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Concurso Prefeitura Ponta Grossa (PR) - Professor 2022

Orgão: Prefeitura Ponta Grossa
Nº vagas:131
Taxa de inscrição: De R$ 100,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 2678,99 Até R$ 3110,54
Estados com Vagas: PR
Cidades: Ponta Grossa - PR

Agenda

Abertura das inscrições27/10/2022
Encerramento das inscrições17/11/2022
Prova04/12/2022
Divulgação do Gabarito05/12/2022

+Sobre o concurso


Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/10/2022, às 21h41 - Atualizado em 06/12/2022, às 23h00


Estão abertas as inscrições para o novo concurso Prefeitura de Ponta Grossa, cidade distante cerca de 100 Km da capital do Paraná, Curitiba. O certame é destinado a preencher 131 vagas imediatas para o cargo de professor, com chances de níveis médio e superior.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

São 124 vagas para docente de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Podem concorrer ao posto os profissionais com formação em nível médio de Magistério ou curso normal superior ou licenciatura em pedagogia. O salário varia de R$ 2.678,99 a R$ 3.110,54, conforme a graduação, para trabalhar 40 horas semanais.

As outras sete vagas são para professor de Educação Física (1º ao 5º ano), carreira que exige licenciatura em Educação Física e paga remuneração de R$ 3.110,54. A jornada de trabalho também será de 40 horas por semana.

Atribuições dos cargos

Entre as atirubuiçõe dos dois cargos estão:

  • Criar situações em que os estudantes expressem seus afetos, desejos e saberes a aprendam a ouvir o outro, a conversar e negociar argumentos e metas, a fazer planos comuns, a enfrentar conflitos, a participar de atividades em grupo e criar amizades com seus companheiros;
  • Apoiar os estudantes a desenvolver identidade pessoal, sentimento de autoestima, autonomia, confiança em suas possibilidades e de pertencimento a um determinado grupo étnico-racial, crença religiosa, local de nascimento, etc;
  • Fortalecer os vínculos afetivos de todos os estudantes com suas famílias e ajudá-los a captar as possibilidades trazidas por diferentes tradições culturais para a compreensão do mundo e do lugar em que vivem;
  • Incentivar as crianças a refletir sobre a forma injusta como os preconceitos étnico-raciais e outros que são construídos no ambiente escolar e se manifestam de forma discriminatória, da mesma forma ajudar os estudantes a construir atitudes de respeito e solidariedade;
  • Construir com os estudantes o entendimento da importância de cuidar de sua saúde e bem estar, no decorrer das atividades cotidianas;
  • Criar com os estudantes hábitos ligados à limpeza e preservação do ambiente escolar, à coleta do lixo produzido nas diferentes atividades escolares e à reciclagem de resíduos produzidos na escola;
  • Estimular um ambiente escolar tranquilo e favorecedor do estabelecimento de interações pelas crianças, compreendendo a movimentação delas como intenções exploratórias e como forma de comunicação e socialização;
  • Possibilitar aos estudantes participar de ações individuais e em grupo no ambiente escolar, que os ajudem a entender os direitos e as obrigações das pessoas;
  • Comunicar com clareza às crianças instruções sobre a organização física e social do ambiente escolar, de modo a fortalecer sua autonomia e colaboração nesse espaço;
  • Oferecer materiais e propor atividades escolares em que os estudantes percebam a necessidade de compartilhar e cooperar;
  • Incluir os estudantes na caracterização e arranjo dos espaços escolares que mais frequentam e no cuidado de seus objetos pessoais e coletivos para mantê-los bem conservados e de fácil acesso; e
  • Atuar quando as demais estudantes reagem a uma determinada criança no espaço escolar, coibindo preconceitos, agressões, assédios, de modo a ampliar o olhar de todos para a importância de se respeitar os/as colegas.

Conteúdo programático parcial

Confira o que vai cair de conhecimentos gerais na prova de professor de Educação Física:

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e Interpretação de diferentes gêneros textuais escritos (verbal e não verbal). 2. Os eixos de língua portuguesa: leitura, escrita oralidade e análise linguística. 3. Apropriação do sistema de escrita (alfabetização e letramento). 3. Fonética e fonologia: ortografia; acentuação gráfica; emprego do hífen. 4. Morfologia: Substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, conjunção, advérbio, preposição e interjeição. 5. Sintaxe: pontuação; crase; regência verbal e nominal; concordância verbal e nominal; coesão e coerência. (Morfossintaxe). 6. Semântica: Relações de sinonímia e de antonímia. Relações semânticas estabelecidas entre oração, períodos ou parágrafos (oposição/contraste, conclusão, concessão, causalidade, adição, alternância...).

MATEMÁTICA: 1. Conceitos matemáticos como instrumentos para resolução de problemas e interpretação de mundo: aritmética, geometria, álgebra, lógica-matemática, grandezas e medidas, estatística e probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2. Aspectos históricos do conhecimento matemático. 3. A natureza do conhecimento lógico-matemático. 4. Estruturas aditivas e multiplicativas na resolução de problemas. 5. Competências numéricas e geométricas na solução de problemas. 6. Desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento algébrico. 7. Habilidades básicas para aprender matemática. 8. Processos cognitivos para o letramento matemático. 9. Reflexões e propostas para o ensino de matemática nos anos iniciais do EF. 10.Aprendizagem ativa e outras metodologias para o ensino e a aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 11.Mentalidades matemáticas como abordagem de ensino inovador. 12.Competências e habilidades de matemática para os anos iniciais, da BNCC.

Dica de estudo: língua portuguesa

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Ponta Grossa nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

Edital e Anexos


Abertura (28/10/2022) Edital Concurso Prefeitura de Ponta Grossa - Professor 2022

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Sobre Prefeitura Ponta Grossa

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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