Concurso Prefeitura Blumenau (SC) 2021 Concurso Aberto

Orgão: Prefeitura Blumenau
Nº vagas: 43
Taxa de inscrição: De R$ 60,00 Até R$ 130,00
Cargos: Técnico, Motorista, Agente
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1262,00 Até R$ 5974,00
Organizadora: FURB
Estados com Vagas: SC
Cidades: Blumenau - SC

Publicado em 21/07/2017, às 15h43 - Atualizado em 30/10/2021, às 18h00


O novo edital do concurso Prefeitura de Blumenau, localizada no Estado de Santa Catarina, preencherá 43 vagas em cargos efetivos de todos os níveis escolares, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades.

Informações complementares

Concurso Prefeitura de Blumenau: distribuição das vagas

Para quem tem o ensino fundamental completo, as chances são para as funções de agente de serviços especiais (1 vaga + CR), agente de vigilância (CR), agente de zeladoria (CR), cozinheiro (CR), motorista CNH “B” (1 + CR), motorista CNH “C” (CR), motorista CNH “D” - transporte escolar (CR), motorista CNH “D” - Samu (CR), operador de máquinas - carregadeira (CR), operador de máquinas - motoniveladoras (CR), operador de máquinas - retroescavadeiras (CR), operador de máquinas - trator agrícola (1 + CR) e servente de serviços gerais (1 + CR).

Candidatos que têm o ensino médio e/ou curso técnico podem se inscrever para os cargos de agente administrativo (1 + CR), agente de combate às endemias (1 + CR), agente de defesa civil (CR), auxiliar de consultório dentário (1 + CR), cadastrador imobiliário (CR), educador social (1 + CR), educador social - atuação em abrigo (2 + CR), fiscal de obras e posturas (CR), fiscal de serviços públicos (1 + CR), fiscal de meio ambiente (1 + CR), guarda de trânsito (1 + CR), técnico em agrimensura (CR), técnico em agropecuária (CR), técnico em enfermagem (1 + CR), técnico em higiene dental (CR), técnico em informática (1 + CR), técnico em meio ambiente (1 + CR) e técnico em vigilância sanitária e saúde ambiental (1 + CR).

Nível superior é requisito para administrador (CR), analista de informática (1 + CR), arquiteto (CR), arte educador (1 + CR), assistente social (CR), auditor fiscal tributário (1 + CR), bibliotecário (1 + CR), biólogo (1 + CR), cirurgião dentista (CR), economista (1 + CR), educador ambiental (1 + CR), enfermeiro (1 + CR), engenheiro agrimensor (CR), engenheiro civil (1 + CR), farmacêutico (1 + CR), fisioterapeuta (CR), fonoaudiólogo (CR), geógrafo (CR), geólogo (1 + CR), médico em diversas especialidades (13 + CR), nutricionista (CR), psicólogo (1 + CR) e terapeuta ocupacional (1 + CR).

Os salários iniciais oferecidos partem de R$ 1.262,36 e chegam a R$ 5.974,44.

