Orgão: | CRP CE - Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região — Ceará |
Nº vagas: | 200 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 60,00
Até R$ 70,00 |
Cargos: | Técnico,
Assistente,
Psicólogo |
Áreas de Atuação: | Administrativa |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 1578,11 Até R$ 6136,46 |
Organizadora: | Quadrix |
Estados com Vagas: | CE |
Abertura das inscrições | 02/05/2022 |
Encerramento das inscrições | 06/06/2022 |
Prova | 10/07/2022 |
Divulgação do Gabarito | 11/07/2022 |
Redação
Publicado em 03/05/2022, às 09h55 - Atualizado em 12/07/2022, às 18h00
O mais recente concurso do CRP CE (Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região — Ceará) conta com 200 vagas, das quais 8 para contratação imediata e 192 para cadastro reserva (CR). Além de Fortaleza, onde fica a sede do órgão, a seleção oferece oportunidades para trabalhar em Juazeiro do Norte.
Há chances com exigência de ensino médio para assistente administrativo (4 vagas imediatas + 76 CR — salário de R$ 1.578,11), assistente técnico administrativo e serviços (1 + 29 CR — RS 2.160,99) e técnico financeiro (1 + 29 CR — RS 2.160,99).
As opções de nível superior são para psicóloga fiscal (1 + 29 CR — R$ 6.136,46) e técnico de orientação e fiscalização (1 + 29 CR — R$ 6.136,46).
Assistente administrativo - Realizar o atendimento ao público externo em geral, através de telefone, e-mail’s e presencialmente, encaminhando-os aos setores solicitados para resolução de suas necessidades, visando agilizar o atendimento às demandas. Realizar a inscrição dos Psicólogos, utilizando o sistema SISCAFW ou sistema similar, digitando seus dados pessoais para geração de boletos bancários e confecção das respectivas as carteiras de identidade profissional, a fim de manter a regularização de seu registro na categoria profissional. Organizar os processos de inscrição, transferência, secundária e cancelamento, preparando a documentação necessária para encaminhá-las à reunião de plenária, visando cumprir os trâmites legais de deferimento ou de indeferimento pelos Conselheiros. Auxiliar na preparação da reunião de entrega de carteiras de identidade profissional, recebendo a documentação da reunião de plenária, agendando datas de entrega, atualizando junto ao sistema as informações pertinentes, bem como encaminhando os processos para arquivo, visando manter a ordem e guarda da documentação do setor. Realizar contato por telefone ou e-mail com os demais CRP’s a fim de enviar e/ou solicitar informações a respeitos dos profissionais para organização de seus registros junto ao CRP11-CE. Preparar certidões de transferência ou de carteiras secundárias em parceria com COE e setor Financeiro, visando atender as solicitações dos demais Conselhos, quando necessário. Dar apoio na organização de eventos do CRP11- CE, realizando o suporte a comissão responsável pela realização do evento, a fim de contribuir para o sucesso das ações, conforme estabelecido. Responder diariamente aos e-mails da secretaria, orientando e resolvendo as solicitações para manter os cadastros dos profissionais atualizados, bem como atender as demandas com rapidez e presteza. Participar de reuniões internas de trabalho com seu Superior Imediato e demais colaboradores da área, trocando informações necessárias para manutenção dos fluxos das atividades da área.
