Redação Publicado em 28/12/2023, às 11h11 - Atualizado em 15/04/2024, às 18h00
Está publicado o edital do concurso da Seme de Vitória (Secretaria Municipal de Educação), no estado do Espírito Santo. Estão em disputa 100 vagas imediatas para docentes, além de formação de cadastro reserva para futuras oportunidades.
Chances são destinadas a candidatos com formação de ensino superior. As remunerações variam de R$ 4.999,89 a R$ 6.353,44, acrescido do benefício de vale-alimentação no valor de R$ 800. Veja, a seguir, a distribuição das ofertas:
6 vagas para Professor de Educação Básica I – PEB I – Educação Infantil;
5 vagas para Professor de Educação Básica II – PEB II – Ensino Fundamental;
2 vagas para Professor de Educação Básica III – PEB III Ciências;
2 vagas para Professor de Educação Básica III – PEB III Educação Artística;
1 vaga para Professor de Educação Básica III - PEB III Educação Física;
1 vaga para Professor de Educação Básica III – PEB III Geografia;
1 vaga para Professor de Educação Básica III - PEB III História;
1 vaga para Professor de Educação Básica III - PEB III Língua Inglesa;
2 vagas para Professor de Educação Básica III - PEB III Língua Portuguesa;
5 vagas para Professor de Educação Básica III – PEB III Matemática;
3 vagas para Professor de Educação Básica III – PEB III Música;
3 vagas para Professor de Educação Básica III - Libras;
3 vagas vaga para Professor de Educação Básica III – Educação Especial: Bilíngue;
54 vagas para Professor de Educação Básica III - Educação Especial: Deficiência Intelectual;
1 vaga para Professor de Educação Básica III - Educação Especial: Deficiência Visual;
1 vaga para Professor de Educação Básica III – Educação Especial: Altas Habilidades;
3 vagas para Professor de Educação Básica IV - PEB IV em Função Pedagógica; e
6 vagas para Professor de Educação Básica IV - PEB IV Coordenador de Turno.
Conteúdo programático parcial
COMUM A TODOS OS CARGOS
Língua Portuguesa: Interpretação e Compreensão de texto. Organização estrutural dos textos. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo. Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo. Textos literários e não literários. Tipologia da frase portuguesa. Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção. Problemas estruturais das frases. Norma culta. Pontuação e sinais gráficos. Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa. Tipos de discurso. Registros de linguagem. Funções da linguagem. Elementos dos atos de comunicação. Estrutura e formação de palavras. Formas de abreviação. Classes de palavras; os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; os modalizadores. Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos. Polissemia e ambiguidade. Os dicionários: tipos; a organização de verbetes. Vocabulário: neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos. Ortografia e acentuação gráfica. A crase.
Legislação Educacional: Constituição Federal de 1988 - Capítulo III, Seção I - da Educação. Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações. Lei nº 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação (PNE). Resolução nº 05 de 17 de dezembro de 2009 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Resolução CNE/CP nº 02/2017, que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Leis nº 10.639/03 e 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;
Legislação Municipal: Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e de Jovens e Adultos de Vitória: currículo como campo de produção de conhecimentos; sujeitos de aprendizagens; aula como evento dialógico; direitos de aprendizagens, metodologias e práticas avaliativas. Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de Vitória; A Educação Infantil no Município de Vitória: um outro olhar. Política Municipal de Educação Especial. Política Municipal de Educação Integral. Política do Livro, da Leitura e da Biblioteca Escolar. Política Municipal de Protagonismo Estudantil.
Dica de estudo: língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.