Concurso Prefeitura de Blumenau: atribuições de alguns cargos

AGENTE ADMINISTRATIVO: • Recepcionar os cidadãos, prestando atendimento, anunciando e encaminhando-os aos setores procurados, orientando sobre horários de atendimento, a fim de atender a todos com rapidez e eficiência. • Assegurar o correto cumprimento dos processos envolvendo o município, organizando e preparando documentos em geral, ordenando dados, efetuando cálculo de valores, verificando sua exatidão, observando prazos de entrega e datas de vencimento, e efetuando análises e conferências. • Realizar controle de documentos e materiais, recebendo, protocolando, arquivando, registrando e encaminhando- os, baseando-se em instruções e procedimentos preestabelecidos, evitando extravios. • Redigir correspondências e documentos de rotina, obedecendo os padrões estabelecidos, assegurando o funcionamento do sistema de comunicação interna e externa. • Providenciar o acondicionamento e conservação de documentos, correspondências, relatórios, fichas e demais materiais, arquivando-os e classificando-os, visando garantir o controle e a fácil localização. • Executar tarefas administrativas como: recepcionar e expedir listagem de trabalhos processados; efetuar controle de material de expediente; digitar e inserir no sistema tabelas, correspondências, relatórios, circulares, formulários, informações processuais, requerimentos, memorando e outros relatórios; providenciar a duplicação de documentos utilizando máquinas para tal, preenchendo requisições e angariando assinaturas; conferir nomes, endereços e telefones extraídos de documentos recebidos, fichas e outros; fechamento de planilhas e de bloquetes de débitos e créditos bancários; entre outros. • Executar as atividades relativas ao processo de aposentadoria, desde a pré-contagem até a informação final, com os cálculos e seus detalhes. • Preparar quadros demonstrativos, tabelas, gráficos, mapas, formulários, fluxogramas e outros instrumentos, consultando documentos, efetuando cálculos, registrando informações com base em dados levantados, com o intuito de criar relatórios, disponibilizar informações pertinentes e padronizar e otimizar o rendimento. • Elaborar cronogramas e acompanhar a realização dos eventos, bem como administrar a agenda do superior, facilitando o cumprimento das obrigações assumidas, contribuindo com o cumprimento de prazos. • Acompanhar e coordenar a execução de atividades em sua área de atuação, quando necessário e/ou solicitado, distribuindo tarefas, apurando irregularidades, efetuando conferências e analisando resultados. • Realizar outras atribuições compatíveis com sua formação profissional. • Elaborar pareceres, informes e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação. • Participar de grupos de trabalho e/ou reuniões com outras secretarias, outras entidades públicas e/ou particulares, realizando estudos e orientações, fazendo exposições sobre situações e problemas identificados, oferecendo sugestões, para fins de formulação de diretrizes, planos e programas de trabalho afetos ao Município.

