Orgão: | Prefeitura Valparaíso |
Nº vagas: | 3 |
Taxa de inscrição: |
Até R$ 35,00 |
Cargos: | Professor |
Áreas de Atuação: | Educação |
Escolaridade: | Ensino Médio,
Ensino Superior |
Faixa de salário: | De R$ 2672,00 Até R$ 3423,00 |
Estados com Vagas: | SP |
Cidades: | Valparaíso - SP |
Abertura das inscrições | 20/03/2021 |
Encerramento das inscrições | 30/03/2021 |
Prova Provas objetivas | 11/04/2021 |
Divulgação do Gabarito | 12/04/2021 |
Divulgação do Resultado | 11/05/2021 |
Redação
Publicado em 22/03/2016, às 12h37 - Atualizado em 12/05/2021, às 18h00
Novo concurso da Prefeitura Valparaíso, no estado de São Paulo, publicou edital para preencher três vagas e formar cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior na função de Professor pelo Regime Celetista.
Professor de Ensino Fundamental (1 vaga) - ensino médio com habilitação específica para o magistério ou licenciatura plena em pedagogia com habilitação específica: Salário R$ 3.423,00.
Professor de Ensino Infantil (1) - ensino médio com habilitação específica para o magistério ou licenciatura plena em pedagogia com habilitação específica, R$2.672,00.
Professor de Educação Física (1) - licenciatura em educação física e registro no CREF, R$ 3.423,00.
LEIA TAMBÉM
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: 1. Orienta a aprendizagem do aluno; 2. Participa no processo do planejamento das atividades da escola; 3. Organiza as operações inerentes ao processo de ensino e aprendizagem; 4. Contribui com o aprimoramento de qualidade do ensino; 5. Planeja e executa o trabalho docente em consonância com o plano curricular da escola atendendo ao avanço da tecnologia educacional; 6. Levanta dados relativos à realidade de sua classe; 7. Define, operacionalmente os objetivos do plano curricular, formas de execução e situações de experiências; 8. Estabelece mecanismos de avaliação; 9. Constata a necessidade e carência do aluno e propor o seu encaminhamento a setores específicos do atendimento; 10. Coopera com a coordenação pedagógica e orientação educacional; 11. Organiza registros de observações de alunos; 12. Participa de reuniões, conselho de classe; 13. Atividades civis e extra-classe; 14. Coordena área de estudo; 15. Integra órgãos complementares da escola, atender a solicitação da escola referentes a sua ação docente desenvolvida no âmbito escolar; 16. Executa outras tarefas afins.
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL: 1. Participar da elaboração da Proposta Pedagógica da escola; 2. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da escola; 3. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; 4. Planejar e executar estudos contínuos de recuperação de tal forma que sejam garantidas novas oportunidades de aprendizagem e maior tempo de reflexão aos educandos; 5. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integramente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; 6. Cumprir atividades propostas no calendário escolar; 7. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; 8. Planejar, executar, avaliar e registrar os objetivos e as atividades do processo educativo numa perspectiva coletiva e integradora; 9. Executar as atividades extraclasse, previstas nos Projetos contidos no Plano Escolar; 10. Participar do Conselho de Escola e do Conselho Pedagógico; 11. Manter permanente contato com o Assessor Pedagógico e com os pais ou responsáveis, informando-os e orientando-os sobre o desenvolvimento do aluno e obtendo dados de interesse para o processo educativo; 12. Executar e manter atualizados os registros relativos a suas atividades e fornecer informações, conforme as normas estabelecidas; 13. Identificar em conjunto com o Coordenador Pedagógico, casos de alunos que apresentem necessidades de atendimento diferenciado.
PROFESSOR DE ENSINO INFANTIL: 1. Participar da elaboração da proposta Pedagógica da escola; 2. Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola em conformidade com a Secretaria de Educação; 3. Zelar pela aprendizagem dos alunos; 4. Estabelecer e implementar estratégias de recuperação continua para os alunos de menor rendimento; 5. Ministrar os dias letivos e horas-aulas estabelecidos e cumprir os eventos previstos no calendário escolar; 6. Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; 7. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade; 8. Incumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atendimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino e aprendizagem; 9. Conhecer e utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, no trabalho técnico pedagógico e também nas atividades com alunos; 10. Acompanhar as tentativas da criança, incentivar a aprendizagem, oferecer elementos para que elas avancem em suas hipóteses sobre o mundo; 11. Estimular as crianças em seus projetos, ações e descobertas; 12. Ajudá-las nas suas dificuldades, desafiá-las e despertar sua atenção, curiosidade e participação.
Língua Portuguesa: FONOLOGIA: Conceitos básicos – Classificação dos fonemas – Sílabas – Encontros Vocálicos – Encontros Consonantais – Dígrafos – Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos – O Alfabeto – Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos – Acentuação tônica – Acentuação gráfica – Os acentos – Aspectos genéricos das regras de acentuação – As regras básicas – As regras especiais – Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras – Derivação e Composição – Prefixos – Sufixos – Tipos de Composição – Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares – Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração – Termos Integrantes da Oração – Termos Acessórios da Oração – Período – Sintaxe de Concordância – Sintaxe de Regência – Sintaxe de Colocação – Funções e Empregos das palavras “que” e “se” – Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de Textos – Tipos de Comunicação: Descrição – Narração – Dissertação – Tipos de Discurso – Qualidades e defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA Corpo, sociedade e a construção da cultura corporal de movimento; Nutrição aplicada a atividade física; Socorros de urgência aplicados à Educação Física; Educação Física no currículo da Educação Básica: significados e possibilidades; As diferentes tendências pedagógicas da Educação Física na escola; Educação Física escolar e cidadania; Os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação na Educação Física Escolar; Esporte e jogos na escola: competição, cooperação e transformação didático-pedagógica; Crescimento e desenvolvimento motor; Aprendizagem motora; Concepções de Educação e Escola; Ética no trabalho docente; Abordagens da Educação Física escolar; Motricidade humana; Biodinâmica da atividade humana; Exercício físico, saúde e qualidade de vida; Histórico da educação física no Brasil; Condicionamento físico e performance humana; Esportes, lutas e danças – histórico e regras; Anatomia Humana; Parâmetros Curriculares Nacionais - Vol. Educação Física.
+++ A equipe JC Concursos apresenta o resumo do Concurso da Prefeitura de Valparaíso (SP) nesta página. O conteúdo programático e as atribuições na íntegra podem ser conferidos no edital abaixo, disponível entre os anexos.
Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas
Giorgia Parise | Publicado em 23/03/2021, às 14h20 - Atualizado às 14h30
Renan Abbade | Publicado em 22/03/2016, às 12h37
Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.