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Concurso Prefeitura de Bertioga (SP) 2025

Orgão: Prefeitura de Bertioga
Nº vagas:150
Taxa de inscrição: De R$ 61,51 Até R$ 100,09
Cargos: Professor, Motorista, Arquiteto
Áreas de Atuação: Administrativa, Educação, Operacional, Saúde
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2133,11 Até R$ 6666,00
Organizadora: Ibam
Estados com Vagas: SP
Cidades: Bertioga - SP

Agenda

Abertura das inscrições20/11/2025
Encerramento das inscrições18/12/2025
Prova08/02/2026

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 18/10/2021, às 10h59 - Atualizado em 22/11/2025, às 06h00


O mais recente concurso da Prefeitura de Bertioga, no litoral de São Paulo, preencherá 150 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Estão em disputa cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários entre R$ 2.133,11 e R$ 6.666.

📄 Resumo dos editais

Saiba como é a distribuição das vagas

Nível fundamental:

  • motorista CNH "D" (11 vagas).

Nível médio:

  • secretário de escola (3);
  • técnico em contabilidade (3).

Nível superior:

  • arquiteto (CR);
  • assistente social (2);
  • contador (CR);
  • diretor de escola (1);
  • enfermeiro (2);
  • engenheiro civil (3);
  • médico — pediatria (2);
  • médico — medicina de família e comunidade (13);
  • médico — cardiologia (1);
  • médico — ortopedia (1);
  • médico — neurologia (2);
  • médico — neurologia pediátrica (1);
  • médico — cirurgia geral (1);
  • médico — cirurgia pediátrica (1);
  • médico — gastroenterologia (1);
  • médico — oftalmologia (1);
  • médico — endocrinologia (2);
  • médico — cirurgia vascular (1);
  • médico — alergologia (1);
  • médico — pneumologia (1);
  • médico — geriatria (1);
  • médico — urologia (1);
  • médico — psiquiatria (1);
  • médico — ginecologia e obstetrícia (1);
  • médico do trabalho (2);
  • médico veterinário (1);
  • odontólogo (3);
  • professor de educação básica I (80);
  • professor de educação básica II — educação especial/inclusiva (4);
  • psicólogo (CR);
  • terapeuta ocupacional (2).

Atribuições de alguns cargos

  • Arquiteto — Elaborar, executar e dirigir projetos arquitetônicos, viários, de edifícios, interiores, monumentos e outras obras, estudando características e preparando programas e métodos de trabalho, para permitir a sua construção, montagem e manutenção; Planejar as plantas e especificações do projeto, aplicando princípios arquitetônicos, funcionais e estéticos, para integrá-los dentro do espaço físico; Prestar assistência técnica às obras em construção, mantendo contato com empreiteiros, fornecedores e projetistas, para assegurar a coordenação de todos os aspectos do projeto e a observância às normas e especificações contratuais; Efetuar vistorias, perícias, avaliação de imóveis, arbitramento, para emitir laudos e pareceres técnicos; Preparar as previsões detalhadas das necessidades da construção, determinando e calculando materiais, mão-de-obra e respectivos custos, tempo de duração e outros elementos, para estabelecer recursos necessários à realização dos projetos; Atender aos servidores, visando esclarecer dúvidas, receber sugestões ou solicitações, com o objetivo de resolução de problemas operacionais ou de melhorias de desempenho; Operar equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; Participar de comissões, grupos de trabalho ou de estudos, quando designado por seu superior hierárquico; Zelar pela limpeza, organização e disciplina do seu local de trabalho; Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos utilizados no trabalho; Atuar de acordo com os princípios de qualidade e ética, visando o constante alinhamento ao planejamento estratégico do Município; Executar outras atividades correlatas e afins à unidade em que estiver lotado, a partir das necessidades e demandas da área e de conformidade com as orientações dadas pela chefia imediata.

  • Assistente social — Organizar a participação dos indivíduos em grupo, desenvolvendo suas potencialidades e promovendo atividades educativas, recreativas e culturais, para assegurar o progresso coletivo e a melhoria do comportamento individual; Programar a ação básica de uma comunidade nos campos social, médico e outros, através da análise dos recursos e das carências socioeconômicas dos indivíduos e da comunidade, de forma a orientá-los e promover seu desenvolvimento; Planejar, executar e analisar pesquisas socioeconômicas, educacionais e outras, utilizando técnicas específicas para identificar necessidades e subsidiar programas educacionais, habitacionais, de saúde e formação de mão-de-obra; Efetuar triagem nas solicitações de ambulância, remédios, gêneros alimentícios, recursos financeiros e outros, prestando atendimento na medida do possível; Acompanhar casos especiais como problemas de saúde, relacionamento familiar, drogas, alcoolismo e outros, sugerindo o encaminhamento aos órgãos competentes de assistência, para possibilitar atendimento dos mesmos; Executar as demais atribuições previstas no Código de Ética e Lei do Exercício Profissional; Atender aos servidores, visando esclarecer dúvidas, receber sugestões ou solicitações, com o objetivo de resolução de problemas operacionais ou de melhorias de desempenho; Operar equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; Participar de comissões, grupos de trabalho ou de estudos, quando designado por seu superior hierárquico; Zelar pela limpeza, organização e disciplina do seu local de trabalho; Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos utilizados no trabalho; Atuar de acordo com os princípios de qualidade e ética, visando o constante alinhamento ao planejamento estratégico do Município; Executar outras atividades correlatas e afins à unidade em que estiver lotado, a partir das necessidades e demandas da área e de conformidade com as orientações dadas pela chefia imediata.

