Orgão: | Prefeitura de Piracanjuba |
Nº vagas: | 925 |
Taxa de inscrição: |
De R$ 95,00
Até R$ 120,00 |
Cargos: | Professor,
Fiscal,
Motorista |
Áreas de Atuação: | Administrativa,
Saúde,
Educação,
Operacional |
Escolaridade: | Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 1345,32 Até R$ 7658,82 |
Organizadora: | Fundação Aroeira |
Estados com Vagas: | GO |
Cidades: | Piracanjuba - GO |
Abertura das inscrições | 01/09/2023 |
Encerramento das inscrições | 09/10/2023 |
Prova | 26/11/2023 |
Redação
Publicado em 10/07/2014, às 10h44 - Atualizado em 27/11/2023, às 18h00
O mais recente concurso da Prefeitura de Piracanjuba, no interior de Goiás, oferece 925 vagas, das quais 232 imediatas e 693 para cadastro reserva (CR). Os salários vão de R$ 1.345,32 a R$ 7.658,82.
As opções de nível fundamental são para agente de serviços gerais (16 postos + 45 CR), agente de serviços urbanos (21 + 63 CR), auxiliar de serviços de higiene e alimentação (8 + 24 CR), coveiro de cemitério (2 + 6 CR), eletricista (2 + 6 CR), eletricista de auto (1 + 3 CR), monitor social de abrigo (8 + 24 CR), motorista de veículos leves (3 + 9 CR), motorista de veículos pesados (7 + 21 CR), operador de máquinas pesadas (4 + 12 CR), pedreiro (2 + 6 CR), auxiliar de consultório dentário (3 + 9 CR) e maqueiro (3 + 9 CR).
Há chances com exigência de ensino médio para agente administrativo (10 + 30 CR), assistente de atividades culturais e desportivas (2 + 6 CR), fiscal de obras e posturas (2 + 6 CR), fiscal de tributos (1 + 3 CR), fiscal de vigilância sanitária (2 + 6 CR), monitor de creche (15 + 45 CR), monitor de transporte escolar (5 + 15 CR), motorista socorrista (5 + 15 CR), técnico em enfermagem (5 + 15 CR), técnico em gesso (1 + 3 CR), técnico em laboratório (1 + 3 CR), técnico em radiologia (2 + 6 CR) e técnico em tecnologia da informação (2 + 6 CR).
Curso superior é requisito para assistente de controle interno (1 + 3 CR), assistente jurídico (2 + 6 CR), assistente social (3 + 9 CR), biomédico (2 + 6 CR), educador físico (1 + 3 CR), enfermeiro (5 + 15 CR), engenheiro civil (1 + 3 CR), fisioterapeuta (1 + 3 CR), fonoaudiólogo (1 + 3 CR), médico clínico geral (5 + 15 CR), médico ginecologista obstetra (1 + 3 CR), médico ESF (4 + 12 CR), médico veterinário (1 + 3 CR), nutricionista (1 + 3 CR), odontólogo (3 + 9 CR), professor (60 + 180 CR), professor de Libras (4 + 12 CR) e psicólogo (3 + 9 CR).
LEIA TAMBÉM
Agente de serviços urbanos — Executar tarefas externas, predominantemente braçais e sob supervisão direta da unidade administrativa onde estiver lotado, relacionadas a serviços de execução e manutenção externa abrangendo, varrição, coleta de lixo, capinação, podal lavagem, pintura e limpeza em geral de ruas, praças, jardins e demais logradouros e prédios públicos. Serviços de movimentação e transportes de móveis, utensílios, materiais de construção, peças, ferramentas, acessórios e equipamentos, bem como auxílio na execução de serviços por parte de outros profissionais na equipe em que atue. Serviços de manutenção de vias pública e de instalação de equipamentos, executando abertura, cobertura e compactação de valas e valetas. Remoção manual de vegetação entre pavimentação e sarjetas e entre paralelos. Limpeza e desobstrução de galerias pluviais, rede de esgoto sanitário, bocas de lobo, poços de visita e similares. Serviços de escavações, demolições, transporte, carga, descarga e acomodação de materiais, ferramentas e equipamentos. Serviços de produção em usina municipal de asfalto e artefatos de concretos. Operação e manuseio de máquinas e equipamentos auxiliadores não especializados (martelete, pneumático, compactadores, bombas etc). Transporte de materiais de almoxarifados e de produtos alimentícios nas áreas de merenda escolar. Executar outras tarefas afins, de acordo com a determinação da chefia.
Monitor social de abrigo — Prestar orientações e informações em geral, participar administrativamente de reuniões socioeducativas, sistematizar acompanhamentos auxiliar na realização de eventos municipais, trabalhar com oficinas de artesanato nos programas sociais para crianças, adolescentes e idosos, preencher formulários, participar administrativamente de atividades de organização social e comunitária auxiliar nos transporte de crianças, adolescentes, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais, executar atividades especiais, executar atividades de apoio como o preparo da cama o recebimento, conferencia, arranjo da roupa, vinda da lavanderia, arrumar e trocar roupas de cama, cuidar de banhos e higiene de crianças, adolescentes e idosos, arrumar e trocar roupas pessoais acompanhar e auxiliar as crianças, adolescentes e os idosos nas suas refeições, no uso de medicamentos e controle de dietas, executar serviços de limpeza e conservação nas dependências dos abrigos de crianças, adolescentes e idosos, auxiliar nas oficinas de dança, teatro, música, artesanato, reciclagem de papel, crochê, tricô, bordado, pinturas, culinária, costura, manicura, pedicura, cabeleireiro entre outras bem como executar outras atividades afins.
