| Orgão: | CRQ BA - Conselho Regional de Química da Bahia — 7ª Região |
| Nº vagas: | 90 |
| Taxa de inscrição: |
De R$ 59,00
Até R$ 62,00 |
| Cargos: | Fiscal,
Assistente Administrativo |
| Áreas de Atuação: | Administrativa |
| Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Técnico |
| Faixa de salário: | De R$ 2679,01 Até R$ 3597,51 |
| Organizadora: | Instituto Quadrix |
| Estados com Vagas: | BA |
| Cidades: | Salvador - BA |
| Abertura das inscrições | 06/10/2025 |
| Encerramento das inscrições | 08/12/2025 |
| Prova | 11/01/2026 |
Redação
Publicado em 14/02/2020, às 11h22 - Atualizado em 08/10/2025, às 06h00
O concurso do CRQ BA (Conselho Regional de Química da Bahia — 7ª Região) oferece 90 vagas, das quais 2 imediatas e 88 para cadastro reserva. Há oportunidades para assistente administrativo e fiscal técnico, com salários de R$ 2.679,01 e R$ 3.597,51, respectivamente. A primeira carreira cobra ensino médio, enquanto a segunda requer formação técnica.
Assistente administrativo:
Fiscal técnico:
Assistente administrativo — executar atividades administrativas diversas, mediante controle através de formulários, atendimento ao público, digitação, levantamento de dados e informações para apoio a trabalhos técnicos, e outras atividades de natureza similar, resolvendo os assuntos de sua área de atuação, obedecendo a instruções detalhadas. Atribuições detalhadas: a) participar da elaboração ou desenvolver estudo, levantamento, planejamento e implantação de serviços e rotinas de trabalho, projetos ou planos de organização dos administrativos, compondo fluxogramas, organogramas e demais esquemas e gráficos das informações do sistema, a fim de concorrer para maior produtividade e eficiência dos serviços; b) examinar a exatidão de documentos, conferindo, efetuando registros, observando prazos, datas, posições financeiras, informando sobre andamento do assunto pendente e tornar as providências necessárias quando autorizado pela Coordenação; c) redigir e rever redação de documentos legais, relatórios, pareceres que exijam pesquisas específicas e correspondências que tratam de assuntos de maior complexidade; d) estudar processos referentes a assuntos de caráter geral ou específico e propor soluções nos temas afetos ao CRQ BA; e) analisar processo de assunto pertinente a sua área de atuação, dando informações e/ou emitindo pareceres quando for o caso; f) redigir e digitar ofícios circulares, ordem de serviço, memorandos, portarias, editais, notas de empenho, ordens de pagamento, cheques, guias de recolhimento bancários, fichas de dotação orçamentária e das contas bancárias do Conselho e demais expedientes e atos administrativos, bem como controlar a sua numeração; g) arquivar toda a correspondência expedida e recebida, bem como manter o arquivo do Conselho em ordem; h) controlar assuntos pendentes, solicitando aos órgãos envolvidos documentação pertinente, a fim de atender ao cumprimento de prazos estabelecidos para os trabalhos; i) orientar as aquisições de materiais e equipamentos, através de processos licitatórios; j) controlar o estoque de material de expediente; k) conferir os serviços de digitação verificando sua exatidão e apontando as correções necessárias; realizar atividades referentes a folha de pagamento, encargos sociais, recolhimentos, registro de empregados, controle e concessão de benefícios, contratos de trabalho, rescisões contratuais, férias e afastamentos, demissões e outros atos da área de pessoal; l) preparar e conferir guias de recolhimento referentes a FGTS, imposto sindical, imposto de renda, seguros e INSS; m) realizar as atividades pertinentes aos registros de profissionais e de empresas no Conselho; n) conferir os documentos exigidos pelo CRQ BA para registro do profissional e da empresa; o) fazer o registro no livro apropriado; p) emitir certificado de registro; q) solicitar e conferir as listagens enviadas pelas empresas dos profissionais de química que nelas trabalham, verificando as irregularidades existentes e cobrando a sua regularização; r) emitir intimações e representações e registrando-as em livros próprios; s) controlar prazos de vencimentos das cobranças, notificações, representações intimações; t) registrar o responsável técnico pela empresa em livros apropriados e emitir as respectivas certidões; u) cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho; v) preparar o material administrativo para as reuniões do Conselho; w) preparar expediente de convocação das reuniões do Conselho; x) secretariar as reuniões do Conselho; y) redigir a ata de reunião do Conselho; z) executar outras atividades correlatas.
