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Concurso Prefeitura Tietê (SP) 2025

Orgão: Prefeitura Tietê
Nº vagas:1
Taxa de inscrição: De R$ 95,00
Cargos: Controlador Interno
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 5680,00
Organizadora: Instituto Mais
Estados com Vagas: SP
Cidades: Tietê - SP

Agenda

Abertura das inscrições24/02/2025
Encerramento das inscrições20/03/2025
Prova06/04/2025
Divulgação do Resultado25/04/2025

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 17/01/2019, às 14h01 - Atualizado em 25/02/2025, às 18h00


O novo concurso da Prefeitura de Tietê, no interior paulista, oferece uma vaga e salário de R$ 5.680,64 para cargo de controlador interno, que requer curso superior completo na área de administração, ciências contábeis, economia ou direito e registro no conselho regional correspondente. O Instituto Mais é a empresa responsável pela execução da seleção.

Resumo do edital

Atribuições

CONTROLADOR INTERNO: I - dirigir, orientar e coordenar os trabalhos e as atividades da Controladoria Geral do Município; II - estabelecer diretrizes e supervisionar tecnicamente as ações dos órgãos setoriais de controle interno; III - monitorar o processo de elaboração da Prestação de Contas Anual do Prefeito a ser encaminhada à Câmara Municipal e ao Tribunal de Contas do Estado; IV - realizar trabalhos de auditoria apurando eventuais irregularidades, falhas ou omissão de informações em documentos; V - investigar e analisar o processamento das operações fiscalizando dos procedimentos administrativos adotados; VI - emitir pareceres parciais ou conclusivos sobre documentos auditados; VII - emitir orientações técnicas preventivas destinadas a evitar ou sanar impropriedades de gestão na Administração; VIII - atender às demandas dos órgãos de controle, interno e externo, receber as notificações e relatórios de controle, realizar os estudos e recomendações relacionadas com as informações recebidas; IX - atuar perante o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo como responsável pela prestação de quaisquer informações requisitadas pelo órgão de controle externo; X - participar de programas e atividades de planejamento estratégico orçamentário; XI - atuar em equipe multiprofissional, visando à orientação e supervisão dos demais servidores públicos e agentes políticos na execução de seus serviços; XII - criar condições para o exercício do controle social sobre os programas contemplados com recursos oriundos do orçamento; XIII - propor ao Prefeito a adoção de medidas que aprimorem os mecanismos de Controle Interno do Poder Executivo; XIV - requisitar, a órgão ou entidade da Administração Direta, ou ainda a pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens e valores públicos ou pelos quais o Município responda, para que se manifestem ou apresentem documentos ou informações necessárias à elucidação de fato em exame no âmbito da CGM; XV - propor, ao Prefeito, medidas legislativas ou administrativas e sugerir ações necessárias para evitar a repetição de irregularidades e ilegalidades que afetem o patrimônio público municipal; XVI - divulgar as ações da CGM; XVII - articular-se com órgãos e entidades públicas ligadas à função de sua responsabilidade; XVIII - requisitar à Ouvidoria informações relacionadas a denúncias e reclamações dirigidas ao órgão; e, XIX - solicitar, quando oportuno, laudos técnicos a órgãos ou profissionais especializados; XX - atender as notificações exaradas pelo Tribunal de Contas, referentes à solicitação de informações e/ou envio de documentos imprescindíveis à fiscalização do controle externo; XXI - Avaliação de regularidade: a) de todas as notas de empenho e comprovantes de despesa da Administração direta; b) dos limites relativos a Despesas com Pessoal perante toda legislação vigente; c) da fixação, eventuais reajustes e pagamentos da remuneração dos agentes políticos; d) da execução orçamentária; e) das licitações e contratos; f) dos atos relativos ao Departamento Pessoal; g) do Controle do Patrimônio e do Almoxarifado; h) dos cumprimentos de prazos de entregas de documentos aos Órgãos Competentes, especialmente ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - TCESP; e, i) das entregas de arquivos e dos relatórios emitidos pelo Sistema AUDESP do TCESP. XXII - executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e área de atuação.

Conteúdo programático parcial

  • LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de Texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Colocação pronominal.
  • RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Resolução de situações-problema. Números Inteiros: Operações, Propriedades, Múltiplos e Divisores; Números Racionais: Operações e Propriedades. Números e Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais: Razões e Proporções, Divisão Proporcional, Regra de Três Simples e Composta. Porcentagem. Juros Simples. Sistema de Medidas Legais. Conceitos básicos de geometria: cálculo de área e cálculo de volume. Raciocínio lógico. Raciocínio sequencial. Orientações espacial e temporal. Formação de conceitos. Discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
  • NOÇOES DE INFORMÁTICA: MS-Windows 10* ou superior*: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016* ou superior*. MS-Word 2016* ou superior*: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2016* ou superior*: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2016* ou superior*: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. (*) – Na sua instalação padrão, no idioma Português-Brasil.
  • CONHECIMENTOS BÁSICOS DE LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Lei Orgânica do Município de Tietê e suas atualizações. Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais e suas atualizações.

Curso grátis: língua portuguesa

Acompanhamento

+++ A equipe JC Concursos apresenta o resumo do Concurso da Prefeitura de Tietê (SP) nesta página. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

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Sobre Prefeitura Tietê

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

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