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Concurso Prefeitura de Aramina (SP) 2023

Orgão: Prefeitura de Aramina
Nº vagas:14
Taxa de inscrição: De R$ 50,00 Até R$ 60,00
Cargos: Analista, Enfermeiro, Psicólogo
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1347,02 Até R$ 4390,96
Organizadora: Aplicativa Assessoria
Estados com Vagas: SP
Cidades: Aramina - SP

Agenda

Abertura das inscrições08/03/2023
Encerramento das inscrições31/03/2023
Prova23/04/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 17/03/2017, às 15h55 - Atualizado em 24/04/2023, às 18h00


O mais recente concurso da Prefeitura de Aramina, no interior de São Paulo, oferece 14 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 1.347,02 a R$ 4.390,96.

Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas

Há oportunidades com exigência de ensino médio para agente de combate às endemias (1 + CR), agente de saneamento (1), auxiliar de saúde bucal (1 + CR) e técnico em enfermagem (1 + CR).

As opções de nível superior são para analista de recursos humanos (1), contador (1), controlador interno (1), coordenador pedagógico (1 + CR), enfermeiro (1 + CR), engenheiro civil (1), fonoaudiólogo (1 + CR), médico PSF (1), psicólogo (1 + CR) e terapeuta ocupacional (1).

Atribuições de alguns cargos

  • Controlador interno — a) supervisionar, coordenar e executar trabalhos de avaliação das metas do Plano Plurianual, bem como dos programas e orçamento do governo municipal; b) examinar a legalidade e avaliar resultados quanto à eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos da Administração Municipal, bem como da aplicação de recursos públicos e subsídios em benefício de empresas privadas; c) exercer controle das operações, avais e garantias, bem como dos direitos e deveres do Município; d) avaliar a execução das metas do Plano Plurianual e dos programas do governo, visando a comprovar o alcance e adequação dos seus objetivos e diretrizes; e) avaliar a execução dos orçamentos do Município tendo em vista sua conformidade com as destinações e limites previstos na legislação pertinente; O avaliar a gestão dos administradores municipais para comprovar a legalidade, legitimidade, razoabilidade e impessoalidade dos atos administrativos pertinentes aos recursos humanos e materiais; g) avaliar o objeto dos programas do governo e as especificações estabelecidas, sua coerência com as condições pretendidas e a eficiência dos mecanismos de controle interno; h) subsidiar, através de recomendações, o exercício do cargo do Prefeito, dos Secretários e dirigentes dos órgãos da administração indireta, objetivando o aperfeiçoamento da gestão pública; i) verificar e controlar, periodicamente, os limites e condições relativas As operações de crédito, assim como os procedimentos e normas sobre restos a pagar e sobre despesas com pessoal nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Regimento Interno do Sistema de Controle Interno do Município; j) prestar apoio ao órgão de controle externo no exercício de suas funções constitucionais e legais; k) acompanhar os processos de licitações dispensa ou de inexigibilidade para as contratações de obras, serviços, fornecimentos e outros; I) acompanhar os serviços do órgão de trânsito, multa dos veículos do Município, sindicâncias administrativas, documentação dos veículos, seus equipamentos, atuação da Junta Administrativa de Recursos de Infrações —JAR!, m) acompanhar o sistema de previdência dos servidores, regime próprio ou regime geral de previdência social; n) acompanhar a investidura nos cargos e funções públicas, a realização de concursos públicos, publicação de editais, prazos, bancas examinadoras; o) auditar as despesas com pessoal, limites, reajustes, aumentos, reavaliações, concessão de vantagens, previsão na lei de diretrizes orçamentárias, plano plurianual e orçamento; p) analisar contratos emergenciais de prestação de serviço, autorização legislativa e prazos; q) apurar existência de servidores em desvio de função; r) analisar procedimentos relativos a processos disciplinares, publicidade, portarias e demais atos; s) auditar lançamento e cobrança de tributos municipais, cadastro, revisões, reavaliações e prescrição; t) examinar e analisar os procedimentos da tesouraria, saldo de caixa, pagamentos, recebimentos, cheques, empenhos, aplicações financeiras, rendimentos, plano de contas, escrituração contábil, balancetes; u) exercer outras atividades inerentes ao sistema de controle interno.

