Orgão: | Prefeitura Marapoama |
Nº vagas: | 51 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 40,00
Até R$ 70,00 |
Cargos: | Agente Administrativo,
Professor,
Engenheiro |
Áreas de Atuação: | Administrativa,
Educação |
Escolaridade: | Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 14,43 Até R$ 2591,51 |
Organizadora: | Integra Consursos & Consultoria |
Estados com Vagas: | SP |
Cidades: | Marapoama - SP |
Abertura das inscrições | 23/01/2021 |
Encerramento das inscrições | 08/02/2021 |
Prova | 07/03/2021 |
Divulgação do Gabarito | 08/03/2021 |
Divulgação do Resultado | 19/03/2021 |
Redação
Publicado em 04/01/2017, às 10h26 - Atualizado em 20/03/2021, às 18h00
Concurso Prefeitura de Marapoama, no estado de São Paulo, está com as inscrições abertas para preencher 51 oportunidades temporárias (10 vagas imediatas e 41 para cadastro reserva) para candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 14,43 por hora-aula a R$ 2.591,51 mensal.
LEIA TAMBÉM
Ensino superior: Agente de Apoio Educacional (3 CR), Engenheiro Civil (1), Monitor de Cultura do Movimento (2CR), Monitor de Experiências Matemáticas (1 CR), Monitor de Informática (3 CR), Monitor de Leitura e Produção de Texto (1 CR), Monitor de Linguagens Artísticas/Artesanais (1 CR), Monitor de Orientação para Estudo (4 CR), Professor de Educação Básica I – Apoio (8 CR), Professor de Ensino Fundamental I (8 CR) e Psicopedagogo (1 CR).
Ensino médio: Agente de Educação Infantil (8 CR),
Ensino fundamental: Ajudante de Jardineiro (1), Ajudante Geral (4), Auxiliar de Serviços Gerais (1), Coletor de Lixo (1) e Fiscal de Serviços Gerais (1).
Alfabetizado: Coveiro (1).
Agente de Apoio Educacional: Atuar na biblioteca da escola, laboratório de informática, Secretaria da Escola, apoiar pedagogicamente e onde se fizer necessário, atender a comunidade escolar e demais interessados, prestando informações e orientações; cumprir a escala de trabalho que lhe for previamente estabelecida; participar de eventos, cursos, reuniões, sempre que convocado, ou por iniciativa própria, desde que autorizado pela direção, visando ao aprimoramento profissional de sua função; realizar serviços auxiliares relativos à parte financeira, contábil, patrimonial e Prestação de Contas do estabelecimento; sempre que solicitado; executar trabalho de digitação; zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias; manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, com alunos, com pais e com os demais segmentos da comunidade escolar; exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função; cumprir e fazer cumprir o Regulamento de uso da biblioteca, assegurando organização e funcionamento; auxiliar na implementação dos projetos de leitura previstos na proposta pedagógica curricular do estabelecimento de ensino; auxiliar na organização do acervo de livros, revistas, gibis, vídeos, DVDs, entre outros, além de outras atividades correlatas e compatíveis com a função.
Agente de Educação Infantil Acompanhar a entrada, saída, intervalo das aulas, frequência e ocorrências indisciplinares dos alunos; Acomodar os alunos nos recintos próprios para conversação e atividades de alfabetização; Acompanhar e supervisionar as refeições oferecidas para os alunos; Acompanhar as atividades na área livre da escola; Acompanhar e supervisionar o uso das instalações sanitárias; Orientar as crianças quanto às condições de higiene, auxiliando-as no banho, vestir, calçar, pentear e guardar seus pertences, para garantir seu bem estar; Orientar na organização ou na reorganização das salas e os materiais usados; Observar e orientar hábitos e condutas dos alunos; Orientar o aluno na atividade de bochecho fluorado, de acordo com critérios odontológicos determinados; Controlar os horários de repouso das crianças, preparando a cama, ajudando-as na troca da roupa, para assegurar o seu bem estar e saú-de; Participar de reuniões técnicas com as coordenadoras e com as chefias; Respeitar o aluno como sujeito do processo educativo; Apoiar no transporte dos alunos, quando solicitado; Atender as convocações do Diretor ou da Coordenadoria Municipal de Educação; Trajar-se de acordo ao trabalho, e executar outras atividades correlatas e compatíveis com a função ou determinadas pelo superior imediato.