Assistente técnico administrativo e serviços - Receber e prestar informações as psicólogas e demais profissionais que entrarem em contato com o Conselho através de e-mail, telefone ou pessoalmente, passando orientações cordialmente conforme as necessidades solicitadas; encaminhar solicitações de psicólogas cadastrados e órgão diversos como prorrogação de prazos de inscrição provisória, certidão de nada consta e demais demandas necessárias; efetuar inscrição de pessoa física e jurídica atrás de solicitações feitas via correio e pessoalmente, bem como realizar a conferência da documentação, prestar todas as orientações referentes ao processo de cadastro e entrega da carteira de habilitação profissional ou certificado de Responsabilidade Técnica e encaminhar para a diretoria e responsáveis do Conselho; realizar cadastro no sistema interno do Conselho com os dados dos novos profissionais inscritos e gerar os respectivos boletos para pagamentos da taxa de inscrição e anuidade; fazer consulta em todos os Conselhos Regionais de Psicologia para obter informações de inscrições de profissionais que tenha formação maior que um ano para evitar duplicidade de registro; solicitar junto às instituições de ensino superior a lista de formados para validar a documentação recebida pelos profissionais que solicitarem inscrição no CRP11-CE; encaminhar para gerência administrativa a lista e documentação das novas inscritos no Conselho, a fim de subsidiar com informações a reunião de Diretoria e aprovação das inscrições; realizar inscrição secundária/transferência de registro entre regiões e solicitar certidão de transferência de registro para o conselho em que a profissional está cadastrada, a fim o obter uma parecer da situação atual da profissional; solicitar a gerência administrativa cédula de carteira de habilitação profissional em branco para a inserção dos dados das novas inscritas e confeccionar a mesma, inserir os dados através de impressão, colher assinatura e digital, realizar a marcação da chancela; agendar a realização de reunião para entrega das carteiras de habilitação com o objetivo de que todas as carteiras sejam entregues após as orientações dadas em reunião da diretoria e da Plenária do CRP11-CE, do Código de Ética Profissional e funcionamento administrativo; preparar a sala de reunião para orientação de novas inscritas, fazer distribuição de materiais, receber convidados da reunião e apresentar as atividades inerentes à área administrativa; Arquivar as pastas com documentações das novas inscritos, atendendo a metodologia de armazenamento do Conselho; arquivar outros documentos correlatos, atendendo a metodologia de armazenamento do Conselho; atender as solicitações dos Conselhos de outras regiões como pedidos de certidões de transferências de inscrição secundária e consulta de cadastro; controlar as inscrições provisórias, ou seja, as inscrições rezadas com a certidão de colação de grau para solicitar a apresentação do diploma no prazo máximo de dois anos, bem como realizar notificação para apresentação do mesmo; realizar cancelamento de cadastro de pessoa jurídica e pessoa física quando solicitado, conferir documentações apresentadas e encaminhar para Plenária a fim de subsidiar as decisões, bem como executar as ações definidas na reunião de Plenária; enviar mala direta e carta do Conselho para os profissionais cadastrados como oportunidade de emprego, divulgação de cursos, notificações e outras informações, enviar o Jornal On-line para as pessoas que manifestarem interesse através do site e para as psicólogas cadastradas; cumprir as determinações do CPD - Código de Processamento Disciplinar do Sistema Conselhos, sendo autorizado a ter acesso e a tomar providências quantos aos processos disciplinares; receber as representações apresentadas junto ao CRP11-CE encaminhando-as à Presidência de modo sigiloso; receber da COE e encaminhar às partes envolvidas notificações e outras correspondências, sempre através de Aviso de Recebimento – AR; acompanhar rigorosamente os prazos estabelecidos no CPD, recebendo as respostas, organizando os documentos na forma de um processo disciplinar e encaminhando a COE; atender as solicitações de advogados e partes envolvidas nos processos disciplinares, pessoalmente, por telefone, correspondência postal ou eletrônica, despachando-as para o coordenador da COE; encaminhar as respostas, acompanhar o recebimento, arquivando nos autos de acordo com as normas do CPD e tomando as providências cabíveis e garantindo o sigilo de tais ações; zelar pela guarda dos autos dos processos disciplinares, garantindo o sigilo absoluto; agendar reuniões, executando o apoio logístico para audiências de instrução ou julgamento e tomando outras providências para o desempenho satisfatório da COE; realizar o atendimento no setor de cobrança, efetuando negociações a profissionais e PJ (pessoa jurídica) inadimplentes, presencialmente, contato telefônico, correspondência, via e-mails, comunicação por mídias sociais, trocando informações referentes aos recebimentos em atraso ou eventuais divergências, visando sanar dúvidas e regularizar pendências financeiras existentes, com base em pesquisa feita no sistema cadastral ou similar; realizar, através do gerenciador financeiro, os procedimentos da cobrança bancária com envio diário de arquivos remessas de boletos emitidos e baixa diária dos arquivos retornos de pagamentos no sistema cadastral; participar da política de combate a inadimplência através de cobranças nas fases administrativas e executivas a profissionais e PJ, emitindo correspondências/notificações, enviando via correios, acompanhando prazos e efetuando negociações; emitir declarações de inscrição de pessoa física ou jurídica, referente à regularidade financeira junto ao CRP11-CE, através de consulta no sistema cadastral ou similar, visando obter a regularidade das psicólogas; participar de reuniões internas de trabalho com seu superior imediato e demais colaboradores da área, trocando informações necessárias para manutenção dos fluxos das atividades; realizar outras atividades, conforme as necessidades do CRP11-CE.