  • Coordenador pedagógico — coordenar as atividades pedagógicas da unidade escolar; - participar das decisões sobre as transgressões disciplinares dos alunos; - coordenar e incentivar o processo pedagógico de forma articulada com os Professores, respeitando as diretrizes educacionais do órgão competente; - organizar, acompanhar e avaliar a execução do processo pedagógico, do horário de aulas, do calendário escolar e dos pianos de trabalho, em articulação com o Diretor e os Professores, quando for o caso; - garantir o processo de planejamento e execução das atividades curriculares, criando condições para que haja participação efetiva de toda a equipe em torno dos objetivos gerais da unidade escolar e em função das características específicas das diversas áreas de trabalho; - assessorar o Professor técnica e pedagogicamente, de forma a adequar o seu trabalho aos objetivos da unidade escolar e aos fins da educação; - assistir aos Professores e alunos em seus problemas de relacionamento que estejam interferindo no processo ensino-aprendizagem; - propiciar condições de atendimento aos educandos que apresentem necessidades especiais; - participar da elaboração da proposta pedagógica e calendário escolar da unidade escolar; - manter permanente contato com os pais ou responsáveis, informando-os e orientando-os sobre o desenvolvimento do aluno e obtendo dados de interesse para o processo educativo; - participar das atividades cívicas, culturais e educativas da unidade escolar; - participar da Associação de Pais e Mestres e outras instituições auxiliares da unidade escolar; - analisar, juntamente com o Secretário e o Diretor, as guias de transferência e ementas curriculares e compatibilizá-las com o quadro curricular, a fim de definir as adaptações; - criar condições de leitura e estudos sistemáticos individuais e em grupo, estimulando a realização de experimentos inovadores das diversas áreas de conhecimento; - criar mecanismos efetivos de combate à evasão e à repetência; - emitir parecer sobre requerimento relativo a ações pedagógicas do Corpo Docente; - organizar o Conselho de Classe e coordenar suas reuniões, com registro em livro próprio; - desempenhar outras atribuições que lhe forem delegadas, compatíveis com as suas funções; - proceder à observação dos alunos, identificando as necessidades e carências de ordem social, psicológica, material ou de saúde que interfiram na aprendizagem, encaminhando-os aos setores especializados; - orientar os professores na seleção e utilização de técnicas e estratégias de ensino para melhoria do rendimento escolar; - realizar encontros com os Professores para troca de experiência e proposição de alternativas que visem à melhoria de ensino; - orientar e acompanhar os programas de recuperação paralela e o processo de avaliação do rendimento escolar; - assessorar o Diretor da Escola na elaboração de todas as atividades pedagógicas da unidade escolar.

  • Terapeuta ocupacional — Atender pacientes de toda rede pública para prevenção, habilitação e reabilitação utilizando protocolos e procedimentos específicos de terapia ocupacional; realizar diagnósticos específicos; - analisar condições dos pacientes; orientar pacientes e familiares; - desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida; - exercer atividades técnico-científicas; - assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; - avaliar o paciente quanto às suas capacidades e deficiências; - eleger procedimentos de habilitação para atingir os objetivos propostos a partir da avaliação; - facilitar e estimular a participação e colaboração do paciente no processo de habilitação ou de reabilitação; - avaliar os efeitos da terapia, estimular e medir mudanças e evolução; - planejar atividades terapêuticas de acordo com as prescrições médicas; - redefinir os objetivos, reformular programas e orientar pacientes e familiares; - promover campanhas educativas; - produzir manuais e folhetos explicativos; - utilizar recursos de informática; - executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Concurso da Prefeitura de Aramina: o que vai cair na prova?

Confira abaixo os temas comuns aos cargos de nível médio:

  • Língua portuguesa — Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sintaxe.

  • Matemática — Resolução de situações-problema. Números Inteiros: Operações, Propriedades, Múltiplos e Divisores; Números Racionais: Operações e Propriedades. Números e Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais: Razões e Proporções, Divisão Proporcional, Regra de Três Simples e Composta. Porcentagem. Juros Simples. Sistema de Medidas Legais. Conceitos básicos de geometria: cálculo de área e cálculo de volume. Raciocínio Lógico.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Aramina nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

Edital e Anexos


Abertura (17/03/2017) Concurso Prefeitura de Aramina

Abertura (01/04/2021) Edital de abertura (2021)

Retificação (01/04/2021) Retificação

Abertura (09/03/2023) Edital 1/2023

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

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Sobre Prefeitura de Aramina

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

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