Redação Publicado em 28/09/2023, às 10h03 - Atualizado em 10/02/2024, às 18h00
Está publicado o novo edital do concurso da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro. O certame preencherá 294 vagas na área da educação, sendo 19 reservadas a pessoas com deficiência. O contrato de trabalho será regido pelo regime estatutário.
Do total de ofertas, 120 são destinadas a função de professor docente II, que requer escolaridade mínima de ensino médio na modalidade curso normal/formação de professores, em instituição reconhecida pelo MEC. O salário inicial é de R$ 2.763,22.
As outras 174 vagas estão distribuídas entre os seguintes cargos de nível superior: inspetor escolar (5), orientador educacional (18), professor docente arte (20), professor docente educação física (20), supervisor pedagógico (22) e professor docente I nas áreas de ciências (16), geografia (15), história (14), língua inglesa (8), língua portuguesa (22) e matemática (14). A remuneração é de R$ 2.942,28.
Atribuições
Inspetor Escolar: compreende os cargos que têm como atribuição a realização, junto ao corpo docente, discente e Direção Escolar de atividades pedagógicas educacionais e legais direcionadas para o estabelecimento de diretrizes e para o cumprimento de metas e programas, bem como para o auxílio ao desenvolvimento de um ensino com qualidade, sedimentado numa prática de ensino coerente com a realidade da escola. Assessorar as Unidades Escolares de forma a cumprir e fazer cumprir todas as normas do Regimento e da legislação educacional vigente; assessorar, subsidiar, supervisionar e avaliar o trabalho desenvolvido nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino; responder, no âmbito central do Sistema Municipal de Ensino, pelo cumprimento da legislação educacional, por meio do controle e do funcionamento legal das escolas, em todos os níveis e modalidades de ensino; executar tarefas correlatas à Supervisão de Ensino; exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função.
Orientador Educacional: compreende os cargos que têm como atribuição acompanhar o processo educativo e pedagógico do discente, incluindo a participação da família e ainda prestar-lhe esclarecimentos sobre o mundo do trabalho, favorecendo o seu desenvolvimento social. Verificar e acompanhar a frequência dos discentes para elaboração e execução de ações junto aos responsáveis legais; acompanhar o discente em sua totalidade e sua relação com docentes, Supervisão Pedagógica e equipe diretiva, oferecendo suporte individual e coletivo ao processo de ensino e aprendizagem e ao pleno exercício da cidadania; elaborar e implementar projetos e processos educativos; participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, com base no Regimento Escolar Municipal, e do Planejamento Escolar, com ênfase no processo ensino-aprendizagem; promover a integração entre o corpo docente e o discente, buscando a harmonia no ambiente escolar; atuar junto à comunidade escolar nas questões extracurriculares pertinentes, oferecendo suporte técnico ao corpo docente e discente e, sempre que necessário, buscar serviço de apoio especializado; participar do Conselho de Classe, reunião de pais e de professores; proporcionar suporte técnico ao corpo docente e discente por meio das atividades de Orientação Educacional; apresentar termos, súmulas e relatórios com os dados obtidos na unidade escolar no que compete a sua qualificação; exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função.
Professor Docente - Arte e Educação Física da Educação Básica: compreende os cargos que têm como atribuição a regência de classes da Educação Infantil, a regência de classes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a regência de classes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e a regência de classes das nove fases da Educação de Jovens e Adultos. Executar atividades de magistério, concernentes à Licenciatura Plena em disciplinas que correspondam a sua habilitação para atuação na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos; planejar e ministrar aulas e atividades de classe, observando os programas oficiais de ensino; participar de reuniões pedagógicas e administrativas, a fim de discutir e solucionar os problemas surgidos na escola; realizar trabalhos extraclasse, vinculados com planejamento de suas atividades docentes; participar de eventos e promoções do estabelecimento de ensino; exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função.
Professor Docente I - Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática: compreende os cargos que têm como atribuição a regência de classes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da quinta à oitava fase e da Educação de Jovens e Adultos. Executar atividades de magistério, concernentes à Licenciatura Plena em disciplinas que correspondam a sua habilitação para atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental; planejar e ministrar aulas e atividades de classe, observando os programas oficiais de ensino; participar de reuniões pedagógicas e administrativas, a fim de discutir e solucionar os problemas surgidos na escola; realizar trabalhos extraclasse, vinculados com planejamento de suas atividades docentes; participar de eventos e promoções do estabelecimento de ensino; exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função.
Supervisor Pedagógico: compreende os cargos que têm como atribuição a realização, junto ao corpo docente, discente e Direção Escolar de atividades pedagógicas educacionais e legais direcionadas para o estabelecimento de diretrizes e para o cumprimento de metas e programas. Planejar, orientar, acompanhar e avaliar as atividades didático-pedagógicas, a fim de dar suporte ao processo educativo, promovendo ações que contribuam para a implementação da proposta curricular em vigor; gerenciar e supervisionar o sistema de ensino; orientar os alunos nos programas educacionais; aplicar métodos didáticos garantindo a eficácia do aprendizado; colaborar na coordenação da atuação do corpo docente; orientar e avaliar currículos escolares; acompanhar a vida educacional do aluno, fazendo a intermediação escola/família, aluno/escola, aluno/aluno; executar outras tarefas inerentes ao cargo; exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função.
Professor Docente II: compreende o cargo que tem como atribuição a regência de classes da Educação Infantil, a regência de classes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e a regência de classes das cinco primeiras fases da Educação de Jovens e Adultos. Planejar e ministrar aulas e atividades, observando os programas oficiais de ensino; realizar avaliações de aprendizagem por meio de observação direta e de aplicação de exercícios, a fim de obter o resultado do trabalho desenvolvido; realizar trabalhos extraclasse, vinculados ao planejamento de suas atividades docentes; participar de reuniões pedagógicas; respeitar os fins e os objetivos da educação e zelar pelo atendimento à filosofia educacional e atribuições estabelecidas no Regimento Escolar e no Projeto Político Pedagógico, conhecendo e respeitando seus dispositivos; exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função.
Dica de estudo: língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
Sobre Ibam - Instituto Brasileiro de Administração Municipal
Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM presta assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes.
Entre os trabalhos executados junto com as comissões dos concursos, estão: análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados, entre outros.