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Concurso Prefeitura de Acreúna (GO) 2024

Orgão: Prefeitura de Acreúna
Nº vagas:1109
Taxa de inscrição: De R$ 80,00 Até R$ 160,00
Cargos: Professor, Médico, Fiscal
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1412,00 Até R$ 10961,64
Organizadora: Itame
Estados com Vagas: GO‍
Cidades: Acreúna - GO

Agenda

Abertura das inscrições03/03/2024
Encerramento das inscrições03/04/2024
Prova19/05/2024

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 12/02/2024, às 11h17 - Atualizado em 04/04/2024, às 18h00


O concurso da Prefeitura de Acreúna, em Goiás, oferece 1.109 vagas, das quais 291 para contratação imediata e 818 para cadastro reserva (CR). Voltadas a profissionais de todas as escolaridades, as carreiras têm salários iniciais entre R$ 1.412 e R$ 10.961,64.

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📄 Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

Nível fundamental:

  • artífice de manutenção mecânica (1 posto imediato + 3 CR);
  • artífice de serviços e obras públicas (4 + 15 CR);
  • auxiliar de limpeza pública (16 + 45 CR);
  • auxiliar de serviços operacionais e obras públicas (20 + 60 CR);
  • auxiliar de manutenção mecânica (1 + 3 CR);
  • cozinheiro (5 + 30 CR);
  • vigia (10 + 35 CR);
  • agente de serviços gerais de escola (16 + 46 CR);
  • atendente de saúde (7 + 23 CR);
  • motorista (21 + 44 CR);
  • operador de máquinas (3 + 10 CR).

Nível médio:

  • agente comunitário de saúde (7 + 40 CR);
  • agente de combate às endemias (5 + 15 CR);
  • agente de desenvolvimento infantil (27 + 50 CR);
  • agente de fiscalização urbana (1 + 5 CR);
  • agente de serviços administrativo (20 + 43 CR);
  • auxiliar de apoio administrativo (8 + 20 CR);
  • auxiliar de saúde bucal (4 + 13 CR);
  • fiscal ambiental (1 + 4 CR);
  • fiscal de tributos municipais (1 + 3 CR);
  • fiscal de vigilância sanitária e saúde ambiental (1 + 6 CR);
  • secretário de escola (5 + 13 CR);
  • técnico em enfermagem (16 + 31 CR);
  • técnico em raio X (2 + 11 CR).

Nível superior:

  • assistente social (1 + 3 CR);
  • biomédico (1 + 3 CR);
  • bioquímico (1 + 3 CR);
  • educador físico (2 + 6 CR);
  • enfermeiro (11 + 26 CR);
  • farmacêutico (2 + 6 CR);
  • fisioterapeuta (3 + 10 CR);
  • fonoaudiólogo (1 + 4 CR);
  • médico clínico geral (7 + 15 CR);
  • médico cardiologista (1 + 3 CR);
  • médico clínico geral plantonista (5 + 13 CR);
  • médico ginecologista e obstetra (1 + 3 CR);
  • médico ortopedista (1 + 3 CR);
  • médico pediatra (1 + 3 CR);
  • médico psiquiatra (1 + 5 CR);
  • médico ultrassonografista (1 + 4 CR);
  • nutricionista (1 + 8 CR);
  • odontólogo (6 + 18 CR);
  • psicólogo (2 + 15 CR);
  • psicopedagogo (2 + 8 CR);
  • terapeuta ocupacional (1 + 4 CR);
  • monitor de acompanhamento escolar (11 + 36 CR);
  • professor de educação básica I (22 + 33 CR);
  • professor de educação básica I — Libras (1 + 4 CR);
  • professor de educação básica II — biologia (1 + 4 CR);
  • professor de educação básica II — educação física (1 + 6 CR);
  • professor de educação básica II — geografia (1 + 4 CR).

Atribuições de alguns cargos

  • Secretário de escola — Participar na elaboração do plano de atividades anuais na área da secretaria da escola e na área de informática; elaborar e executar a programação referente ás atividades administrativas e informática da unidade onde desenvolve seus trabalhos; participar das decisões referentes ao agrupamento de alunos na área de informática; supervisionar e observar as necessidades e carências de ordem social, psicológica, material ou de saúde que interfiram na aprendizagem, encaminhando-os aos setores especializados de assistência, através da direção da unidade; supervisionar a avaliação dos alunos; supervisionar o permanente contato dos instrutores de informática com os pais dos alunos ou seus responsáveis, informando os e orientando-os sobre desenvolvimento dos mesmos, e obtendo dados de interesse para o processo educativo; participar de atividades cívicas, culturais e educativas da comunidade; executar e manter atualizados os registros das unidades escolares relativos a suas atividades específicas e fornecer informações conforme as normas da unidade; manter-se atualizado em todas áreas que se relacionam com o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, especialmente na área de interesse da unidade; supervisionar o uso e manuseio dos equipamentos de informática; supervisionar a manutenção dos equipamentos de informática; supervisionar a aplicação dos conhecimentos básicos de computadores, teclados e seu layout; assessorar os diretores de escola onde estiver prestando serviços; assistir administrativamente o diretor da escola, mantendo estreito relacionamento e propondo racionalização nos métodos de trabalho; executar serviços de administração geral: receber, expedir, registrar, distribuir e arquivar correspondências especifica; auxiliar o serviço de expediente da escola; prestar assessoria técnica durante a implantação de novas normas e métodos de trabalho; elaborar atos e relatórios; executar os serviços de processamento de dados do setor que estiver lotado; redigir processos, assessorar, estudar e propor medidas para aperfeiçoamento dos serviços; ter conhecimento da lei orgânica do município, do Estatuto dos Servidores Público Municipais e de todas as leis e decretos referentes as atividades do setor de sua lotação; supervisionar a frequência dos servidores e executar atividades de auxílio ao departamento de pessoal, efetuando registros, juntando documentações em geral, preenchendo formulários específicos e documentos afins; elaborar escala de férias e jornada de trabalho; prestar esclarecimentos aos servidores municipais quanto aos seus direitos e deveres; promover o atendimento do público recebendo sugestões, reclamações e esclarecendo dúvidas; fazer a manutenção e conservação de todos os equipamentos e bens públicos que estiverem sob o domínio de sua área de atuação, bem como zelar pela economicidade de material e o bom atendimento público; manter-se atualizado, participando de Cursos, treinamentos e aperfeiçoamentos profissionais; cumprir as determinações superiores, representando, imediatamente e por escrito, quando forem manifestamente ilegais; executar os serviços que lhe competirem e desempenhar, com zelo e presteza, os trabalhos que forem atribuídos; executar serviços afins.

