Concurso Prefeitura de Porto Alegre (RS) 2020 Em andamento

Orgão: Prefeitura Porto Alegre
Nº vagas: 138
Taxa de inscrição: De R$ 155,00 Até R$ 155,00
Cargos: Agente
Áreas de Atuação: Saúde, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário: De R$ 1400,00 Até R$ 1400,00
Organizadora: Fundatec
Estados com Vagas: RS
Cidades: Porto Alegre - RS

Publicado em 21/11/2018, às 09h52 - Atualizado em 03/07/2020, às 18h00


O mais recente concurso Prefeitura de Porto Alegre, capital gaúcha, preencherá 138 vagas em dois cargos de nível médio.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

O edital reúne oportunidades para agente de combate a endemias (1 posto) e agente comunitário de saúde (137), com salário de R$ 1.400.

Os contratados também terão direito a adicional de insalubridade (de 10, 20 ou 40%, a depender das funções exercidas), vale alimentação e vale transporte.

No caso das chances para agente comunitário, os candidatos devem residir na área geográfica em que pretendem atuar – as regiões abrangidas podem ser consultadas aqui

Atribuições dos cargos

  • Agente de combate a endemias - a) Orientar sobre os sinais e os sintomas de agravos ou doenças causados por artrópodes e roedores de importância em saúde pública e encaminhar os casos suspeitos para a Rede de Saúde; b) Desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle de doenças ou agravos, em sua área de abrangência, em conjunto com a equipe da Estratégia de Saúde da Família; c) Planejar ou programar, ou ambos, as ações de controle de doenças ou agravos em conjunto aos Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia de Saúde da Família e à equipe da Atenção Primária ou da Saúde da Família; d) Realizar visitas domiciliares para orientação e prevenção contra a dengue em áreas não atendidas pela Estratégia de Saúde da Família; e) Elaborar ou executar, ou ambos, estratégias para o encaminhamento de pendências; f) Manter a supervisão e a equipe informadas sobre toda e qualquer situação de risco; g) Participar de reuniões relacionadas às atividades do emprego e executar tarefas administrativas pertinentes às atividades do emprego; h) Realizar ações de controle vetorial, com vistoria e detecção de locais suspeitos e identificação e eliminação de focos, e preencher formulários; i) Executar procedimentos e normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) e por outros programas de prevenção e controle de endemias; j) Orientar sobre o manejo do ambiente para evitar a presença de roedores e vetores e realizar inquéritos de mordedura animal; k) Realizar investigação de casos de leptospirose, executar controle mecânico, biológico ou químico, com manuseio e operação de equipamentos para aplicação de produtos biológicos ou químicos no controle de vetores, reservatórios, hospedeiros, causadores ou transmissores de zoonoses, sob orientação e supervisão de profissionais da área; l) Identificar situações de saneamento e meio ambiente que possam ser de risco à saúde humana; m) Zelar pela conservação e pela manutenção do material e dos equipamentos utilizados nas ações de controle e vigilância; n) Participar de eventos de capacitação e de qualificação profissional; o) Realizar mapeamento de sua área, identificando áreas de risco ambiental; p) Desenvolver atividades inerentes ao combate à dengue, febre amarela, doença de Chagas, leishmaniose tegumentar e visceral e outras zoonoses e agravos causados por animais; e q) Executar tarefas afins relacionadas à vigilância em saúde.

  • Agente comunitário de saúde - a) Trabalhar com adscrição de indivíduos e famílias em base geográfica definida e cadastrar todas as pessoas de sua área, mantendo os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Primária vigente, utilizando-os de forma sistemática, com apoio da equipe, para a análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território e priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local; b) Utilizar instrumentos para a coleta de informações que apoiem no diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; c) Registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético; d) Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à US, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividades; e) Informar os usuários sobre datas e horários de consultas e exames agendados; e f) Participar dos processos de regulação a partir da Atenção Primária para acompanhamento das necessidades dos usuários no que diz respeito a agendamentos ou desistências de consultas e exames solicitados.

