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Concurso Prefeitura de Sorocaba (SP) 2025

Orgão: Prefeitura de Sorocaba
Nº vagas:126
Taxa de inscrição: De R$ 54,90 Até R$ 98,80
Cargos: Pintor, Encanador, Jardineiro
Áreas de Atuação: Administrativa, Educação, Operacional, Saúde
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2325,92 Até R$ 10358,43
Organizadora: Vunesp
Estados com Vagas: SP
Cidades: Sorocaba - SP

Agenda

Abertura das inscrições
(edital nº 1/2025)
08/09/2025
Abertura das inscrições
(editais nº 2/2025 e nº 3/2025)
18/09/2025
Encerramento das inscrições
(edital nº 1/2025)
13/10/2025
Encerramento das inscrições
(edital nº 2/2025)
27/10/2025
Encerramento das inscrições
(edital nº 3/2025)
03/11/2025
Prova
(edital nº 1/2025)
30/11/2025
Prova
(edital nº 2/2025)
14/12/2025
Prova
(edital nº 3/2025)
21/12/2025

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 30/04/2025, às 08h48 - Atualizado em 15/12/2025, às 18h00


Os mais recentes concursos da Prefeitura de Sorocaba, em São Paulo, oferecem 126 vagas para cargos de todas as escolaridades, com salários de até R$ 10.358,43 — para algumas funções, os vencimentos são calculados por hora trabalhada. Quem tem interesse em participar deve ficar atento aos prazos para inscrição, uma vez que os editais possuem cronogramas distintos, conforme detalhado a seguir:

  • de 8 de setembro a 13 de outubro (edital nº 1/2025);
  • de 18 de setembro a 27 de outubro (edital nº 2/2025).;
  • de 18 de setembro a 3 de novembro (edital nº 3/2025).

📄 Resumo dos editais

Distribuição das vagas do edital nº 1/2025

Nível fundamental:

  • agente de serviço cemiterial (3 vagas);
  • ajudante geral (2);
  • encanador (1);
  • jardineiro (1);
  • inspetor de alunos (2);
  • pintor (2).

Nível médio:

  • auxiliar de educação (20);
  • secretário de escola (1).

Nível superior:

  • enfermeiro (2);
  • fonoaudiólogo (1);
  • médico clínico geral (3);
  • médico ginecologista (27);
  • médico pediatra (24).

Distribuição das vagas do edital nº 2/2025

O concurso para professores completa diversas áreas. Há oportunidades para docentes com habilitação para lecionar em turmas de educação básica I (25 postos) e educação básica II nas seguintes disciplinas:

  • arte (1);
  • ciências físicas e biológicas (1);
  • educação física (1);
  • geografia (1);
  • história (1);
  • inglês (1);
  • língua portuguesa (1);
  • matemática (1).

Distribuição das vagas do edital nº 3/2025

Há oportunidades para diretor de escola (1 posto), orientador pedagógico (1), supervisor de ensino (1) e vice-diretor de escola (1). Todas as carreiras são destinadas a profissionais com ensino superior. 

Atribuições de alguns cargos

  • Agente de serviço cemiterial — Executar a preparação, abertura, fechamento e revestimento de sepulturas, jazigos e covas antes e após o sepultamento, responsabilizando-se pela qualidade do serviço prestado; efetuar o recebimento e acompanhamento dos sepultamentos, transportando-os e responsabilizando-se pela indicação do local exato do sepultamento; executar os sepultamentos, exumação de cadáveres e a remoção de ossos quando necessário; confeccionar placas e outros materiais afins com o objetivo de identificar sepulturas, covas e jazigos; confeccionar lajes para fechamento de gavetas de sepulturas e/ou jazigos; executar tarefas afins; zelar e realizar a limpeza e manutenção geral dos cemitérios; dirigir veículos, quando necessário para o desenvolvimento de atividades de interesse público e determinado expressamente pelas chefias respectivas, observada a habilitação específica; atender ao público em geral.

