Orgão: | Prefeitura de Araçatuba |
Nº vagas: | 187 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 67,90
Até R$ 98,80 |
Cargos: | Professor,
Psicólogo,
Coordenador |
Áreas de Atuação: | Administrativa,
Educação |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 1832,09 Até R$ 5494,15 |
Organizadora: | Vunesp |
Estados com Vagas: | SP |
Cidades: | Araçatuba - SP |
Abertura das inscrições | 03/07/2023 |
Encerramento das inscrições | 07/08/2023 |
Prova | 17/09/2023 |
Divulgação do Gabarito | 19/09/2023 |
Redação
Publicado em 19/09/2018, às 11h16 - Atualizado em 20/09/2023, às 18h00
O mais recente concurso da Prefeitura de Araçatuba, em São Paulo, vai preencher 187 vagas na área da educação, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 1.832,09 a R$ 5.494,15.
As opções de nível médio são para assistente educacional digital (5 postos), intérprete educacional de Libras (1), oficial administrativo escolar (20), agente escolar (50) e secretário de escola (CR).
Curso superior é requisito para assistente social educacional (5), coordenador pedagógico (70), orientador pedagógico de educação básica (10), orientador pedagógico de educação especial (3), orientador pedagógico de arte (1), orientador pedagógico de educação física (1), orientador pedagógico de língua estrangeira moderna — inglês (1), orientador pedagógico educacional de planejamento e administração (2), agente de desenvolvimento infantil (2), professor de educação básica — artes (10), psicólogo educacional (2), terapeuta ocupacional educacional (2) e fonoaudiólogo educacional (2).
Agente escolar — 1 - Desenvolver atividades voltadas à organização escolar nos momentos em que não estiver em atividades com os alunos; 2 - Auxiliar no atendimento à comunidade escolar nos momentos em que não estiver em atividades com os alunos; 3 - Executar trabalhos de digitação e reprografia das áreas administrativa e pedagógica nos momentos em que não estiver em atividades com os alunos; 4 - Separar e proceder a entrega de materiais pedagógicos conforme solicitação dos professores / coordenação / direção; 5 - Controlar a movimentação de alunos no recinto da escola, em suas imediações e na entrada e saída da unidade escolar, zelando pela segurança e orientando-os quanto às normas de comportamento; 6 - Acompanhar e orientar os alunos nos horários de intervalos de aula; 7 - Orientar e acompanhar os alunos em atividades ao ar livre e extraclasses; 8 - Zelar pela segurança dos alunos, cuidando para que não se envolvam em situações perigosas; 9 - Inspecionar comportamento dos alunos no ambiente escolar e durante o transporte, cuidando e zelando pela segurança destes; 10 - Controlar entrada e saída dos alunos no transporte, conferindo quantidade de alunos presentes; 11 - Desenvolver atividades que estimulem a aquisição de hábitos de higiene e saúde pelos alunos; 12 - Dar banho nos bebês, nas crianças de período integral, nas crianças com necessidades especiais e, quando necessário, nas demais crianças da unidade escolar; 13 - Acompanhar, orientar e completar o banho das crianças que, por serem autônomas, já o fazem sem a participação de um adulto; 14 - Trocar fraldas e roupas das crianças que necessitarem; 15 - Executar, orientar e acompanhar a troca de roupas pelas crianças, estimulando para que, gradativamente, elas conquistem autonomia e passem a realizar essas atividades sozinhas; 16 - Incentivar e auxiliar, quando necessário, a criança a ingerir os diversos alimentos oferecidos no cardápio da unidade escolar, respeitando seu ritmo e paladar; 17 - Desenvolver atividades que estimulem a aquisição de hábitos alimentares adequados pelas crianças; 18 - Zelar pela organização nos momentos de refeições dos alunos; 19 - Orientar e acompanhar a escovação de dentes das crianças; 20 - Acompanhar o sono/repouso das crianças, permanecendo, pelo menos um agente escolar, em vigília, durante todo o período do sono/repouso; 21 - Auxiliar o professor da classe com matrícula de aluno com deficiência acentuada (física, visual ou múltipla), para que o educando consiga participar das atividades desenvolvidas pelo professor titular, em sala de aula ou fora dela; 22 - Cuidar da higiene pessoal do aluno com deficiência acentuada, ou seja, trocas de fraldas e roupas, banhos, limpeza de sialorréia e de outras excreções/secreções, quantas vezes forem necessárias; 23 - Oferecer e acompanhar a alimentação do aluno com deficiência acentuada, de acordo com orientações; 24 - Auxiliar na locomoção do aluno com deficiência acentuada e demais atividades motoras; 25 - Realizar as orientações e procedimentos recebidos dos profissionais que atendem ao aluno com deficiência acentuada; 26 - Executar tarefas delegadas pelo diretor da unidade escolar, no âmbito de sua área de atuação; 27 - Executar os serviços com desempenho, zelo e presteza; 28 - Participar de cursos de formação contínua em serviço e de outros relacionados a sua área de atuação; 29 - Zelar e conservar todos os equipamentos e bens públicos que estiverem sob o domínio de sua área de atuação; 30 - Apoiar o diretor da unidade escolar na identificação dos reparos necessários nos ambientes escolares e nas providências cabíveis para a devida manutenção imediata; 31 - Controlar o patrimônio juntamente com o diretor da unidade escolar; 32 - Cumprir as determinações superiores, representando, imediatamente e por escrito, quando forem manifestamente ilegais; e 33 - Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior.
