Concurso Prefeitura Joinville (SC) 2019 Concurso Aberto

Orgão: Prefeitura Joinville
Nº vagas: 45
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Agente
Áreas de Atuação: Saúde
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 1494,00 Até R$ 1494,00
Estados com Vagas: SC
Cidades: Joinville - SC

0,00(0.0%)0 voto(s)

Publicado em 18/01/2019, às 14h28 - Atualizado em 04/09/2019, às 13h01


O edital nº 002-2019 do concurso da Prefeitura de Joinville, cidade localizada no Estado de Santa Catarina (SC), visa o provimento de 45 vagas para o cargo de agente comunitário de saúde, que requer nível médio completo.

As inscrições serão recebidas entre os dias 2 e 23 de setembro de 2019, através do site www.joinville.sc.gov.br. Após um dia útil de concluir o cadastro, o candidato deverá validar a inscrição presencialmente, na Secretaria de Gestão de Pessoas, situada na Avenida Hermann August Lepper, nº 10, 2° andar, em dias úteis, das 8h às 18h, condicionada à apresentação do formulário eletrônico de inscrição impresso, do número do CPF e da carteira de identidade.

O concurso da Prefeitura de Joinville será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Informações complementares

Atribuições do agente comunitário de saúde

Responsável por cadastrar todas as famílias e indivíduos em base geográfica definida na microárea, manter os cadastros atualizados em banco de dados, orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis, realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; acompanhar, por meio de visita domiciliária, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de forma programada em conjunto com a supervisão e equipe de saúde, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade; desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à Unidade Básica de Saúde, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; participar das reuniões do Conselho Local de Saúde do bairro ou na ausência deste, da associação de moradores; desenvolver atividades de promoção da saúde, como, por exemplo, escovação dental supervisionada, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliárias e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe. Aplicar testes de triagem conforme programas Ministeriais, Estaduais ou Municipais. Faz parte também da função do agente comunitário de saúde as atividades de apoio à Unidade Básica de Saúde, como: programa melhor acolher (facilitador), recepção, entre outras. O Agente Comunitário de Saúde deve fazer uso das ferramentas de trabalho indicadas pela Gestão Municipal para suas atividades laborais, como por exemplo Tablet, bem como fazer uso dos Equipamentos de Proteção Individual fornecidos. Ser responsável e manter zelo pelos materiais e equipamentos.

Conteúdo programático completo

Língua portuguesa: Interpretação de texto; Coesão e coerência, relações de sentido (sinonímia, antonímia), Ortografia oficial; Acentuação Gráfica; Pontuação; formação de palavras, classes de palavras, funções sintáticas, regência (nominal e verbal), Concordância verbal e nominal; figuras de linguagem, tipos de discurso (direto, indireto, indireto livre), gêneros textuais.

Matemática: Números inteiros: operações e propriedades; Números racionais: representação fracionária e decimal: operações e propriedades; Razão e proporção; Porcentagem; Regra de três simples; Equação do 1º grau; Resolução de sistemas de equações do 1º grau, equação do 2º grau, Inequações. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; Relação entre grandezas: tabelas e gráficos; Raciocínio Lógico.

Conhecimentos específicos: Limpeza e desinfecção de ambientes. Higiene e segurança do trabalho. Ética e Legislação no Trabalho. Relacionamento humano no trabalho. Importância da disciplina no trabalho. Atribuições do emprego de Agente Comunitário de Saúde. Legislação: Lei Federal nº 11.350 de 05/10/2006; As principais doenças de interesse para a Saúde Pública (Diarreia, Cólera, Dengue, Doença de Chagas, Esquistossomose, Febre Tifoide, Meningite, Tétano, Sarampo, Tuberculose, Hepatite Hanseníase, Difteria, Diabete, Hipertensão Arterial, Raiva, Leishmaniose e outras); Higiene Corporal, Higiene da Água e Higiene dos Alimentos; Saúde Bucal; Vacinas, Vacinação, Imunização, Período de Incubação, Hospedeiro, Portador e Transmissibilidade; Reprodução Humana (Planejamento familiar, Puberdade e adolescência, Gestação, Parto, Aborto, Puerpério e Pré-natal); Desenvolvimento Humano (Nutrição e Aleitamento Materno); Direito e saúde do Idoso; Saneamento básico; Lixo (coleta, tratamento, reciclagem e classificação); e Meio ambiente (água, solo e poluição). Além do Trabalho em Equipe, Limpeza e desinfecção de ambientes, Higiene e segurança do trabalho, Ética e Legislação no Trabalho, Relacionamento humano no trabalho, Importância da disciplina no trabalho, Lei 8080/1990, Atribuições do emprego de Agente Comunitário de Saúde. Legislação: Lei Federal nº 11.350 de 05/10/2006; Portaria nº 2.436, de 21 de Setembro de 2017; As principais doenças de interesse para a Saúde Pública (Diarreia, Cólera, Dengue, Doença de Chagas, Esquistossomose, Febre Tifoide, Meningite, Tétano, Sarampo, Tuberculose, Hepatite Hanseníase, Difteria, Diabete, Hipertensão Arterial, Raiva, Leishmaniose e outras); Higiene Corporal, Higiene da Água e Higiene dos Alimentos; Saúde Bucal; Vacinas, Vacinação, Imunização, Período de Incubação, Hospedeiro, Portador e Transmissibilidade; Reprodução Humana (Planejamento familiar, Puberdade e adolescência, Gestação, Parto, Aborto, Puerpério e Pré-Natal); Desenvolvimento Humano (Nutrição e Aleitamento Materno); Direito e saúde do Idoso; Saneamento básico; Lixo (coleta, tratamento, reciclagem e classificação); e Meio ambiente (água, solo e poluição).

Concurso da Prefeitura de Joinville: dica de estudo

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso da Prefeitura de Joinville nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.


Cronograma

Abertura das inscrições02/09/2019
Encerramento das inscrições23/09/2019
Prova20/10/2019
Divulgação do Resultado26/11/2019

Notícias do concurso Prefeitura Joinville (SC) 2019

Edital e Anexos

Abertura Edital - concurso Prefeitura de Joinville SC
Abertura (03/09/2019) Edital nº 002-2019

Provas Prefeitura Joinville

Nenhuma prova encontrada

Sobre Prefeitura Joinville

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.


Comentários

Mais Lidas