Orgão: | IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
Nº vagas: | 28 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 150,00
Até R$ 250,00 |
Cargos: | Professor,
Técnico,
Assistente |
Áreas de Atuação: | Administrativa,
Educação |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Técnico,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 2667,19 Até R$ 10481,64 |
Organizadora: | Fundatec |
Estados com Vagas: | SC |
Abertura das inscrições | 28/06/2024 |
Encerramento das inscrições | 13/08/2024 |
Prova | 08/09/2024 |
Redação
Publicado em 23/12/2022, às 10h06 - Atualizado em 09/09/2024, às 18h00
O concurso do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) preencherá 28 vagas, das quais 19 para servidores técnico-administrativos e 9 para professores. Voltadas a profissionais de níveis médio, técnico e superior de ensino, as oportunidades oferecem salários entre R$ 2.667,19 e R$ 10.481,64 (mais benefícios). Há oportunidades para trabalhar em Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, São Carlos, São Lourenço do Oeste Tubarão e Urupema.
Nível médio:
Nível técnico:
Nível superior:
LEIA TAMBÉM
Assistente em administração — Prestar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; utilizar recursos de informática; executar serviços áreas de escritório; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; acompanhar processos administrativos; participar da elaboração de projetos; redigir documentos utilizando redação oficial; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
Técnico de laboratório (vestuário) — Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Preparar equipamentos, peças e outros materiais utilizados em aulas e experimentos. Operar equipamentos de corte e costura. Executar corte, montagem, acabamento e outras atividades relacionadas à confecção de peças. Interpretar e desenvolver desenhos técnicos e modelagens conforme as técnicas manuais e informatizadas. Proceder à limpeza e conservação de instalações, equipamentos e materiais dos laboratórios. Realizar o controle de estoque dos materiais de consumo dos laboratórios. Responsabilizar-se por pequenos depósitos e/ou almoxarifados dos setores em que estejam alocados. Gerenciar o laboratório conjuntamente com o responsável pelo mesmo. Utilizar recursos de informática como editores de texto, planilhas eletrônicas e Internet. Aplicar normas e procedimentos de segurança no trabalho. Aplicar normas e procedimentos para coleta de resíduos dos laboratórios. Participar da implantação e execução de normas e rotinas de controle interno. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
Professor — Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas de sua formação (Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado), nos diversos níveis e modalidades de ensino do IFSC, as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação, assistência e participar de atividade de comissões e projetos na própria instituição, além daquelas previstas na legislação vigente. Participar da elaboração da proposta pedagógica da Instituição; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da Instituição; acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes; ministrar aulas nos dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a formação pedagógica docente, à avaliação e ao desenvolvimento profissional e colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Confira abaixo os temas indicados no conteúdo programático comuns aos cargos de níveis médio e técnico:
Língua portuguesa — 1. Leitura e compreensão de textos: 1.1 Particularidades do gênero do discurso, suporte e esfera de circulação do texto. 1.1 Abordagem temática. 1.2 Estruturação do texto. 1.3 Ideias principais e secundárias. 1.4 Relação entre as ideias.1.5 Efeitos de sentido e Figuras de linguagem no texto. 1.6 Intencionalidade. 1.7 Recursos de argumentação. 1.8 Informações implícitas: inferências, pressupostos e subentendidos. 1.9 Coesão e coerência textuais. 2. Léxico: 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto. 3. Aspectos linguísticos: 3.1 Relações morfossintáticas. 3.2 Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica segundo sistema oficial vigente (inclusive o Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 7.875/12). 3.3 Variação linguística. 3.4 Colocação pronominal. 3.5 Vozes verbais e sua conversão. 3.6 Concordância nominal e verbal. 3.7 Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). 3.8 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. 3.9 Pontuação.
Raciocínio lógico — 1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Diagramas lógicos. 2. Proposições e conectivos: Conceito de proposição, valores lógicos das proposições, proposições simples, proposições compostas. Operações lógicas sobre proposições: Negação, conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional, bicondicional. 3. Construção de tabelas-verdade. Tautologias, contradições e contingências. Implicação lógica, equivalência lógica, Leis De Morgan. Argumentação e dedução lógica. 4. Sentenças abertas, operações lógicas sobre sentenças abertas. Quantificador universal, quantificador existencial, negação de proposições quantificadas. 5. Argumentos Lógicos Dedutivos; Argumentos Categóricos.
Legislação — 1. Lei nº 8.112/1990 (e alterações posteriores) - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (e alterações posteriores). 2. Decreto nº 1.171/1994 (e alterações posteriores) - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 3. Lei nº 12.711/2012 - Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 4. Lei nº 11.892/2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 5. Lei nº 11.091/2005 - Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. 6. Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina 2020/2024 (PDI). 7. Contexto histórico da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do IFSC nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos nos editais nº 5/2024 e nº 6/2024, disponíveis entre os anexos abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Samuel Peressin | Publicado em 13/08/2024, às 10h13 - Atualizado às 10h15
Samuel Peressin | Publicado em 31/07/2024, às 10h54 - Atualizado às 10h58
Samuel Peressin | Publicado em 28/06/2024, às 07h41 - Atualizado às 08h16
Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 03/07/2023, às 00h00
Samuel Peressin | Publicado em 06/06/2023, às 07h32 - Atualizado às 07h34
Samuel Peressin | Publicado em 01/06/2023, às 10h14 - Atualizado às 10h20
Samuel Peressin | Publicado em 02/05/2023, às 10h29 - Atualizado às 10h35
Fernando Cezar Alves | Publicado em 23/12/2022, às 10h08 - Atualizado às 14h11
Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.