| Orgão: | CRF DF - Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal |
| Nº vagas: | 150 |
| Taxa de inscrição: |
De R$ 55,00
Até R$ 58,00 |
| Cargos: | Advogado,
Assistente,
Farmacêutico |
| Áreas de Atuação: | Administrativa |
| Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
| Faixa de salário: | De R$ 3153,34 Até R$ 6642,46 |
| Organizadora: | Instituto Quadrix |
| Estados com Vagas: | DF |
| Cidades: | Brasília - DF |
| Abertura das inscrições | 15/12/2025 |
| Encerramento das inscrições | 20/01/2026 |
| Prova | 15/03/2026 |
Redação
Publicado em 02/01/2024, às 09h02 - Atualizado em 15/12/2025, às 08h47
O concurso do CRF DF (Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal) oferece 150 vagas, das quais 3 imediatas e 147 para cadastro reserva. Estão em disputa cargos de níveis médio e superior, com salários entre R$ 3.153,34 e R$ 6.642,46, além de auxílio-alimentação mensal de R$ 1.162, plano de saúde e vale-transporte. As oportunidades são para trabalhar em Brasília (DF).
Nível médio:
Nível superior:
Assistente — Registrar a entrada e saída de documentos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, triar documentos, distribuir documentos, conferir dados e datas, verificar documentos, Identificar irregularidades nos documentos, localizar documentos, classificar documentos, atualizar informações, solicitar cópias de documentos, tirar cópias de documentos, digitalizar documentos, receber documentos, protocolar documentos, formatar documentos, submeter pareceres, arquivar documentos, monitorar conferência de documentos comprobatórios, criar banco de dados de controle, digitar textos e planilhas, preencher formulários e/ou cadastros, preparar minutas, digitar notas de lançamentos contábeis, preencher ficha de movimentação de pessoal, coletar dados, verificar índices econômicos e financeiros, elaborar planilhas de cálculos, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, efetuar cálculos, conferir cálculos, redigir atas, elaborar correspondência e/ou documentos, relatórios e apresentações, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, emitir notificações por e-mail, realizar prestação de contas, requisitar pagamentos, colher assinaturas, dar apoio operacional para elaboração de relatórios administrativos, elaborar plano de trabalho, acompanhar processos administrativos, verificar prazos estabelecidos, localizar processos administrativos, acompanhar notificações de não conformidade, encaminhar protocolos internos, solicitar informações cadastrais, atualizar cadastros, atualizar dados de planejamento, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas, acompanhar andamento dos pedidos, Apurar veracidade das informações colhidas em campo, realizar pesquisa cadastral, monitorar cumprimento das etapas dos processos judiciais e administrativos, quando for o caso, atender usuário, fornecedores, prestadores de serviços, fornecer informações sobre serviços., identificar natureza das solicitações dos usuários, fornecer informações da autarquia observados requisitos da LAI E LGPD , registrar reclamações dos usuários, identificar perfil dos usuários, esclarecer dúvidas, solicitar documentos, prestar informações sobre os processos judiciais, observados LAI E LGPD. , executar rotinas de apoio na área de recursos humanos, executar procedimentos de recrutamento e seleção, executar rotinas de admissão de pessoal, executar rotinas de demissão de pessoal, dar suporte administrativo à área de treinamento, orientar funcionários sobre direitos e deveres, controlar frequência dos funcionários, auxiliar na elaboração da folha de pagamento, atualizar dados dos funcionários, auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras etc.), prestar apoio logístico, controlar material de expediente, levantar a necessidade de material, requisitar materiais, solicitar compra de materiais, conferir material solicitado, providenciar devolução de material fora de especificação, distribuir material de expediente, controlar expedição de malotes e recebimentos, pesquisar preços, solicitar entrega de documentos, intermediar contatos, auxiliar na organização de eventos internos, organizar reuniões, participar de reuniões, organizar envio de brindes, organizar o setor, comunicar autorização de entrada de visitantes, solicitar manutenção dos equipamentos, demonstrar competências pessoais, demonstrar iniciativa, trabalhar em equipe, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de observação, demonstrar persistência, demonstrar facilidade de comunicação, transmitir credibilidade, contornar situações adversas, demonstrar criatividade, demonstrar autocontrole, demonstrar capacidade de organização, demonstrar proatividade, demonstrar capacidade de cumprir normas de segurança, saúde e sigilo profissional.