Técnico financeiro - Acompanhar a movimentação diária das receitas e despesas, examinando relatórios de cobrança no gerenciador financeiro, visando o controle do fluxo de pagamentos e recebimentos do CRP11-CE. Elaborar memorandos, contendo informações referentes aos pagamentos de despesas fixas, controlando e solicitando aprovação dos mesmos, enviando posteriormente para área responsável pelos pagamentos, a fim de contribuir para o cumprimento dos compromissos financeiros assumidos. Realizar as atividades de contas a pagar e receber, mediante o acompanhamento das despesas e recebimentos, controle das datas de vencimento de títulos, emissão de cheques e providências para a realização dos pagamentos após aprovações, realizando lançamentos no sistema, visando manter os compromissos financeiros da Instituição em dia. Organizar documentos para o pagamento das despesas diárias, visando a precisão nos fechamentos, com base nos balanços gerados pagos e a pagar. Negociar dívidas, quando necessário, juntamente com os Profissionais inadimplentes, visando minimizar o índice de inadimplência da Instituição. Acompanhar a realização dos processos de contas a receber, controlando prazos e vencimentos de títulos, preparando relatórios diários de recebimentos, visando manter os cronogramas de recebimentos dentro das normas e procedimentos estabelecidos. Atualizar, fazer o backup e realizar manutenções de todo o sistema SISCAF (ou similar), periodicamente, de acordo com a necessidade, visando manter em dia, os cadastros e as situações financeiras de todos os profissionais inscritos. Realizar o atendimento de Profissionais inadimplentes, através de telefone ou presencialmente, trocando informações referentes aos recebimentos em atraso ou eventuais divergências, visando sanar dúvidas e regularizar pendências financeiras existentes. Preparar relatórios com previsão de valores a receber, com base nas demandas repassadas pelas áreas, para efeitos de elaboração do fluxo de caixa, bem como compor informações para apresentação ao Superior Imediato, subsidiando-o na tomada de decisão. Participar de reuniões internas de trabalho com seu Superior Imediato e demais colaboradores da área, trocando informações necessárias para manutenção dos fluxos das atividades da área.
Confira abaixo os temas comuns a todos os cargos:
LEIA TAMBÉM
Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Ortografia oficial. 4 Mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
Raciocínio lógico e matemática - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
Informática - 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
Legislação e ética na administração pública - 1 Ética e função pública. 2 Ética no Setor Público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo). 5 Acesso à informação: Lei nº 12.527/2011; e Decreto nº 7.724/2012. 6 Decreto nº 9.830/2019.
Atualidades - 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do CRP CE nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 11/07/2022, às 00h46
Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 10/07/2022, às 01h09
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 03/05/2022, às 10h09 - Atualizado às 10h18
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Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.
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