Redação Publicado em 12/11/2018, às 10h14 - Atualizado em 26/11/2025, às 18h00
O concurso da Prefeitura de Elias Fausto preencherá 59 vagas em diversos cargos, de todos os níveis escolares. Ao todo, são quatro editais, um de processo seletivo e três de concurso público. O IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal é a empresa responsável pela execução do processo de seleção. A cidade está localizada no interior do estado de São Paulo, a cerca de 120 km de distância da capital.
O edital de processo seletivo nº 01/2025 oferece duas vagas para a função de agente de combate às endemias, que aceita escolaridade de ensino médio completo e recebe o salário de R$ 3.036.
Concurso público nº 01/2025
Já o edital de concurso público nº 01/2025 reúne 37 vagas para os empregos de auxiliar de desenvolvimento educacional, de nível médio, e professores com formação superior. Os vencimentos variam de R$ 1.610,11 a R$ 3.782,44. Veja a distribuição das ofertas abaixo:
Auxiliar de Desenvolvimento Educacional (5);
Professor Educação Básica I – Ensino Fundamental I – Anos Iniciais (5);
Professor Educação Básica I – Educação Infantil I (5);
Professor Educação Básica II – Ensino Fundamental II – Educação Especial (5);
Professor Educação Básica II – Ensino Fundamental II – Arte (1);
Professor Educação Básica II – Ensino Fundamental II – História (1);
Professor Educação Básica II – Ensino Fundamental II – Língua Inglesa (1);
Professor Educação Básica II – Ensino Fundamental II – Língua Portuguesa (3);
Professor Educação Básica II – Ensino Fundamental II – Matemática (3);
Professor Educação Básica II – Ensino Fundamental II – Educação Física (3);
Professor Educação Básica II – Ensino Fundamental II – Geografia (3); e
Professor Educação Básica II – Ensino Fundamental II – Ciências (2).
Concurso público nº 02/2025
Outras oito vagas constam no edital de concurso público nº 02/2025 e são todas destinadas a cargos de ensino superior, com remunerações entre R$ 2.570,88 e R$ 4.272,86. Confira as opções a seguir:
Por fim, o edital de concurso público nº 03/2025 preencherá 12 vagas para postos de ensinos fundamental, médio e técnico, com salários que variam de R$ 1.599,20 a R$ 3.040,66. Veja, abaixo, a distribuição das vagas por funções e requisitos:
Merendeira (3) – ensino fundamental;
Cuidador para Casa de Acolhimento (3) – ensino médio;
Auxiliar de Saúde Bucal (3) – nível técnico;
Eletricista Automotivo (1) – nível técnico; e
Mecânico Automotivo (2) – nível técnico.
Atribuições de alguns cargos
AGENTE DE COMBATE À ENDEMIAS: Vistoriar residências, estabelecimentos comerciais e outros locais, identificar e eliminar focos de vetores, como o mosquito Aedes aegypti, aplicar larvicidas e inseticidas, coletar dados sobre a incidência de vetores e doenças, participar de campanhas de vacinação, orientar a população sobre como evitar a proliferação dos vetores, promover reuniões com a comunidade para mobilizá-la para as ações de prevenção e controle da dengue, identificar, coletar e analisar amostras de materiais e dados epidemiológicos. Noções básicas de informáticas.
AUXILIAR DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL: Organizar a entrada e a saída de crianças, de acordo com orientações recebidas; Acompanhar e zelar pelas crianças durante sua permanecia na Unidade Escolar, observando condições de segurança, estado de saúde, comportamentos e outras características; Ministrar remédios conforme prescrição médica auxiliar no tratamento e conduzir a criança à Unidade de Saúde, quando necessário até que os pais/responsáveis compareçam para o acompanhamento; Realizar curativos simples, em casos de emergência, utilizando noções de primeiros socorros após estarem devidamente capacitados, a fim de propiciar aos pais e crianças um ambiente tranquilo, afetivo e seguro; Desenvolver atividades de recreação e lazer através de jogos e brincadeiras que venham resgatar aspectos culturais e estimular o desenvolvimento integral das crianças; Planejar e organizar atividades lúdicas, com auxílio e orientação dos Professores Gestores, Professores Coordenadores e Professores Docentes, propondo às crianças situações e atividades que estimulem o desenvolvimento físico, da inteligência, da sociabilidade, da afetividade e da moralidade; Acompanhar as crianças durante o sono, permanecendo no dormitório, observando-as atentamente e procedendo a cuidados ou encaminhamentos que se fizerem necessários; Favorecer o desenvolvimento da independência e autonomia em atividades de vida diária e social no contexto escolar e nas atividades extraclasse, auxiliando a criança no que for necessário como cuidado pessoal e uso do sanitário; Acompanhar e orientar a higiene bucal e o desenvolvimento do hábito de escovação dos dentes realizando-o nas crianças mais novas, fazer troca de fraldas, vestuário e banho sempre que necessário; Acompanhar e orientar o aprendizado do controle do esfíncteres e outros; Auxiliar o aluno em sua alimentação, estimulando de forma prazerosa a construção de hábitos saudáveis e de higiene; Conduzir o aluno que faz uso de cadeira de rodas e/ou dificuldades motoras aos diferentes espaços físicos, realizar a transposição do aluno para o sanitário, carteira escolar e outros; Responsabilizar-se pela higiene das salas, dos utensílios e brinquedos solicitando auxilio para esta tarefa sempre que necessário; Colaborar na realização de festividades cívicas e nos eventos comemorativos; Compreender e respeitar as características gerais e possibilidades