Redação Publicado em 10/09/2018, às 11h17 - Atualizado em 16/09/2024, às 18h00
Saíram dois editais de concurso da Prefeitura de Pedreira, localizada no estado de São Paulo. O certame visa ao preenchimento de 102 vagas imediatas para diversos cargos, de todos os níveis escolares, além de formação de cadastro reserva (CR) para eventuais oportunidades. A banca organizadora é a AvançaSP.
Candidatos alfabetizados podem se inscrever para as funções de artífice I eletricista (3 vagas + CR), artífice I pintor (1 + CR) e auxiliar de oficina (1 + CR). Já para quem possui ensino fundamental, as chances são para inspetor de alunos (8 + CR), mecânico de manutenção (1 + CR), operador de máquinas – patrol (1 + CR) e telefonista (1 + CR).
Aqueles que possuem ensino médio e/ou curso técnico estão aptos aos cargos de agente administrativo I (5 + CR), agente comunitário de saúde (2 + CR), auxiliar de desenvolvimento infantil (5 + CR), agente educacional (5 + CR), auxiliar de saúde bucal (4 + CR), guarda municipal (10 + CR), secretário de escola (3 + CR) e técnico de enfermagem (4 + CR).
Formação superior é requisito para as carreiras de assistente social I (4 + CR), biólogo I (2 + CR), contador I (1 + CR), controlador interno (1 + CR), fonoaudiólogo I (2 + CR), médicos em várias especialidades (20 + CR), nutricionista I (1 + CR), oficial administrativo (5 + CR), professor titular de educação básica I (10 + CR) e professor titular de educação básica II educação física (2 + CR).
Os salários iniciais partem de R$ 1.568,30 e chegam a R$ 15.422,15.
Atribuições de alguns cargos
AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O Auxiliar do Desenvolvimento Infantil (ADI) é o profissional que tem sob sua responsabilidade a tarefa de cuidar e auxiliar no desenvolvimento global e harmonioso da criança. Cuidar da Higiene pessoal e da saúde, da segurança e do bem-estar da criança. Aplicar as orientações relativas à educação e ao desenvolvimento da criança, transmitidas pelo Agente Educacional; Responsabilizar-se por uma turma dentro da instituição; Receber e executar as orientações transmitidas pelo Agente Educacional e/ou pela encarregada da instituição; Planejar e executar seu Plano de Trabalho sob a orientação do Agente Educacional; Dar banho, trocar fraldas e zelar pela higiene da criança, acompanhando-a ao sanitário, ao refeitório e às demais dependências da instituição, sempre que se fizer necessário; Administrar mamadeiras, papinhas e ou outros alimentos nos horários estabelecidos; Administrar medicamentos desde que solicitados por escrito pelo responsável da criança e prescrito pelo pediatra, obedecendo à dosagem e os horários estabelecidos; Responsabilizar-se pelas crianças que aguardam os pais ou responsáveis, após o horário regular de saída, zelando pela sua segurança e bem-estar; Comunicar imediatamente ao Agente Educacional ou encarregado da instituição, fatos ou ocorrências que coloquem em risco à saúde e integridade física ou moral da criança; Elaborar o material pedagógico e as atividades a serem desenvolvidas com as crianças; Participar de reuniões: periódicas ou extraordinárias promovidas pela instituição; Zelar pela integridade das crianças; Zelar pelos bens materiais da Instituição; Acatar e executar outras atribuições afins.
AUXILIAR DE OFICINA: Compreende à força de trabalho que faz o desmonte e limpeza de motores e peças de veículos automotores, preparando-as para inspeção e reparação, sob supervisão do Mecânico de Manutenção; Executar pequenos reparos ou substituições em peças de veículos automotores, sob orientação do mecânico de manutenção; auxiliar na montagem, desmontagem e colocação de motores em máquinas e veículos; executar à limpeza de peças de máquinas e veículos; executar outras atribuições afins.
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL: Compreende a força de trabalho que se destina a auxiliar o cirurgião dentista no atendimento odontológico; “organizar e executar atividades de higiene bucal; processar filme radiográfico; preparar o paciente para o atendimento; auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares; manipular materiais de uso odontológico; selecionar moldeiras, preparar modelos de gesso; registrar dados e participar da análise das informações relacionadas no controle administrativo em saúde bucal; executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos; desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitário; realizar em equipe, levantamento de necessidades em saúde bucal e; adotar medidas de biossegurança, visando ao controle de infecção.
INSPETOR DE ALUNOS: Compreende os empregos que se destinam a manter a disciplina forma de sala de aula, fazer anotações nas cadernetas de alunos para informar sobre presença e notas e providenciar material didático para os professores quando necessário. Controlar entrada e saída de alunos, observando pátio com corredores e portão; organizar e cuidas das filas de merenda, mantendo ordem no local; manter a disciplinas nos corredores e salas de aula, na ausência dos professores; acionar o sinal nos horários determinados para indicar o início e término das aulas; supervisionar os alunos nos horários de intervalos de aulas, observando para evitar desordem e acidentes; acompanhar as professoras em excursões e passeios quando solicitados; executar outras atribuições afins.
OFICIAL ADMINISTRATIVO: Compreende a força de trabalho que se destina a executar e à coordenar tarefas de apoio técnico-administrativo nas diversas áreas, desenvolvendo atividades mais complexas que requeiram certo grau de autonomia e envolvam coordenação supervisão, redigir correspondências, pareceres, despachos e outras informações necessárias em processos administrativos; organizar as atividades do setor, em cooperação ao Chefe da Divisão e sob sua orientação, com a finalidade de assegurar um fluxo normal de trabalho dentro de resultados previstos: coordenar a preparação de documentos e outros originais, selecionando os papéis administrativos que, periodicamente, se destinam ao arquivo morto, de acordo com as normas pré-estabelecidas; emitir pareceres e informações em processos que lhe forem submetidos à apreciação; informar ao Chefe da Divisão sobre o andamento das rotinas administrativas e os resultados alcançados; - elaborar relatórios para possibilitar uma avaliação das normas de serviços do órgão; orientar os servidores sob sua orientação na solução dos problemas surgidos; propor ao Chefe da Divisão à reciclagem dos servidores sob suja orientação, para ensejar melhor desempenho é avaliação de resultados; examinar a exatidão de documentos, conferindo-os e efetuando os registros; promover à inscrição em Dívida Ativa dos contribuintes que não saldaram seus débitos nos prazos regulamentares, bem como manter assentamentos individualizados dos devedores inscritos; examinar o prazo para à prestação de informações em processos submetidos à análises; promover a baixa dos débitos inscritos em Dívida Ativa, tão logo sejam pagos e fornecer certidões relativas à situação fiscal dos contribuintes; adotar e efetivar as providências solicitadas pelo Chefe de Divisão; participar e desenvolver estudos, levantamentos, planejamentos e implantação de serviços que visem racionalizar as rotinas da Divisão; distribuir, orientar e supervisionar os trabalhos à serem executados, para assegurar à produtividade da unidade administrativa onde se encontre lotados; desempenhar outras atribuições afins.
Dica de estudo: língua portuguesa
Acompanhamento
A equipe JC Concursos disponibiliza o resumo do concurso nesta página, com as principais informações do processo de seleção. Mais informações estão disponíveis abaixo, no edital anexado.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação.
Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito.
A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal.
As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.