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Concurso Prefeitura de Lourdes (SP) 2025

Orgão: Prefeitura de Lourdes
Nº vagas:14
Taxa de inscrição: De R$ 50,00
Cargos: Professor, Controlador, Diretor
Áreas de Atuação: Administrativa, Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 3411,65 Até R$ 5877,33
Organizadora: Recrutamento Brasil
Estados com Vagas: SP
Cidades: Lourdes - SP

Agenda

Abertura das inscrições01/09/2025
Encerramento das inscrições28/09/2025
Prova19/10/2025

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 05/09/2025, às 10h15 - Atualizado em 20/10/2025, às 18h00


O concurso da Prefeitura de Lourdes, em São Paulo, oferece 14 vagas e salários entre R$ 3.411,65 e R$ 5.877,33. Há oportunidades para controlador interno (1 posto), professor de ensino básico (11) e diretor escolar (2). Todas as carreiras exigem ensino superior.

📄 Resumo do edital

Atribuições dos cargos

  • Diretor escolar — Dirigir toda a política educacional na Unidade Escolar; Elaborar, com assessoria do Departamento Municipal da Educação, a Proposta Pedagógica da Escola; Elaborar e operacionalizar o Plano de Ensino da Unidade Escolar; Aplicar medidas disciplinares; Manter todo material da unidade escolar inventariado e em dia; Dirigir, construir, implementar e participar de todas as atividades pedagógicas da unidade; Articular ações educacionais desenvolvidas pelos diferentes segmentos da unidade escolar, visando a melhoria da qualidade de ensino; Estimular a reflexão sobre a prática docente; Favorecer o intercâmbio de experiências; Acompanhar e avaliar de forma sistemática os processos de ensino e aprendizagem; Apontar e priorizar os problemas educacionais a serem tratados; Propor alternativas para resolver os problemas levantados; Supervisionar as atividades de recuperação de alunos; Acompanhar todos os atos administrativos indispensáveis ao bom funcionamento da Unidade Escolar, tais como: livro ponto, faltas, prontuário, ofícios, etc.; Comunicar ao superior imediato e à Seção de Pessoal da Prefeitura Municipal toda e qualquer ausência da Unidade Escolar; Criar condições de organização, disciplina e interação interpessoal na Unidade Escolar; Supervisionar a merenda escolar na Unidade Escolar; Organizar os eventos cívicos e comemorativos da Unidade Escolar; Assinar todos os documentos relativos à vida escolar dos alunos, expedidos pela Unidade Escolar; Responder pelo cumprimento, no âmbito da escola, das leis, regulamentos e determinações, bem como dos prazos para execução dos trabalhos estabelecidos pelas autoridades superiores; Apurar ou fazer apurar irregularidades de que venha a tomar conhecimento no âmbito da escola e comunicar ao superior imediato; Responder pelo cumprimento, no âmbito da escola, da legislação em vigor bem como dos regulamentos, diretrizes, normas e determinações emanadas da administração superior; Avocar para si as atribuições de seus subordinados na ausência dos mesmos.

  • Professor de ensino básico — Atuar na Educação Infantil e Ensino Fundamental em todas as séries Ministrar aulas, atividades pedagógicas planejadas, propiciando aprendizagens significativas para os alunos; Elaborar programa e planos de trabalho no que for de sua competência; Seguir a proposta Político Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Lourdes, respeitada as peculiaridades da Unidade Educativa, integrando-se à ação pedagógica, como coparticipe na elaboração e execução do mesmo; Acompanhar e avaliar o desenvolvimento do processo pedagógico dos alunos, atribuindo-lhes notas e/ou, conceitos e avaliações descritivas nos prazos fixados, bem como relatórios de aproveitamento, quando solicitado; Promover aulas e trabalhos de recuperação paralela com os alunos que apresentem necessidade de atenção específica; Participar ativamente das reuniões de pais, reuniões pedagógicas, conselhos de classe, cursos de capacitação; Realizar os planejamentos, registros e relatórios solicitados; Participar ativamente do processo de integração da escolafamília comunidade; Observar e registrar o processo de desenvolvimento das crianças, tanto individualmente como em grupo com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem. Realizar outras atividades correlatas com a função.

