Orgão: | Prefeitura de Campinas |
Nº vagas: | 124 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 57,00
Até R$ 83,00 |
Cargos: | Professor,
Agente,
Intérprete de libras/português |
Áreas de Atuação: | Educação |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 2391,00 Até R$ 6623,00 |
Organizadora: | Vunesp |
Estados com Vagas: | SP |
Cidades: | Campinas - SP |
Abertura das inscrições Edital nº 01/2022 | 18/04/2022 |
Encerramento das inscrições Edital nº 01/2022 | 16/05/2022 |
Abertura das inscrições Edital nº 02/2022 | 23/05/2022 |
Prova Edital nº 01/2022 | 19/06/2022 |
Encerramento das inscrições Edital nº 02/2022 | 21/06/2022 |
Prova Edital nº 02/2022 | 31/07/2022 |
Redação
Publicado em 08/04/2022, às 13h03 - Atualizado em 26/05/2023, às 06h00
Saíram dois editais do concurso Prefeitura de Campinas, localizada no interior do Estado de São Paulo. Ao todo, são oferecidas 124 vagas, sendo 80 para o cargo público efetivo de agente de educação infantil e 44 distribuídas entre intérprete de libras, orientador pedagógico e professores.
Para ingressar na carreira de agente de educação infantil (80 vagas) é necessário possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio completo. O salário inicial é de R$ 2.391,81 para jornada de trabalho de 32 horas semanais, sendo 30 horas em atividades com as crianças e duas horas de formação.
O cargo de intérprete de libras/língua portuguesa (2 vagas) requer ensino médio completo, proficiência em libras e curso na área. O salário inicial é de R$ 3.104,79.
Candidatos que têm formação superior podem se inscrever para as carreiras de orientador pedagógico (20), professor adjunto II nas especialidades de ciências (2), educação especial (2), geografia (2), matemática (2) e língua portuguesa (2), professor de educação básica II nas áreas de história (2), língua portuguesa (2), arte (2), inglês (2) e educação física (2) e professor bilíngue - libras (2). As remunerações variam de R$ 2.967,60 a R$ 6.623,51.
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Agente de educação infantil: atuar nas Unidades de Educação Infantil, acolhendo, cuidando e auxiliando na educação de crianças, em conformidade com a proposta educacional. Promover o contato afetivo e harmonioso entre adulto e a criança. Conhecer e acompanhar o desenvolvimento das crianças, a forma como vivem, seus progressos e dificuldades. Subsidiar e orientar as crianças em suas atividades recreativas, de cuidados com o corpo e de repouso. Zelar pela guarda e conservação do material de consumo da Unidade Educacional. Acompanhar e orientar as crianças durante as refeições, estimulando-as e auxiliando-as no desenvolvimento de bons hábitos alimentares, tomando os devidos cuidados, de acordo com a faixa etária. Corresponsabilizar-se pelo cuidado, observação e orientação às crianças na aquisição e desenvolvimento de hábitos de higiene. Realizar as trocas de fraldas, sempre que necessário. Auxiliar as crianças nos momentos de banho, escovação de dentes e demais procedimentos de higiene. Acompanhar as atividades recreativas e o momento de repouso/sono das crianças. Colaborar na organização da entrada e saída das crianças, do espaço das atividades, do material didático e dos eventos em geral. Auxiliar no desenvolvimento das atividades que favoreçam a aprendizagem e a interação entre as crianças e os adultos. Mediar e auxiliar na prevenção das situações de conflitos no grupo, visando à integridade física e emocional da criança. Comunicar a equipe gestora ocorrências envolvendo a integridade da criança. Responsabilizar-se, em seu horário de trabalho, pelo registro de todas as ocorrências e atividades da Unidade Educacional. Participar da avaliação e planejamento da Unidade Educacional. Participar de atividades que visem integrar a escola com as famílias e comunidade. Executar atividades correlatas e outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade.
INTÉRPRETE DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA: Mediar comunicação entre surdos e ouvintes, utilizando as técnicas de tradução/interpretação de Libras/Português e viceversa. Colaborar no uso e desenvolvimento de materiais técnicos e didáticos de acordo com o local de atuação que for designado. Compreender e interpretar discursos para Libras/Português e vice-versa. Aplicar técnicas de tradução em textos de Português para Libras e vice-versa. Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e repartições públicas. Executar atividades correlatas e outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas ao seu cargo e especialidade, em conformidade com a regulamentação da respectiva categoria profissional.
ORIENTADOR PEDAGÓGICO: Participar das reuniões de equipe gestora e de assessoramento dos coordenadores pedagógicos. Coordenar o processo de elaboração coletiva, sistematização, implementação e avaliação do projeto pedagógico, os processos de representação docente e discente e as ações para a aquisição de materiais pedagógicos. Propor ações formativas necessárias à implementação do projeto pedagógico. Incentivar e planejar, com os demais integrantes da equipe educacional, o desenvolvimento de atividades nos diferentes ambientes escolares e o uso de tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Construir, com os integrantes da equipe educacional, estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social. Orientar e acompanhar a elaboração dos planos de ensino dos professores; a avaliação processual dos alunos; os processos de classificação e de reclassificação, de recuperação de estudos, de revisão dos resultados finais de avaliação, de terminalidade específica na educação especial, de aceleração; os registros da prática pedagógica; e a execução do trabalho educativo das equipes docente, de Monitores Infantojuvenis I e/ou Agentes de Educação Infantil, Intérprete de Libras/Língua Portuguesa e Instrutor de Surdo. Elaborar coletivamente indicadores para a avaliação da aprendizagem na escola. Planejar e coordenar os conselhos de ciclo/classe/termo e as reuniões de trabalho pedagógico coletivo (TDC); as reuniões relativas à avaliação institucional (CPA). Planejar e viabilizar a realização das reuniões de trabalho docente entre pares (TDEP) e de trabalho docente de formação (TDF); os horários de formação dos agentes de educação infantil e monitores infantojuvenis (HFAM); e outras que visem à implementação das políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação. Propor e participar da organização de ações visando à integração escola, família e comunidade. Executar atividades correlatas e outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua área de atuação, obedecendo à legislação educacional e atos normativos da Secretaria Municipal de Educação.
Para agente de educação infantil
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.
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Redação - redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 31/07/2022, às 03h27
Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 21/06/2022, às 08h29
Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 19/06/2022, às 03h04
Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 23/05/2022, às 13h01
Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 16/05/2022, às 09h15 - Atualizado às 09h20
Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 12/05/2022, às 12h19 - Atualizado às 12h31
Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 18/04/2022, às 09h54 - Atualizado às 10h04
Patricia Lavezzo | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 08/04/2022, às 13h07 - Atualizado às 15h04
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Campinas é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, Região Sudeste do país. Em 2018, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1.194.094, o terceiro município mais populoso de São Paulo (ficando atrás de Guarulhos e da capital) e o décimo quarto de todo o país.
Décima cidade mais rica do Brasil, hoje é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Campinas, fundada em 1974, é considerada uma das principais do país.
A Região Metropolitana de Campinas, formada por vinte municípios paulistas, possui uma população de mais de três milhões de habitantes, formando a décima maior área metropolitana do Brasil e, junto com a Grande São Paulo e a Baixada Santista, integra o chamado Complexo Metropolitano Expandido, a primeira macrometrópole do hemisfério sul, que ultrapassa trinta milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população total do estado de São Paulo.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.
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