Redação Publicado em 05/12/2017, às 10h32 - Atualizado em 12/02/2020, às 23h00
O concurso Prefeitura de Aripuanã, em Mato Grosso, preencher 175 vagas em cargos de todas as escolaridades, além de formar cadastro reserva (CR). A oferta salarial varia de R$ 959,74 a R$ 13.375,84.
Quem possui nível fundamental pode escolher entre as funções de agente operacional (2 postos + CR), cuidador (4), encanador (1), merendeira (8 + CR), motorista de automóvel (1 + CR), motorista de caminhão/ônibus (CR), motorista de transporte escolar (CR), motorista socorrista - SAMU (4), operador de máquinas pesadas (1), zelador de pátio (13 + CR), zeladora (21), operador de máquinas pesadas/pá carregadeira (1), operador de máquinas pesadas/retroescavadeira (1) e cozinheira (2).
Há chances com exigência de ensino médio/técnico para agente administrativo (2 + CR), agente comunitário de saúde (4), agente de combate a endemias (5), assistente de saúde (1), auxiliar de saúde bucal (4), fiscal sanitário (CR), microscopista (2), recepcionista (5 + CR), técnico administrativo educacional (CR), técnico agrícola (1 + CR), técnico de desenvolvimento educacional (31 + CR), técnico em enfermagem (19), técnico em enfermagem socorrista (4), técnico em raio X (CR) e técnico em tecnologia da informação (2).
Curso superior é requisito para arquiteto (CR), assistente social (CR), biblioteconomista (1), contador (CR), dentista (CR), enfermeiro (1 + CR), fiscal tributário (CR), médico (5), nutricionista (2), procurador do município (CR), professor de ciências naturais (2), professor de educação física (1 + CR), professor de história (2), professor de inglês (1), professor de letras (5), professor de matemática (2 + CR), professor de pedagogia (10), professor de geografia (1), psicólogo (2), veterinário (CR) e dentista (1).
Técnico de desenvolvimento educacional - 1. Planejar e executar as atividades pedagógica, em conjunto com o professor titular da sala, tanto em sala de aula ou fora dela. 2. Seguir a orientação da Coordenação Pedagógica da Escola. 3. Participar da execução das rotinas diárias, de acordo com a orientação técnica do professor regente da turma. 4. Zelar pela higiene e limpeza de materiais e equipamentos do ambiente e dependências sob sua guarda. 5. Observar regras de segurança no atendimento às crianças e na utilização de materiais, equipamentos e instrumentos durante o desenvolvimento das rotinas diárias. 6. Acompanhar, participar e orientar sistematicamente os cuidados essenciais referentes à alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer das crianças. 7. Responsabilizar-se pela alimentação direta das crianças; 8. Participar de programas de capacitação. 9. Colaborar e assistir permanentemente o professor regente no processo de desenvolvimento das atividades técnico pedagógicas. 10. Auxiliar o professor quanto à observação de registros e avaliação do comportamento e desenvolvimento infantil. 11. Participar juntamente com o professor das reuniões com pais e responsáveis. 12. Disponibilizar e preparar os materiais pedagógicos a serem utilizados nas atividades 13. Auxiliar nas atividades de recuperação da autoestima, dos valores e da afetividade. 14. Observar as alterações físicas e de comportamento, desestimulando a agressividade. 15. Ter noções primárias de saúde e primeiros socorros; 16. Acompanhar os educandos em atividades sociais e culturais programadas pela Unidade Escolar. 17. Manter-se integrado(a) com o (a) professor(a) e as crianças. 18. Participar de reuniões pedagógicas e de grupos de estudos, na Unidade Escolar. 19. Auxiliar na locomoção, alimentação e higiene pessoal da criança. 20. Auxiliar na elaboração de materiais pedagógicos (jogos, materiais de sucata e outros). 21. Promover ambiente de respeito mútuo e cooperação, entre as crianças e demais profissionais da Unidade Escolar, proporcionando o cuidado e educação. 22. Atender as crianças respeitando a fase em que estão vivendo. 23. Atender as solicitações dos alunos. 24. Auxiliar na adaptação com os novos alunos. 25. Executar outras tarefas solicitadas pela chefia imediata, cumprir as determinações das demais normas pertinentes ao cargo, bem como executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.