das crianças da faixa etária trabalhada, com atitudes de paciência, bom senso, cuidado e orientação; Reconhecer e respeitar as características individuais de cada criança, para estimular cada uma delas segundo suas necessidades e também entender e trabalhar o grupo como um todo; Na perspectiva da Educação Inclusiva, além das atribuições já especificadas, atuar diretamente com o(s) aluno (s) com deficiência com grave comprometimento, matriculados em todos os níveis da Educação Básica compreendidos na Rede Municipal de Ensino, para acompanhamento das habilidades de vida diária, contribuindo para a sua interação e socialização com os pares; Promover a inclusão do(s) aluno (s) com deficiência, auxiliando-os no seu desenvolvimento, nas questões de vida diária, na sala de aulas no ambiente escolar e, quando necessário, no transporte escolar; Acompanhar o(s) aluno(s) com o comportamento inadaptado a outros espaços e atividades pedagógicas sob a orientação do professor e/ou outros técnicos; Cumprir a carga horária e aplicar junto ao(s) aluno(s) com deficiência, as atividades em sala de aula ou externas promovidas pelo professor da turma ou por professores de outras áreas que atuam junto à turma; Ter conhecimento do planejamento das atividades programadas pelo professor da turma regular; Promover em conjunto com o professor Docente, o avanço continuo das habilidades do(s) aluno(s) com deficiência, através da utilização e organização de atividades pedagógicas a AVD (Atividades de Vida Diária); Atuar como mediador do processo de ensino/aprendizagem, acompanhando o (s) aluno (s) nas atividades escolares, seguindo as orientações recebidas do(s) professor (es) Docente(s) ou ainda outros técnicos, contribuindo na aquisição de conhecimentos; Buscar conhecimentos na área da Educação Especial com ênfase na deficiência apresentada pelo(s) aluno(s) com deficiência, matriculado(s) na escola; Reconhecer e respeitar as características individuais de cada aluno com deficiência sob seu acompanhamento, estimulando e trabalhando para sua inclusão em tosas as propostas de atividades escolares; Auxiliar o professor Docente da Educação Infantil ou Ensino Fundamental, no que diz respeito à inclusão, promovendo a aprendizagem do(s) aluno(s) com deficiência com grave comprometimento e consequentemente aprendizagem coletiva da turma; Relatar ao(s) professor (es) os progressos e as dificuldades apresentadas pelo(s) aluno (s) durante o dia letivo; Participar dos eventos, reuniões e estudos promovidos pela escola, quando solicitado pela direção; Acompanhar e zelar pelo(s) aluno (s) com deficiência, durante todo o período de permanência na escola, observando condições de segurança, estado de saúde, comportamento e outras características, mantendo o compromisso de relatar todo fato ocorrido ao Professor Docente, aos Professores Gestores/Coordenadores e aos pais ou responsáveis através dos mecanismos de comunicação adotados pela escola; Comunicar de maneira sucinta e clara a rotina diária do aluno na escola, registrando-a adequadamente na agenda ou caderno de comunicação com os pais, evitando linguagem que não reflita o caráter profissional dessa comunicação; Acompanhar o(s) aluno(s) com deficiência, em caso de transferência, á nova Unidade Escolar de destino do aluno transferido, caso a escola atual não possua outros alunos com deficiência sob sua monitoria; Participar de eventos, reuniões e estudos promovidos pela Unidade Escolar, quando solicitado pela equipe gestora, bem como de formação continuada e/ou reuniões organizadas pela Secretaria Municipal de Educação, diretamente ligadas à sua função ou que visam o aprimoramento profissional; Executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas ao emprego.
AUXILIAR SAÚDE BUCAL: Recepcionar pacientes, agendar consultas, orientar sobre higiene bucal e prevenção de doenças, auxiliar o cirurgião-dentista em procedimentos clínicos, preparar o paciente para o atendimento, instrumentar e esterilizar materiais, realizar palestras, educativos e atividades de promoção de saúde bucal em escolas, comunidades e outros locais, acompanhar pacientes com doenças bucais, orientar sobre tratamento e cuidados, realizar escovação supervisionada, aplicação de fluoreto e outros procedimentos preventivos, organizar e controlar o estoque de materiais odontológicos e de limpeza, coletar e analisar dados epidemiológicos de saúde bucal na comunidade, aplicar medidas de proteção individual e coletiva contra riscos biológicos.
CUIDADOR PARA CASA DE ACOLHIMENTO: Cuidados básicos com alimentação, higiene e proteção; organização do ambiente (espaço físico e atividades adequadas ao grau de desenvolvimento de cada criança ou adolescente); auxílio à criança e ao adolescente para lidar com sua história de vida, fortalecimento da autoestima e construção da identidade; organização de fotografias e registros individuais sobre o desenvolvimento de cada criança e/ou adolescente, de modo a preservar sua história de vida; acompanhamento nos serviços de saúde , escola e outros serviços requeridos no cotidiano; apoio na preparação da criança ou adolescente para o desligamento sob supervisão.
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Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Elias Fausto nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos nos editais, disponíveis para consulta abaixo.
Edital e Anexos
Abertura
Edital Concurso Prefeitura Elias Fausto SP
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.