Redação Publicado em 04/10/2024, às 11h47 - Atualizado em 23/04/2025, às 09h12
Saiu o edital de processo seletivo da Prefeitura de Anhembi, localizada no interior do estado de São Paulo. A seleção visa à formação de cadastro reserva para o cargo temporário de professor, para provimento pelo regime celetista. O Instituto Dom é a empresa responsável pela organização e execução do processo de seleção.
Oportunidades são para candidatos com formação de ensino superior e o salário inicial oferecido é de R$ 23,31 por hora/aula. Veja, a seguir, as funções disponíveis:
Professor de Educação Infantil;
Professor de Ensino Fundamental de 6º a 9º ano – Professor de Artes;
Professor de Ensino Fundamental de 6º a 9º ano – Professor de Ciências;
Professor de Ensino Fundamental de 6º a 9º ano – Professor de Matemática;
Professor de Ensino Fundamental de 6º a 9º ano – Professor de Português;
Professor de Educação Básica I – PEB I;
Professor de Ensino Fundamental de 6º a 9º ano – Professor de Educação Física;
Professor de Ensino Fundamental de 6º a 9º ano – Professor de Geografia;
Professor de Ensino Fundamental de 6º a 9º ano – Professor de História; e
Professor de Ensino Fundamental de 6º a 9º ano – Professor de Inglês.
Conteúdo programático parcial
COMUM A TODOS OS CARGOS
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos: situação comunicativa, pressuposição, inferência, ambiguidade, ironia, figurativização, polissemia, intertextualidade, linguagem não-verbal. Tipos e gêneros textuais: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucionais, propaganda, editorial, cartaz, anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, ofício, carta. Estrutura textual: progressão temática, parágrafo, frase, oração, período, enunciado, pontuação, coesão e coerência. Variedade linguística, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. Norma culta: ortografia, acentuação, emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Formação de palavras, prefixo, sufixo, classes de palavras, regência, concordância nominal e verbal, flexão verbal e nominal, sintaxe de colocação. Produção textual. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos. Emprego de tempos e modos dos verbos em português. Fonologia: conceitos básicos, classificação dos fonemas, sílabas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação. Transitividade e regência de nomes e verbos. Padrões gerais de colocação pronominal no português. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo. Norma culta.
Conhecimentos Gerais: Dados e fatos do cenário nacional e internacional que envolvem os seguintes aspectos: Aspectos socioeconômicos: história, geografia, política, economia, descobertas e inovações científicas e tecnológicas, educação, saúde, meio-ambiente e esportes. Aspectos socioculturais: música. Literatura, artes, arquitetura, rádio cinema, teatro, televisão e gastronomia de Minas Gerais.
Dica de estudo: língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação.
Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito.
A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal.
As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.