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Concurso Prefeitura Paraty (RJ) 2021

Orgão: Prefeitura Paraty
Nº vagas:30
Taxa de inscrição: De R$ 40,00 Até R$ 40,00
Cargos: Agente
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 1322,00 Até R$ 1322,00
Organizadora: Ibam
Estados com Vagas: RJ
Cidades: Parati - RJ

Agenda

Abertura das inscrições05/07/2021
Encerramento das inscrições05/08/2021
Prova19/09/2021
Divulgação do Resultado30/11/2021

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 28/06/2021, às 14h57 - Atualizado em 01/12/2021, às 23h00


Saiu o edital do concurso da Prefeitura de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. A seleção preencherá 30 vagas para o cargo de agente de apoio à educação especial, sendo duas reservadas a pessoas com deficiência.

Informações complementares

Requisitos e salário

Para concorrer a uma das ofertas é necessário possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio e curso específico na área da educação especial. O salário inicial é de R$ 1.322,86 para carga horária semanal de 40 horas.

Atribuições do agente de apoio à educação especial

I - Prestar apoio nas atividades executadas pelo Professor Regente, contribuindo para ofertar espaços físicos e de convivência adequados à segurança, ao desenvolvimento global e ao bem-estar social, físico e emocional dos alunos com necessidades educacionais especiais, incluídos nas turmas regulares ou matriculados em salas de recurso da Rede Pública Municipal de Ensino de Paraty;
II - Manter-se atualizado quanto às técnicas profissionais de atendimento as especificidades dos estudantes, participando de programas de capacitação corresponsáveis;
III - Requisitar e manter suprimentos e materiais necessários à realização das atividades com estudantes;
lV - Zelar pela higiene e limpeza do ambiente e dependências sob sua guarda;
V - Observar as condições de funcionamento dos equipamentos, instrumentos e bens patrimoniais, solicitando os reparos necessários, para evitar riscos e prejuízos;
VI - Zelar pelo uso racional e econômico e pela conservação dos equipamentos, materiais de consumo e pedagógicos pertinentes ao trabalho; (redação dada pela emenda nº. 001)
VII - Colaborar com o docente na observância de regras de segurança quando do atendimento aos alunos e da utilização de materiais, equipamentos e instrumentos durante o desenvolvimento das rotinas diárias;
VIII - Acompanhar e participar diariamente dos cuidados essenciais referentes à alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer dos alunos;
IX - Colaborar com o professor regente quando do planejamento e execução das atividades propostas aos alunos interagindo com os demais profissionais da instituição;
X - Apoiar o processo de inclusão do aluno com deficiência garantindo sempre que possível o estímulo gradativo a sua autonomia e independência;
XI - Colaborar com o Professor Regente no desenvolvimento das atividades previstas no projeto político pedagógico e planos de ensino da unidade escolar;
XII - Subordinar-se as orientações e as recomendações do Professor no trato e atendimento ao aluno;
XIII - Executar tarefas relativas à observação de registros e avaliação do comportamento e desenvolvimento infanto-juvenil, sob a orientação e supervisão do Professor Regente;
XIV - Disponibilizar os materiais pedagógicos a serem utilizados nas atividades desenvolvidas pelo Professor Regente;
XV - Cumprir tarefas relativas à observação das alterações físicas e de comportamento;
XVI - Colaborar na execução de atividades que visem ao desestimulo da agressividade sob a orientação e supervisão do professor regente;
XVII - Colaborar juntamente ao professor regente com o planejamento e execução de atividades pedagógicas adaptadas de acordo com a necessidade do educando;
XVIII - Participar de reuniões de coordenação, conselhos de classe e reuniões com responsáveis de estudantes dentro da unidade escolar;
XIX - Colaborar na estimulação da independência do aluno, em especial, no que tange aos hábitos alimentares e de higiene, de acordo com as orientações dos técnicos responsáveis;
XX - Responsabilizar-se pela alimentação direta dos alunos com essa demanda específica de necessidade;
XXI - Colaborar na locomoção de estudantes que possuem mobilidade reduzida;
XXII - Atuar como ledor para estudantes com deficiência visual, intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia;
XXIII - Cuidar da higiene e do asseio dos alunos com limitações sob sua responsabilidade;
XXIV - Acompanhar o aluno em atividades sociais e culturais programadas pela unidade;
XXV- Executar outros encargos semelhantes, pertinentes à função.

Conteúdo programático completo

Conhecimentos Específicos: 1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9.394/96. 2. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90. 3. Plano Nacional de Educação - Lei nº 13.005/14. 4. Decreto nº 10.502/20. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. 5. Plano Municipal de Educação. 6. Legislação Básica sobre Educação Inclusiva: Declaração de Salamanca; Resolução CNE/CEB nº 04/2009 - diretrizes para o atendimento educacional especializado; Lei nº 10.436/02; Decreto nº 5.626/05; Lei nº 13.146/15 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Matemática: 1. Números e Operações: O sistema de numeração decimal. Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números reais. Números primos. Múltiplos e divisores de um número natural. Regras de divisilidade. Razão e proporção. Divisão direta e inversamente proporcional. Média aritmética e ponderada. Porcentagem. Operações com polinômios. Fatoração e Produtos Notáveis. Equações e sistemas do 1º e 2º graus. 2. Grandezas e Medidas: Sistema de medidas de comprimento, área, capacidade, volume, tempo e massa. Sistema monetário Brasileiro. Cálculo de áreas e perímetros. 3. Espaço e Forma: Relações lineares e angulares nos polígonos regulares. Relações métricas no triângulo retângulo. 4. Tratamento da Informação: Princípio multiplicativo. Interpretação de tabelas. Gráficos de barras, colunas e setores. Análise e interpretação básica.

Português: 1. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; elementos de coesão e coerência. 2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos e modos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, antítese, ironia. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; elementos de composição das palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordância verbal e nominal. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.

Acompanhamento

A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.

Dica de estudo: língua portuguesa

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Sobre Ibam - Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM presta assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes.

Entre os trabalhos executados junto com as comissões dos concursos, estão: análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados, entre outros.

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