MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Concurso Prefeitura Guarujá (SP) 2022 Encerrado

Orgão: Prefeitura Guarujá
Nº vagas: 2000
Taxa de inscrição: De R$ 65,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Caipimes
Estados com Vagas: SP
Cidades: Guarujá - SP

Publicado em 19/01/2018, às 14h10 - Atualizado em 06/04/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Saiu o edital do concurso Prefeitura de Guarujá, localizada no litoral paulista. O certame reúne 20 vagas temporárias para o cargo de professor de educação básica III.

Informações complementares

Concurso Prefeitura de Guarujá: cargos e salário

Ofertas estão distribuídas entre as áreas de arte (3 vagas), ciências (2), educação física (3), geografia (2), história (2), língua inglesa (2), língua portuguesa (3) e matemática (3).

Interessados em disputar uma das chances devem possuir licenciatura plena específica em curso superior. O salário por hora/aula é de R$ 27,06.

O concurso público ainda conta com cadastro reserva, no total de 1.980 vagas. Confira, na tabela abaixo, os postos disponíveis, vagas, cadastro reserva, requisitos e salário:

tabela cargos professor

Concurso Prefeitura de Guarujá: conteúdo programático parcial

  • LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação e produção de texto. Intertextualidade. Ortografia oficial. Pontuação e acentuação gráfica. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.
  • INFORMÁTICA: Uso de correio eletrônico, preparo de mensagens (anexação de arquivos, cópias). Uso de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos Microsoft Office 2016. Navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. As Tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto escolar.
  • ATUALIDADES: Fatos políticos, esportivos, culturais, econômicos e sociais ocorridos no Brasil e no mundo, veiculados nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de publicação do Edital de Abertura das Inscrições, em meios de comunicação de massa, como jornais, rádios, internet e televisão.
  • CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Princípios da prática docente e discente: sociológicos, filosóficos, antropológicos, éticos e estéticos. História da Educação Brasileira: Escol a, Estado e Sociedade: política educacional; estrutura e organização da educação. Currículo: Ciclos de aprendizagem; Currículo e os direitos dos educandos e dos educadores; conhecimento e cultura; currículo e avaliação; currículo e projeto pedagógico; currículo e práticas pedagógicas. Gestão Escolar Democrática. Projeto Político Pedagógico. Avaliação Institucional. Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação e Cidadania. Educação Ambiental. Princípios e Fundamentos da Educação Inclusiva. Diversidade e relações étnico raciais. Escola para a educação integral. As dimensões da Tecnologia da Informação e Comunicação na educação. Legislação Educacional Federal: Constituição Federal e emendas. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações (LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996). Estatuto da Criança e do Adolescente (LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica Base Nacional Comum Curricular.

Dica de estudo: língua portuguesa

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.


Cronograma

Abertura das inscrições21/02/2022
Encerramento das inscrições08/03/2022
Prova20/03/2022
Divulgação do Resultado05/04/2022

Notícias do concurso Prefeitura Guarujá (SP) 2022

Edital e Anexos

Abertura (19/01/2018) Edital I - concurso Prefeitura de Guarujá/SP 2018
Abertura (19/01/2018) Edital II - concurso Prefeitura de Guarujá/SP 2018
Abertura (13/05/2020) Edital de abertura de inscrições 2020 (510 vagas)
Abertura (30/06/2021) Edital nº 001/2021 (Temporários)
Abertura (22/02/2022) Edital nº 01/2022 (professor temporário)

Provas Prefeitura Guarujá

Nenhuma prova encontrada

Provas Caipimes

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
Unesp Fisioterapeuta
Caipimes
2019 Prova / Gabarito
DAE Analista Economico
Caipimes
2016 Prova / Gabarito
Consórcio Intermunicipal Grande ABC Analista de TI
Caipimes
2016 Prova / Gabarito
Consórcio Intermunicipal Grande ABC Agente Administrativo
Caipimes
2015 Prova / Gabarito
_PREFEITURA MUNICIPAL Administrador de Empresas
Caipimes
2015 Prova / Gabarito

» Ver lista completa

Sobre Prefeitura Guarujá

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.


Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.