Conteúdo programático

  • Língua portuguesa - 1. Leitura e compreensão de textos: 1.1 Assunto. 1.2 Estruturação do texto. 1.3 Ideias principais e secundárias. 1.4 Relação entre as ideias. 1.5 Efeitos de sentido. 1.6 Figuras de linguagem. 1.7 Recursos de argumentação. 1.8 Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. 1.9 Coesão e coerência textuais. 2. Léxico: 2.1 Significação de palavras e expressões no texto. 2.2 Substituição de palavras e de expressões no texto. 2.3 Estrutura e formação de palavras. 3. Aspectos linguísticos: 3.1 Relações morfossintáticas. 3.2 Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente (inclusive o Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 7.875/12). 3.3 Relações entre fonemas e grafias. 3.4 Flexões e emprego de classes gramaticais. 3.5 Vozes verbais e sua conversão. 3.6 Concordância nominal e verbal. 3.7 Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). 3.8 Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. 3.9 Pontuação.
  • Legislação - 1. Constituição da República Federativa do Brasil: Artigos 196, 197, 198, 199 e 200. 2. Lei Federal nº 8.080/90, de 19 de setembro de 1990. 3. Lei Federal nº 8.142/90, de 28 de dezembro de 1990. 4. Portaria Ministério da Saúde nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. 5. Portaria de Consolidação nº 1/2017 – Ministério da Saúde. 6. Portaria de Consolidação nº 2/2017 – Ministério da Saúde. 7. Portaria de Consolidação nº 3/2017 – Ministério da Saúde. 8. Lei FederaI nº 12.288, de 20 de julho de 2010 - Estatuto Nacional da Igualdade Racial. 9. Lei Federal nº 8.429, de 2 de junho de 1992 – Lei de Improbidade Administrativa. 10. Lei Orgânica do Município de Porto Alegre: Dos Princípios Gerais da Organização Municipal – arts. 1º ao 10, Dos Bens Públicos Municipais – arts. 11 ao 16, Da Administração Pública – arts. 17 ao 29, Dos Servidores Municipais – arts. 30 ao 49, Da Ordem Social e Cidadania – arts. 147 a 200. 11. Lei Complementar Municipal nº 133, de 31 de dezembro de 1985 - Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre.12. Código de Posturas do Município. 13. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente. 14. Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha. 15. Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso. 16. Lei Complementar nº 875, de 21 de janeiro de 2020 – Cria os cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE). 17. Lei Federal nº 11.350, de 05 de outubro de 2006.
  • Informática - : 1. Conhecimentos do sistema operacional Microsoft Windows 10: (1) Área de Trabalho (Exibir, Classificar, Atualizar, Resolução da tela, Gadgets) e Menu Iniciar (Documentos, Imagens, Computador, Painel de Controle, Dispositivos e Impressoras, programa Padrão, Ajuda e Suporte, Desligar, Todos os programas, Pesquisar programa e Arquivos e Ponto de Partida): saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, classificar, ver as propriedades, identificar, usar e configurar, utilizando menus rápidos ou suspensos, painéis, listas, caixa de pesquisa, menus, ícones, janelas, teclado e/ou mouse; (2) Propriedades da Barra de Tarefas, do Menu Iniciar e do Gerenciador de Tarefas: saber trabalhar, exibir, alterar, organizar, identificar, usar, fechar programa e configurar, utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (3) Janelas (navegação no Windows e o trabalho com arquivos, pastas e bibliotecas), Painel de Controle e Lixeira: saber exibir, alterar, organizar, identificar, usar e configurar ambientes, componentes da janela, menus, barras de ferramentas e ícones; usar as funcionalidades das janelas, programa e aplicativos utilizando as partes da janela (botões, painéis, listas, caixa de pesquisa, caixas de marcação, menus, ícones e etc.), teclado e/ou mouse; (4) Bibliotecas, Arquivos, Pastas, Ícones e Atalhos: realizar ações e operações sobre bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos: localizar, copiar, mover, criar, criar atalhos, criptografar, ocultar, excluir, recortar, colar, renomear, abrir, abrir com, editar, enviar para, propriedades e etc.; e (5) Nomes válidos: identificar e utilizar nomes válidos para bibliotecas, arquivos, pastas, ícones e atalhos. 2. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Word 2016: (1) Ambiente e Componentes do Programa: saber identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões, incluindo número de páginas e palavras, erros de revisão, idioma, modos de exibição do documento e zoom; (2) Documentos: abrir, fechar, criar, excluir, visualizar, formatar, alterar, salvar, configurar documentos, utilizado as barras de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (3) Barra de Ferramentas: identificar e utilizar os botões e ícones das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Referências, Correspondências, Revisão e Exibição, para formatar, personalizar, configurar, alterar e reconhecer a formatação de textos e documentos; e (4) Ajuda: saber usar a Ajuda. 3. Conhecimentos sobre o programa Microsoft Excel 2016: (1) Ambiente e Componentes do Programa: saber identificar, caracterizar, usar, alterar, configurar e personalizar o ambiente, componentes da janela, funcionalidades, menus, ícones, barra de ferramentas, guias, grupos e botões; (2) Elementos: definir e identificar célula, planilha e pasta; saber selecionar e reconhecer a seleção de células, planilhas e pastas; (3) Planilhas e Pastas: abrir, fechar, criar, visualizar, formatar, salvar, alterar, excluir, renomear, personalizar, configurar planilhas e pastas, utilizar fórmulas e funções, utilizar as barra de ferramentas, menus, ícones, botões, guias e grupos da Faixa de Opções, teclado e/ou mouse; (4) Barra de Ferramentas: identificar e utilizar os ícones e botões das barras de ferramentas das guias e grupos Início, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e Exibição, para formatar, alterar, selecionar células, configurar, reconhecer a formatação de textos e documentos e reconhecer a seleção de células; (5) Fórmulas: saber o significado e resultado de fórmulas; e (6) Ajuda: saber usar a Ajuda. 4. Google Chrome versão atualizada: (1) Ambiente e Componentes do Programa: identificar o ambiente, características e componentes da janela principal; (2) Funcionalidades: identificar e saber usar todas as funcionalidades do Google Chrome. 5. Mozilla Firefox versão atualizada: (1) Ambiente e Componentes do Programa: identificar o ambiente, características e componentes da janela principal; (2) Funcionalidades: identificar e saber usar todas as funcionalidades do Mozilla Firefox. 6. Internet Explorer 11: (1) identificar o ambiente, características e componentes da janela principal do Internet Explorer; (2) identificar e usar as funcionalidades da barra de ferramentas e de status; (3) identificar e usar as funcionalidades dos menus; (4) identificar e usar as funcionalidades das barras de Menus, Favoritos, Botões do Modo de Exibição de Compatibilidade, Barra de Comandos, Barra de Status; e (5) utilizar teclas de atalho para qualquer operação. 7. Outlook Express: Contas de e-mail, endereços de e-mail, escrever, enviar, responder e encaminhar mensagens, destinatário oculto, arquivos anexos, organizar e selecionar mensagens recebidas. Importar e exportar mensagens. Funcionalidade dos menus, ferramentas e teclas de atalho. 8. Microsoft Outlook 2016: Contas de email, endereços de e-mail, escrever, enviar, responder e encaminhar mensagens, destinatário oculto, arquivos anexos, organizar e selecionar mensagens recebidas. Importar e exportar mensagens. Funcionalidade dos menus, ferramentas e teclas de atalho. 9. Gmail: Funcionamento do serviço de email Gmail, incluindo: menus, caixas de e-mails, enviados, rascunhos, configurações, estrela, escrever, responder, encaminhar, inserir anexos, filtros, entre outros.
