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Concurso Prefeitura Itupeva (SP) 2023

Orgão: Prefeitura Itupeva
Nº vagas:30
Taxa de inscrição: De R$ 78,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 5807,22
Organizadora: SHDias
Estados com Vagas: SP
Cidades: Itupeva - SP

Agenda

Abertura das inscrições25/09/2023
Encerramento das inscrições06/11/2023
Prova26/11/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 16/02/2018, às 11h21 - Atualizado em 27/11/2023, às 18h00


Foi lançado mais um concurso da Prefeitura de Itupeva, no interior do estado de São Paulo. Desta vez, o processo seletivo visa contratar 30 profissionais para o cargo de Professor de Desenvolvimento Infantil. As inscrições já estão abertas.

Informações complementares

Atribuições do cargo

Confira abaixo algumas das competências de quem tomar posse no cargo:

  • Desenvolver atividades com crianças na faixa etária de 6 (seis) meses a 4 (quatro) anos;
  • Recepcionar e acolher as crianças na entrada;
  • Organizar o material didático e de recreação;
  • Cuidar e orientar as crianças na formação de hábitos de higiene, boas maneiras, adaptação e bem-estar;
  • Controlar a frequência e cuidar da agenda escolar, bem como o material individual da criança;
  • Elaborar o planejamento pedagógico da turma, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Educação observadas as metas e objetivos propostos nas diretrizes e normativas curriculares;
  • Realizar o acolhimento diário das crianças, proporcionando segurança nas transições;
  • Planejar, observar, registrar, refletir e replanejar de acordo com os direitos e os objetivos de aprendizagem de cada agrupamento etário, sob a orientação da Coordenação Escolar e/ou da SME, utilizando os instrumentos de acompanhamento e diretrizes da SME;
  • Planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas compatíveis com os vários espaços, materialidades e intencionalidades pedagógicas, proporcionando experiência de aprendizagem criativas e diárias;
  • Articular as experiências dos alunos com o conhecimento sistematizado, valendo-se de princípios metodológicos, procedimentos didáticos e instrumentos que possibilitem o pleno aproveitamento das atividades desenvolvidas;
  • Planejar contextos investigativos que priorizem vivências, interações e movimento;
  • Identificar, em conjunto com o Coordenador Pedagógico, alunos que apresentem necessidades de atendimento diferenciado, comprometendo-se com a elaboração de um planejamento que contemplem atividades e ações inclusivas;
  • Adotar, em conjunto com o Coordenador Pedagógico, as medidas e encaminhamentos pertinentes ao atendimento dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
  • Manter atualizado o registro das ações pedagógicas, anotações do docente, fotos e vídeos, relatórios e portfólios, tendo em vista a avaliação contínua do processo educativo.

Conteúdo programático parcial

Veja o que vai cair na prova de português e conhecimentos pedagógicos:

LÍNGUA PORTUGUESA: Conteúdo Programático até o Ensino Médio (1º ano ou 3º ano), como por exemplo: Ortografia; Estrutura e Formação das palavras; Divisão Silábica; Vogais; Semivogais; Gênero, Número; Frases; Sinais de Pontuação; Acentuação; Fonética e fonologia: Conceitos básicos; Classificação dos fonemas; Relação entre palavras; Uso da crase; sinônimos, homônimos e antônimos; Fonemas e letras; Substantivo; Adjetivo; Artigo; Numeral; Advérbio; Verbos; Conjugação de verbos; Pronomes; Preposição; Conjunção; Interjeição; Encontros vocálicos; Encontros consonantais e dígrafo; Tonicidade das palavras; Sílaba tônica; Sujeito e predicado; Formas nominais; Locuções verbais; Termos ligados ao verbo: Adjunto adverbial, Agente da Passiva, Objeto direto e indireto, Vozes Verbais; Termos Essenciais da Oração; Termos Integrantes da Oração; Termos Acessórios da Oração; Orações Coordenadas e Subordinadas; Período; Concordância nominal; Concordância verbal; Regência verbal; Vozes verbais; Regência nominal; Predicação verbal; Aposto; Vocativo; Derivação e Composição; Uso do hífen; Voz ativa; Voz passiva; Voz reflexiva; Funções e Cargos das palavras “que” e “se”; Uso do "Porquê"; Prefixos; Sufixos; Afixos; Radicais; Formas verbais seguidas de pronomes; Flexão nominal e verbal; Cargo de locuções; Sintaxe de Concordância; Sintaxe de Regência; Sintaxe de Colocação; Comparações; Criação de palavras; Uso do travessão; Discurso direto e indireto; Imagens; Pessoa do discurso; Relações entre nome e personagem; História em quadrinhos; Relação entre ideias; Intensificações; Personificação; Oposição; Provérbios; Discurso direto; Onomatopeias; Aliteração; Assonância; Repetições; Relações; Expressões ao pé da letra; Palavras e ilustrações; Metáfora; Associação de ideias. Denotação e Conotação; Eufemismo; Hipérbole; Ironia; Prosopopeia; Catacrese; Paradoxo; Metonímia; Elipse; Pleonasmo; Silepse; Antítese; Sinestesia; Vícios de Linguagem. ANÁLISE, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: Tipos de Comunicação: Descrição; Narração; Dissertação; Tipos de Discurso; Coesão Textual. 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Formação Continuada de professores; Fundamentos/Bases da educação; Autores/Pensadores da Educação; Principais Teorias da Educação (tradicionais e contemporâneas); Desenvolvimento/História da Educação; Trabalho Pedagógico Coletivo; Competências e Saberes para a Educação e para o Ensinar; Desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais do ser humano; Escola inclusiva; Proposta pedagógica da escola; O papel e as competências do professor; Relação professor-aluno; Estágios do desenvolvimento da aprendizagem; Conceitos científicos da educação; Princípios e fundamentos dos referenciais curriculares; Educação e escola; Ética no trabalho docente; Currículo, educação e Projeto Político-Pedagógico; Planejamento e avaliação; Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento; Tendências teóricas e metodológicas na educação; Didática; Metodologias ativas; Educação digital, EAD.

Dica de estudo

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso da Prefeitura de Itupeva nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Edital e Anexos


Abertura (16/02/2018) Edital Concurso Prefeitura Itupeva SP 2018

Abertura (27/09/2019)

Abertura (05/12/2019) Edital nº 001/2019

Abertura (05/12/2019) Edital nº 002/2019

Abertura (05/12/2019) Edital nº 003/2019

Abertura (05/12/2019) Edital nº 004/2019

Abertura (05/12/2019) Edital nº 005/2019

Abertura (02/03/2022) Edital nº 01/2022 (processo seletivo)

Abertura (07/10/2022) Edital nº 01/2022

Abertura (07/10/2022) Edital nº 02/2022

Abertura (07/10/2022) Edital nº 03/2022

Abertura (01/07/2023) Edital nº 01/2023

Abertura (04/07/2023) Edital nº 02/2023

Abertura (04/07/2023) Edital nº 03/2023

Abertura (29/09/2023) Edital nº 04/2023 - Professor Des. Infantil

+Aulas grátis

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Sobre Prefeitura Itupeva

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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