AGENTE DE DEFESA CIVIL: • Coordenar e executar programas, projetos e serviços sociais desenvolvidos pela administração pública, direta, indireta, entidades e organizações populares do município visando auxiliar na promoção da melhoria da qualidade de vida da população. • Contribuir no desenvolvimento de projetos de mudança cultural, monitoração, alerta e alarme, desenvolvimento científico e tecnológico, desenvolvimento institucional, bem como programas de prevenção e preparação para emergências e desastres, respostas aos desastres e reconstrução, visando o atendimento, a segurança e o bem estar da população. • Contribuir na elaboração ou redigir pareceres, informes técnicos e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações, vistorias e inspeções e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação. • Manter atualizado o sistema de informações sobre desastres no município, objetivando uma melhor difusão do conhecimento sobre a realidade municipal no que diz respeito a desastres, bem como implementar os Núcleos de Defesa Civil Municipal, com prioridade para os situados nas regiões de maior risco de desastres naturais. • Contribuir para o desenvolvimento qualitativo dos recursos humanos em sua área de atuação, elaborando projetos de desenvolvimento e ministrando treinamentos, palestras e/ou aulas de aperfeiçoamento, a fim de possibilitar a estruturação de quadros de voluntários altamente capacitados e motivados. • Contribuir na promoção de estudos de riscos de desastres, objetivando o microzoneamento urbano, com vistas à implementação de políticas municipais, de acordo com a legislação vigente, bem como a organização de bancos de dados e de mapas temáticos relacionados com ameaças, vulnerabilidades e riscos, nas áreas de maior incidência de desastres. • Contribuir com a segurança da população em hipóteses de riscos de desastres, definindo recursos institucionais, humanos e materiais necessários junto a órgãos e entidades públicas ou privadas, selecionando órgãos e entidades adequadas para atuarem nas operações de resposta aos desastres e definindo suas atribuições, e cadastrando, organizando e mantendo permanentemente atualizado em banco de dados e mapas temáticos a disponibilidade e localização dos recursos, equipamentos, instalações de apoio, entre outros. • Contribuir no desenvolvimento de projetos de aparelhamento e apoio logístico, socorro e assistência às populações, reabilitação dos cenários de desastre, entre outros, bem como montar a estrutura física dos Abrigos de Defesa Civil. • Participar e/ou coordenar as atividades de mobilização, de manutenção das comportas de contenção de cheias. • Coordenar as atividades nos Abrigos de Defesa Civil, visando o cumprimento das normas e procedimentos preestabelecidos. • Participar da escala de plantão, estando disponível para atender aos pedidos emergenciais quando for acionado, independente do horário, visando primar pela segurança da população, mediante remuneração. • Realizar a manutenção do material e equipamento de Defesa Civil, controlando a distribuição e recebimento do mesmo. • Realizar outras atribuições compatíveis com sua área profissional. • Atender ao público/comunidade em geral, pessoalmente ou por telefone, visando esclarecer dúvidas, receber solicitações, bem como buscar soluções para eventuais transtornos. • Representar, quando designado, a Secretaria Municipal em que está lotado. • Participar de grupos de trabalho e/ou reuniões com outras secretarias, outras entidades públicas e/ou particulares, realizando estudos, e/ou fazendo exposições sobre situações e problemas identificados, oferecendo sugestões, para fins de formulação de diretrizes, planos e programas de trabalho afetos ao Município.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM: • Assistir o enfermeiro quanto às atividades de planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades. • Atuar em serviços de Vigilância Sanitária e Epidemiologia. • Atuar na prevenção e controle sistemáticos de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência à saúde. • Auxiliar nas atividades de urgência e emergência em atendimentos especializados, sob supervisão de profissional habilitado em ações que requeiram maior complexidade. • Auxiliar os usuários nas questões de saúde, prestando serviços auxiliares de enfermagem, proporcionando-lhes alívio de dor, mal-estar e outros, de acordo com instruções recebidas, receitas médicas, orientando a população através de palestras, atendimentos individualizados e outros. • Colaborar com a prevenção e controle sistemático de infecção ambulatorial, verificando periodicamente a qualidade e funcionalidade, zelando pela manutenção, limpeza e ordem do material, equipamento de trabalho e das dependências dos serviços de saúde. • Contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente e/ou de treinamento. • Garantir: - a promoção da saúde pública, auxiliando aos usuários, prestando informações sobre consultas, exames, medicamento e outros, bem como assistindo ao enfermeiro na execução de programas de educação em saúde. - a qualidade do registro das atividades nos sistemas de informação utilizados pelo Município, Estado e Governo Federal, bem como prontuários e controles diversos, e quando necessário realizar atividades administrativas pertinentes ao serviço. - o pleno funcionamento da unidade de trabalho, bem como a qualidade e quantidade de medicamentos e material ambulatorial, controlando o estoque, solicitando reposição de material, realizando organização, manutenção, controle, limpeza, esterilização de materiais, equipamentos, ambientes e outros. • Incentivar o controle social. • Participar: - da execução de programas de higiene e segurança do trabalho, de prevenção de acidentes e doenças profissionais e do trabalho. - das atividades de atenção realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na unidade de saúde e, quando indicado ou necessário, em hospitais, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.); - do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da unidade de saúde; - planejar, orientar, supervisionar e executar programas, atividades, campanhas e outros, bem como motivar e desenvolver atitudes e hábitos sadios na população. • Preparar informes, relatórios, registros, documentos e outros, sempre que solicitado a fim de possibilitar subsídios para elaboração de ordens de serviços, portarias, pareceres e outros. • Prestar assistência sob orientação do médico ou enfermeiro, através de serviços técnicos de enfermagem, tratamentos, cuidados de conforto, higiene pessoal e outros, adaptando os pacientes ao ambiente de saúde, bem como aos métodos terapêuticos aplicados a fim de proporcionar o bem-estar. • Prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado de saúde de complexidade compatível ao seu nível de conhecimento. • Realizar: - ações de educação em saúde à população, conforme planejamento da equipe; - atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; - triagens, teste rápido e coleta de exames. • Desempenhar outras atividades correlatas.

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Dica de estudo: língua portuguesa


Cronograma

Abertura das inscrições29/10/2021
Encerramento das inscrições30/11/2021
Prova30/01/2022
Divulgação do Resultado09/03/2022

Notícias do concurso Prefeitura Blumenau (SC) 2021

Edital e Anexos

Abertura (21/07/2017) Processo seletivo Prefeitura de Blumenau
Abertura (29/10/2021) Edital nº 02/2021

Provas Prefeitura Blumenau

Nenhuma prova encontrada

Provas FURB

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
_PREFEITURA MUNICIPAL Bacharel em Direito
FURB
2015 Prova / Gabarito
_PREFEITURA MUNICIPAL Coordenador Pedagogico
FURB
2015 Prova / Gabarito
_PREFEITURA MUNICIPAL Analista de Informatica
FURB
2015 Prova / Gabarito
_PREFEITURA MUNICIPAL Assistente Social
FURB
2015 Prova / Gabarito
FURB Enfermeiro
FURB
2015 Prova / Gabarito

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Sobre Prefeitura Blumenau

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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