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Concurso IFSC 2023

Orgão: IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Nº vagas:84
Taxa de inscrição: De R$ 100,00 Até R$ 250,00
Cargos: Professor, Médico, Engenheiro
Áreas de Atuação: Administrativa, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2120,13 Até R$ 10481,64
Organizadora: Fundatec
Estados com Vagas: SC

Agenda

Abertura das inscrições02/05/2023
Encerramento das inscrições06/06/2023
Prova02/07/2023
Divulgação do Gabarito03/07/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 23/12/2022, às 10h06 - Atualizado em 04/07/2023, às 18h00


O concurso do IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) preencherá 84 vagas, das quais 44 para servidores técnico-administrativos e 40 para professores. Originalmente, a seleção ofertava 70 postos, número que acabou ampliado após retificação dos editais.  

Há oportunidades para trabalhar em Florianópolis, Canoinhas, Caçador, Chapecó, Criciúma, Garopaba, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Miguel do Oeste, Xanxerê, São Lourenço do Oeste, Gaspar, Urupema, São Carlos e São José.

Voltadas a profissionais de níveis médio e superior, as vagas oferecem remunerações que variam de R$ 2.120,13 a R$ 10.481,64, além de benefícios como auxílio-alimentação de R$ 658 e auxílio pré-escolar de R$ 321.

Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas 

As opções de nível médio são para assistente de aluno (10 postos), técnico em contabilidade (1), técnico de tecnologia da informação (6) e técnico de laboratório nas seguintes áreas: automação (1), agroindústria (1), mecânica (2), edificações (1), eletromecânica (1), informática (3) e química (2).

Curso superior é requisito para analista de tecnologia da informação (1), bibliotecário documentalista (3), contador (3), engenheiro civil (3), médico do trabalho (2), pedagogo (2), psicólogo (2) e professor nas áreas abaixo:

  • alimentos, ciência e tecnologia (1);
  • música (1);
  • educação especial (9);
  • educação física (2);
  • engenharia química (1);
  • sistemas térmicos (1);
  • espanhol (1);
  • geografia (1);
  • história (1);
  • turismo (1);
  • informática (4);
  • instalações elétricas (2);
  • instrumentação eletroeletrônica (1);
  • matemática (4);
  • física (1);
  • manutenção mecânica (1);
  • sistemas de controle (2);
  • química geral (1);
  • química industrial (1);
  • sistemas distribuídos (2);
  • tecnologia e materiais da construção civil (1);
  • topografia e geodesia (1).

Atribuições de alguns cargos

  • Assistente de aluno — Orientar os alunos nos aspectos comportamentais. Assistir os alunos nos horários de lazer. Zelar pela integridade física dos alunos. Encaminhar os alunos à assistência médica e odontológica emergenciais, quando necessário. Zelar pela manutenção, conservação e higiene das dependências da IFE. Assistir o corpo docente nas unidades didático-pedagógicas com os materiais necessários e execução de suas atividades. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

  • Analista de tecnologia da informação — Desenvolver sistemas informatizados: estudar as regras de negócio inerentes aos objetivos e abrangência de sistema; dimensionar requisitos e funcionalidade de sistema; realizar levantamento de dados; estimar taxa de crescimento do sistema; definir alternativas físicas de implantação; especificar a arquitetura do sistema; escolher ferramentas de desenvolvimento; modelar dados; especificar programas; codificar aplicativos; montar protótipo do sistema; testar sistema; definir e aprovar infraestrutura de hardware, software e rede; implantar sistemas. Administrar ambientes informatizados: monitorar performance do sistema; administrar recursos de rede, ambiente operacional e banco de dados; executar procedimentos para melhoria de performance de sistema; identificar falhas no sistema; corrigir falhas no sistema; controlar acesso aos dados e recursos; administrar perfil de acesso às informações; realizar auditoria de sistema. Prestar suporte técnico ao usuário: orientar áreas de apoio; consultar documentação técnica e fontes alternativas de informações; simular problemas em ambiente controlado; acionar suporte de terceiros; instalar e configurar software e hardware. Treinar usuário: consultar referências bibliográficas; preparar conteúdo programático, material didático e instrumentos para avaliação de treinamento; determinar recursos audiovisuais, hardware e software; configurar ambiente de treinamento; ministrar treinamento. Elaborar documentação para ambientes informatizados: descrever processos; desenhar diagrama de fluxos de informações; elaborar dicionário de dados, manuais do sistema e relatórios técnicos; emitir pareceres técnicos; inventariar software e hardware; documentar estrutura da rede, níveis de serviços, capacidade e performance e soluções disponíveis; divulgar documentação; elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica e especificação técnica. Estabelecer padrões para ambientes informatizados: estabelecer padrão de hardware e software; criar normas de segurança; analisar sistemas de informação quanto à segurança da informação; realizar levantamento de vulnerabilidades em sistemas, serviços e infraestrutura de TIC; mapear riscos e propor soluções; implementar solução de segurança em ambientes; planejar ações de segurança da informação; monitorar e tratar incidentes; realizar ações preventivas; implantar e monitorar controles de segurança; realização diferentes testes e inspeções de segurança; prestar serviços de controle de segurança preventivo e reativo relacionado aos diferentes ativos da infraestrutura e sistemas; prestar apoio à tomada de decisão quanto à prospecção de soluções de segurança da informação, fornecimento de informações táticas e operacionais, e proposição de ações de aprimoramento dos serviços de segurança da informação, seja preventiva ou reativa; capacitar usuários; promover a segurança da informação. Comparar alternativas tecnológicas; participar de eventos e cursos para qualificação profissional. Executar outras tarefas de natureza e nível de complexidade similares, associadas ao ambiente organizacional.

