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Concurso Prefeitura Hortolândia (SP) 2022 Concurso Aberto

Orgão: Prefeitura Hortolândia
Nº vagas: 446
Taxa de inscrição: De R$ 40,00 Até R$ 72,50
Cargos: Técnico, Assistente, Auxiliar
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Educação, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1743,24 Até R$ 16215,36
Organizadora: SHDias
Estados com Vagas: SP
Cidades: Hortolândia - SP

Publicado em 15/10/2018, às 15h10 - Atualizado em 17/05/2022, às 18h00

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O mais recente concurso da Prefeitura de Hortolândia, no interior de São Paulo, reúne 446 vagas para carreiras de todas as escolaridades. No total, o governo municipal publicou sete editais. Juntos, eles totalizam 251 postos para cargos efetivos e 195 oportunidades para funções temporárias. A seleção, que também formará cadastro reserva (CR), oferece salários entre R$ 1.743,24 e R$ 16.215,36, acrescidos de auxílio-alimentação, plano de saúde e vale-transporte.

Resumo do edital

Saiba como é a distribuição das vagas do concurso da Prefeitura de Hortolândia

Cargos efetivos

  • Nível fundamental incompleto: auxiliar de apoio escolar (40 vagas), ajudante geral (5), carpinteiro (1), encanador (1) e oficial de manutenção e sinalização viária (1).

  • Nível fundamental completo: eletricista (1), motorista de veículos leves (5) e motorista de veículos pesados (5).

  • Nível médio: assistente administrativo (40), educador infanto-juvenil (15), monitor social (15), agente de trânsito — fiscalização (1), assistente de sinalização semafórica (1) e jardineiro (CR).

  • Nível técnico: fiscal de comércio, serviços, tributos e posturas (3), técnico em contabilidade (2), técnico em informática (2), técnico em segurança do trabalho (1), técnico em enfermagem (10), fiscal de obras (2), técnico em meio ambiente (2) e técnico de trânsito e transportes (1).

  • Nível superior: analista de sistemas (1), analista de trânsito e transporte (4), arquiteto (2), assistente social (7), biólogo (1), contador (2), economista (1), engenheiro eletricista (1), jornalista (1), psicólogo (1), dentista (5), dentista — periodontia (1), dentista — traumatologia e cirurgia buco-maxilo-facial (1), enfermeiro generalista (8), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), nutricionista (3), engenheiro de segurança do trabalho (CR), instrutor de prática desportiva (CR), terapeuta ocupacional (CR) e médicos cardiologista (2), cirurgião cardiovascular (1), clínico geral (5), endocrinologista (1), ginecologista e obstetra (5), infectologista (1), neurologista (1), oftalmologista (1), otorrinolaringologista (2), pediatra (4), psiquiatra (5), psiquiatra infantil (1), de saúde da família (5), de saúde ocupacional (1), urologista (1) e veterinário (1).

Cargos temporários

  • Nível médio: educador infantil (80) e educador infanto-juvenil (40).

  • Nível superior: professor de educação de jovens e adultos, ensino fundamental ou educação infantil (50), professor de educação artística (5), professor de educação especial (13), professor de educação física (5) e professor de língua portuguesa (2).

Atribuições de alguns cargos

  • Auxiliar de apoio escolar - 1 – executar tarefas que envolvam o auxílio e ao atendimento do aluno; 2 – observar e ajudar no preparo de todas as atividades relacionadas à escola e principalmente ao aluno; 3 – auxiliar os servidores na execução de seus serviços como apoiar o setor administrativo, biblioteca, secretaria escolar, portaria e recepção em geral; 4 – auxiliar nas atividades que envolvem a alimentação dos alunos, como servir, arrumar talheres, recolher e limpar louças, antes e após as refeições; 5 – zelar pela limpeza e conservação de materiais e ferramentas, equipamentos e do local de trabalho; e, 6 – executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas a sua especialidade e ambiente organizacional.

