MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Marinha 2023 — QTPA

Orgão: Marinha - Marinha do Brasil
Nº vagas:10
Taxa de inscrição: De R$ 75,00
Cargos: Sargento
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Técnico
Faixa de salário: De R$ 3825,00
Estados com Vagas: AC , AL , AP , AM , BA , CE , DF , ES , GO‍ , MA , MT , MS , MG , PA , PB , PR , PE , PI , RJ , RN , RS , RO , RR , SC , SP , SE , TO

Agenda

Abertura das inscrições24/07/2023
Encerramento das inscrições20/08/2023
Prova01/10/2023
Divulgação do Gabarito03/10/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 20/08/2020, às 10h41 - Atualizado em 04/10/2023, às 18h00


O edital do concurso da Marinha para ingresso no Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA) foi publicado no dia 2 de junho. O certame reúne 10 vagas, para atuação na operação e manutenção de submarinos e/ou instalações nucleares da Marinha Brasileira. Do total de ofertas, duas são reservadas aos negros.

Oportunidades são destinadas a candidatos com formação de curso técnico de nível médio e estão distribuídas entre as seguintes áreas: eletroeletrônica – sistemas de controle e eletricidade (4 vagas) e mecânica – sistemas de máquina e propulsão e motores (6).

Resumo do edital

Requisitos para ingresso no QTPA

Para concorrer a uma das dez oportunidades é necessário possuir os seguintes requisitos:

  • sexo masculino;
  • formação de curso técnico de nível médio;
  • idade entre 18 e 25 anos; e
  • altura entre 1,54 m e 2 m.

No caso da área técnica de eletroeletrônica, serão aceitas as seguintes titulações: técnico em automação industrial, técnico em eletroeletrônica, técnico em eletromecânica, técnico em eletrônica, técnico em eletrotécnica e técnico em mecatrônica.

Já para mecânica, serão aceitas as formações a seguir: técnico em eletromecânica, técnico em manutenção automotiva, técnico em manutenção de máquinas industriais, técnico em manutenção de máquinas navais, técnico em manutenção de máquinas pesadas, técnico em mecânica, técnico em mecânica de precisão, técnico em mecatrônica e técnico em refrigeração e climatização.

Concurso da Marinha: o que estudar para a prova?

PARA ÁREA DE MECÂNICA SISTEMAS DE MÁQUINA E PROPULSÃO (MP) E MOTORES (MO)