Agente administrativo — Executar atividades de apoio administrativas, técnicas e operacionais, de nível médio, compreendendo a execução auxiliar de trabalho referentes a administração geral, operacional e de manutenção; auxiliar na execução de tarefas nas áreas financeira, orçamentária, contábil, de material, patrimônio, de recursos humanos e outras ligadas às atividades meio e fim do órgão; auxiliar no controle das atividades e tarefas da área de manutenção em geral, executar, sob supervisão, tarefas inerentes as comunicações, telecomunicações, recebendo e transmitindo mensagens; auxiliar na implantação e execução de normas, regulamentos, manuais e roteiros de serviços, prestar assistência técnica e treinar outros executores menos Experientes; prestar informações e esclarecimento sobre o órgão; colaborar na elaboração de relatórios, na preparação de gráficos, coleta de dados e minutar documentos; auxiliar em trabalhos de pesquisas, tabulação de dados e em pequenos cálculos matemáticos e estatísticos; participar de grupos de trabalhos e comissões; rascunhar ofícios, cartas, certidões, pareceres e outros documentos; auxiliar nas tarefas relativas a aquisição de material e nos controles internos, bem como a sua distribuição; identificar afixando as devidas plaquetas em todo material permanente e equipamentos, verificar setorialmente, o uso e o estado material permanente e equipamentos; auxiliar no exame e controle dos pedidos e fornecimento de Material; colaborar em levantamento de material inservível existente para fins de baixas, auxiliar no cadastro de bens móveis imóveis , relatar, imediatamente, falha dos serviços, máquinas e equipamentos, auxiliar nos processos e controle de fichas de frequência, cartões de ponto e apurar o tempo dos funcionários, trabalho de recebimento, registro, tramitação, conservação.
Confira abaixo os temas indicados no conteúdo programático para agente administrativo:
Língua portuguesa — Compreensão de textos de gêneros variados. Noção de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo. Características dos gêneros e tipos textuais. Os gêneros textuais e a intergenericidade. Relações de intertextualidade: paráfrase e paródia. Conectores sequenciadores que asseguram a continuidade de um texto. Funções da linguagem. Níveis da linguagem. As relações lógico-discursivas estabelecidas entre orações e parágrafos. A metáfora e a metonímia como recursos estilísticos. Morfossintaxe: Processos de formação de palavras; Radicais, prefixos e sufixos; Colocação, regência e concordância nominal e verbal. Padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica, pontuação. Figuras de linguagem (pensamento, sintaxe e palavra).
Matemática — Números naturais e operações. Frações. Números decimais. Expressão numérica e algébrica. Conjuntos. Equações do 1 o. e 2o. graus. Razões e proporções. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Probabilidade. Estatística básica. Medidas de Comprimento e Superfície. Medidas de volume e Capacidade. Medida de Massa. Raciocínio Lógico.
Conhecimentos gerais — Lei Orgânica do município. Estatuto dos Servidores do município. Evolução histórica do município, origem, processo constitutivo, o município e suas transformações, o cotidiano e as atualidades nas áreas de economia, educação, política, cultura, esporte, lazer, saúde, meio ambiente e social. Conhecimentos gerais da geografia do município. Dados do município (disponível neste link).
Conhecimentos específicos — Fundamentos da administração. Redação Oficial: tipos de documentos nas comunicações oficiais, tratamentos formais, endereçamento, estruturação de documentos. Noções de arquivologia: informação, documentação, classificação, arquivamento, registros, tramitação de documentos, cadastro, tipos de arquivos, organização e administração de arquivos, técnicas modernas. Atendimento ao cidadão: atitudes no trabalho, comunicação interpessoal, ética no serviço público. Família de sistemas operacionais Microsoft Windows para microcomputadores pessoais: interface gráfica do usuário e seus elementos, além da utilização da ajuda e suporte e dos atalhos de teclado. Gerenciamento de arquivos e pastas. Configurações e Painel de Controle. Procedimentos de backup e gerenciamento de impressão. Instalação, desinstalação ou alteração de programas e ativação ou desativação de recursos, configuração de aplicativos. Compactação e extração de conteúdo a partir de arquivos zip. Aplicativos pertencentes do MS Windows. Aplicativos de software livre e de software proprietário. Processador de textos (criação, edição e formatação de textos; recursos voltados à automação de documentos). Planilha eletrônica (tipos de dados e referências; criação de planilhas e gráficos; inserindo fórmulas aritméticas e fórmulas baseadas em funções de planilha; configuração de página e impressão, formatação de células e formatação condicional, validação de dados e aplicação de filtros; obtenção de dados de fontes externas). Gerador de apresentação (criação de slides; formatação e inserção de imagens e objetos; efeitos de transição e animações; apresentação de slides; exportação para o formato PDF). Navegadores de Internet, serviços de busca na Web e uso do correio eletrônico. Serviços de correio eletrônico.
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso da Prefeitura de Piracanjuba nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital nº 1/2023 disponível abaixo.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Samuel Peressin | Publicado em 20/10/2023, às 13h16 - Atualizado às 13h18
Samuel Peressin | Publicado em 09/10/2023, às 08h23 - Atualizado às 08h25
Samuel Peressin | Publicado em 28/09/2023, às 11h03 - Atualizado às 11h07
Samuel Peressin | Publicado em 02/08/2023, às 10h48 - Atualizado às 10h54
Giorgia Parisse | Publicado em 05/05/2021, às 07h41 - Atualizado às 07h51
Giorgia Parise | Publicado em 29/04/2021, às 07h54 - Atualizado às 08h04
Giorgia Parise | Publicado em 28/04/2021, às 09h38 - Atualizado às 09h47
Douglas Terenciano | Publicado em 10/07/2014, às 10h44
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O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.
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