  • Contador — Escriturar, analiticamente, os atos ou fatos administrativos, efetuando os correspondentes lançamentos contábeis, para possibilitar o controle contábil e orçamentário; Promover a prestação, acertos e conciliação de contas em geral, conferindo saldos, localizando e retificando possíveis erros, para assegurar a correção de operações contábeis; Examinar empenhos de despesa, verificando a classificação e a existência de recursos nas dotações orçamentárias, para o pagamento dos compromissos assumidos; Analisar os balanços gerais e balancetes, objetivando o fornecimento de índices contábeis. Assegurar a correção das operações contábeis e conferir os saldos; Promover a prestação, acertos e conciliação de contas; Assessorar os superiores hierárquicos e demais servidores, visando fornecer subsídios para decisões; Atuar como fonte permanente de consulta a todas as Secretarias e Autoridades do Município; Opinar a respeito de consultas sobre a matéria de natureza técnica, jurídico-contábil, financeira e orçamentária, propondo se for o caso as soluções cabíveis. Emitir pareceres, laudos e informações, sobre assuntos contábeis, financeiros e orçamentários quando necessário ou solicitado; Desenvolver e gerenciar controle auxiliares, quando necessário; Realizar trabalhos de auditoria contábil interna, inspecionando regularmente os registros contábeis, verificando se correspondem aos documentos que lhes deram origem; Participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno, em consonância com Sistema de Controle Interno Municipal; Auxiliar em informações econômico-financeiras; Atender às demandas dos órgãos fiscalizadores; Analisar, acompanhar e fiscalizar a implantação e execução de sistemas financeiros e contábeis; Realizar serviços de tesouraria e lançamentos contábeis, conferência dos registros em relatórios, balancetes e balanços, de acordo com os preceitos da legislação vigente, a fim de contribuir da melhor forma possível para a boa administração dos recursos públicos e suas finalidades; Acompanhar os resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial; Orientar e conferir todos os lançamentos referente a receita e despesa, verificando registros e classificações contábeis; Auxiliar no controle de processos financeiros pertinentes a contas a pagar e contas a receber, bem como as atividades correlatas que compõe este processo; Participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno; Realizar acompanhamento da legislação sobre contabilidade pública e matérias correlatas e efetuar seu registro sistemático; Participar de comissões, grupos de trabalho ou de estudos, quando designado por seu superior hierárquico; Operar equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades; Manter organizados, limpos e conservados os materiais, máquinas, equipamentos e local de trabalho, sob sua responsabilidade. Atender aos servidores, pessoalmente ou por telefone, visando esclarecer dúvidas, receber solicitações, bem como buscar soluções para eventuais transtornos. Zelar pela limpeza, organização e disciplina de seu local de trabalho; Zelar pela guarda e conservação dos materiais e equipamentos utilizados no trabalho; Atender às normas de Medicina, Higiene e Segurança no trabalho; Atuar de acordo com princípios de qualidade e ética, visando o constante alinhamento ao planejamento estratégico do Município; Executar outras atividades correlatas e afins à unidade em que estiver lotado, a partir das necessidades e demandas da área e de conformidade com as orientações dadas pela chefia imediata.

Concurso da Prefeitura de Bertioga: o que vai cair nas provas?

Confira abaixo os temas de informática indicados no conteúdo programático para secretário de escola:

  • Conceitos básicos de hardware e software.

  • Componentes do computador e periféricos de entrada e saída.

  • Sistema operacional Windows: uso da área de trabalho, janelas e pastas; operações com arquivos (criar, copiar, mover e excluir).

  • MS-Word: edição e formatação de textos, criação de tabelas.

  • MS-Excel: estrutura de planilhas, uso básico de fórmulas e gráficos.

  • Internet: navegação, pesquisa de informações e uso do correio eletrônico (envio e recebimento de mensagens e anexos).

  • Noções de segurança: cuidados com vírus e uso de antivírus.

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🔎 Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Bertioga nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos nos editais nº 1/2025 e nº 2/2025, disponíveis entre os anexos abaixo.

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Sobre Prefeitura de Bertioga

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

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