  • MATEMÁTICA – Teoria dos Conjuntos; Funções Algébricas de 1º e 2º graus; Funções Exponenciais; Funções Logarítmicas; Funções Polinomiais; Números Complexos; Trigonometria: Relações fundamentais; Funções trigonométricas; Identidades e Equações Trigonométricas; Leis do seno e do cosseno e resolução de triângulos; Matrizes; Determinantes e Sistemas Lineares: Resolução e discussão; Geometria Plana: Áreas e perímetros; Mediatriz e bissetriz; Semelhança; Geometria Espacial: Ponto, reta e plano; Estudo dos prismas; pirâmides; cilindros; cones e esferas; Superfícies e volumes; Geometria Analítica: Estudos relativos a ponto, reta e lugares geométricos; Circunferência, elipse, parábola e hipérbole.
  • DESENHO MECÂNICO – Leitura e Interpretação de Desenho Técnico: representação de desenhos técnicos no primeiro e no terceiro diedros; Aplicação de Cotagem; Escala e Cortes em Desenhos Técnicos no Primeiro e Terceiro Diedros; Desenho de Conjuntos Mecânicos e Desenho de Fabricação; Representação de Elementos de Máquinas em Desenho Técnico; Indicação de Estado de Superfícies; Indicação de Tolerâncias e Ajustes Dimensionais; Indicação de Tolerâncias de Forma, Orientação e Posição.
  • METROLOGIA – Análise Dimensional; Grandezas; Sistemas e Conversões de Unidades; Tolerâncias Dimensionais; Sistemas de Ajustes; Tolerâncias Geométricas; Medição com Paquímetros e Micrômetros: sistema internacional e sistema inglês; Medição com Goniômetro; Medição com Relógio Comparador; Utilização de Calibrador de Lâminas.
  • CIÊNCIA DOS MATERIAIS – Materiais Metálicos Ferrosos e Não-Ferrosos: características principais e aplicações; Propriedades dos Materiais; Diagrama de Equilíbrio de Fases Fe-C; Tratamentos Térmicos e Termoquímicos.
  • ENSAIOS DE MATERIAIS – Ensaios destrutivos: ensaio de tração, ensaio de dureza, ensaio de impacto; Ensaios não destrutivos: ensaio por líquido penetrante, ensaio por partículas magnéticas, ensaio por ultrassom, ensaio radiográfico.
  • PROCESSOS DE FABRICAÇÃO – Fundição; Conformação Plástica: forjamento, laminação, extrusão, trefilação, estampagem; Soldagem: processos de soldagem ao arco elétrico, soldagem a gás; Processos de corte; Equipamentos de soldagem e corte; Usinagem: máquinas ferramentas, torneamento, fresagem, ajustagem, afiação de ferramentas e usinabilidade.
  • MECÂNICA TÉCNICA – Análise Dimensional; Estática, Cinemática e Dinâmica do Corpo Rígido; Vetores e Momentos; Conceito Físico de Força e Momento; Diagrama do Corpo Livre; Condições de Equilíbrio; Forças Concentradas e Distribuídas; Centro de Gravidade e Momento de Inércia; Vigas em Equilíbrio; Treliças.
  • RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS – Conceitos de Tensão e Deformação; Tensão Normal e Cisalhamento; Tensões Críticas e Admissíveis; Tração Pura; Torção Pura; Flexão Pura; Cargas Combinadas; Flambagem.
  • ELEMENTOS DE MÁQUINAS – Elementos de Fixação: parafusos, pinos e uniões soldadas; Elementos de Apoio: buchas, mancais, rolamentos e guias; Elementos de Transmissão: eixos, polias, correias e engrenagens; Acoplamentos mecânicos; Freios; Elementos elásticos: molas.
  • SISTEMAS FLUIDO-MECÂNICOS – Noções Básicas de Mecânica dos Fluidos: estática dos fluidos; Propriedades dos fluidos; Teoremas de Stevin, Pascal e Arquimedes; Equações básicas para um volume de controle; Escoamento incompressível; Escoamento de fluidos em tubulações; Teorema de Bernoulli e Equação da Continuidade; Acessórios de Tubulação: nomenclatura, simbologia, tipos e aplicações de válvulas; Bombas Hidráulicas: classificação, tipos e principais componentes; Perda de carga em tubulações.
  • SISTEMAS ÓLEO-HIDRÁULICOS – Conceitos e Princípios Básicos; Elementos Essenciais de Circuitos Hidráulicos; Transmissões Hidráulicas; Leitura e Interpretação de Diagramas.
  • SISTEMAS PNEUMÁTICOS – Fundamentos da Termodinâmica dos Gases; Propriedades Físicas dos Gases; Relações Fundamentais; Lei dos Gases Perfeitos; Produção e Distribuição do Ar Comprimido; Compressores: classificação, principais tipos e componentes; Elementos Essenciais de Circuitos Pneumáticos e Eletropneumáticos; Leitura e Interpretação de Diagramas.
  • MÁQUINAS TÉRMICAS E REFRIGERAÇÃO – Temperatura e Escalas Termométricas; Calorimetria e Calor: calor específico, condução de calor, calor sensível e calor latente; Dilatações Térmicas; 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica; Ciclos Térmicos; Sistemas de Refrigeração e Ar condicionado: tipos de compressores, circuitos de refrigeração, componentes dos sistemas de refrigeração e ar condicionado, características dos fluidos refrigerantes e características dos lubrificantes utilizados em refrigeração; Carta Psicrométrica; Trocadores de Calor; Motores de Combustão Interna: ciclos Otto e Diesel; Motores de 2 e 4 tempos; principais componentes e sistemas dos motores de combustão interna e suas funções; Análise, Diagnóstico e Manutenção de Motores; Noções Básicas de Equipamentos de Caldeiraria: tipos de caldeiras, sistemas a vapor e seus principais componentes, turbinas a vapor.
  • LUBRIFICAÇÃO – Tipos de Lubrificação; Óleos Lubrificantes: características, aditivos, especificações API e SAE, aplicações; Graxas: características e aplicações.
  • ELETRICIDADE BÁSICA – Corrente Elétrica Convencional; Leis de Ohm; Potência Elétrica; Efeito Joule; Associação de Resistores; Regras de Kirchhoff.

Curso grátis sobre preparação emocional para o concurso Marinha

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Marinha nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos. 

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Marinha 2023 — QTPA


Concurso da Marinha: atividade em submarino - Divulgação

Marinha: inscrição para concurso de Praças da Armada termina no domingo

Patricia Lavezzo | Publicado em 18/08/2023, às 14h16 - Atualizado às 14h35


Concurso da Marinha: atividade em submarino - Divulgação

Concurso da Marinha abre inscrição para 10 vagas de Praças da Armada

Patricia Lavezzo | Publicado em 24/07/2023, às 08h12


Concurso da Marinha: submarino Tapajó (S 33) durante navegação pela costa brasileira - Divulgação

Concurso da Marinha: novo edital reúne 10 vagas para Praças da Armada

Patricia Lavezzo | Publicado em 02/06/2023, às 10h08


Concurso da Marinha: submarino Tapajó (S 33) durante navegação pela costa brasileira - Divulgação

Concurso da Marinha: última semana de inscrição para trabalhar em submarinos

Samuel Peressin | Publicado em 15/08/2022, às 09h59 - Atualizado às 10h11


Concurso da Marinha: tripulantes trabalham no interior de submarino - Divulgação

Concurso da Marinha abre inscrições para trabalhar em submarinos

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 25/07/2022, às 08h36 - Atualizado às 08h47


Concurso da Marinha: tripulantes do submarino S34-Tikuna trabalham no convés - Divulgação

Concurso da Marinha abre vagas para trabalhar em submarinos; veja edital

Samuel Peressin | Publicado em 24/06/2022, às 11h47 - Atualizado em 29/06/2022, às 14h19


Concurso Marinha: marinheiros perfilados - Divulgação

Concurso Marinha: sai edital para Praças da Armada; confira detalhes

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 21/07/2021, às 08h29 - Atualizado às 09h01


Concurso Marinha - navio próximo à costa brasileira - Divulgação

Concurso Marinha: último dia de inscrições para Praças da Armada

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 25/08/2020, às 09h33 - Atualizado em 05/10/2020, às 07h39


Concurso Marinha - navio próximo à costa brasileira - Divulgação

Concurso Marinha: saiu edital com vagas de nível técnico para Praças da Armada

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/08/2020, às 10h47 - Atualizado em 21/08/2020, às 09h10


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.