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Concurso Prefeitura da Serra (ES) 2024

Orgão: Prefeitura da Serra
Nº vagas:271
Taxa de inscrição: De R$ 65,00 Até R$ 100,00
Cargos: Auditor Fiscal, Técnico, Analista
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Auditoria
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1485,00 Até R$ 4502,00
Organizadora: Idcap
Estados com Vagas: ES
Cidades: Serra - ES

Agenda

Abertura das inscrições08/07/2024
Encerramento das inscrições19/08/2024
Prova15/09/2024
Prova22/09/2024

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 02/05/2024, às 13h04 - Atualizado em 09/07/2024, às 18h00


Saíram três novos editais de concurso da Prefeitura da Serra, no estado do Espírito Santo. O certame oferece 271 vagas para contratação imediata, além de formação de cadastro reserva (CR) para eventuais oportunidades. A banca organizadora é o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.

📄 Resumo do edital

Distribuição das vagas

Candidatos com ensino médio e/ou curso técnico, podem se inscrever para as funções de agente administrativo (39 vagas + CR), educador social (6 + CR), tradutor intérprete de libras/língua portuguesa (2 + CR), técnico de edificações (2 + CR), técnico de informática (6 + CR) e técnico em geoprocessamento (1 + CR).

Formação superior é requisito para os cargos de auditor fiscal de atividades urbanas nas áreas sanitária (3 + CR), meio ambiente (3 + CR), proteção e defesa do consumidor (6 + CR), urbanas (12 + CR), obras (12 + CR) e transporte (2 + CR), auditor fiscal de tributos (15 + CR), agente municipal de trânsito (33 + CR), administrador (7 + CR), analista de geoprocessamento (1 + CR), arquiteto (11 + CR), assistente social (10 + CR), bibliotecário (4 + CR), biólogo (6 + CR), cientista social (1 + CR), contador (6 + CR), educador físico (10 + CR), economista (1 + CR), engenheiro agrônomo (1 + CR), engenheiro de alimentos (1 + CR), engenheiro civil (11 + CR), engenheiro eletricista (2 + CR), engenheiro ambiental (2 + CR), engenheiro de segurança do trabalho (1 + CR), engenheiro cartógrafo (1 + CR), engenheiro de trânsito (1 + CR), estatístico (1 + CR), geógrafo (1 + CR), geólogo (1 + CR), jornalista (2 + CR), médico do trabalho (1 + CR), médico veterinário (3 + CR), museólogo (1 + CR), nutricionista (6 + CR), oceanógrafo (1 + CR), pedagogo (1 + CR), psicólogo (10 + CR), publicitário (1 + CR), turismólogo (1 + CR), terapeuta ocupacional (6 + CR), auditor público interno nas áreas de contabilidade (2 + CR), direito (2 + CR), engenharia civil (1 + CR), tecnologia da informação (1 + CR) e economia (1 + CR) e analista em tecnologia da informação nas áreas de desenvolvimento (4 + CR), infraestrutura (1 + CR), suporte (1 + CR), segurança (1 + CR) e geoprocessamento (1 + CR).

Os salários iniciais variam de R$ 1.485 a R$ 4.502,47. 