Administrador — Desempenha funções estratégicas, táticas e operacionais, aplicando as técnicas de planejamento, organização e gerenciamento dos recursos da entidade, elaborar, implementar e monitorar planos, programas e projetos governamentais e institucionais, realizar diagnósticos de situações e definir estratégias para alcançar os objetivos da autarquia, dimensionar recursos, planejar sua aplicação e utilizar tecnologias para gerar inovação e eficiência, coordenar e controlar as atividades relacionadas à gestão de pessoal, incluindo provimento, capacitação, avaliação de desempenho e administração de cargos e salários, zelar pelo cumprimento das normas e legislações trabalhistas e estatutárias aplicáveis aos servidores públicos, participar da elaboração e execução do orçamento anual LOA, garantindo a correta aplicação dos recursos públicos., administrar recursos financeiros e patrimoniais, assegurando a transparência e a probidade na gestão, realizar análises de custo e viabilidade financeira de projetos e ações, organizar, dirigir e controlar as rotinas administrativas gerais, como sistemas de arquivamento, documentação e manutenção de registros, gerenciar processos de aquisições, licitações e administração de contratos, em conformidade com a Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), controlar o patrimônio da autarquia, realizando inventários e zelando pela sua conservação e uso adequado, implementar e manter sistemas de controle interno e gestão da qualidade dos serviços públicos, elaborar pareceres, relatórios, laudos e projetos, prestando contas aos órgãos de controle (TCU, TCE, CGU) e à sociedade, garantir a publicidade e a transparência dos atos administrativos, em obediência à Lei de Acesso à Informação (LAI), assessorar a diretoria e demais departamentos em assuntos relacionados à administração, organização e métodos, realizar estudos, análises e interpretações de dados para subsidiar a tomada de decisão.
Advogado — Assessorar nos estudos de caso, análises e pareceres jurídicos em casos controversos de aplicação da legislação federal e resolutiva pertinentes ao conselho de farmácia, elaborar pareceres jurídicos decorrentes de divergências sobre temas internos de natureza trabalhista, auxiliar a comissão de licitação do CRF/DF, analisando a conformidade processual e emitindo pareceres jurídicos no âmbito dos processos de licitação, auxiliar o Departamento de Administração, nas análises de processos administrativos, contratos em vigência ou em novas contratações, produzindo pareceres jurídicos referentes às contratações públicas, sobretudo em casos de contratação por dispensa de licitação, inexigibilidade e contratação emergencial, além de negociar com os fornecedores e prestadores de serviços, quando solicitado, auxiliar o gabinete da presidência, na elaboração e revisão de ofícios e demais documentos, quando solicitado, prestar orientação jurídica na atuação do Setor de Fiscalização, quando provocado, auxiliar e revisar portarias e deliberações que envolvam normativas jurídicas nos documentos que sejam de competência dos demais setores, atuar, acompanhar, participar de audiências e negociações decorrentes de processos trabalhistas em que o CRF/DF figure no polo passivo ou ativo, atuar, acompanhar e conduzir defesa e recursos nos Mandados de Segurança e Ações Anulatórias movidas em desfavor do CRF/DF, ajuizar processos judiciais de toda natureza, em defesa dos direitos do conselho, de competência da justiça federal, estadual, trabalhista e afins, acompanhar e conduzir defesa no âmbito dos processos administrativos do Ministério Público do Trabalho da 10ª Região e do Ministério Público Federal, receber citações, intimações e notificações decorrentes de processos judiciais, representar o CRF/DF em audiências de natureza judiciais ou administrativa, no âmbito do judiciário ou do Ministério Público, assessorar, quando solicitado, a cobrança administrativa dos inadimplentes de pessoas físicas e pessoas jurídicas, bem como acompanhar e revisar as inscrições em dívida ativa de pessoa física e jurídica, gerar e solicitar pagamento de guias de custas para ajuizamento de ações ou para interposição de recursos, nos processos em que o conselho figura no polo passivo ou ativo, ajuizar execuções fiscais, para cobranças judiciais de dívidas de anuidades de pessoa física, jurídica, além de multas de fiscalização, Acompanhar, peticionar, dar andamento nos processos de execução fiscal, em que o CRF/DF