Redação Publicado em 22/10/2019, às 13h38 - Atualizado em 01/05/2020, às 18h00
O concurso Prefeitura de Pariconha, no Estado de Alagoas, preencherá 93 vagas distribuídas entre cargos de todas as escolaridades. A oferta salarial varia de R$ 998 a R$ 7.000.
Com nível fundamental é possível disputar os cargos de serralheiro (1 posto), auxiliar de serralheria (1), pintor (1), auxiliar de pintor (1), borracheiro (1), operador de máquina pesada (3), marceneiro (1), encanador (1), eletricista (3), pedreiro (2), servente de pedreiro (2), gari (7), motorista (2), auxiliar de serviços gerais (8), motorista escolar (4) e motorista CNH "D" (9).
Há chances com exigência de ensino médio/técnico para auxiliar de farmácia (1), agente comunitário de saúde (1), auxiliar de consultório dentário (5), agente de endemias (2), assistente administrativo (4), técnico de enfermagem (6), guarda municipal (2) e professor de educação infantil e anos iniciais (1).
Curso superior é requisito para médico ortopedista (1), médico pediatra (1), médico psiquiatra (1), médico ginecologista (1), médico generalista (5), fonoaudiólogo (1), engenheiro civil (1), engenheiro ambiental e sanitarista (1), controlador interno (1), procurador jurídico (1), assistente social (1), psicólogo (1), farmacêutico (1), enfermeiro (2), fisioterapeuta (1), odontólogo (3) e professor de educação física (1).
Serralheiro - Executar serviços de corte, solda, oxi-corte e montagem de peças de metal. Fabricar esquadrias, portas, grades, vitrais e peças similares. Executar outras atividades correlatas à função.
Marceneiro - Executar trabalhos em madeira, com base em desenhos, croquis ou ordens de serviços, montagens, reparos ou modificações em estrutura de alvenaria, portas, divisórias, engradados. Efetuar levantamento dos materiais necessários selecionando e preparando os mesmos de acordo com os trabalhos a serem realizados. Confeccionar e reparar móveis e peças e dar-lhes o acabamento requerido, utilizando equipamento adequado e guiando-se por desenhos e especificações. Analisar a peça a ser fabricada consultando os desenhos, modelos, especificações ou outras instruções. Operar máquinas, ferramentas e/ou instrumentos, a fim de lixar, cortar, plainar montar, e/ou dar acabamento final exigido aos trabalhos. Executar outras atividades correlatas à função.
Gari - Varrer ruas, praças, parques e jardins municipais, utilizando vassouras, ancinhos e outros instrumentos similares para manter os referidos locais em condições de higiene e trânsito. Recolher os montes de lixos. Percorrer os logradouros, seguindo roteiros pré-estabelecidos, para coletar lixo. Esvaziar as lixeiras distribuídas pelas vias públicas. Raspar meios-fios e pinta-los, limpar ralos e saídas de esgoto. Zelar pela guarda, bom uso e conservação dos equipamentos de trabalho. Executar outras atividades correlatas à função.
Auxiliar de serviços gerais - Executar trabalhos auxiliares de natureza simples. Executar serviços de copa e cozinha. Efetuar limpeza, higienização e conservação dos locais de trabalho em geral. Executar mandados e tarefas externas, transportar volumes e fazer embalagens. Arrumar e remover moveis. Transportar, contar, pesar, lavar e passar. Abrir e fechar portas e janelas da repartição nos horários regulamentares. Executar serviços internos e externos, recebendo ou entregando documentos, mensagens ou objetos, assinando ou solicitando protocolos para comprovar a execução do serviço. Cooperar no encaminhamento do público aos diversos setores da instituição, acompanhando ou prestando informações. Abastecer máquinas e equipamentos e efetuar limpeza periódica, garantindo condições apropriadas ao bom funcionamento. Lavar, lubrificar, polir e higienizar veículos. Operar máquinas copiadoras, garantindo a qualidade dos serviços e o controle das cópias solicitadas. Servir água, café, lanche, preparando-os quando necessário. Zelar pela boa organização da copa e cozinha, limpando-a, guardando os utensílios e mantendo a ordem e segurança dos equipamentos. Efetuar serviços de embalagem, arrumação, transporte e remoção de móveis, máquinas, pacotes, caixas e materiais diversos. Separa e coletar o lixo dos depósitos, para depositá-los na lixeira ou no incinerador. Executar outras atividades correlatas à função.
Guarda municipal - Zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município. Prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais. Atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais. Colaborar de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social. Colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas. Exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais. Proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas, preventivas e de fiscalização em conformidade com Leis em vigor no país. Cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades. Interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades. Garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar - se com elas. Encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime, quando possível e sempre que necessário. Contribuir no estudo de impacto na segurança local, conforme plano diretor municipal, por ocasião da construção de empreendimentos de grande porte. Auxiliar na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignitários. Vigiar e proteger o patrimônio ecológico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, adotando medidas educativas e preventivas. Exercer o poder de agente de prevenção à violência do âmbito do Município com o objetivo de proteger a tranquilidade e segurança dos cidadãos. Fiscalizar a entrada e saída de pessoas nas dependências de edifícios municipais, prestando informações e efetuando encaminhamentos, examinando autorizações, para garantir a segurança do local. Zelar pela segurança de materiais e veículos postos sob sua guarda. Controlar e orientar a circulação de veículos e pedestres nas áreas de estacionamento público municipal, para manter a ordem e evitar acidentes. Utilizar equipamento de proteção individual e coletiva. Zelar pela guarda, bom uso e conservação dos bens pertencentes a Guarda Municipal. Executar outras atividades correlatas à função.
Conteúdo programático
Confira abaixo as disciplinas comuns a todos os cargos:
Língua portuguesa - Acentuação e crase. Coesão e coerência. Compreensão e interpretação de textos. Concordância verbal e nominal. Morfologia, sintaxe e ortografia. Pontuação.
Matemática - Área e perímetro (quadrado, retângulo e triângulo). Divisão, multiplicação, soma e subtração. Fração e porcentagem. Juros simples e compostos. Média e noções de estatística. Raiz quadrada. Regra de três. Volume, comprimento, massa, pesos e medidas.
Curso grátis de língua portuguesa para o concurso Prefeitura de Pariconha
Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Pariconha nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Edital e Anexos
Abertura
(22/10/2019)
Edital de abertura de inscrições
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.