Redação Publicado em 07/01/2020, às 14h24 - Atualizado em 01/05/2020, às 18h00
O concurso Prefeitura de Três Corações, em Minas Gerais, preencherá 96 vagas distribuídas entre cargos de todas as escolaridades. A oferta salarial varia de R$ 1.039 a R$ 5.147,50.
As opções de nível fundamental são para calceteiro (1 posto), coletor de lixo (1), coveiro (1), faxineiro (5), lavador de veículos (1), servente (1), vigia (2), monitor de apoio e transporte escolar (1), agente de serviço educacional (5), cozinheiro (1), mecânico (1), motorista (10), armador de ferragem (1), bombeiro hidráulico (1), borracheiro (1), carpinteiro (1), eletricista (1), eletricista de viaturas (1), lanterneiro/funileiro (1), operador de usina de asfalto (1), pedreiro (1), pintor (1), serralheiro (1), soldador (1), operador de máquina pesada (1), operador de serra (1) e torneiro mecânico (1).
Há chances com exigência de ensino médio/técnico para agente de autoridade de transporte e trânsito (5), auxiliar de saúde bucal (1), professor de educação básica (2) e técnico de higiene dental (1).
O edital reúne cargos de nível superior para assistente social (2), bibliotecário (1), contador (1), engenheiro ambiental (1), engenheiro civil (1), fonoaudiólogo (1), jornalista (1), psicólogo (5), redator (1), terapeuta ocupacional (1) e médico nas seguintes áreas: cardiologista (1), cirurgião de cabeça e pescoço (1), cirurgião geral (1), cirurgião pediátrico (1), cirurgião plástico (1), clínico geral (1), dermatologista (1), médico do trabalho (1), endocrinologista (1), gastroenterologista (1), ginecologista (1), hematologista (1), infectologista (1), mastologista (1), neurologista (1), neuropediatra (1), oftalmologista (1), ortopedista (1), otorrinolaringologista (1), pediatra (1), pneumologista (1), proctologista (1), psiquiatra (1), radiologista (1), reumatologista (1), urologista (1) e veterinário (1).
Agente de autoridade de transporte e trânsito - I. Executar, mediante prévio planejamento da Unidade competente, operações de trânsito, objetivando a fiscalização do cumprimento das normas de trânsito; II. Lavrar auto de infração, conforme o Código de Trânsito Brasileiro; III. Aplicar as medidas administrativas previstas em lei, em decorrência de infração em tese; IV. Realizar a fiscalização do trânsito com a execução de ações relacionadas à segurança dos usuários das vias urbanas; V. Interferir sobre o uso regular da via, com medidas de segurança, tais como controlar, desviar, limitar ou interromper o fluxo de veículos sempre que o interesse público assim o determinar; VI. Tratar com respeito e urbanidade os usuários das vias públicas, procedendo à abordagem com os cuidados e técnica devidos; VII. Levar ao conhecimento da autoridade superior procedimentos ou ordem que julgar irregulares na execução das atribuições do cargo; VIII. Zelar pela livre circulação de veículos e pedestres nas vias urbanas do município, representando ao chefe imediato sobre defeitos ou falta de sinalização, ou ainda, imperfeições na via que coloquem em risco os seus usuários; IX. Exercer sobre as vias urbanas do município os poderes da polícia administrativa de trânsito, cumprindo e fazendo cumprir o Código de Trânsito Brasileiro e demais normas pertinentes; X. Participar de campanhas educativas de trânsito; XI. Elaborar relatório circunstanciado sobre operações que lhe forem incumbidas, apresentando ao seu chefe imediato; XII. Orientar e prestar atendimentos aos cidadãos, referente às normas de trânsito; XIII. Atender a reclamação sobre veículos estacionados em locais irregulares; XIV. Realizar as demais tarefas relativas à execução da política de transporte e trânsito conforme o Código de Trânsito e Normas Regulamentares pertinentes determinadas pelo município; XV. Executar demais atividades correlatas, aplicáveis aos objetivos da administração pública.