figure no polo ativo, analisar, acompanhar e conduzir defesas em execuções fiscais em que o CRF/DF figura no polo passivo, recepcionar pessoas físicas e jurídicas, pessoalmente, por telefone ou e-mail, para negociação de dívidas cobradas em sede de execução fiscal, negociar e formalizar acordos decorrentes de dívidas que estejam executadas judicialmente, prestar informação trimestral à Diretoria e ao Setor Financeiro, sobre valores recuperados decorrentes das ações de cobrança judicial, orientar e acompanhar negociações de acordos coletivos de trabalho e outras negociações com o sindicato da categoria, acompanhar os Processos Administrativos Disciplinares e questões de natureza disciplinar dos empregados do CRF/DF, comparecer às Sessões Plenárias Ordinárias e Extraordinárias do CRF/DF, assim como às reuniões semanais de Diretoria e às reuniões plenárias do Conselho Federal de Farmácia, quando convocado, representar o Departamento Jurídico do CRF/DF em reuniões ou eventos realizados em Brasília ou em outro estado, quando convocado, acompanhar e assessorar a Comissão de Ética do CRF/DF em todo o curso processual ético, assessorando os conselheiros regionais nas sessões de julgamento de Processos Éticos, além de participar das audiências de oitiva de testemunhas e depoimentos no âmbito do Processos Éticos do CRF/DF, apresentar documentos e informações solicitadas em âmbito das auditorias internas e externas, especialmente aquelas realizadas pelo Conselho Federal de Farmácia e Tribunal de Contas da União, auxiliar na tramitação das eleições e assuntos resultados do pleito eleitoral, atender as demandas decorrentes de pedidos de inscrição e cancelamento de pessoa jurídica e pessoa física, diplomas falsos e documentos sem validade, criar e acompanhar regramentos para a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD juntamente com a Assessoria de Administração e Assessoria da Presidência, auxiliar nos pedidos de respostas fundamentadas na Lei de Acesso à Informação, participar dos treinamentos dos funcionários, em parceria com o Departamento de Gestão de Pessoas do CRF/DF, sobre as implicações jurídicas e responsabilidades decorrente de sua atuação, envolvendo temas como assédio moral, sexual e crimes contra o patrimônio público, coordenar, acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar os subordinados do DEJUR (Departamento Jurídico), assim como prever férias, escalas, analisar cumprimento de jornada de trabalho, sugerir cursos, treinamentos e capacitação para a respectiva equipe, apresentar todo início de exercício, o planejamento e metas do DEJUR, assim como apresentar mensalmente relatório das atividades desempenhadas do DEJUR e ocorrências a fim de aplicação do Ciclo PDCA e fomentar o processo de melhoria contínua do DEJUR, observar as competências pessoais de acordo com o CBO do cargo em questão.
Farmacêutico fiscal — Executar a fiscalização do exercício da profissão farmacêutica, observando e fazendo cumprir os preceitos legais e éticos pertinentes, atuar em análise processual e cadastral, fiscalizar estabelecimentos farmacêuticos no Distrito Federal, executar as ações relativas ao serviço de fiscalização de acordo com o plano de fiscalização anual, aplicando-o de forma eficiente e uniforme, constatar o ilícito disciplinar, lavrar os documentos fiscais pertinentes, verificar as condições do exercício profissional do farmacêutico, orientar os profissionais quanto à legislação vigente, orientar os usuários quanto aos trâmites do CRF-DF, elaborar relatórios e planilhas, reunir-se com representantes do CRF/DF e de entidades públicas ou privadas, com prévia orientação da chefia, para tratar de assuntos pertinentes à área de atuação, realizar diligências para apuração de denúncias, realizar inspeções especiais por solicitação do departamento de fiscalização do CRF-DF, divulgar o trabalho e competências do CRF/DF, solicitar apoio das autoridades sanitárias e policiais, se necessário, operar equipamentos (computadores e similares e veículos), dirigir veículo e cuidar da manutenção do mesmo, conforme ordem de serviço especifica, participar da elaboração do plano de fiscalização anual, participar de eventos quando delegado pela Diretoria, assistir à chefia nos assuntos e informações referentes às fiscalizações, buscando informações e fornecendo suporte, cumprir o roteiro de fiscalização determinado, informar e dar encaminhamento às denúncias das quais tenha conhecimento, encaminhar às autoridades