Concurso Prefeitura Ubatuba (SP) 2021 Encerrado

Orgão: Prefeitura Ubatuba
Nº vagas: 129
Taxa de inscrição: De R$ 80,00 Até R$ 80,00
Cargos: Professor
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Fauscs
Estados com Vagas: SP
Cidades: Ubatuba - SP

Publicado em 28/01/2019, às 11h03 - Atualizado em 15/10/2021, às 18h00


Saiu edital do concurso da Prefeitura de Ubatuba, no Estado de São Paulo, com o objetivo de preencher 129 vagas para os cargos de Professores de Educação Básica I e II.

Mais informações:

Distribuição das vagas

Professor de Educação Básica I - PEB I (110 vagas); Professor de Educação Básica II - PEB II - Artes (6); Professor de Educação Básica II - PEB II - Ciências (1); Professor de Educação Básica II - PEB II - Educação Física (6); Professor de Educação Básica II - PEB II - Geografia (1); Professor de Educação Básica II - PEB II - História (1); Professor de Educação Básica II - PEB II - Inglês (1); Professor de Educação Básica II - PEB II - Língua Portuguesa (2); Professor de Educação Básica II - PEB II - Matemática (1).

Atribuições dos cargos

PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA I – PEB I: Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; Ministrar, presencialmente e/ou através de aulas remotas (ensino híbrido), os dias letivos e horas aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; Substituir professores afastados; Trabalhar de forma integrada e colaborativa às orientações pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação; Desenvolver projetos especiais, quando determinado pela Secretaria Municipal de Educação.

PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA II – PEB II (todas as Disciplinas): Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; Ministrar, presencialmente e/ou através de aulas remotas (ensino híbrido), os dias letivos e horas aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; Substituir professores afastados; Trabalhar de forma integrada e colaborativa às orientações pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação; Desenvolver projetos especiais, quando determinado pela Secretaria Municipal de Educação.

Conteúdo programático

LÍNGUA PORTUGUESA Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

MATEMÁTICA Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais e Fracionais: operações, propriedades e problemas; Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juros Simples; Equação do Primeiro e Segundo Graus - problemas; Frações, Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) - transformação de unidades e resolução de problemas.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO - Concepções de Educação e Escola; - Função social da escola e compromisso social do educador; - Ética no trabalho docente; - Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas; - A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade; - Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento; - Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem; - Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos; - Avaliação; - Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando; - Educação inclusiva; - Gestão participativa na escola - Parâmetros Nacionais da Qualidade da educação Infantil, 2018. - Publicações do MEC para a educação básica e educação especial, disponível em: http://portal.mec.gov.br - Nova Base Nacional Curricular Comum, disponível em: http://portal.mec.gov.br

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Conhecimentos de assuntos atuais e relevantes nas áreas da política, economia, transporte, sociedade, meio ambiente, educação, saúde, ciência, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança pública, energia.

Curso grátis de língua portuguesa 

Acompanhamento

+++ A equipe JC Concursos apresenta o resumo do Concurso da Prefeitura de Ubatuba (SP) nesta página. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.

 


Cronograma

Abertura das inscrições10/07/2021
Encerramento das inscrições08/09/2021
Prova26/09/2021
Divulgação do Resultado14/10/2021

Notícias do concurso Prefeitura Ubatuba (SP) 2021

Edital e Anexos

Abertura Edital Concurso Prefeitura Ubatuba SP
Abertura (25/05/2021) Edital nº 001/2021 (professor)
Retificação (25/05/2021) Retificação
Retificação (01/06/2021) Suspensão
Abertura (20/07/2021) Edital Reabertura nº 001/2021 (professor)

Provas Prefeitura Ubatuba

Nenhuma prova encontrada

Provas Fauscs - Fundação de Apoio à Universidade de São Caetano do Sul

Nenhuma prova encontrada

Sobre Prefeitura Ubatuba

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.


Comentários

Mais Lidas