  • Biomédico — Análises clínicas, com a realização de exames, emissão de laudos, execução do processamento de sangue e sorologia; análises ambientais, com a realização de análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; na área da biologia molecular, com coleta de materiais, análise, interpretação e emissão de laudos; na área da genética, reprodução humana; na área de banco de sangue, com a realização de exames pré e pós transfusionais, execução do processamento de sangue e sorologia; citologia oncótica, com interpretação de exames como o Papanicolau, coleta de material e emissão de laudos; executar outras atribuições compatíveis com a natureza do caso, e revistas em atos administrativos e regulamentos.

  • Educador físico — Atuar no exercício da especialidade (profissional de educação física), nas unidades de saúde do município (atenção psicossocial); coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos na área de atuação; promover medidas no sentido de buscar dialogar com toda a equipe multidisciplinar e entender a política pública de assistência a saúde e social; desenvolver atividades lúdicas, numa abordagem que possa trabalhar com o movimento corporal, na medida em que tem como objetivo auxiliar no bem-estar físico, social e mental do indiví- duo através da atividade física, de modo a torna-lo capaz de enriquecer e organizar sua vida pessoal, lidando com o corpo e o movimento integrado na totalidade do ser humano; organizar e desenvolver oficinas de convívio, por meio de diversas atividades individuais e coletivas, junto aos usuários dos serviços socioassistenciais; participar de reuniões sistemáticas na(s) unidades, para planejamento das ações a serem desenvolvidas; acompanhar, orientar e monitorar os usuários na execução das atividades; apoiar na elaboração de informes técnicos, pedagógicos e materiais de divulgação; participar da equipe multidisciplinar da unidade; executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício do cargo, previstas em atos administrativos e regulamentos.

Concurso da Prefeitura de Acreúna: o que vai cair nas provas?

Confira abaixo as disciplinas indicadas no conteúdo programático para cargos de nível fundamental incompleto:

  • Língua portuguesa — Leitura, compreensão e interpretação de textos. Conhecimento da língua - Noções de fonética: encontro vocálico e encontro consonantal e dígrafo. Ortografia. Acentuação gráfica. Divisão silábica. Classes de palavras: substantivo: classificação/flexão/grau. Adjetivo: classificação/flexão/grau. Advérbio: classificação. Verbo: classificação/conjugação verbal. Pronome: emprego e colocação dos pronomes átonos. Preposição: emprego. Conjunção: classificação e emprego. Pontuação. Estrutura das palavras e seus processos de formação.

  • Matemática — Noções básicas de matemática, relacionadas com adição, subtração, multiplicação e divisão. Operações com números naturais, decimais e fracionários. Situações problemas relacionados à álgebra e aritmética. As Formas Geométricas. Sistema de numeração. Múltiplos e divisores. Medidas de Comprimento e Superfície. MMC. MDC. Razão. Regra de três simples. Noções de lógica.

  • Conhecimentos gerais — Noções de cidadania, História, Geografia e Política do Brasil, do Estado de Goi- ás e do Município de Acreúna – GO. Direitos e deveres dos servidores públicos. Noções de Hierarquia. No- ções de cidadania, higiene e saúde. Legislação: Estatuto dos Servidores Públicos, Lei Orgânica Municipal e Constituição Federal de 1988 (artigos 1º ao 6º). Noções básicas de segurança e higiene do trabalho e uso de Equipamentos de Proteção – EPI inerente às atividades a serem desenvolvidas. Noções básicas de relacionamento humano no trabalho. Conhecimentos básicos sobre as atividades relacionadas às atribuições do cargo. Obs.: Deverão ser observadas todas as alterações das leis mencionadas no conteúdo programático, até a data de publicação do Edital Regulamento.

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🔎 Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Acreúna nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2024, disponível abaixo.

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Sobre Prefeitura de Acreúna

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

Sobre Itame

Com sede em Goiânia, capital de Goiás, o Instituto Itame atua na organização de concursos e também oferece consultoria na área pública municipal. A banca pode ser contatada pelo telefone (62) 3637-9990.

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