Orgão: | Prefeitura Paraty |
Nº vagas: | 30 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 40,00
Até R$ 40,00 |
Cargos: | Agente |
Áreas de Atuação: | Educação |
Escolaridade: | Ensino Médio |
Faixa de salário: | De R$ 1322,00 Até R$ 1322,00 |
Organizadora: | Ibam |
Estados com Vagas: | RJ |
Cidades: | Parati - RJ |
Abertura das inscrições | 05/07/2021 |
Encerramento das inscrições | 05/08/2021 |
Prova | 19/09/2021 |
Divulgação do Resultado | 30/11/2021 |
Redação
Publicado em 28/06/2021, às 14h57 - Atualizado em 01/12/2021, às 23h00
Saiu o edital do concurso da Prefeitura de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. A seleção preencherá 30 vagas para o cargo de agente de apoio à educação especial, sendo duas reservadas a pessoas com deficiência.
Para concorrer a uma das ofertas é necessário possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio e curso específico na área da educação especial. O salário inicial é de R$ 1.322,86 para carga horária semanal de 40 horas.
I - Prestar apoio nas atividades executadas pelo Professor Regente, contribuindo para ofertar espaços físicos e de convivência adequados à segurança, ao desenvolvimento global e ao bem-estar social, físico e emocional dos alunos com necessidades educacionais especiais, incluídos nas turmas regulares ou matriculados em salas de recurso da Rede Pública Municipal de Ensino de Paraty;
II - Manter-se atualizado quanto às técnicas profissionais de atendimento as especificidades dos estudantes, participando de programas de capacitação corresponsáveis;
III - Requisitar e manter suprimentos e materiais necessários à realização das atividades com estudantes;
lV - Zelar pela higiene e limpeza do ambiente e dependências sob sua guarda;
V - Observar as condições de funcionamento dos equipamentos, instrumentos e bens patrimoniais, solicitando os reparos necessários, para evitar riscos e prejuízos;
VI - Zelar pelo uso racional e econômico e pela conservação dos equipamentos, materiais de consumo e pedagógicos pertinentes ao trabalho; (redação dada pela emenda nº. 001)
VII - Colaborar com o docente na observância de regras de segurança quando do atendimento aos alunos e da utilização de materiais, equipamentos e instrumentos durante o desenvolvimento das rotinas diárias;
VIII - Acompanhar e participar diariamente dos cuidados essenciais referentes à alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer dos alunos;
IX - Colaborar com o professor regente quando do planejamento e execução das atividades propostas aos alunos interagindo com os demais profissionais da instituição;
X - Apoiar o processo de inclusão do aluno com deficiência garantindo sempre que possível o estímulo gradativo a sua autonomia e independência;
XI - Colaborar com o Professor Regente no desenvolvimento das atividades previstas no projeto político pedagógico e planos de ensino da unidade escolar;
XII - Subordinar-se as orientações e as recomendações do Professor no trato e atendimento ao aluno;
XIII - Executar tarefas relativas à observação de registros e avaliação do comportamento e desenvolvimento infanto-juvenil, sob a orientação e supervisão do Professor Regente;
XIV - Disponibilizar os materiais pedagógicos a serem utilizados nas atividades desenvolvidas pelo Professor Regente;
XV - Cumprir tarefas relativas à observação das alterações físicas e de comportamento;
XVI - Colaborar na execução de atividades que visem ao desestimulo da agressividade sob a orientação e supervisão do professor regente;
XVII - Colaborar juntamente ao professor regente com o planejamento e execução de atividades pedagógicas adaptadas de acordo com a necessidade do educando;
XVIII - Participar de reuniões de coordenação, conselhos de classe e reuniões com responsáveis de estudantes dentro da unidade escolar;
XIX - Colaborar na estimulação da independência do aluno, em especial, no que tange aos hábitos alimentares e de higiene, de acordo com as orientações dos técnicos responsáveis;
XX - Responsabilizar-se pela alimentação direta dos alunos com essa demanda específica de necessidade;
XXI - Colaborar na locomoção de estudantes que possuem mobilidade reduzida;
XXII - Atuar como ledor para estudantes com deficiência visual, intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia;
XXIII - Cuidar da higiene e do asseio dos alunos com limitações sob sua responsabilidade;
XXIV - Acompanhar o aluno em atividades sociais e culturais programadas pela unidade;
XXV- Executar outros encargos semelhantes, pertinentes à função.
Conhecimentos Específicos: 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9.394/96. 2. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90. 3. Plano Nacional de Educação - Lei nº 13.005/14. 4. Decreto nº 10.502/20. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. 5. Plano Municipal de Educação. 6. Legislação Básica sobre Educação Inclusiva: Declaração de Salamanca; Resolução CNE/CEB nº 04/2009 - diretrizes para o atendimento educacional especializado; Lei nº 10.436/02; Decreto nº 5.626/05; Lei nº 13.146/15 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
LEIA TAMBÉM
Matemática: 1. Números e Operações: O sistema de numeração decimal. Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números reais. Números primos. Múltiplos e divisores de um número natural. Regras de divisilidade. Razão e proporção. Divisão direta e inversamente proporcional. Média aritmética e ponderada. Porcentagem. Operações com polinômios. Fatoração e Produtos Notáveis. Equações e sistemas do 1º e 2º graus. 2. Grandezas e Medidas: Sistema de medidas de comprimento, área, capacidade, volume, tempo e massa. Sistema monetário Brasileiro. Cálculo de áreas e perímetros. 3. Espaço e Forma: Relações lineares e angulares nos polígonos regulares. Relações métricas no triângulo retângulo. 4. Tratamento da Informação: Princípio multiplicativo. Interpretação de tabelas. Gráficos de barras, colunas e setores. Análise e interpretação básica.
Português: 1. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; elementos de coesão e coerência. 2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos e modos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, antítese, ironia. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; elementos de composição das palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordância verbal e nominal. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
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Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM presta assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes.
Entre os trabalhos executados junto com as comissões dos concursos, estão: análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados, entre outros.
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