Redação Publicado em 21/03/2023, às 12h33 - Atualizado em 14/11/2025, às 06h00
Saiu o aguardado edital de concurso da PGM RJ (Procuradoria-Geral do Município do Rio de Janeiro) para o quadro de apoio. O certame preencherá 41 vagas para analistas, sendo reservadas duas vagas para as pessoas com deficiência e oito para os negros e indígenas. Também será formado cadastro reserva (CR) para futuras vagas que vierem a surgir durante o prazo de validade do edital.
Podem participar candidatos com diploma de curso de ensino superior. O vencimento base é de R$ 7.405,92, acrescido de benefícios no valor aproximado de R$ 5.000. Veja a distribuição das vagas por especialidades:
Analista de Procuradoria – Especialidade: Direito (24 vagas + CR);
Analista de Procuradoria – Especialidade: Gestão (14 + CR);
Analista de Procuradoria – Especialidade: Comunicação (1 + CR); e
Analista de Procuradoria – Especialidade: Administrativa (2 + CR).
Atribuições dos cargos
Analista de Procuradoria – Especialidade Direito: Atividades que envolvam criatividade, supervisão, orientação, pesquisa e execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, de tarefas de natureza acessória e complementar, em apoio à atividade-fim da Procuradoria-Geral do Município, analisar processos administrativos; efetuar pesquisas sobre legislação e doutrina; coletar jurisprudência; colaborar na regularidade do cumprimento dos atos processuais, colaborar, sob supervisão de Procurador na feitura de minutas de peças processuais e consultivas e outras atribuições compatíveis com sua especialização.
Analista de Procuradoria – Especialidade Gestão: Atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle referentes à administração geral da Procuradoria-Geral do Município; elaborar estudos e análises financeiras e econômicas, bem como demais atividades correlatas à Administração e Economia; executar quaisquer outros encargos de mesma natureza e grau de complexidade, que venham a ser determinados pela autoridade superior.
Analista de Procuradoria – Especialidade Comunicação: Elaborar textos para comunicação externa, interna bem como notícias para publicação no sítio eletrônico da Procuradoria-Geral do Município; produção de clipping diário de notícias veiculadas na mídia e publicações de material com destaques do Diário Oficial do Município que sejam de interesse do órgão; atendimento à imprensa; manter contato direto com profissionais dos veículos de comunicação de massa - rádio, TV, site e jornais impressos, para veiculação de notícias da PGM; assessorar e acompanhar os porta-vozes da Procuradoria - Geral do Município em entrevistas e coletivas de imprensa; monitorar, contabilizar e classificar matérias relativas ao órgão publicadas/veiculadas na imprensa e produzir relatórios; contribuir com a produção do plano de comunicação do órgão bem como de projetos a serem desenvolvidos pelas áreas; produção de conteúdo e gestão das redes sociais da Procuradoria-Geral do Município; produção de conteúdo para panfletos, cartazes e cartilhas informativas relacionadas a projetos a serem desenvolvidos pelo órgão; executar quaisquer outros encargos de mesma natureza e grau de complexidade, que venham a ser determinados pela autoridade superior.
Analista de Procuradoria – Especialidade Administrativa: Atuar em processos administrativos, colaborar na regularidade do cumprimento dos atos processuais, executar trabalhos de natureza técnicos administrativas, elaborar relatórios e minutas de encaminhamento, elaborar planilhas e relatórios estatísticos, prestar informações e atendimento ao público em geral, executar quaisquer outros encargos de mesma natureza e grau de complexidade, que venham a ser determinados pela autoridade superior.
Dica de estudo: língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso da PGM RJ nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Detalhes sobre as atribuições e provas devem ser conferidas no edital, disponível abaixo, entre os anexos.