Atribuições de alguns cargos

  • Agente Administrativo: Realizar tarefas de apoio técnico-administrativo aos trabalhos e projetos das unidades organizacionais do Poder Executivo; receber e atender servidores e público em geral nas diversas unidades da Administração Municipal procurando identificá-las, tomando ciência dos assuntos a serem tratados para prestar informações, marcar entrevistas, receber recados ou encaminhá-las a pessoas ou setores procurados, bem como registrar os atendimentos realizados anotando dados pessoais e comerciais, para possibilitar o controle dos mesmos; manter atualizada lista de ramais e locais onde se desenvolvem as atividades da Administração Municipal, correlacionando-as com os servidores, para prestar informações e encaminhamentos; digitar textos, documentos, elaborar tabelas, planilhas, cartazes e outros documentos; operar microcomputador e outros equipamentos eletrônicos utilizando processadores de texto, planilhas eletrônicas e outros recursos e aplicativos, para incluir, alterar e obter dados e informações, bem como consultar registros; arquivar documentos, processos, leis, publicações, atos normativos e documentos diversos de interesse da unidade administrativa, segundo normas preestabelecidas; elaborar, sob orientação, demonstrativos e listagens, realizando os levantamentos necessários; efetuar a classificação, o registro e a conservação de processos, livros e outros documentos em arquivos específicos; preparar tabelas, quadros, mapas e outros documentos de demonstração do desempenho da sua unidade de trabalho; digitar e manter em arquivo físico ou eletrônico, portarias, ofícios, documentos legais e outros de interesse para o setor; elaborar mapas estatísticos diversos para acompanhamento técnico e administrativo; controlar a organização de materiais para facilitar o seu manejo e preservar a ordem do local e conservação dos produtos; realizar inventário de materiais; controlar estoques e distribuição de material, providenciando sua reposição de acordo com normas preestabelecidas; receber material de fornecedores, conferindo as especificações com os documentos de entrega; realizar inventário de bens, identificando materiais permanentes e equipamentos do patrimônio municipal colocando, quando for o caso, plaquetas de identificação e verificando sua numeração com o controle existente, digitando as listagens e identificando os responsáveis pelo patrimônio em cada setor da Administração Municipal; efetuar registros e procedimento relativos ao orçamento, contratos e pagamentos, elaborando cálculos, quando necessário e demais transações orçamentárias, contábeis e financeiras; classificar orçamentária e contabilmente os pagamentos e recebimentos efetuados, realizando a elaboração dos boletins e guias necessários; operar equipamentos e sistemas de interesse do Município, desenvolver atividades de apoio na área de atuação, estabelecendo e/ou observando os procedimentos específicos à cada uma das normas a serem seguidas; executar tarefas de controle e atualização de fichários, arquivos, cadastros, documentos controle de frequência, direitos e vantagens, preenchimento de guias, entregas de cartões e outros; acompanhar e propor atualização para a legislação de interesse do setor em que atua; executar atividades de rotina da área de atuação, bem como orientar servidores e demais prestadores de serviço, distribuindo tarefas, quando necessário; proceder à análise de documentos e processos de rotina da área em que atua, conferindo e corrigindo erros, quando for o caso; proceder à análise de problemas ocorridos fora da rotina, verificando documentos, normas e regulamentos vigentes, visando propor alternativas viáveis à solução dos problemas apresentados; participar, sob orientação, das fases de planejamento, organização, coordenação e/ou execução e controle das atividades administrativas, técnicas e operacionais desenvolvidas nas diversas áreas; arquivar documentos e material utilizados nos trabalhos de processamento; dimensionar e gerir o estoque de suprimentos necessários à operacionalização de atividades e de sistemas; realizar e fazer cumprir cronogramas de execução de serviços; proceder, quando necessário, a confecção de correspondências, documentos, contratos, fichas, mapas, balancetes e demais correlatos; desenvolver e executar atividades administrativas na área de atuação, realizando registros para fins de estatística, controle dos materiais utilizados e relatórios de atividades; ministrar treinamento de atividades na sua área, quando necessário; zelar pela guarda e conservação dos equipamentos e materiais colocados à sua disposição; aplicar leis e regulamentos da sua área de atuação; realizar atividades de nível de complexidade médio, envolvendo serviços de registro, controle, digitação, arquivo e a execução de todo e qualquer serviço necessário à atividade pública, atender ao público e recepcionar pessoas em todas as unidades administrativas municipais, auxiliando-as em suas necessidades, auxiliar quando necessário, na área administrativa e de suprimento de materiais, executar outras atribuições afins.
  • Tradutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa: Realizar a mediação linguística em todos os espaços públicos que se fizer presente algum servidor e/ou cidadão usuário da Língua Brasileira de Sinais (Libras); participar de eventos síncronos e assíncronos, organizados pela Prefeitura Municipal e suas Secretarias de forma a garantir a acessibilidade linguística traduzindo/ interpretando a Libras/Língua Portuguesa; utilizar a Libras (Língua Brasileira de Sinais), considerando-a como primeira língua e o Português escrito como segunda língua para o atendimento a professor surdo, interpretando aulas, atividades extraclasse, festividades escolares, e outras atividades pedagógicas, com assiduidade e pontualidade; coletar informações sobre o conteúdo a ser trabalhado para facilitar a tradução da Libras/Língua Portuguesa no momento das aulas e atividades escolares; oportunizar a comunicação entre usuários e não usuários da Libras em toda a comunidade escolar, com disponibilidade de atuar em prédios públicos alternados, de acordo com a demanda da Prefeitura Municipal de Serra; lembrar preceitos éticos no desempenho de suas funções, entendendo que não poderá intervir na relação estabelecida entre a pessoa surda e a outra parte, a menos que seja solicitado; oportunizar o acesso linguístico nas formações e eventos virtuais desenvolvidos pela Prefeitura Municipal da Serra e suas Secretarias; promover ações de capacitação e treinamento dos servidores municipais, para difundir o uso da Libras; realizar outras atividades correlatas ao desempenho da função.

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🔎 Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura da Serra nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido nos editais, disponíveis abaixo.

Edital e Anexos


Abertura (06/05/2024) Edital nº 1/2024

Abertura (08/07/2024) Edital nº 03/2024

Abertura (08/07/2024) Edital nº 04/2024

Abertura (08/07/2024) Edital nº 05/2024

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Prefeitura da Serra (ES) 2024


Concurso da Prefeitura da Serra ES: sede do Executivo - Divulgação

Concurso da Prefeitura da Serra ES abre 3 editais com 271 vagas

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Prefeitura da Serra (ES) inscreve para concurso de professor até domingo (23)

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Concurso da Prefeitura da Serra: vista aérea do prédio do Executivo - Foto: Divulgação

Concurso da Prefeitura da Serra (ES) tem número de vagas ampliado

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Concurso da Prefeitura da Serra: vista aérea do prédio do Executivo - Foto: Divulgação

Prefeitura da Serra (ES) abre concurso para mais de 800 vagas de professor

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None - Concurso Prefeitura de Serra ES: cidade de Serra ES: Divulgação

Concurso Prefeitura de Serra ES: definidos fiscais de contrato com a banca

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None - Concurso Prefeitura de Serra ES: prefeito Sergio Vidigal Divulgação

Concurso Prefeitura de Serra ES: definida banca para edital com 1.500 vagas

Fernando Cezar Alves | Publicado em 02/05/2024, às 13h06


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Sobre Prefeitura da Serra

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

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