  • Contador — Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis: executar a escrituração dos atos e fatos contábeis no sistema financeiro, orçamentário, patrimonial e de compensação, de todas as receitas, despesas, empenhos, convênios, movimentação de recursos financeiros e orçamentários, registros de baixa de contratos e convênios, incorporação e baixa de bens patrimoniais. Elaborar e manter atualizados relatórios contábeis: elaborar relatórios contábeis em consonância com as áreas de finanças, orçamento, patrimônio, almoxarifado, demonstrado de forma clara e objetiva, os resultados entre as receitas previstas e as arrecadadas e o montante das despesas fixadas com as realizadas. Promover a prestação, acertos e conciliação de contas: promover a prestação, acertos e conciliação de contas em geral, conferindo saldos, localizando e retificando possíveis erros, para assegurar a correção das operações contábeis. Participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno: participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno, visando atendimento da legislação e dos órgãos de controles. Realizar perícias. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Concurso do IFSC: o que vai cair na prova?

Confira abaixo alguns dos temas para assistente de aluno:

  • Língua portuguesa — 1. Leitura e compreensão de textos: 1.1 Assunto. 1.2 Estruturação do texto. 1.3 Ideias principais e secundárias. 1.4 Relação entre as ideias.1.5 Efeitos de sentido. 1.6 Figuras de linguagem. 1.7 Recursos de argumentação. 1.8 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. 1.9 Coesão e coerência textuais. 2. Léxico: 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto. 2.3 Estrutura e formação de palavras. 3. Aspectos linguísticos: 3.1 Relações morfossintáticas. 3.2 Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente (inclusive o Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 7.875/12). 3.3 Relações entre fonemas e grafias. 3.4 Flexões e emprego de classes gramaticais. 3.5 Vozes verbais e sua conversão. 3.6 Concordância nominal e verbal. 3.7 Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). 3.8 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. 3.9 Pontuação.

  • Raciocínio lógico — 1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Diagramas lógicos. 2. Proposições e conectivos: Conceito de proposição, valores lógicos das proposições, proposições simples, proposições compostas. Operações lógicas sobre proposições: Negação, conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional, bicondicional. 3. Construção de tabelas-verdade. Tautologias, contradições e contingências. Implicação lógica, equivalência lógica, Leis De Morgan. Argumentação e dedução lógica. 4. Sentenças abertas, operações lógicas sobre sentenças abertas. Quantificador universal, quantificador existencial, negação de proposições quantificadas. 5. Argumentos Lógicos Dedutivos; Argumentos Categóricos.

  • Legislação e contexto histórico da educação profissional, científica e tecnológica — 1. Lei nº 8.112/1990 (e alterações posteriores) - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 2. Decreto nº 1.171/1994 (e alterações posteriores) - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 3. Lei nº 12.711/2012 - Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 4. Lei nº 12.772/2012 - Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. 5. Lei nº 12.772/2012 - Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. 6. Lei nº 12.772, de 28 de janeiro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. REFERÊNCIAS: 1. CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário, Niterói, v.3, n.3, 2005. 2. FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário, ensino médio integrado e educação profissional: o paradoxo da falta e sobra de jovens qualificados. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. 3. RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. v. 5. (Coleção formação pedagógica).

Curso grátis de língua portuguesa

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do IFSC nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos nos editais abaixo, disponíveis entre os anexos.

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