Fiscal técnico — a) executar todas as tarefas inerentes às atividades de fiscalização, de acordo com os normativos do CFQ e CRQ BA, compreendendo: lavrar os Termos de Fiscalização da Pessoa Jurídica e Termos de Fiscalização da Pessoa Física, por ocasião das vistorias, Termo de Resistência à Fiscalização, quando não houver permissão para ação fiscalizatória, bem como, emitir Autos de Infração, quando necessário; b) atender às determinações da coordenação de fiscalização, quanto às diligências necessárias à fiscalização do exercício da atividade profissional na área da Química; c) esclarecer aos profissionais, estudantes e representantes de pessoas jurídicas a respeito da legislação da área Química; d) orientar profissionais da área da Química a procederem à regularização perante o CRQ BA e, quando necessário, autuar os que estão em exercício irregular da profissão; e) prestar esclarecimentos referentes às normatizações do exercício da atividade; f) orientar quanto à elaboração e apresentação de denúncias; g) solicitar de autoridade policial garantia de acesso às dependências de locais onde forem desenvolvidas atividades na área da Química, quando houver impedimentos ou obstáculo a ação de fiscalização; h) elaborar relatórios das atividades desenvolvidas, periodicamente, conforme determinação da Coordenação de Fiscalização; i) acompanhar os processos administrativos de fiscalização, sempre que necessário para a manutenção da ordem processual; j) representar o CRQ BA em reuniões e outros eventos, quando solicitado pela Presidência, Plenário ou Coordenação de Fiscalização; k) auxiliar na capacitação de novos Fiscais Técnicos; l) promover diligências junto a outros órgãos, entes públicos ou privados, quando determinado pela Coordenação de Fiscalização; m) participar de sessões plenárias, quando requisitado, a fim de prestar esclarecimentos técnicos; colaborar na elaboração de manifestação técnica em editais de licitação ou concursos públicos, bem como em consultas públicas promovidas por outras instituições; n) levantar as irregularidades encontradas nas empresas, orientando-as quanto a sua regularização; o) documentar e reportar aos Químicos as eventuais infrações da legislação trabalhista, de segurança do trabalho, do consumidor, neste caso, relacionadas à área de química, ou qualquer outra que tenha verificado, e que deva ser comunicada aos órgãos competentes; p) solicitar às empresas e aos profissionais da área de química a documentação necessária ao seu funcionamento e ao exercício da profissão; q) levantar os casos de exercício ilegal da profissão; r) orientar e encaminhar os profissionais irregulares do conselho para regularização; s) elaborar relatório detalhado de cada empresa visitada; t) realizar fiscalização em todo o estado da Bahia; u) apresentar ao chefe imediato relatório detalhado da viagem, contendo entre outras informações: (cidades previstas, cidades visitadas, dia e horário de saída, quilometragem inicial e final, gasto com combustível, empresas visitadas, valor levantado e valor recebido, empresas novas registradas, registros de contratos efetuados, profissionais contatados, registrados ou não outras ocorrências.); v) ser responsável pela condução, conservação e manutenção do veículo do Conselho sob sua guarda e uso, já que o Conselho não dispõe de motorista; w) cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho; x) executar outras atividades correlatas.
Confira abaixo os temas de informática indicados no conteúdo programático:
LEIA TAMBÉM
1 Conceitos fundamentais de informática: 1.1 Tipos de computadores. 1.2 Conceitos de hardware e software. 1.3 Instalação de periféricos.
2 Aplicativos de escritório: 2.1 Edição de textos, planilhas e apresentações no ambiente Microsoft 365. 2.2 Noções básicas do Google Workspace (Gmail, Documentos, Planilhas). 2.3 Utilização de ferramentas de comunicação como Microsoft Teams e Google Meet.
3 Sistemas Operacionais: 3.1 Noções de sistema operacional (ambiente Windows 10 e Windows 11). 3.2 Noções básicas de sistemas operacionais móveis (Android e iOS).
4 Redes de Computadores: 4.1 Conceitos básicos de redes. 4.2 Ferramentas e aplicativos de Internet e intranet.
5 Navegadores e programas de navegação: 5.1 Mozilla Firefox, Google Chrome e Microsoft Edge.
6 Correio eletrônico: 6.1 Uso do programa MS Outlook e webmails.
7 Pesquisa na Internet: 7.1 Sítios de busca e pesquisa na Internet.
8 Organização e Gerenciamento de informações: 8.1 Gerenciamento de arquivos, pastas e programas. 8.2 Armazenamento em nuvem (OneDrive, Google Drive).
9 Segurança da informação: 9.1 Procedimentos de segurança. 9.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 9.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware).
10 Procedimentos de backup: 10.1 Noções de backup de dados e arquivos. 10.2 Backup em nuvem.
11 Noções de Transformação Digital: 11.1 Conceitos básicos de tecnologias emergentes (inteligência artificial, computação em nuvem).
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do CRQ BA nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital nº 1/2025, disponível abaixo.
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