  • Ajudante geral — Executar, sob supervisão, os serviços de limpeza de ruas, parques, jardins e outros logradouros públicos, varrendo, coletando os detritos, removendo animais mortos, para manter os referidos locais em condições de higiene, segurança e trânsito; participar, quando requisitado, da captura ou extinção de animais; executar serviços gerais de apoio a profissionais da área operacional, que não exijam habilidades e conhecimentos específicos; executar os serviços gerais de conservação, manutenção de próprios municipais e áreas públicas, carga e descarga de materiais e equipamentos. Dirigir veículos, quando necessário para o desenvolvimento de atividades de interesse público e determinado expressamente pelas chefias respectivas, observada a habilitação específica.

  • Auxiliar de educação — Cuidar de bebês e crianças, a partir dos objetivos estabelecidos para as diversas faixas etárias conforme disposto no projeto político pedagógico da escola e nas diretrizes da Secretaria da Educação, zelando pelo bem estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, cultura recreação e lazer. Desenvolver atividades que estimulem as crianças a adquirirem hábitos de higiene e saúde. Executar, orientar, acompanhar e complementar a higiene das crianças após a defecação e micção, durante o banho, escovação de dentes, troca de vestuários e outras atividades da rotina diária. Colaborar na organização e desenvolver atividades lúdicas e culturais de forma integrada. Respeitar a criança, zelando e acompanhando-a durante o sono/repouso. Oferecer, acompanhar e cuidar da alimentação da criança, de acordo com as orientações recebidas dos setores competentes. Zelar pelo uso adequado do espaço, dos materiais e brinquedos, organizando o ambiente e os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades. Elaborar relatório das atividades desenvolvidas submetendo-o à apreciação superior. Monitorar a freqüência das crianças, registrar as ocorrências do dia e levar ao conhecimento do professor e/ou da equipe gestora qualquer incidente ou dificuldade apresentada. Levar ao conhecimento do professor e/ou da equipe gestora à necessidade de realizar qualquer tipo de comunicação verbal ou escrita, aos pais. Respeitar a criança não a submetendo a nenhum tipo de constrangimento ou humilhação, seja por violência verbal ou física. Facilitar o desenvolvimento integral da criança nos seus diversos aspectos e dimensões, através das ações de cuidados e brincadeiras, estabelecendo uma relação segura, estável e afetiva que contribua para sua formação social, emocional e física. Participar de reuniões, capacitações e cursos, quando convocados. Auxiliar a direção e professores na recepção dos alunos e dos pais, nos trabalhos de rotina escolar e nas atividades que envolvam a comunidade. Auxiliar no atendimento e na organização dos alunos, nas áreas de circulação interna ou externa da escola, e no deslocamento para outros espaços. Auxiliar no atendimento aos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, de acordo com determinações dos profissionais especializados da Secretaria da Educação. Cumprir a jornada de trabalho, atuando nas unidades escolares de educação básica ou nos programas/projetos da Secretaria da Educação, nas atividades, horários e turmas determinados pelo chefe imediato. Dirigir veículos, quando necessário para o desenvolvimento de atividades de interesse público e determinado expressamente pelas chefias respectivas, observada a habilitação específica.

  • Professor de educação básica I — Docência na educação infantil e anos/séries iniciais do ensino fundamental, incluindo, entre outras, as seguintes atribuições: Participar da elaboração da proposta pedagógica da unidade escolar. Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da unidade escolar. Utilizar metodologias através de ações que garantam o ensino e a aprendizagem dos alunos. Estabelecer e implementar estratégias de atendimento aos alunos que apresentem menor rendimento. Cumprir as horas da jornada de trabalho de docência em sala de aula e horário de trabalho pedagógico coletivo, de acordo com o horário estabelecido pela direção da unidade escolar. Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. Desempenhar as demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da unidade escolar e ao processo de ensino e aprendizagem. Dirigir veículos, quando necessário para o desenvolvimento de atividades de interesse público e determinado expressamente pelas chefias respectivas, observada a habilitação específica.