Agente de serviço educacional - I. Limpar e arrumar as dependências e instalações de edifícios públicos municipais, a fim de mantê-los nas condições de asseio requeridas; II. Recolher o lixo da unidade em que serve, acondicionando detritos e depositando-os de acordo com as determinações definidas; III. Percorrer as dependências da Unidade Escolar abrindo e fechando janelas, portas e portões, bem como ligando e desligando pontos de iluminação, máquinas e aparelhos elétricos; IV. Respeitar os V. Verificar a existência de material de limpeza alunos tratando-os com delicadeza e carinho; e alimentação e outros itens relacionados com seu trabalho, comunicando ao superior imediato a necessidade de reposição, quando for o caso; VI. Comunicar ao superior imediato qualquer irregularidade verificada, bem como a necessidade de consertos e reparos nas dependências, móveis e utensílios que lhe cabe manter limpos e com boa aparência; VII. Requisitar material, quando necessário; VIII. Auxiliar na limpeza, lavagem e guarda de pratos, panelas, talheres e demais utensílios de copa e cozinha; IX. Zelar pela conservação e limpeza dos instrumentos e equipamentos que utiliza; X. Auxiliar em serviços de jardinagem; XI. Zelar pela segurança da Unidade Escolar II. Controlar a entrada de pessoas ou alunos nas Unidades Escolares; XIII. Executar outras atividades correlacionadas com as tarefas acima descritas.
Auxiliar de saúde bucal - Auxiliar nas atividades operacionais em postos de saúde, consultórios dentários municipais, bem como, participar das campanhas de saúde bucal; visitas domiciliares, sob a supervisão do profissional responsável e orientar os pacientes sobre higiene bucal; Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de saúde da família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar; Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF; Executar demais atividades correlatas, aplicáveis aos objetivos da administração pública municipal.
Monitor de apoio e transporte escolar - I. Acompanhar alunos desde o embarque no transporte escolar até seu desembarque na escola de destino, assim como acompanhar os alunos desde o embarque, no final do expediente escolar, até o desembarque nos pontos próprios; II. Verificar se todos os alunos estão assentados adequadamente dentro do veículo de transporte escolar; III. Orientar e auxiliar os alunos, quando necessário a colocarem o cinto de segurança; IV. Orientar os alunos quanto ao risco de acidente, evitando colocar partes do corpo para fora da janela; V. Zelar pela limpeza do transporte durante e depois do trajeto e ainda sobre a conscientização de zelo e conservação das frotas; VI. Identificar a instituição de ensino dos respectivos alunos e deixá-los dentro do local; VII. Ajudar os alunos a subir e descer as escadas dos transportes; VIII. Verificar a segurança dos alunos no momento do embarque e do desembarque; IX. Verificar os horários dos transportes, informando aos pais e alunos; X. Conferir se todos os alunos frequentes no dia estão retornando para os lares e ajudar os pais de alunos especiais na locomoção; 109 XI. Tratar os alunos com urbanidade e respeito, comunicar casos de conflito ao responsável pelo transporte de alunos; XII. Ser pontual e assíduo, ter postura ética e apresentar-se com vestimentas confortáveis e adequadas para o melhor atendimento às necessidades dos alunos; XIII. Executar outras tarefas correlatas que lhe forem determinadas pelo superior imediato. XIV. Cuidar da segurança do aluno nas dependências e proximidades da escola; XV. Inspecionar o comportamento dos alunos no ambiente escolar; XVI. Orientar alunos sobre regras e procedimentos, regimento escolar e cumprimento de horários; XVII. Auxiliar alunos com dificuldades de locomoção no momento de embarque, desembarque e durante o percurso; XIII. Ouvir reclamações e analisar fatos; XIX. Executar tarefas afins.
Conteúdo programático
Confira abaixo as disciplinas comuns a todos os cargos de nível fundamental:
Língua portuguesa - Leitura, compreensão, interpretação, gênero, objetivo e meio de circulação de textos diversos (dentre outros, bulas, provérbios, charges, receitas médicas e culinárias, notícias, tirinhas, cartuns, anúncios, reportagens, contos, fábulas...); Pontuação; Acentuação gráfica; Encontros vocálicos e consonantais; Divisão silábica; Sílaba tônica; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Classes de palavras (artigo, substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, pronome, preposição...) suas flexões, classificações e emprego. Frase, oração e período: termos principais da oração (classificações). Novo acordo ortográfico.
Matemática - Sistema de medida. Sistemas de numeração. Sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo. Matemática comercial: Razões e proporções; Grandezas diretas e inversamente proporcionais; Regra de três simples e compostas; Porcentagem; Juros Simples. Problemas com números naturais. Divisibilidade. Potenciação (propriedades). Números negativos (soma, divisão, multiplicação, subtração). Equação e Inequação. Números inteiros. Médias (média aritmética e ponderada). Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Raiz. Fração (classificação, simplificação, operação). Conjunto de números naturais.
Conhecimentos gerais - Política e Economia mundiais. Sociedade (música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, televisão, educação, saúde, esporte, gastronomia...). História e Geografia mundiais. Descobertas e inovações científicas e tecnológicas. Meio ambiente.
Curso grátis de matemática para o concurso Prefeitura de Três Corações
Acompanhamento
A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Prefeitura de Três Coraçõesnesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Edital e Anexos
Abertura
(07/01/2020)
Edital de abertura de inscrições
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.