Orgão: | Prefeitura de Capinzal |
Nº vagas: | 73 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 30,00
Até R$ 100,00 |
Cargos: | Professor,
Motorista,
Operador |
Áreas de Atuação: | Administrativa,
Saúde,
Educação,
Operacional |
Escolaridade: | Alfabetizado,
Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Técnico,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 1303,95 Até R$ 21093,14 |
Organizadora: | SC Treinamentos |
Estados com Vagas: | SC |
Cidades: | Capinzal - SC |
Abertura das inscrições | 06/01/2023 |
Encerramento das inscrições | 05/02/2023 |
Prova | 12/02/2023 |
Divulgação do Gabarito | 12/02/2023 |
Redação
Publicado em 26/11/2018, às 15h39 - Atualizado em 13/02/2023, às 18h00
O mais recente concurso da Prefeitura de Capinzal, em Santa Catarina, preencherá 73 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 1.303,95 a R$ 21.093,14.
Quem é alfabetizado pode disputar as funções de gente de serviços gerais (10 postos), carpinteiro (2), operador de máquinas (6) e pedreiro (2). As opções de nível fundamental são para agente de alimentação e nutrição escolar (5) e motorista (12).
Há chances com exigência de ensino médio para agente de combate a endemias (2), escriturário (CR), técnico eletricista (1), técnico em enfermagem (2), técnico em saúde bucal (1) e tradutor e intérprete de Libras (1).
Curso superior é requisito para as carreiras de auditor fiscal tributário (CR), bibliotecário (2), contador (CR), controlador interno (CR), enfermeiro (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (2), médico (4), nutricionista (CR), odontólogo (5), professor de educação especial (2), professor bilíngue — instrutor de Libras (1), profissional de apoio escolar (10) e psicólogo (1).
LEIA TAMBÉM
Controlador interno — Coordenar a execução da Lei Complementar municipal nº 72, de 26 de dezembro de 2003 e: Avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias, a execução dos programas de governo e dos orçamentos do Município. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração municipal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado. Controlar o alcance do atingimento das metas fiscais de resultados primário e nominal. Controlar o alcance do atingimento das metas físicas das ações de governo e os resultados dos programas de governo através dos indicadores de desempenho constantes do Plano Plurianual quanto à eficácia, à eficiência e à efetividade da gestão nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Municipal. Comprovar a legitimidade dos atos de gestão. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Município. Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. Supervisionar as medidas adotadas pelos Poderes para o retorno da despesa total com pessoal ao respectivo limite, caso necessário, nos termos dos arts. 22 e 23 da LC 101/2000. Tomar as providências indicadas pelo Poder Executivo, conforme o disposto no art. 31 da LC 101/2000, para recondução dos montantes das dívidas consolidada e mobiliária aos respectivos limites. Efetuar o controle da destinação de recursos obtidos com a alienação de ativos, tendo em vista as restrições da LC 101/2000. Realizar o controle sobre o cumprimento do limite de gastos totais do Poder Legislativo Municipal, inclusive no que se refere ao atingimento de metas fiscais, nos termos da Constituição Federal e da LC 101/2000, informando-o sobre a necessidade de providências. Desempenhar sua missão institucional de promover e preservar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Realizar outras atribuições correlatas às acima descritas, conforme demanda e solicitação do superior imediato.
Bibliotecário — Administrar informações e dados que foram enriquecidos por seus contextos; planejar, implementar e gerenciar sistemas de informações, além de preservar os suportes para que resistam ao tempo e ao uso; prestar serviços de assessoria e consultoria na área de informação e redes e sistemas de informação; desenvolver coleções, que são mais do que um conjunto de documentos, mas uma seleção cuidadosa que segue parâmetros e é reunida com uma finalidade; catalogar e guardar as informações, orientar sua busca e seleção; analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos; organizar e manter organizada a classificação, catalogação, fichário e inventário do acervo; manter a biblioteca em condições de atender às necessidades dos usuários e escolas quando for o caso, orientar alunos/usuários na utilização correta dos livros, catálogos e fichários, manter em ordem a sala da biblioteca e cuidar da conservação dos livros e do mobiliário existente, ser responsável pela cobrança da devolução de livros por parte dos usuários; envolver-se nas atividades de contar histórias e fomentar a leitura; realizar outras atribuições compatíveis com as acima descritas, conforme demanda e solicitação de seu superior imediato.