  • Controlador interno — Planejar, coordenar e dirigir as atividades de controle interno, observando e fazendo observar o cumprimento da legislação e das normas especificas; Orientar os serviços relativos às atividades, assegurando a sua uniformização, eficiência e coerência, zelando pela sua qualidade; Elaborar o plano de ação com ênfase na prevenção e correção dos processos de trabalho relacionados ao controle interno; Apresentar ao Prefeito relatórios das atividades relativas ao plano de ação do controle interno ou de outras ações; Apresentar ao Prefeito relatórios das atividades relativas ao plano de ação do controle interno ou de outras ações; Propor ao Chefe do Poder Executivo recomendações ou providências com vistas à prevenção, aperfeiçoamento ou correção dos processos de trabalho da organização como o objetivo de diminuir os riscos e alcançar os objetivos institucionais; Dar imediato ao Prefeito, quando verificações efetuadas requeiram ações corretivas de caráter emergencial, diante de riscos à higidez dos atos; Comunicar ao Prefeito a verificação de ofensas aos princípios consagrados no artigo 37 da Constituição Federal, impreterivelmente, até 03 (três) dia úteis da conclusão do relatório ou parecer respectivo; Assinar, em conjunto com o Prefeito, o relatório de Gestão Fiscal; Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo, bem como do orçamento do Poder Executivo do Município de Lourdes-SP, auxiliando em sua elaboração e fiscalizando sua execução; Comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial do Poder Executivo do Município de Lourdes-SP; Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Poder Executivo do Município de Lourdes-SP; Em conjunto com autoridades da Administração Financeira do Poder Executivo do Município de Lourdes-SP, assinar o relatório de Gestão Fiscal; Efetuar a qualquer tempo, levantamento, prestação ou tomada de contas de todos os responsáveis por bens ou valores públicos; Certificar a regularidade da tomada de contas dos ordenadores de despesa, recebedores, tesoureiros, pagadores ou assemelhados; Elaborar relatórios e pareceres e mantê-los arquivados à disposição do Tribunal de Contas do Estado; Encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado, no caso de ocorrência de ofensa aos princípios consagrados no artigo 37 da Constituição Federal, em 15 (quinze) dias úteis da conclusão do relatório e parecer; Acompanhar os setores da administração na observância dos procedimentos e prazos regulamentares.

Concurso da Prefeitura de Lourdes: o que vai cair na prova?

Confira abaixo os temas de matemática indicados no conteúdo programático:

  • Equações Fracionárias; Equações e Inequações de 1º E 2º Graus;

  • Medidas de Tempo e Monetária;

  • Razões e Proporções;

  • Juros e Porcentagens;

  • Regra de Três: Simples e Composta;

  • Geometria Plana: Retas, Ângulos, Polígonos, Circunferência, Círculo, Sólidos (Cubo, Paralelepípedo, Cilindro, Cone, Esfera);

  • Perímetro e Área de Polígonos;

  • Volume de Sólidos;

  • Relações Métricas no Triângulo Retângulo;

  • Equações Exponenciais e Logarítmicas;

  • Progressões Aritméticas e Geométricas;

  • Estudo das Relações;

  • Estudo das Funções De 1º e 2º Graus;

  • Trigonometria;

  • Relações Trigonométricas;

  • Análise Combinatória;

  • Probabilidade; Sistemas.

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🔎 Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Lourdes nesta página, com as principais informações do certame. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital nº 1/2025, disponível abaixo.

Edital e Anexos


Abertura (05/09/2025) Edital nº 1/2025

Retificação (25/09/2025) Edital nº 1/2025 (prorrogação das inscrições)

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Prefeitura de Lourdes (SP) 2025


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Concurso da Prefeitura de Lourdes (SP) tem inscrições prorrogadas

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Sobre Prefeitura de Lourdes

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

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