MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Prefeitura São Desidério (BA)

Orgão: Prefeitura São Desidério (BA)
Nº vagas:143
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Professor, Enfermeiro, Médico em Veterinário
Áreas de Atuação: Educação, Saúde
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1192,04 Até R$ 5507,34
Organizadora: IDM Concursos
Estados com Vagas: BA
Cidades: São Desidério - BA

Agenda

Abertura das inscrições03/02/2021
Encerramento das inscrições05/02/2021
Prova21/02/2021
Divulgação do Gabarito22/02/2021
Divulgação do Resultado16/03/2021

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 04/02/2021, às 08h32 - Atualizado em 17/03/2021, às 18h00


Divulgado edital do concurso da Prefeitura de São Desidério, no estado da Bahia, com a finalidade de preencher, por tempo determinado, 143 cargos de níveis médio, técnico e superior,

Mais informações:

Distribuição de vagas

Nível médio: Técnico em Informática e Fiscal Sanitário.  

Nível superior: Assistente Social, Psicólogo, Fisioterapeuta, Instrutor de Educação Física, , Nutricionista, Professor de Música, Professor de Educação Física, Professor Pedagogo, Professor de Matemática, Professor de Biologia, Professor de Letras, Professor de Letras/Inglês, Professor de Geografia, Professor de História, Fonoaudióloga, Farmacêutico, Bioquímico, Enfermeiro Saúde da Família, Enfermeiro Plantonista, Veterinário, Enfermeiro, Enfermeiro do Trabalho e Terapeuta Ocupacional.

Conteúdo programático

NÍVEL MÉDIO/SUPERIOR - LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos: situação comunicativa, pressuposição, inferência, ambigüidade, ironia, figurativização, polissemia, intertextualidade, linguagem não-verbal. Tipos e gêneros textuais: narrativo, descritivo, exposifivo, argumentativo, instrucionais, propaganda, editorial, cartaz, anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, ofício, carta. Estrutura Textual: Progressão temática, parágrafo, frase, oração, período, enunciado, pontuação, coesão e coerência. Variedade lingüística, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. Língua padrão: ortografia, acentuação, emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Formação de palavras, prefixo, sufixo, classes de palavras, regência, concordância nominal e verbal, flexão verbal e nominal, sintaxe de colocação; Produção Textual. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; CARGO de tempos e modos dos verbos em português. Morfologla: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Termos da oração; processos de coordenação e subordinação; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo. Norma culta.

MATEMÁTICA: Raciocínio Lógico. Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica matemática qualitativa. Seqüências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares. Calendários. Numeração. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e Igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações.

CONHECIMENTOS GERAIS (pedagogo e professor nível II, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, bioquímico, enfermeiro, nutricionista, fonoaudiólogo, instrutor de educação física, veterinário, terapeuta ocupacional, fiscal sanitário, técnico em informática): Noções gerais da História, Cultura, Economia, Política, Turismo e Geografia do Estado da Bahia e do Município de São Desidério. Folclore. Símbolos (bandeira e hino) do Estado e do município de São Desidério. Lei Orgânica do Município de São Desidério. Atualidades: noções gerais sobre a vida econômica, social e política. A Pandemia, COVID-19, Isolamento Social e as Novas Formas de convivência em sociedade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (pedagogo e professor nível II); As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; Planejamento, proposta pedagógica e projetos didáticos; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; LDB – Lei 9394/96; O papel da educação em uma sociedade em transformação; Função social, cidadania, comunidade; A escola pública e as relações entre acesso e permanência, reprovação e evasão na busca da qualidade do ensino; Teorias psicogenéticas e suas Implicações na prática pedagógica; O papel do professor frente as mudanças na educação; A avaliação no contexto escolar; Tendências pedagógicas no Brasil - tradicional, tecnicista e libertadora; Gestão participativa; A pesquisa no espaço escolar; A construção do currículo por competências e habilidades; A Importância do jogo na educação; A prática pedagógica do professor-educador; Produção de conhecimento Interdisciplinaridade.

Curso grátis de língua portuguesa 

Acompanhamento

+++ A equipe JC Concursos apresenta o resumo do Concurso da Prefeitura de São Desidério (BA) nesta página. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

Edital e Anexos


Abertura (04/02/2021)

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Prefeitura São Desidério (BA)


Concurso Prefeitura São Desidério BA: edital com 143 vagas - Divulgacão

Concurso Prefeitura São Desidério BA: edital com 143 vagas; confira os cargos

Giorgia Parise | Publicado em 04/02/2021, às 09h09 - Atualizado às 09h19


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

Sobre Prefeitura São Desidério (BA)

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.