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Concurso Prefeitura Águas de Lindóia SP 2024

Orgão: Prefeitura Águas de Lindoia
Nº vagas:20
Taxa de inscrição: De R$ 65,00 Até R$ 85,00
Cargos: Professor, Diretor, Secretário de Escola
Áreas de Atuação: Saúde, Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2130,00 Até R$ 5170,00
Organizadora: AvançaSP
Estados com Vagas: SP
Cidades: Águas de Lindoia - SP

Agenda

Abertura das inscrições19/06/2024
Encerramento das inscrições22/07/2024
Prova01/09/2024

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 26/10/2023, às 10h48 - Atualizado em 20/06/2024, às 18h00


O novo concurso da Prefeitura de Águas de Lindóia reúne 20 vagas imediatas para cargos da área da educação. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva (CR) para futuras oportunidades. O município está localizado no interior do estado de São Paulo, a cerca de 160 km de distância da capital.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

Quem possui escolaridade de ensino médio completo pode se inscrever para a função de secretário de escola (CR), que recebe o salário inicial de R$ 2.475.

Já para ensino superior, as chances são para as carreiras de assistente técnico pedagógico (1 vaga + CR), diretor de escola (6 + CR), médico veterinário (1 + CR), professor adjunto de educação básica IV (3 + CR), professor titular de educação básica II artes (1 + CR), professor titular de educação básica II educação física (1 + CR), professor titular de educação especial (1 + CR) e vice-diretor de escola (6 + CR). As remunerações variam de R$ 2.130 a R$ 5.170.

Atribuições de alguns cargos

  • SECRETÁRIO DE ESCOLA: Executar os serviços de secretaria escolar, bem como atividades administrativas da Secretaria de Educação; executar serviços de digitação; operar máquina de xerox, aparelhos telefônicos e Fax; manter em dia a escrituração, preencher boletins estatísticos; lavrar e assinar atas; receber, redigir e expedir correspondências em geral dos estabelecimentos de ensino, elaborar histórico escolar e outros similares; classificar, protocolar e arquivar papéis, documentos e correspondências, registrando entrada, saída e movimentação de expediente; organizar e manter atualizados os prontuários de legislação referente ao ensino; receber, conferir, e distribuir material necessário ao trabalho, de acordo com normas predeterminadas; manter atualizado o registro de material de consumo e efetuar tombamento do material permanente, registrando os dados e avarias; executar outras tarefas afins à sua responsabilidade.
  • ASSISTENTE TÉCNICO PEDAGÓGICO: O Assistente Técnico Pedagógico tem as seguintes atribuições, as quais serão planejadas conjuntamente, com a Secretaria Municipal de Educação e com a Direção das Unidades Escolares Municipais: Tomar conhecimento e opinar sobre a elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das unidades escolares municipais, para compreender a estrutura de desenvolvimento pedagógico das mesmas; Elaborar a programação das atividades da sua área de atuação, de comum acordo com a Secretaria municipal de Educação, assegurando a articulação com as demais programações das Unidades Escolares Municipais, principalmente, no seguinte: observando, minuciosamente e tendo uma escuta atenta e sem pré-conceitos às necessidades dos alunos, dos professores, dos coordenadores e dos diretores; detectando a real problemática de cada Unidade Escolar Municipal, com a finalidade de preparar formações que atendam e mobilizem transformações positivas; compreendendo o processo de aprendizagem humana, isto é, como os alunos e os educadores aprendem; identificando as possíveis defasagens no processo ensino-aprendizagem, conforme análise dos índices alcançados nas avaliações internas e externas, formulando assim propostas de ações que auxiliem as Unidades Escolares Municipais a avançarem no trabalho pedagógico; considerando todas as variáveis e até possíveis deficiências, transtorno globais do desenvolvimento e e/ou altas habilidades/superdotação dos alunos; tendo conhecimento de como se dá o processo de aquisição da linguagem oral e escrita; assumindo um caráter preventivo e assistencial aos Coordenadores Pedagógicos, propondo parceria e apoiando-os no atendimento das necessidades pedagógicas que se apresentem; promovendo orientações metodológicas de acordo com as particularidades das etapas de atendimento dos Coordenadores Pedagógicos; orientando os Coordenadores sobre a construção dos Planos Educacionais Individualizados dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação; formando e prestando assistência técnico-pedagógica aos profissionais que atuam junto aos estudantes com deficiências; promovendo de estudos visando a eficácia da aplicação dos Planos Educacionais Individualizados; estimulando a utilização de novos instrumentos pedagógicos e materiais didáticos; promovendo a articulação entre familiares, escolas, professores e demais especialistas no atendimento ao aluno com deficiência. Prestar assistência técnico-pedagógica aos Coordenadores Pedagógicos, com respeito à sua área de atuação, visando assegurar a eficiência e a eficácia do desempenho dos mesmos, para a maioria da qualidade do ensino; Orientar a equipe da Unidade Escolar Municipal sobre os diversos tipos de problemas de aprendizagem e sua relação no comportamento social dos mesmos; Auxiliar na compreensão do desenvolvimento infantil em diferentes situações, etapas e nas suas relações e implicações com a aprendizagem; Estimular relações de trabalho saudáveis entre Coordenadores Pedagógicos e Docentes; Fornecer programas educacionais para manejo de classe, para desenvolvimento de habilidades dos alunos com déficit de aprendizagem, criando assim, novas estratégias de ensino e de aprendizagem; Dar sugestões aos Coordenadores para o desenvolvimento ao processo de aconselhamento, junto aos alunos, abrangendo análise do comportamento e conduta dos mesmos, em cooperação com os docentes e as famílias; Preocupar-se com o melhor ajustamento dos alunos à Unidade Escolar Municipal e à sociedade, assistindo e orientando os Coordenadores Pedagógicos para o desenvolvimento de uma pedagogia inclusiva e o atendimento integral do aluno; Criar um clima favorável de compreensão entre todos os Coordenadores Pedagógicos, afim de que o Núcleo Pedagógico se fortaleça como uma equipe, em que todos se respeitem e se ajudem; Ajudar os Coordenadores Pedagógicos na criação de projetos que venham a dar um sentido de vida aos alunos e a incorporar nas suas aspirações os ideais mais elevados da civilização a que pertencem e adquirindo bons hábitos de vida, tanto no campo intelectual, moral, social, como no da higiene, saúde física e mental; Manter atitude de colaboração e solidariedade com todos os integrantes das equipes escolares; Participar, quando necessário, das atividades coletivas, nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo, com a presença dos demais responsáveis; Elaborar o Plano de Trabalho específico do serviço de Assistente Técnico Pedagógico; Organizar e propor modelos de documentos que auxiliem os Coordenadores Pedagógicos na análise de informações sobre a aprendizagem, bem como em relatórios para necessidades pedagógicas específicas; entre outras.

Dica de estudo: língua portuguesa

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Edital e Anexos


Abertura (26/10/2023) Edital nº 01/2023

Abertura (26/10/2023) Edital nº 02/2023

Abertura (20/06/2024) Edital nº 01/2024

+Aulas grátis

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Sobre Prefeitura Águas de Lindoia

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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