Auditor fiscal tributário — Elaborar, emitir e expedir notificações, intimações, mapas de levantamento, formulários, fichas de visitas, pareceres, minutas e outros, visando o fornecimento de informações pertinentes, bem como contribuindo para o aperfeiçoamento da legislação tributária municipal e para o aprimoramento ou implantação de novas rotinas e procedimentos. Avaliar, planejar, promover, executar ou participar de programas de pesquisa, aperfeiçoamento ou capacitação relacionados à Administração Tributária. Difundir a legislação, atendendo a contribuintes, prestando-lhes informações, bem como proporcionar instituições atualizadas, mantendo-se informado a respeito da política de fiscalização, acompanhando as divulgações feitas em publicações oficiais e especializadas. Emitir, de acordo com a legislação vigente, termos fiscais referentes a autuações, bem como instaurar processos administrativos-fiscais, realizando inventários de empresas e demais entidades, procedendo a identificação e qualificação dos mesmos. Assessorar autoridades superiores ou órgãos prestando-lhes assistência especializada, com vista à formulação e adequação da política tributária ao desenvolvimento econômico, envolvendo planejamento, coordenação, controle, supervisão, orientação e treinamento. Examinar documentos, livros e registros de instituições financeiras, referentes a contas de depósitos e aplicações financeiras de titularidade de sujeito passivo para o qual haja processo administrativo instaurado ou procedimento fiscal em curso, quando considerado pelo Secretário ou Diretor do Departamento responsável pela fiscalização do tributo objeto da verificação e indispensável para a conclusão da fiscalização. Manter-se atualizado sobre as políticas de fiscalização e administração tributária a fim de difundir e atualizar as legislações municipais. Constituir o crédito tributário, mediante lançamento, procedendo a revisão de ofício, homologando, aplicando as penalidades previstas na legislação, entre outros. Controlar, executar e aperfeiçoar procedimentos de auditoria, diligência, perícia e fiscalização, objetivando verificar o cumprimento das obrigações tributárias do sujeito passivo, praticando atos definidos na legislação específica. Autorizar e supervisionar o credenciamento de usuários de sistemas tributários informatizados, bem como avaliar e especificar os parâmetros de tratamento de informação, com vistas às atividades de lançamento, arrecadação, cobrança e controle de tributos e contribuições. Informar os débitos vencidos e não pagos para a inscrição na Dívida Ativa antes do termo prescricional. Planejar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de fiscalização, arrecadação e de cobrança de impostos, taxas e contribuições, visando o cumprimento da legislação vigente. Elaborar pareceres, informes técnicos e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação. Ministrar treinamento, palestra e/ou aula de aperfeiçoamento do pessoal técnico e auxiliar, realizando-as em serviço, a fim de contribuir para o desenvolvimento qualitativo dos recursos humanos em sua área de atuação. Participar de grupos de trabalho e/ou reuniões com outras secretarias, outras entidades públicas e/ou particulares, realizando estudos, emitindo pareceres e/ou fazendo exposições sobre situações e problemas identificados, oferecendo sugestões, revisando e discutindo trabalhos técnico-científicos, para fins de formulação de diretrizes, planos e programas de trabalho afetos ao Município. Realizar outras atribuições compatíveis com sua formação profissional.
Confira abaixo as disciplinas comuns aos cargos que cobram alfabetização e nível fundamental:
Língua portuguesa — Compreensão de textos – O verbo – Estrutura do período, da oração e da frase – Ortografia, acentuação e pontuação – Fonologia – Classes Gramaticais – Formação de Palavras.
Matemática — Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, complexos) e suas operações; Sistemas de Medidas: comprimento, área, volume, capacidade volumétrica, massa, ângulo e tempo. Razões e proporções.
Conhecimentos gerais — História e geografia do Mundo, do Brasil e de Santa Catarina. Aspectos econômicos, políticos e sociais do mundo, do Brasil e de Santa Catarina. Atualidades do Brasil e do mundo. Esportes, turismo e lazer. Economia mundial, nacional, estadual e municipal.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Capinzal nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
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Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 12/02/2023, às 10h44
Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 12/02/2023, às 10h21
Samuel Peressin | Publicado em 12/01/2023, às 12h11 - Atualizado às 12h14
Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br | Publicado em 11/11/2020, às 13h36 - Atualizado em 12/11/2020, às 08h10
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 11/12/2019, às 03h38
Samuel Peressin | Publicado em 26/11/2018, às 15h39
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O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.
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