  • Conhecimentos específicos (agente de combate a endemias) - 1. Conceitos de endemia, epidemia, pandemia, zoonoses, vetor de doença, hospedeiros, parasitismo, reservatório. 2. Visita domiciliar. 3. Avaliação das áreas de risco ambiental e sanitário. 4. Noções de ética e cidadania. 5. Noções básicas de epidemiologia, aspectos epidemiológicos, agentes etiológicos, vetores e reservatórios, modos de transmissão, período de transmissibilidade, período de incubação, suscetibilidade, vacinas e imunidade. 6. Conhecimento das principais medidas de controle das principais endemias. 7. Noções básicas de doenças como leishmaniose, doença de Chagas, dengue, malária, DST/AIDS, hanseníase, leptospirose, tuberculose, hepatites, raiva, meningite, Chikumgunya e Febre Amarela. 8. Educação em saúde e participação comunitária. 9. Meio ambiente e saneamento. 10. Armazenamento de lixo aterro e sanitário. 11. Controle de roedores. 12. Controle biológico e manejo ambiental.
  • Conhecimentos específicos (agente comunitário de saúde) - 1. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde. 2. Cadastramento familiar e Mapeamento: finalidade e instrumentos. 3. Conceito de territorialização, microarea e área de abrangência. 4. Diagnóstico comunitário. 5. Funcionamento da Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família. 6. Atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde. 7. Prevenção de doenças e promoção da saúde. 8. Visita domiciliar. 9. Ações domiciliares e comunitárias. 10. Ações individuais e coletivas. 11. Educação permanente em saúde. 12. Noções de higiene e prevenção a doenças. 13. Alimentação saudável. 14. Ética e cidadania. 15. Epidemiologia, aspectos epidemiológicos, agentes etiológicos, vetores e reservatórios, modos de transmissão, período de transmissão e de incubação. 16. Calendário básico de vacinação. 17. Conhecimentos fundamentais acerca dos principais agravos à saúde que atingem as pessoas no ciclo da vida. 18. Noções básicas de saúde da criança, do adolescente, do adulto, da mulher e do idoso. 19. Noções de saúde do trabalhador. 20. Infecções sexualmente transmissíveis. 21. Noções Básicas de doença como: Leishmaniose visceral e tegumentar, dengue, esquistossomose, tuberculose, hanseníase, hipertensão arterial, diabetes, entre outras. 22. Pré-natal e puerpério. 23. Violência intrafamiliar e na comunidade. 24. Noções de saúde mental. 25. Atenção à saúde da pessoa portadora de deficiência. 

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Porto Alegre nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.


Cronograma

Abertura das inscrições15/06/2020
Encerramento das inscrições02/07/2020

Notícias do concurso Prefeitura de Porto Alegre (RS) 2020

Edital e Anexos

Abertura Edital - concurso Prefeitura de Porto Alegre RS (2018)
Abertura (04/05/2020) Edital de abertura de inscrições 2020 (138 vagas
Abertura (18/06/2020) Edital republicado de abertura de inscrições 2020 (138 vagas)

Provas Prefeitura Porto Alegre

Nenhuma prova encontrada

Provas Fundatec - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências

Orgão, Cargos e OrganizadoraAnoAnexo
Câmara Municipal Analista em Comunicacao III Reporter
Fundatec
2016 Prova / Gabarito
Câmara Municipal Analista Legislativo
Fundatec
2016 Prova / Gabarito
Câmara Municipal Analista em Comunicacao II Producao de Publicidade e Propaganda
Fundatec
2016 Prova / Gabarito
_PREFEITURA MUNICIPAL Advogado
Fundatec
2015 Prova / Gabarito
_PREFEITURA MUNICIPAL Administrador
Fundatec
2015 Prova / Gabarito

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Sobre Prefeitura Porto Alegre

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.


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