Secretário de escola — 1 - Organizar arquivos, assegurando a preservação de documentos pertinentes à vida escolar dos alunos e do quadro de pessoal; 2 - Conhecer, coligir e manter atualizada toda legislação escolar vigente; 3 - Receber e protocolar toda a documentação encaminhada à escola e distribuí-la aos setores competentes; 4 - Escriturar e expedir correspondência e documentações oficiais, mediante apreciação do diretor da escola, obedecendo prazos legais; 5 - Articular-se com a direção para que, nos prazos previstos, sejam fornecidos todos os resultados escolares referentes às programações regulares e especiais; 6 - Responsabilizar-se pela escrituração e expedição de documentos escolares, bem como dar autenticidade pela aposição de assinaturas com o diretor; 7 - Conhecer e utilizar os recursos tecnológicos disponíveis; 8 - Realizar os procedimentos necessários à apuração da frequência dos servidores; 9 - Executar tarefas delegadas pelo diretor da unidade escolar, no âmbito de sua área de atuação; 10 - Proceder à distribuição dos expedientes, arquivos, anotações, fichas e guias de controle; 11 - Executar trabalhos de digitação da área administrativa; 12 - Realizar a manutenção e a conservação de todos os equipamentos e bens públicos que estiverem sob o domínio de sua área de atuação, bem como zelar pela economicidade de material e o pelo bom atendimento público; 13 - Executar os serviços com desempenho, zelo e presteza; 14 - Zelar e conservar todos os equipamentos e bens públicos que estiverem sob o domínio de sua área de atuação; 15 - Cumprir as determinações superiores, representando imediatamente e por escrito, quando forem manifestamente ilegais; 16 - Manter rigorosa higiene pessoal e vestimenta adequada a sua função; 17 - Manter contato cordial e profissional com toda a comunidade que atende; 18 - Comunicar à direção da escola as irregularidades no trabalho; 19 - Realizar a conferência da documentação expedida pelo oficial administrativo escolar, quando houver; 20 - Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.
Oficial administrativo escolar — 1 - Organizar arquivos, assegurando a preservação de documentos pertinentes à vida escolar dos alunos e do quadro de pessoal; 2 - Conhecer, coligir e manter atualizada toda legislação escolar vigente; 3 - Receber e protocolar toda a documentação encaminhada à escola e distribuí-la aos setores competentes; 4 - Escriturar correspondências e documentações oficiais, mediante apreciação do diretor da escola e/ou secretário escolar, obedecendo prazos legais; 5 - Responsabilizar-se pela escrituração e expedição de documentos escolares, bem como dar autenticidade pela aposição de assinaturas com o diretor; 6 - Conhecer e utilizar os recursos tecnológicos disponíveis; 7 - Manter atualizada toda documentação escolar; 8 - Executar tarefas delegadas pelo diretor da unidade escolar, no âmbito de sua área de atuação; 9 - Proceder à distribuição dos expedientes, arquivos, anotações, fichas e guias de controle; 10 - Executar trabalhos de digitação da área administrativa; 11 - Realizar a manutenção e a conservação de todos os equipamentos e bens públicos que estiverem sob o domínio de sua área de atuação, bem como zelar pela economicidade de materiais e o pelo bom atendimento público; 12 - Executar os serviços com desempenho, zelo e presteza; 13 - Zelar e conservar todos os equipamentos e bens públicos que estiverem sob o domínio de sua área de atuação; 14 - Cumprir as determinações superiores, representando imediatamente e por escrito, quando forem manifestamente ilegais; 15 - Manter rigorosa higiene pessoal e vestimenta adequada a sua função; 16 - Manter contato cordial e profissional com toda a comunidade que atende; 17 - Responsabilizar-se pela recepção e entrega de alunos na entrada e saída da unidade escolar, mantendo diálogo constante entre a família e/ou representante legal e a escola; 18 - Informar à direção escolar sobre as condutas dos alunos, comunicando ocorrências; 19 - Realizar o atendimento de pais e/ou responsáveis legais e demais pessoas que procurarem a unidade escolar; 20 - Comunicar à direção da escola as irregularidades no trabalho; 21 - Realizar os procedimentos necessários à apuração da frequência dos servidores; e 22 - Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.
Confira abaixo os temas comuns aos cargos de nível médio:
LEIA TAMBÉM
Língua portuguesa — Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Matemática — Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1.º ou do 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Araçatuba nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2023, disponível para consulta abaixo.
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Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 19/09/2023, às 01h32
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O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.
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