Redação Publicado em 31/07/2018, às 10h07 - Atualizado em 09/01/2025, às 18h00
O novo processo seletivo da Prefeitura de Limeira visa à formação de cadastro reserva para professores. O contrato de trabalho terá validade para o ano letivo de 2025 e será regido pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. A cidade está localizada no interior do estado de São Paulo, a cerca de 144 km de distância da capital paulista. O Instituto Nosso Rumo é o organizador do processo de seleção.
Interessados em participar da seleção devem possuir escolaridade de ensino superior completo. O valor da hora/aula varia de R$ 23,54 a R$ 27,07, para até 48h de aulas semanais. Veja as funções disponíveis no edital:
professor substituto de educação básica – educação infantil e ensino fundamental;
professor substituto especialista – disciplina de arte;
professor substituto de educação especial; e
professor substituto especialista – disciplina de educação física.
Conteúdo programático parcial
COMUM A TODAS AS FUNÇÕES
LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de textualidade: coesão e coerência. Verbo: tempos, modos e flexões verbais. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Semântica: sinônimos, antônimos, sentido denotativo e sentido conotativo. Emprego e diferenciação das classes de palavras: advérbio, pronome, conjunções, adjetivos, substantivos, numerais, artigos e preposições. Interpretação e compreensão de textos. Regras-padrão de concordância nominal e verbal. Ortografia. Pontuação. Acentuação gráfica e crase. Características dos diversos tipos e gêneros de texto: publicitários, jornalísticos, instrucionais, narrativos, poéticos, epistolares, história em quadrinhos.
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Sistema de Numeração Decimal. As quatro operações com números naturais. Geometria. Simetria. Números Racionais: frações, representação decimal e porcentagem. Estimativa. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Tratamento da informação: tabelas e gráficos. Sistema Monetário Brasileiro. Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Frações: frações equivalentes, simplificação de frações, conversão de fração em um número decimal, adição e subtração de números fracionários. Operações com polinômios. Equações de 1° e 2° grau. Razão e proporção. Porcentagem. Juros (simples e composto). Regra de três (simples e composta). Interpretação de gráficos e tabelas (dados estatísticos). Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional). Proposições simples e compostas. Tabelas verdade. Equivalências. Leis de Morgan. Diagramas lógicos. Lógica de primeira ordem. Princípios de contagem e probabilidade. Análise combinatória e probabilidade: arranjos, combinações, permutações simples e probabilidade de um evento. Situações-problema envolvendo todos os conteúdos listados.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Constituição da República Federativa do Brasil, de 05/10/88 – Cap. III – seção I da Educação (Art. 205 a 214). Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e suas alterações – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Resolução nº 4, de 13/07/2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Documento elaborado pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09/10/2007. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Deliberação CME nº 02 de 13 de dezembro de 2023, publicada no Jornal Oficial do Município no dia 26/02/2024, que institui as Diretrizes Municipais da Educação Especial no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Limeira- SP. Resolução nº 1, de 17 de junho 2004, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Lei nº 11.645, de 10/03/2008, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Resolução CNE/CEB Nº 2/01 e Parecer CNE/CEB Nº 17/01 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CEB n° 7 e Parecer CNE/CEB n° 11/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Curso grátis de língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Limeira nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2024, disponível abaixo.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.