Orgão: | Prefeitura de Ipojuca |
Nº vagas: | 495 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 60,00
Até R$ 80,00 |
Cargos: | Médico,
Enfermeiro,
Biólogo |
Áreas de Atuação: | Administrativa,
Saúde,
Operacional |
Escolaridade: | Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Técnico,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 1438,88 Até R$ 13408,86 |
Organizadora: | Instituto Indec |
Estados com Vagas: | PE |
Cidades: | Ipojuca - PE |
Abertura das inscrições | 25/03/2024 |
Encerramento das inscrições | 02/05/2024 |
Prova | 19/05/2024 |
Redação
Publicado em 21/12/2017, às 10h54 - Atualizado em 20/05/2024, às 18h00
O concurso da Prefeitura de Ipojuca, em Pernambuco, oferece 495 vagas, além de formar cadastro reserva. O edital reúne cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior de ensino, com salários entre R$ 1.438,88 e R$ 13.408,86. Há chances para agente ambiental, assistente de educação, auxiliar de consultório dentário, técnico de enfermagem, biólogo, enfermeiro, médico, nutricionista, psicólogo, entre outras diversas carreiras (confira todas as opções aqui).
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Secretário escolar — Atuar nas escolas localizadas na zona urbana, existentes ou que venham a ser criadas: 1. Responsabilizar-se pela organização e Manutenção dos arquivos escolares, 2. Garantir a perfeita conservação e restauração dos documentos recolhidos. 3. Responsabilizar-se pelo registro diário e correto dos livros de Pontos e diários de Classe e de toda a documentação relativa à vida escolar do estudante, incluindo o fechamento das Atas de Resultado Final nos prazos estabelecidos pela Secretaria de Educação, 4. Manter atualizados os dados € informações da escola em sistemas informatizados de gestão escolar disponibilizado pela Secretaria de Educação, 5. Organizar documentos e informações, de modo quê qualquer documento solicitado possa ser rapidamente localizado. 6. Manter em dia a escrituração dos livros de registro. 7. Manter atualizada e em ordem a documentação e registros escolares, dos alunos e dos professores, zelando pela sua fidedignidade. 8. Manter atualizada a coleção de leis, regulamentos, instruções, circulares, avisos e despachos que dizem respeito às atividades escolares, 9. Divulgar todas as normas procedentes da direção e da Secretaria de Educação, assegurando a disseminação das informações junto ao corpo docente, discente e demais servidores. 10. Atender aos alunos, professores e demais membros da comunidade escolar, em assuntos referentes à documentação e outras informações pertinentes. 11. Fornecer, em tempo hábil, as informações solicitadas. 12. Planejar seu trabalho de acordo com as necessidades da escola, estabelecendo objetivos e padrões de desempenho, 13. Elaborar cronograma de atividades da secretaria, tendo em vista a racionalização do trabalho e sua execução em tempo hábil. 14. Executar, controlar e avaliar as atividades planejadas, visando atender as demandas da escola e da Secretaria. 15. Participar das reuniões dos órgãos colegiados, responsabilizando-se pela elaboração das atas. 16. Contribuir para o aumento do esforço individual, criatividade e satisfação do pessoal envolvido no trabalho. 17. Ter sob sua guarda livros, documentos, material e equipamentos da secretaria. 18. Assinar, juntamente com o diretor, os históricos escolares, declarações e certificados expedidos pela escola, 19. Evitar o manuseio, por pessoas estranhas ao serviço, bem como a retirada do âmbito do estabelecimento, de pastas, livros, diários de classe e registros de qualquer natureza, salvo quando oficialmente requeridos por órgãos autorizados. 20. Participar do planejamento geral da escola e demais reuniões, com vista ao registro da escrituração escolar e arquivo. 21. Lavrar atas e anotações de resultados finais, de recuperação, de exames especiais e de outros processos de avaliação, cujo registro de resultados for necessário. 22. Cuidar do recebimento de matrículas e transferências, e respectiva documentação. 23. Cuidar da comunicação externa do estabelecimento com a comunidade escolar ou com terceiros. 24. Exercer outras atribuições que lhe forem determinadas pelo diretor, na sua esfera de atuação. 25. Exercer outras atividades correlatas, integrantes do projeto político- pedagógico da escola e da política educacional da Secretaria de Educação.
Assistente de educação — 1. Exercer suas atividades em unidade escolar, em ações educativas inerentes à função social da escola, participando de atividades relativas aos serviços auxiliares de secretaria, de biblioteca e de laboratório. 2. Organizar e manter atualizados o sistema de informações e registros da rede de ensino e da Secretaria de Educação, bem como realizar, compilar e arquivar ofícios, dados e relatórios. 3. Realizar trabalhos de protocolização, preparo, seleção, classificação, registro e arquivamento de documentos e formulários. 4. Atender, orientar e encaminhar a comunidade escolar. 5. Exercer outras atividades correlatas integrantes do projeto político-pedagógico da escola, e da política educacional da Secretaria de Educação.