competentes, de forma documentada, fatos apurados cuja solução não seja de alçada do CRF-DF, acatar decisões da sua chefia direta, atender e orientar profissionais e empresas quanto aos procedimentos, a legislação farmacêutica e aos trâmites administrativos relativos a atividade farmacêutica, assessorar diretoria, plenárias e demais setores internos do CRF/DF quando solicitado, emitir pareceres, realizar estudos e elaborar relatórios técnicos, quando necessário, elaborar e Realizar palestras, quando solicitado pela entidade, elaborar artigos ou publicações técnicas referentes a área farmacêutica, elaborar respostas técnico-legais, elaborar estatísticas e relatórios, realizar treinamento a farmacêutico fiscal recém contratado, dando ciência à gerencia sobre o desempenho do profissional durante o treinamento, colaborar com projetos de orientação a profissionais, usuários e empresas, elaborar normas técnicas e instruções a serem publicadas no portal CRF/DF e demais mídias, organizar e realizar as convocações de farmacêuticos para orientações (autorizadas pela gerencia do departamento de fiscalização), receber e dar encaminhamento às demandas telefônicas, eletrônicas ou presenciais de profissionais, referentes ao âmbito farmacêutico, realizar orientação aos profissionais farmacêuticos na sede, seccionais ou durante as inspeções fiscais, conforme os procedimentos padronizados pelo departamento de fiscalização, analisar situações trazidas pela fiscalização e/ou diretoria de profissionais que poderão estar infringindo o código de ética profissional e encaminhar informação ao Presidente do CRF/DF para análise da viabilidade de instauração de Processo Ético Disciplinar, O Fiscal Farmacêutico é responsável por executar atividades de fiscalização do exercício profissional, consoante à legislação pertinente, em estabelecimentos registrados ou não no Conselho Regional de Farmácia (CRF) ou órgão responsável. Realizar inspeções em farmácias, drogarias e outros estabelecimentos sujeitos à fiscalização farmacêutica (como hospitais, indústrias, distribuidores) para verificar o cumprimento das normas sanitárias e ético-profissionais vigentes. constatar a presença e a assistência efetiva do farmacêutico responsável ou substituto durante todo o horário de funcionamento declarado do estabelecimento, conforme exigido pela legislação (RDC 44/2009 da Anvisa e CFF)., atuar em horários de plantão para atender a denúncias, diligências, ordens de serviço e/ou blitzes que demandem verificação imediata, inclusive durante a noite, fins de semana e feriados, examinar livros de registro (controlados, antibióticos, etc.), documentos, e estoques de medicamentos sob regime de controle especial, lavrar autos de infração, termos de visita, relatórios de inspeção detalhados e outros documentos fiscais e administrativos decorrentes das atividades, orientar os profissionais e proprietários dos estabelecimentos sobre as não conformidades encontradas e a legislação pertinente, promovendo a regularização (quando cabível notificação prévia), manter-se disponível e em prontidão durante o período de plantão para deslocamento imediato em caso de necessidade de fiscalização urgente.
Confira abaixo os temas de informática indicados no conteúdo programático:
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1 Conceitos Fundamentais: 1.1 Hardware, software e periféricos.
2 Aplicativos de Escritório e Comunicação: 2.1 Editores de texto, planilhas e apresentações (Microsoft 365, Google Workspace). 2.2 Ferramentas de comunicação (Teams, Meet).
3 Sistemas Operacionais: 3.1 Noções de Windows (10 e 11). 3.2 Sistemas móveis (Android e iOS).
4 Redes e Internet: 4.1 Conceitos básicos de redes, internet e intranet. 4.2 Navegadores (Chrome, Firefox, Edge). 4.3 Uso de e-mail (Outlook, webmail) e sites de busca.
5 Gerenciamento e Segurança da Informação: 5.1 Organização de arquivos e pastas. 5.2 Armazenamento em nuvem (OneDrive, Google Drive). 5.3 Segurança (vírus, antivírus, firewall). 5.4 Procedimentos de backup.
6 Transformação Digital: 6.1 Conceitos básicos de Inteligência Artificial e computação em nuvem.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do CRF DF nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital nº 1/2025, disponível abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
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Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.
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