Redação Publicado em 22/01/2020, às 15h15 - Atualizado em 12/03/2020, às 18h00
O concurso Prefeitura de Chapadão do Sul, em Mato Grosso do Sul, preencherá 146 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 994,35 a R$ 4.988,34.
Quem possui nível fundamental incompleto pode escolher entre as funções de auxiliar de serviços operacionais I (3 postos), auxiliar de serviços operacionais II (18), cozinheiro (3) e serralheiro (1), enquanto profissionais que concluíram esse ciclo escolar têm oportunidades como agente de merenda (10), inspetor de alunos (CR), mecânico de equipamentos pesados (1), motorista de ambulância (1), motorista de veículo leve (1), motorista de veículo pesado (CR), motorista escolar (2) e operador de equipamentos pesados (1).
Há chances com exigência de ensino médio/técnico para agente de fiscalização de trânsito (CR), assistente de ações institucionais (CR), assistente de apoio educacional (3), auxiliar de consultório dentário (1), auxiliar de farmácia (1), fiscal de obras (CR), monitor de educação infantil (20), recepcionista (5), técnico de atividades organizacionais (6), técnico de fiscalização sanitária (CR), técnico de tecnologia de informática (CR), técnico em enfermagem (5), técnico em imobilização (1) e técnico em radiologia (1).
O edital reúne cargos de nível superior para arquiteto e urbanista (CR), assistente social (2), contador (1), enfermeiro (2), fiscal de meio ambiente (CR), engenheiro ambiental (CR), engenheiro civil (1), farmacêutico (CR), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (1), nutricionista (1), odontólogo (1), psicólogo (2), terapeuta ocupacional (1), professor de ciências (2), professor de geografia (2), professor de matemática (1), professor de português (1), professor de história (2), professor de inglês (5), professor de 1º ao 5º ano (8), professor de educação infantil (8), professor de música (1), professor de educação física (6), professor de artes (5), inspetor escolar (1) e médico nas seguintes áreas: clínico geral (CR), anestesiologista (CR), auditor (1), cardiologista (CR), cirurgião geral (1), cirurgião vascular (CR), dermatologista (CR), endocrinologista (CR), ginecologista obstetra (1), neurologista (CR), oftalmologista (CR), ortopedista (1), otorrinolaringologista (CR), pediatra (1), psiquiatra (CR), reumatologista (CR), ultrassonografista (CR), urologista (CR), PSF (CR) e veterinário (1).
Auxiliar de serviços operacionais I - Atuar no serviço de limpeza tais como: varrer, lavar e encerar pisos, limpar paredes, janelas, portas, calcadas, pátios, maquinas, vias públicas, moveis e equipamentos. Manter as instalações sanitárias limpas. Limpar carpetes, arrumando armários e estantes, polindo objetos, peças e placas metálicas. Receber, guardar e etiquetar malas, pacotes e volumes. Efetuar o controle do material existente no setor, discriminando-os, por peças e respectivas quantidades, para manter o estoque e outros extravios. Manter a ordem, higiene e segurança do ambiente de trabalho, observando as normas e instruções, para prevenir acidentes. Lavar, secar, passar e efetuar pequenos consertos em peças de roupas da unidade; controlar e distribuir roupas; coletar e acondicionar o lixo; zelar pela segurança individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteção apropriada, quando da execução dos serviços. Excetuar outras tarefas afins.
Auxiliar de serviços operacionais II - Executar tarefas simples e rotineiras, em grau auxiliar sob orientação referente aos trabalhos de caráter operacional em diferentes áreas de atividades; carregar e descarregar veículos de transporte de cargas; auxiliar o pedreiro; auxiliar de mecânico; auxiliar de segurança patrimonial; zelar pela guarda do patrimônio e prédios públicos; auxiliar na preparação e aplicação da camada de asfalto, auxiliar nos serviços de capinagem, podas e extração de arvores; abrir valas; efetuar limpeza de vias públicas; zelar pela limpeza e conservação de ferramentas, e dependências; executar serviços de conservação. Limpeza e remoção de detritos nos locais dos serviços; remover, transportar e arrumar móveis, maquinas, equipamentos, materiais, utensílios e brinquedos; transportar pequenas encomendas; plantas e materiais sob sua guarda; substituição de lâmpadas e fusíveis; executar a limpeza do local do trabalho; limpeza e varrição de pátios e áreas externas de recreação; executar tarefas de preservação e manutenção de instalações, como substituição de peças danificadas e pequenos reparos. Executar manutenção elétrica, excluindo materiais, maquinas e equipamentos energizados, tanto em alta como em baixa tensão; efetuar manutenção hidráulica; realizar manutenção de carpintaria e marcenaria; conservar alvenaria; recuperar pinturas; impermeabilizar superfícies, montar equipamentos de trabalho e segurança; zelar pela segurança individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteção apropriada, quando da execução dos serviços, executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente organizacional a critério de seu superior.