Engenheiro Civil: Elaborar projeto de construção, preparando plantas e especificações da obra, indicando tipos de qualidades de materiais, equipamentos e mão de obra necessária e efetuando um cálculo aproximado dos custos, para submeter à apreciação. Supervisionar e fiscalizar obras, serviços de terraplanagem, projetos de locação, projetos de obras viárias, observando o cumprimento das especificações técnicas exigidas, para assegurar os padrões de qualidade e segurança. Proceder a uma avaliação geral das condições requeridas para a obra, estudando o projeto e examinando as características do terreno disponível, para determinar o local mais apropriado para a construção. Calcular os esforços e deformações previstas na obra projetada ou que afetem a mesma, consultando tabelas e efetuando comparações, para apurar a natureza e especificação dos materiais que devem ser utilizados na construção. Elaborar relatórios, registrando os trabalhos executados, as vistorias realizadas e as alterações ocorridas em relação aos projetos aprovados. Trajar-se de acordo ao trabalho; e, Executa tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.
Monitor de Leitura e Produção de Texto: Planejar e ministrar aulas de leitura; realizando atividades juntamente com a biblioteca, visando o aprimoramento pedagógico através da leitura, projetos de teatro, interpretação, produção de textos, etc.; participar da elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, projetos, propostas, programas e políticas educacionais; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; executar e manter atualizados os registros relativos às suas atividades específicas, além de outras atividades correlatas e compatíveis com a função.
AGENTE DE APOIO EDUCACIONAL
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de textos (gênero literário e não literário, textos verbais e não verbais); Crase; Ortografia; Morfologia; Classes de Palavras e Formação de Palavras, Sintaxe: Concordância Nominal e Verbal, Regência Nominal e Verbal, Uso dos Pronomes e Colocação Pronominal, Tipologia Textual, Registro Formal e Informal da Linguagem.
MATEMÁTICA: Números reais: operações, múltiplos e divisores, resolução de problemas; Conjunto dos números inteiros: operações e problemas; Conjunto dos números racionais: operações, representação decimal, resolução de problemas; Sistemas de medidas: sistema métrico decimal, unidades de comprimento, área, volume e massa, unidades usuais de tempo; Razões, proporções, média aritmética simples, grandezas diretamente proporcionais, regra de três simples, porcen-tagem e juros simples.
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Lei Orgânica do Município de Marapoama, disponível em: http://www.camaramarapoama.sp.gov.br/AbrePDF.aspx?pdf=000003513.PDF
CONTEÚDO ESPECÍFICO: LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Lei nº 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA - (Artigos 1º a 6º; 15 a 18; 60 a 69) LEI Nº 11.494, DE 20 DE JUNHO DE 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB Constituição Da República Federativa Do Brasil - 1988 – atualizada - (artigos 5º, CAP III - Da Educação, da Cultura e do Desporto – Art. 205 a 216. BNCC - Base Nacional Comum Curricular- Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 22-12-2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada, obrigatoriamente, ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspec-tiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Ale-gre, Mediação, 2012. AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo de Piaget a Emília Ferreiro. São Paulo. Ática, 2006. VYGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 6ª ed. São Paulo: Ícone, Editora da Universidade de São Paulo, 1998 FERRERO, Emília. Alfabetização em Processo. 19º Ed. São Paulo. Cortez. 2009 LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre, Artmed, 2002. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodo-lógicos para elaboração e realização. São Paulo, Libertad, 1995. WEISZ Telma – O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática, 2004. FERREIRO, Emília. - Reflexões sobre alfabetização. 25. ed., São Paulo: Cortez, 2010. FREIRE, Paulo. - Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011. PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. Cap. 1 a 5.
AJUDANTE DE JARDINEIRO
LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia: uso de S e Z. Emprego de SS, C, Ç, CH, EX, J e G. Divisão silábica: separação e partição de silabas. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Acentuação gráfica: princípios básicos (regras), classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica. Tempos e modos do verbo. Crase. Frase e Oração. Tipos de sujeito. Sinônimos e antônimos. Interpretação de texto.
MATEMÁTICA: Números naturais e inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potenciação. Radiciação. Porcentagem. Juros simples. Regra de três simples e composta. Equação do 1º grau. Unidades de medida. Geometria plana: cálculo de áreas e volumes. Resolução de situações problemas. LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Lei Orgânica do Município de Marapoama, disponível em: http://www.camaramarapoama.sp.gov.br/AbrePDF.aspx?pdf=000003513.PDF
+++ A equipe JC Concursos apresenta o resumo do Concurso da Prefeitura Marapoama (SP) nesta página. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
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Giorgia Parise | Publicado em 26/01/2021, às 13h51 - Atualizado às 14h00
Patricia Lavezzo | Publicado em 04/01/2017, às 10h26
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