  • Assistente administrativo - 1 – executar serviços gerais administrativos, exercendo trabalhos de digitação e cálculos, efetuando controle de arquivos e fichários e outras tarefas que dependam de interpretar e aplicar leis, normas e regulamentos gerais e municipais; 2 – atender o usuário com presteza, por telefone ou pessoalmente, ouvindo, orientando e encaminhando-o ao atendimento, por tipo de solicitação e, quando for possível, indicar os caminhos mais adequados de solução ou, registrar as reclamações; 3 – identificar os usuários e registrar as visitas e telefonemas para possibilitar o controle do fluxo de entrada e saída de usuários nas dependências; 4 – manter contatos com usuários e instituições, preencher relatórios codificando e cadastrando as solicitações; 5 – elaborar índices, separando e classificando expedientes e documentos, controlando requisições e recebimento de materiais, atendendo a chamadas telefônicas, fornecendo informações relativas à sua unidade de trabalho; 6 – atualizar tabelas e quadros demonstrativos, bem como, elaborar relatórios, pesquisas, estatísticas e levantamentos, além de outras atividades correlatas; 7 – verificar o conteúdo e a finalidade de documentos em geral a fim de organizar informações, executando a digitação de dados, segundo modelos determinados, ou gerando relatórios; 8 – receber e enviar correspondências e documentos, bem como, cadastrar, organizar, arquivar, consultar, elaborar e digitar, controlar e corrigir planilhas, textos, correspondências, relatórios e outros documentos; 9 – ler e arquivar publicações, receber e dar encaminhamento às reclamações, bem como, organizar e confeccionar quadros de avisos; 10 – orientar os servidores quanto às normas disciplinares e as rotinas de funcionamento da unidade; 11 – receber e prestar contas de verbas de adiantamento, requisitar, receber, armazenar, controlar e distribuir materiais e, solicitar a manutenção predial e de equipamentos; 12 – assistir dirigentes municipais, acompanhar reuniões de trabalho, tirar cópias, enviar e receber fax e outras mensagens e, manter contatos com usuários e instituições; 13 – elaborar e digitar editais licitatórios, encaminhar processos para reserva de dotação orçamentária, fazer abertura dos envelopes de documentação e de proposta e, averiguação preliminar acerca da regularidade da licitação, sob o aspecto legal; 14 – manter cadastro e pesquisar novos fornecedores, emitir mapas de preços, analisar pedidos de compras e serviços, bem como as propostas comerciais; 15 – realizar tarefas envolvidas na organização, controle de pessoal, através da definição de normas e políticas, que visem dotar a Prefeitura de uma força de trabalho qualificada e eficaz; 16 – auxiliar nas diretrizes para implantação e/ou desenvolvimento de programas de administração de salários e benefícios, treinamentos, desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, planos de carreiras e sucessões; 17 – auxiliar na execução de atividades e assuntos pertinentes à área de pessoal, tais como o atendimento cotidiano, cadastramento, auxílios e outros direitos, previstos na legislação vigente; 18 – efetuar pagamentos e recebimentos, receber documentos relativos a pagamento e recebimento a efetuar, verificando sua exatidão em observância as normas específicas, registrar e observar atos suspensivos ou impeditivos de pagamentos e recebimentos; 19 – proceder a depósitos e retiradas de valores remetendo os comprovantes aos órgãos de contabilidade e, elaborar e encaminhar de diversos relatórios, bem como, o controle do movimento de caixa com a respectiva prestação de contas; 20 – localizar e entregar livros, auxiliando na procura dos temas, bem como, manter organizados e atualizados os arquivos e seus controles; 21 – armazenar os materiais recebidos em conformidade com as recomendações dos fabricantes e, quando for necessário, controlar a temperatura interna e, manter controle de lotes, observando prazos de validade e quantidades; 22 – preparar e instruir processos de natureza tributária, promover a manutenção do cadastro fiscal por meio informatizado, controlando dados e planilhas e, elaborar relatórios circunstanciados sobre aspectos tributários e natureza cadastral; 23 – agendar entrevistas, consultas e retorno dos usuários, localizar prontuários e fichas de atendimento e, quando for o caso, controlar o fluxo de entrada e saída de usuários nas dependências; 24 – auxiliar na realização das demais atividades administrativas da unidade em que estiver lotado; 25 – orientar estagiários e ajudantes na execução de seus serviços; 26 – zelar pela limpeza e conservação de ferramentas, equipamentos e do local de trabalho; e, 27 – executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente organizacional.