  • Professor de educação básica II — Docência nos anos/séries finais do ensino fundamental e ensino médio, incluindo, entre outras, as seguintes atribuições: Participar da elaboração da proposta pedagógica da unidade escolar. Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da unidade escolar; Utilizar metodologias através de ações que garantam o ensino e a aprendizagem dos alunos. Estabelecer e implementar estratégias de atendimento aos alunos que apresentem menor rendimento. Cumprir as horas da jornada de trabalho de docência em sala de aula e horário de trabalho pedagógico coletivo de acordo com o horário estabelecido pela direção da unidade escolar. Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. Desempenhar as demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da unidade escolar e ao processo de ensino e aprendizagem. Dirigir veículos, quando necessário para o desenvolvimento de atividades de interesse público e determinado expressamente pelas chefias respectivas, observada a habilitação específica.

  • Orientador pedagógico — Colaborar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola e a colocá-lo em prática; Orientar pedagogicamente o educador da instituição; Responder pela formação contínua dos professores, coletiva e individualmente; Propiciar condições para a participação de todos os elementos da instituição em torno de seus objetivos educacionais; Coordenar o planejamento pedagógico da unidade escolar e acompanhar sua execução; Assessorar a direção da escola quanto à organização do horário das aulas, à composição do calendário escolar, à tomada de decisões relativas as matrículas, transferências e agrupamento de alunos; Acompanhar os processos de adaptação de alunos transferidos, classificação e reclassificação de alunos, assim como sua promoção e retenção; Avaliar os resultados do ensino no âmbito da escola e propor reformulação, quando for o caso; Implementar programas e projetos da Secretaria da Educação; Desenvolver seu trabalho em estreita consonância com a equipe de suporte pedagógico, a fim de garantir unidade de ação e uniforme dos preceitos pedagógicos da Rede Municipal de Ensino; Dirigir veículos, quando necessário para o desenvolvimento de atividades de interesse público e determinado expressamente pelas chefias respectivas, observada a habilitação específica.  

Concursos da Prefeitura de Sorocaba: o que vai cair nas provas?

📚 Confira abaixo os temas de matemática indicados no conteúdo programático para cargos de nível fundamental:

  • Situações-problema envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números racionais nas suas representações fracionária ou decimal;

  • Mínimo múltiplo comum;

  • Porcentagem;

  • Razão e proporção;

  • Regra de três simples;

  • Equação do 1º grau;

  • Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa;

  • Relação entre grandezas – tabela ou gráfico;

  • Noções de Geometria plana – forma, área, perímetro e teorema de Pitágoras.

📚 Confira abaixo os temas de conhecimentos pedagógicos e legislação indicados no conteúdo programático para professor de educação básica I:

  • Formação histórica e filosófica escolar;

  • função social da escola;

  • concepções de educação e de escola;

  • gestão escolar democrática;

  • projeto político-pedagógico; currículo: concepção e organização do conhecimento;

  • currículo na educação básica;

  • psicologia do desenvolvimento;

  • pedagogia dos multiletramentos;

  • desenvolvimento de competências;

  • trabalho por projetos;

  • formação continuada do educador, desenvolvimento e responsabilidades profissionais;

  • educação inclusiva;

  • educação em direitos humanos;

  • culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares;

  • avaliação e construção do conhecimento;

  • avaliação da educação básica no Brasil;

  • fracasso escolar e trabalho docente;

  • indisciplina na escola: a relação professor-estudante;

  • educação digital escolar: o estudante como consumidor e produtor de tecnologia;

  • escola durante e pós-pandemia;

  • legislação educacional.

📚 Confira abaixo os temas de informática indicados no conteúdo programático para diretor de escola, orientador pedagógico, supervisor de ensino e vice-diretor de escola:

  • MS-Windows 11: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016.

  • MS-Word 2016: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.

  • MS-Excel 2016: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.

  • MS PowerPoint 2016: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.

  • Correio eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos.

  • Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. Tópicos básicos de ambientes Google Workspace (Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários). Tópicos básicos de ambientes do Microsoft Teams (chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho colaborativo usando ferramentas como Word, Excel, PowerPoint).

Curso grátis de língua portuguesa

🔎 Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo dos concursos da Prefeitura de Sorocaba nesta página, com as principais informações dos certames. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos nos editais nº 1/2025, nº 2/2025 e nº 3/2025, disponíveis abaixo.

+Aulas grátis

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Sobre Prefeitura de Sorocaba

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

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