Serralheiro - Executar atividades em cortes de ferro nas fases de manutenção; realiza armação de aço para estruturas metálicas, assim como desenvolve esmerilha mento no acabamento de peças; efetua manuseio de lixadeira para acabamentos mais precisos; confecciona peças em aço; confecciona estruturas rusticas para armações nas obras públicas municipais, assim como acompanha a montagem das mesmas. Excetuar outras tarefas afins.
Agente de merenda - Executar tarefas vinculadas as atribuições de preparar e servir refeições, sob orientação de nutricionista nas unidades escolares; cumprindo as normas estabelecidas na legislação sanitária em vigor. Realizar serviços de limpeza e esterilização de pratos, talheres, utensílios e vasilhames de cozinha e de preparação de refeições; guardar, controlar e zelar pela conservação de gêneros alimentícios adquiridos e consumidos; operar diversos tipos de aparelhos de preparação de alimentos e fogões. Zelar pela segurança individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteção apropriados, quando da execução dos serviços; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas a sua especialidade e ambiente organizacional.
Monitor de educação infantil - Atuar como facilitador no desenvolvimento integral da criança, adotando uma atitude pedagógica de formação e de orientação, estabelecendo uma relação segura, estável e afetiva que contribua para a formação de uma auto imagem positiva e saudável. Participar da elaboração, execução e avaliação do plano de gestão da escola, bem como, conhecer as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação. Auxiliar os professores na execução das atividades pedagógicas e recreativas diárias. Cuidar da higiene, repouso e bem estar das crianças, ministrando sua alimentação de acordo com a orientação do profissional responsável. Acompanhar e auxiliar no registro do desenvolvimento da criança, a fim de subsidiar a reflexão e o aperfeiçoamento do trabalho. Auxiliar no recebimento e acompanhamento da criança diariamente na sua entrada e saída da unidade. Auxiliar e orientar as crianças no controle de suas necessidades fisiológicas. Acompanhar o sono/ repouso da criança, permanecendo vigilante durante todo o período do sono/repouso. Organizar, orientar e zelar pelo uso adequado do espaço, dos materiais e brinquedos. Ter conhecimentos básicos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº9394/96), do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem. Participar das reuniões de conselho e das reuniões de pais e mestres, previstas no calendário escolar. Auxiliar o professor na construção do material didático, bem como na organização, higienização e manutenção deste material didático-pedagógico. Organizar, com as crianças, a sala e os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades. Atender às necessidades da escola, colocando-se à disposição da equipe gestora, para atuar nas diferentes salas de aula em que sua presença se faça necessária. Atender as crianças em horários de entrada e saída dos períodos, bem como nos intervalos. Informar à equipe de gestão sobre aspectos imprevistos de conduta manifestados pela criança, comunicando ocorrências e eventuais sintomas de enfermidades. Desincumbir-se de outras responsabilidades relacionadas com sua área de atuação que lhe forem atribuídas pela direção da Escola ou outras secretarias em que estiver alocado.
Conteúdo programático
Confira abaixo as disciplinas comuns aos cargos de nível fundamental incompleto:
Língua portuguesa - Análise de textos simples; Ortografia; Divisão silábica; Utilização das letras maiúsculas; Reconhecimento dos sinais de pontuação e sua aplicação em textos e frases; Flexão das palavras: diminutivo e aumentativo / singular e plural / masculino e feminino; Sinônimo e antônimo; A narração: fato, personagem, tempo, espaço; Flexão verbal: presente, passado e futuro; Propaganda, imagens, formas, objetos, sinais.
Matemática - Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Fracionários. Operações: Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação. Problemas Sobre as Operações: Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação. Regra de Três Simples. Equações de Primeiro Grau, Sistema Monetário Brasileiro.
Curso grátis de matemática para o concurso Prefeitura de Chapadão do Sul
Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Chapadão do Sul nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Edital e Anexos
Abertura
(22/01/2020)
Edital de abertura de inscrições
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.