Agente de controle urbano — Verificar os requisitos e exigências técnicas, conforme licenças/autorizações as obras públicas e particulares, concluídas ou em andamento, abrangendo também demolições, terraplanagens, parcelamento do solo, colocação de tapumes, andaimes, telas, plataformas de proteção e as condições de segurança das edificações; Verificar o cumprimento do Código de Obras, Código de Posturas, do Plano Diretor; Emitir notificações e lavrar autos de infração; Reprimir o exercício de atividades desenvolvidas em desacordo com as normas estabelecidas na legislação urbanística municipal, as edificações clandestinas, a formação de favelas e os agrupamentos semelhantes que venham a ocorrer no âmbito do Município; Orientar as pessoas e os profissionais quanto ao cumprimento da legislação; Apurar as denúncias e elaborar relatórios de obras e providências adotadas; Verificar a conformidade e o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e congêneres; Regular o uso e a manutenção dos logradouros públicos; Verificar a conformidade de propagandas, placas e anúncios nas áreas públicas e frontais aos imóveis e vias públicas; Verificar o funcionamento de eventos, Shows, parques de diversões, circos e congêneres; Elaborar relatório de autuação.
Confira abaixo as disciplinas para agente ambiental indicadas no conteúdo programático:
Língua portuguesa — Fonética e Fonologia, Divisão Silábica, Acentuação gráfica, Emprego do hífen, Ortografia, Pontuação, Estruturas das palavras, Classes Gramaticais, Flexão verbal e nominal, Emprego e Colocação, Pronomes: Empregos de tempos e modos verbais, vozes do verbo, Concordância nominal e verbal, Crase, Interpretação de texto, Analise Sintática: termos da oração e classificação das orações.
Matemática — Conjunto numérico R, N, Inteiro, Potenciação, Radiciação, Equação e inequação do 1º grau, Equação do 2º grau, Fatoração, Porcentagem, Juros simples e compostos, Relações e Funções, Área, Perímetro, Volume e Densidade, Áreas das figuras planas, Sistema decimal de medidas, Razões e Proporções.
Conhecimentos específicos — Introdução à Ecologia: Ecologia: conceitos; Componentes abióticos dos ecossistemas; Componentes bióticos dos ecossistemas; Hábitat e nicho ecológico. O fluxo de energia e o ciclo da matéria nos ecossistemas: O ciclo da água; O ciclo do gás carbônico; O ciclo do oxigênio; O ciclo do nitrogênio. Biomas: Os biomas terrestres. Exploração de recursos renováveis e não renováveis. Intervenção antrópica sobre o meio ambiente. Atividades geradoras de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Poluição e contaminação do meio ambiente: Conceito de poluição; Poluição das águas; Poluição do ar; Poluição do solo. Noções sobre reciclagem e tratamento de resíduos sólidos e líquidos: Origem dos resíduos; Consequência do lançamento de resíduos à biosfera: reciclagem e poluição; Compostos biodegradáveis e não biodegradáveis; Tratamento biológico dos resíduos biodegradáveis. Impacto ambiental. Risco Ambiental. Preservação ambiental. Legislação Ambiental. Processos de degradação natural de origem química, geológica e biológica. Os sistemas naturais: A origem dos rios. Características gerais dos rios. Ética profissional. Legislação: Lei nº 9.605/1998 e alterações e Decreto nº 6.514/2008 (Lei dos Crimes Ambientais). Lei nº 12.651/2012 (Proteção da vegetação nativa). Lei nº 9.795/1999 e Decreto nº 4.281/2002 (Educação Ambiental). Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Lei nº 9.433/1997 e alterações (Política Nacional de Recursos Hídricos). Lei nº 6.938/1981 e alterações (Política Nacional do Meio Ambiente). Lei nº 9.985/2000 e alterações (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza).
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Ipojuca nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2024, disponível abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Samuel Peressin | Publicado em 02/05/2024, às 12h10 - Atualizado às 12h13
Samuel Peressin | Publicado em 29/04/2024, às 10h32 - Atualizado às 10h34
Samuel Peressin | Publicado em 27/03/2024, às 10h19 - Atualizado às 10h21
Redação | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 08/09/2023, às 00h00
Patricia Lavezzo | Publicado em 03/05/2023, às 14h35
Patricia Lavezzo | Publicado em 04/04/2023, às 12h12
Patricia Lavezzo | Publicado em 28/06/2021, às 08h29 - Atualizado às 08h33
Patricia Lavezzo | Publicado em 25/06/2021, às 14h17 - Atualizado às 14h23
Giorgia Parise | Publicado em 24/03/2021, às 11h25 - Atualizado às 11h35
Giorgia Parise | Publicado em 20/01/2021, às 08h03 - Atualizado às 08h15
Giorgia Parise | Publicado em 22/12/2020, às 07h55 - Atualizado às 08h05
Patricia Lavezzo | patricia@jcconcursos.com.br | Publicado em 19/03/2020, às 11h36 - Atualizado em 30/03/2020, às 11h04
Camila Diodato | Publicado em 21/12/2017, às 10h54
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O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.
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