Técnico em tecnologia da informação - 1. Operar microcomputador, utilizando programas básicos e aplicativos, para incluir, alterar e obter dados e informações; 2. Elaborar, sob orientação, quadros e tabelas estatísticas, fluxogramas, organogramas, planilhas eletrônicas e gráficos em geral; 3. Colaborar nos estudos para a organização e a racionalização dos serviços nas Unidades Escolares; 4. Orientar os servidores que o auxiliam na execução das tarefas típicas do cargo; 5. Zelar pela guarda, economia, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados e das dependências do local de trabalho; 6. Zelar pela qualidade no atendimento ao público, a imagem da Instituição, a imagem profissional, sigilo e postura; 7. Levar ao imediato conhecimento do seu superior qualquer irregularidade verificada; 8. Operacionalizar outros recursos didáticos de uso especial, atuando ainda, na orientação dos trabalhos de leitura nas bibliotecas escolares, laboratórios e salas de ciências; 9. Instalar e configurar softwares e hardwares, orientando os usuários nas especificações e comandos necessários para sua utilização; 10. Organizar e controlar os materiais necessários para a execução das tarefas de operação, ordem de serviço, resultados dos processamentos, suprimentos, bibliografias etc. 11. Operar equipamentos de processamento automatizados de dados, mantendo ativa toda a malha de dispositivos conectados; 12. Interpretar as mensagens exibidas no monitor, adotando as medidas necessárias; 13. Notificar e informar aos usuários do sistema ou ao analista de informática, sobre qualquer falha ocorrida; 14. Executar e controlar os serviços de processamento de dados nos equipamentos que Opera; 15. Executar o suporte técnico necessário para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, com substituição, configuração e instalação de módulos, partes e componentes; 16. Administrar cópias de segurança, impressão e segurança dos equipamentos em sua área de atuação; 17. Executar o controle dos fluxos de atividades, preparação e acompanhamento da fase e processamento dos serviços e/ou monitoramento do funcionamento de redes de computadores; 18. Participar de programa de treinamento, quando convocado; 19. Controlar e zelar pela correta utilização dos equipamentos; 20. Ministrar treinamento em área de seu conhecimento; 21. Auxiliar na execução de planos de manutenção, dos equipamentos, dos programas, das redes de computadores e dos sistemas operacionais; 22. Elaborar, atualizar e manter a documentação técnica necessária para a operação e manutenção das redes de computadores; 23. Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função. 24. Executar outras tarefas solicitadas pela chefia imediata, cumprir as determinações das demais normas pertinentes ao cargo, bem como executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.
Zelador de pátio – Exercer vigilância em locais e horários previamente determinados; - realizar limpeza do pátio, quando solicitado; - realizar ronda de inspeção em intervalos fixados, adotando providências tendentes a evitar roubos, incêndios, danificações nos edifícios praças, jardins, materiais sob sua guarda e outros; - verificar se as portas, janelas, portões e outras vias de acesso estão devidamente fechadas; - substituir lâmpadas e fusíveis, efetuar manutenção predial e conserto simples; - controlar a movimentação de pessoas, veículos e materiais, vistoriando veículos, anotando o número da placa dos mesmos, examinando os volumes transportados, para evitar desvio de materiais e outros; - investigar quaisquer condições anormais que tenha observado; - responder às chamadas telefônicas e anotar recados; - acompanhar funcionários, quando necessário, no exercício de suas funções; - prestar informações ao chefe imediato das ocorrências de seu setor, para permitir a tomada de providências adequadas a cada caso; - executar consertos simples em móveis, portas, janelas, esquadrias e outros, conforme orientação recebida; - executar serviços de horta e jardim (plantio, colheita, preparo de canteiros, adubações, irrigação, pulverizações, poda e outros afins); - zelar pela guarda, economia, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados e das dependências do local de trabalho; - zelar pela qualidade no atendimento ao público, a imagem da Instituição, a imagem profissional, sigilo e postura; - levar ao imediato conhecimento do seu superior qualquer irregularidade verificada; - cumprir as determinações das demais normas pertinentes ao cargo, bem como executar outras tarefas correlatas.
