MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Prefeitura Itupiranga (PA) 2022

Orgão: Prefeitura Itupiranga
Nº vagas:469
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Agente Administrativo, Procurador, Engenheiro Ambiental
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1212,00 Até R$ 8000,00
Organizadora: Ivin
Estados com Vagas: PA
Cidades: Itupiranga - PA

Agenda

Abertura das inscrições12/04/2022
Encerramento das inscrições13/05/2022
Prova29/05/2022

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 16/06/2021, às 14h53 - Atualizado em 30/05/2022, às 18h00


Foi publicado o edital de um novo processo seletivo no Estado do Pará, região norte do país. Trata-se do concurso Prefeitura de Itupiranga, certame que visa ao provimento de 469 vagas, sendo 262 imediatas e 207 para formação de cadastro reserva para cargos efetivos. As inscrições serão abertas a partir da próxima semana e o Instituto Vicente Nelson é o responsável pela seleção. 

Informações complementares

Distribuição das vagas

Existem oportunidades em todos os níveis escolares e em diversas áreas do conhecimento. Quem tem nível fundamental pode disputar os postos de Borracheiro, Eletricista, Eletricista de Autos, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Cuidador Social, Almoxarife, Artesão, Auxiliar de Serviços Gerais, Servente, Motorista e Soldador.

Já os cargos que exigem ensino médio são: Agente Administrativo, Agente Municipal de Trânsito, Assistente de Atividades Culturais e Desportivas, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Identificador, Técnico Contábil, Orientador Social, Técnico em Informática, Topógrafo, Escriturário, Agente Comunitário de Saúde, Maqueiro, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Farmácia e Técnico em Laboratório.

Os candidatos com diploma superior podem concorrer aos postos de Administrador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Procurador Municipal, Sociólogo, Assistente Social, Educador Físico, Pedagogo, Psicólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor e Técnico Pedagógico.

Conteúdo programático

Confira o que vai cair na prova em relação aos conhecimentos básicos para todos os cargos de nível superior:

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos literários e não literários; Tipologia textual. Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. Significação literal e contextual de vocábulos. Processos de coesão textual. Elementos de coesão textual: artigos, numerais, pronomes, conjunções, expressões sinônimas e antônimas. Coordenação e subordinação. Emprego das classes de palavras. Concordância Nominal e Verbal.
Discurso Direto e Indireto. Regência. Estrutura, formação e representação das palavras. Ortografia oficial. Pontuação. Crase. Acentuação Gráfica. Morfologia e Sintaxe.

INFORMÁTICA BÁSICA: Conceitos básicos do hardware e periféricos de um microcomputador. Browsers Internet Explorer, Firefox e Chrome. Ferramentas e aplicações de informática. Windows 7 ou superior. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, usando o mouse, trabalhando com Janelas, configurando a barra de tarefas, configurando o computador: Configurações regionais, data e hora do sistema, mouse, teclado, organizando o computador, modos de visualização, acessando unidade de disco, Windows Explorer, lixeira, calculadora, Paint. Linux. Correio eletrônico. Procedimento para a realização de cópia de segurança (backup). Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint 2010 ou superior). Conceitos de
organização de arquivos e métodos de acesso. Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e Intranet. Segurança Virtual. Malwares. Antivírus. Firewall. Outlook 2010 ou superior.

RACIOCÍNIO LÓGICO: Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional): Proposições simples e compostas; Tabelas‐Verdade; Equivalências; Leis de De Morgan; Diagramas lógicos. Lógica de primeira ordem. Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos
e matriciais.

Curso grátis: língua portuguesa

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso da Prefeitura de Itupiranga nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Edital e Anexos


Abertura (16/06/2021)

Documento (05/04/2022) Edital Concurso Prefeitura Itupiranga PA

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Prefeitura Itupiranga (PA) 2022


Concurso Prefeitura de Itupiranga PA: advogado lê documento - Divulgação

Concurso Prefeitura de Itupiranga PA: publicado edital com 469 vagas

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br | Publicado em 05/04/2022, às 21h31 - Atualizado às 21h42


Concurso da Prefeitura de Itupiranga PA: sede do órgão - Google street view

Concurso da Prefeitura de Itupiranga PA lança edital com 280 vagas; veja

Patricia Lavezzo | Publicado em 16/06/2021, às 15h01 - Atualizado às 15h11


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

Sobre Prefeitura Itupiranga

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.