia; Dirigir o carro da instituição para realizar as fiscalizações; Emitir relatório circunstanciado com irregularidades e infrações e notificar (pessoa física e jurídica); Autuar os estabelecimentos farmacêuticos onde for flagrado o exercício ilegal da profissão; Seguir planejamento previamente elaborado para as visitas técnicas – inspeção anual (primeira visita e visita subsequente), quando necessário, objetivando monitorar as irregularidades e/ou infrações identificadas, cobrando as devidas correções e orientando quanto às implicações ético legais do não cumprimento das notificações/recomendações do CRF-BA; Prestar contas do valor recebido a título de suprimento de fundos; Acatar decisões do Coordenador e/ou Chefe da Fiscalização; Coordenar o Setor de Fiscalização; Coordenar o setor de ética profissional; Coordenar o Setor de Cadastro; Integrar o setor de Orientação Farmacêutica; Responder as demandas do Setor de Regulatórios; Responder as demandas da Ouvidoria; Realizar diligências para apuração de denúncias; Disponibilidade para residir em qualquer cidade do estado da Bahia, conforme determinação da diretoria do CRF-BA, conforme as necessidades da autarquia; Reunir-se com representantes do CRF-BA e de entidades públicas ou privadas, como coordenador ou com prévia orientação da Coordenação de Fiscalização, para tratar de assuntos pertinentes à área de atuação farmacêutica; Participar de operações conjuntas com outros órgãos como: Procon, Vigilância Sanitária, Ministério Público e Polícia Civil; Responder as auditorias do Conselho Federal de Farmácia-CFF; Apoiar, de forma administrativa, demandas relacionadas com a fiscalização do CRF-BA, incluindo apoio interno administrativo na sede e seccionais, quando necessário; Preparar o Plano Anual de Fiscalização; Responder a pedidos de outros órgãos, como: CFF, Procon, Vigilância Sanitária, Ministério Público e Polícia Civil; Redigir cartas, memorandos, ofícios, correspondências, pareceres, atas de reuniões e comunicados, enquanto coordenador ou sob orientação da sua chefia; Confeccionar certidões e carteira dos profissionais farmacêuticos; Organizar documentos relativos a processos (administrativos, financeiros, fiscais e éticos); Assessorar Diretoria, Plenárias, e demais setores internos do CRF-BA; Emitir pareceres, realizar estudos e elaborar relatórios técnicos. Atender aos farmacêuticos, empresas e organizações, sobre procedimentos e normas técnicas e administrativas; Organizar as convocações de farmacêuticos para orientações (autorizadas pela diretoria); Recebimento de demandas telefônicas, eletrônicas ou presenciais de profissionais, referentes ao âmbito farmacêutico; Acompanhamento, juntamente com a fiscalização, da regularização da situação pela qual o farmacêutico foi chamado para orientação; Controlar o recebimento e emissão de correspondências, protocolar, registrar e distribuir documentos e atualizar banco de dados e arquivos; Lançar as baixas das Empresas no sistema de informática; Organizar cadastro das Empresas e dos profissionais Farmacêuticos inscritos, visando análise em reunião de plenária; Entregar a documentação referente aos processos de Empresas e profissionais Farmacêuticos aprovados nas reuniões plenárias; Realizar palestras para estudantes de farmácia e farmacêuticos; Elaboração e colaboração na produção de materiais técnicos do CRF-BA, como cursos, vídeos, impressos e outros de interesse da categoria farmacêutica e de orientação à população; Produzir conteúdos ativo e passivo para entrevistas e oportunidades de mídia para o CRF-BA; Realizar gestão de informação de oportunidades de trabalho na área farmacêutica; Elaborar relatórios e estatísticas do setor; Atuar em análise processual e cadastral; Divulgar o trabalho e função do CRF-BA; Auxiliar na identificação e implantação de melhorias em processos do CRF-BA; Digitalizar e publicar arquivos no site e no Portal Transparência, bem como atualizar conteúdo; Realizar outras atividades de farmacêutico quando designado pelo gestor; Operar equipamentos (computadores e similares e veículos); Zelar pelo funcionamento e conservação dos equipamentos que utiliza; Ser responsável pelo veículo concedido pelo CRF-BA para utilização, exclusivamente, no cumprimento da atividade de fiscal da autarquia, assumindo e adimplindo eventuais multas por infração de trânsito e arcar com os prejuízos referente aos danos causados ao veículo por mau uso; Ser responsável pelas verificações de rotina do veículo, a exemplo do abastecimento, líquido de arrefecimento do radiador, água do esguicho do limpador do para-brisa, óleo, calibragem dos pneus, lavagem, etc; Levar o veículo para realizar revisões periódicas; Realizar outras atividades necessárias ao bom desenvolvimento do equipamento e veículo utilizados.
1.1 LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Figuras de linguagem.
1.2 RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICA: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
LEIA TAMBÉM
1.3 NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 10 e 11). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, Worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Patricia Lavezzo | Publicado em 11/11/2024, às 09h07
Patricia Lavezzo | Publicado em 09/10/2024, às 10h23 - Atualizado às 10h25
Patricia Lavezzo | Publicado em 07/10/2024, às 09h06
Fernando Cezar Alves | Publicado em 01/10/2024, às 07h41
Fernando Cezar Alves | Publicado em 30/09/2024, às 13h34
Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram
Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.