  • Educador infanto-juvenil - 1 – Atuar nas Unidades Escolares, acompanhando, cuidando, orientando alunos em idade escolar com deficiência, atendidos na rede municipal em conformidade com uma proposta educacional e política de inclusão; 2- Promover o contato afetivo e harmonioso entre adultos e criança; 3 - Conhecer e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, auxiliares em suas dificuldades e favorecer o seu progresso; 4 - Subsidiar, orientar e operacionalizar atividades educativas, recreativas, alimentares, higiênicas, fisiológicas, de locomoção e de repouso sob orientação pedagógica; 5 - Orientar, cuidar, servir e auxiliar o aluno em atividades de vida diária e prática, sob orientação pedagógica e ou profissionais da Educação Especial e equipe técnica multidisciplinar (técnicos) que se fizerem necessários; 6 - Zelar pela limpeza, guarda e conservação de ferramentas, equipamentos, materiais de consumo e do local de trabalho juntamente com a comunidade escolar; e, 7 - Verificar qualquer mudança ou intercorrência com o aluno, comunicando o professor responsável e a equipe gestora da Unidade de Atuação.

Concurso da Prefeitura de Hortolândia: o que vai cair na prova?

Confira abaixo as disciplinas para auxiliar de apoio escolar:

  • Língua portuguesa - GRAMÁTICA: Frases; Pontuação; Sinais de Pontuação; Relação entre palavras; Fonemas e letras; Substantivo; Adjetivo; Separação de sílabas; Artigo; Numeral; Encontros vocálicos; Encontros consonantais e dígrafo; Verbos; Tonicidade das palavras; Sílaba tônica; Sujeito e predicado; Verbos intransitivos e transitivos; Verbos transitivos diretos e indiretos; Uso da crase; Pronomes; Formas nominais; Locuções verbais; Adjuntos adnominais e adverbiais; Termos da oração; Classes de palavras: Concordância nominal; Regência verbal; Vozes verbais; Regência nominal; LINGUAGEM: Comparações; Criação de palavras; Uso do travessão; Discurso direto e indireto; Relações entre nome e personagem; História em quadrinhos; Relação entre ideias; Intensificações; Personificação; Oposição; Provérbios; Onomatopeias; Oposições; Repetições; Relações; Expressões ao pé da letra; Palavras e ilustrações; Metáfora; Associação de ideias. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

  • Matemática e raciocínio lógico - Conjuntos; números naturais; sistemas de numeração; operações no conjunto dos números naturais; múltiplos e divisores em N; radiciação; máximo divisor comum; mínimo divisor comum; conjunto de números fracionários; operações fundamentais com números fracionários; problemas com números fracionários; números decimais; introdução à geometria; medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade e massa; conjunto de números inteiros relativos; operações no conjunto dos inteiros; conjunto dos números racionais; operações fundamentais com números racionais; problemas de raciocínio lógico, problemas usando as quatro operações. Avaliação de sequência lógica e coordenação viso-motora, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos, reversibilidade, sequência lógica de números, letras, palavras e figuras. Problemas lógicos com dados, figuras e palitos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio quantitativo e raciocínio sequencial.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Hortolândia nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos nos editais abaixo, disponíveis entre os anexos.


Cronograma

Abertura das inscrições16/05/2022
Encerramento das inscrições20/06/2022
Prova31/07/2022
Prova14/08/2022
Prova28/08/2022

Notícias do concurso Prefeitura Hortolândia (SP) 2022

Edital e Anexos

Abertura Edital Concurso Prefeitura Hortolândia SP
Abertura (26/11/2019) Edital nº 004/2019
Retificação (08/01/2020) Prorrogação
Abertura (16/05/2022) Edital de abertura de inscrições (2022) — 1
Abertura (16/05/2022) Edital de abertura de inscrições (2022) — 2
Abertura (16/05/2022) Edital de abertura de inscrições (2022) — 3
Abertura (16/05/2022) Edital de abertura de inscrições (2022) — 4
Abertura (16/05/2022) Edital de abertura de inscrições (2022) — 5
Abertura (16/05/2022) Edital de abertura de inscrições (2022) — 6
Abertura (16/05/2022) Edital de abertura de inscrições (2022) — 7

Provas Prefeitura Hortolândia

Nenhuma prova encontrada

Provas SHDias - SHDias Consultoria e Assessoria

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
SAAE Procurador
SHDias
2015 Prova / Gabarito
Ceasa Advogado
SHDias
2014 Prova / Gabarito
_PREFEITURA MUNICIPAL Odontologo da Atencao Basica
SHDias
2014 Prova / Gabarito
Prefeitura Assistente Social
SHDias
2013 Prova / Gabarito
DAE Assistente Social
SHDias
2013 Prova / Gabarito

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Sobre Prefeitura Hortolândia

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.


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