Zeladora – Nas condições de asseio requeridas; - executar a limpeza e capinagem das áreas externas, tais como pátios, jardins, calçadas; - executar serviços manutenção em geral, efetuando pequenos reparos e/ou requisitando pessoas habilitadas; - recolher o lixo da unidade que serve, acondicionando-os e depositando-os de acordo com orientação recebida; - substituir lâmpadas; - auxiliar no combate a insetos e roedores, conforme orientação recebida; - executar serviços de horta e jardim (plantio, colheita, preparo de canteiros, adubações, pulverizações, poda e outros); - percorrer as dependências dos prédios municipais, abrindo e fechando janelas, portas e portões, bem como ligando e desligando pontos de iluminação, máquinas e aparelhos elétricos; - lavar e passar roupas, bem como proceder ao controle de entrada e saída das peças; - preparar e servir cafés e chás; - encarregar-se do controle de material de consumo e de limpeza, tomando como base os serviços a serem executados, para evitar a descontinuidade do processo de higienização e de manutenção dos próprios e de suas instalações; - zelar pela guarda, economia, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados e das dependências do local de trabalho; - zelar pela qualidade no atendimento ao público, a imagem da Instituição, a imagem profissional, sigilo e postura; - levar ao imediato conhecimento do seu superior qualquer irregularidade verificada; - cumprir as determinações das demais normas pertinentes ao cargo, bem como executar outras tarefas correlatas.
Agente comunitário de saúde – Realizar mapeamento de sua área; - cadastrar as famílias e manter atualizado o cadastro; - identificar indivíduos e famílias expostos a situação de risco; - identificar área de risco; - manter-se sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situação de risco; - utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; - promover ações de educação para a saúde individual e coletiva; - registrar para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; - estimular a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para área da saúde; - realizar visitas domiciliares periódicas para o monitoramento de situações de risco à família; - participar de ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida; - promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, etc; - identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializado pela equipe; - executar outras tarefas definidas em legislação específica em relação á prevenção e ao controle da malária e dengue; - zelar pela guarda, economia, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados e das dependências do local de trabalho; - zelar pela qualidade no atendimento ao público, a imagem da Instituição, a imagem profissional, sigilo e postura; - levar ao imediato conhecimento do seu superior qualquer irregularidade verificada; - cumprir as determinações das demais normas pertinentes ao cargo, bem como executar outras tarefas correlatas."
Conteúdo programático
Confira abaixo as disciplinas para nível fundamental:
Língua portuguesa - Alfabeto da Língua Portuguesa; Ordem Alfabética; Ordenação de Frases; Ortografia; Divisão Silábica e Classificação quanto ao número de sílabas; Frases: - Interrogativa - Exclamativa - Afirmativa - Negativa; Classes de Palavras; Comparação de palavras entre si: Sinônimos e Antônimos; Acentuação Gráfica; Sinais de Pontuação; Concordância dos Nomes (substantivos) e dos Verbos; Análise e Interpretação de Textos.
Matemática - Conjunto de números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, operações, expressões (cálculo), problemas, raiz quadrada; MDC e MMC - cálculo - problemas; Porcentagem; Juros Simples; Regras de três simples e composta; Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo, volume; Sistema Monetário Nacional (Real); Equações: 1º e 2º graus; Inequações do 1º grau.
Conhecimentos gerais - Questões relacionadas em nível nacional ou internacional a Artes, Política, Economia, Sociedade, Saúde e Nutrição, Ciências e Tecnologia, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Esporte, Religião, História, Geografia e ainda, eventos contemporâneos divulgados na mídia local, nacional e internacional. Aspectos Históricos e Geográficos do Estado do Mato Grosso e do Município de Aripuanã – MT.
Curso grátis de matemática para o concurso Prefeitura de Aripuanã
Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Aripuanã nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.